Ultimas

Top 25 Wrestlers da Era Moderna: #22 - Parte 2

Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna
#22 - Rey Mysterio Jr.

É verdadeiramente notável como um indivíduo com menos de um metro e setenta se torna uma das estrelas de topo da WWE. Rey Mysterio colocou-se na lista de pequenas pessoas que subiram a montanha do sucesso, não tendo o aspecto que Vince McMahon idealizou para os elementos da sua companhia.



22. Rey Mysterio Jr.

Nome Real - Oscar Gutierrez

Gimmicks - Rey Mysterio Jr.; Colibri

Localização - San Diego, Califórnia

Estreia – 30 de Abril de 1989 (com 15 anos de idade!)

Títulos - WWE World Heavyweight; WWE Tag Team (4 - 1 com Edge, 1 com Rob Van Dam, 1 com Eddie Guerrero, 1 com Batista); WWE/WCW Cruiserweight Championship (8; 5 in WCW, 3 in WWE); WCW World Tag Team Champion (3 - 1 com Billy Kidman, 1 com Juventud Guerrera, 1 com Konnan); WCW Cruiserweight Tag Team Champion (com Billy Kidman); AAA Mexican National Trios Champion (com Octagon and Super Muneco); AAA Mexican Welterweight Champion; WWA Lightweight Championship (3); WWA Tag Team Champion (com Rey Misterio); WWA Welterweight Champion (3); WWC World Junior Heavyweight Champion; IWAS Tag Team (com Konnan)

Outros - Vencedor da Royal Rumble de 2006; Membro do Hall of Fame da AAA - Classe de 2007; Membro do Hall of Fame de Tijuana - Classe de 2006; Lutador nº 4 na lista dos 500 da PWI 500 em 1999; Rookie de 1992 pela Wrestling Observer Newsletter,Melhor Highflyer desde 1995 a 1997 e entre 2002 a 2004, e Wrestler mais espectacular de 1996. Combateu no combate do ano de 2002 (Edge e Rey Mysterio vs. Chris Benoit e Kurt Angle pelo WWE Tag Team Championship no No Mercy de 2002)



Tal como todos os principais protagonistas da WCW, á excepção de Sting. Rey acabou por assinar pela WWE. A sua estreia foi antecedida por várias «promos» espectaculares, com várias semanas de antecedência, tendo-se estreado no Smackdown, um programa com o qual se tornaria uma espécie de sinónimo, sendo um dos poucos lutadores que após a divisão das «brands» permaneceu no mesmo espectáculo durante a sua estadia na WWE (pelo menos até ao momento). Convenientemente, o seu combate de estreia foi contra Chavo Guerrero, e conseguiu a vitória, estreando o «619» como finisher, (na WCW era usado como «Taunt».)



Estreia de Rey

De seguida, Rey faria equipa com os futuros campeões mundiais, John Cena e Edge contra os Un-Americans de William Regal, Christian, Test e Lance Storm, o que levaria a um grande momento quando Rey mergulhou do cimo de uma «steel cage» para cima deles, assim como o grande momento em que os «babyfaces» posaram triunfantes no final do combate. Tiveram também um combate contra a «Team Awesome» (Benoit, Angle e Eddie Guerrero) que daria inicio á primeira grande rivalidade de Rey na WWE.




Rey, Cena e Edge vs Angle, Benoit e Eddie

Rey faria a sua estreia em PPV contra Kurt Angle no Summerslam de 2002, sendo derrotado num dos melhores combates de abertura que alguma vez vi . Quer dizer, não foi nenhum Owen/Bret, mas foi um indicativo do «card» incrível que possuíam naquele ano. Seguidamente, Rey seria um dos membros do famoso grupo dos Seis Fantásticos, isto durante o tempo em que Paul Heyman era responsável pelo «Booking» do Show.



A ideia era simples; bastava juntar qualquer combinação de Edge , Mysterio , Angle , Benoit e Los Guerreros no mesmo combate todas as semanas . Era lindo, e levaria aquele que terá sido o melhor período de Wrestling nos últimos anos na televisão. Ajudou também as pessoas a esquecerem o facto do Big Show passar de «maior jobber do mundo» para um Campeão Mundial e também de Dawn Marie a ter sexo com o pai de Torrie Wilson até este falecer. Foi um período assim tão bom. Estes 6 lutadores constituíam as equipas que trocaram os Títulos de Tag-Team da WWE entre si nos tempos iniciais destes títulos, levando aquele combate do ano no No Mercy e a um excelente combate 2 out 3 falls de desforra e onde Edge e Rey venceriam os Títulos no Smackdown. Viriam eventualmente a perdê-los para os Los Guerreros nas Survivor Series.





2 Out Of 3 Falls
Kurt Angle & Chris Benoit vs Edge & Rey Mysterio


Depois dos 6 fantásticos do Smackdown terem esgotado o seu percurso, Rey foi posto na «prateleira» pelo A-Train (actualmente conhecido como o parceiro peludo de Tomko no Japão) para criar uma rivalidade com Edge. Foi também por esta altura que o Smackdown começou a cair a pique. Rey regressou na primeira Royal Rumble após a divisão das «brands» mas não fez nada de relevante nesse período até começar uma rivalidade com Matt Hardy. Hardy estava nessa altura com a sua «Mattitude Gimmick» e era um «Heel» incrivelmente cómico. Tiveram um combate desapontante na Wrestlemania naquela que foi a estreia de Rey em Wrestlemanias , que foi encurtada em termos de tempo por razões que até hoje não consigo entender .



Tiveram um combate de melhor qualidade pelo Título alguns meses depois, num Smackdown ocorrido na sua terra natal de San Diego com Rey a conseguir assim o seu primeiro reinado como Campeão Cruiserweight na WWE, mas não sem antes ser «sacrificado» ao Big Show, num papel que voltou a desempenhar este ano. Contudo envolveu uma imagem marcante, que foi a de Rey preso numa maca a ser levantado pelo Big Show e a ser arremessado contra um dos postes do ringue.



Wrestlemania XIX
Rey Mysterio vs Matt Hardy

Rey andaria perdido pelo «card» no ano seguinte rivalizando com Tajiri, Chavo Guerrero e Spike Dudley pelo Título de Cruiserweight. Na mesma altura juntou-se com outro lutador aparentemente perdido, RVD, formando uma excelente tag-team durante um período mau do Smackdown, ajudando pelo menos a acabar com o reinado de Renee Dupree e Kenzo Suzuki que faziam Deuce e Domino parecerem …. Bom o Deuce e o Domino continuam a ser maus apesar desta comparação mas Kenzo e Dupree eram mesmo muito maus. Rey pôde finalmente agarrar-se a algo «com mais carne» ao escolher Eddie Guerrero para substituir um lesionado RVD como seu colega de equipa para enfrentar os Basham Brothers no No Way Out 2005. Venceram os Títulos de Tag-Team e tiveram aquele que foi primeiro combate entre parceiros na história da Wrestlemania, no show desse ano, a Wrestlemania 21. O combate foi a imagem perfeita daquilo que viria a ser a longa rivalidade entre ambos, Rey venceu, mas embora o combate tenha sido bom, não foi o que se esperava, especialmente se ainda tivéssemos guardadas na mente as imagens do combate entre ambos no Halloween Havoc. Ainda assim, foi uma rivalidade longa e intensa e mais importante ainda, permitiu a Rey estabelecer-se como um nome importante já que venceu quase todos os combates que teve com o antigo campeão mundial e «top face» do show até perder o derradeiro embate na primeira edição do Friday Night Smackdown.





SummerSlam 2005
Ladder Match- Rey Mysterio vs Eddie Guerrero

Envolveu também um «angle» de mau gosto que envolvia a paternidade do filho de Rey, o que levou ao primeiro e oxalá último combate de escada pela paternidade de uma criança. Este seria o ponto de partida para Rey se ver envolvido daí para a frente em vários «angles» de mau gosto envolvendo o nome de Eddie Guerrero e que se iriam traduzir no maior «push» da sua carreira.

Depois de rivalizar com outro main-eventer , JBL , Rey viu-se envolvido na rivalidade entre o Raw e o Smackdown . Fez equipa com Matt Hardy contra a «Dream Team» bizarra de Gene Snitsky e Chris Masters na sua cidade natal no Taboo Tuesday e estava agendado para fazer parte da Equipa Smackdown juntamente com Eddie Guerrero nas Survivor Series. Tragicamente Eddie viria a falecer duas semanas antes desse combate. O combate inter-promocional viria a correr como seria de esperar, com o substituto de Eddie, Randy Orton a continuar a sua «streak» como único sobrevivente nas Survivor Series . Mas a morte de Eddie e o «push» de Rey até ao topo da empresa estavam interligados e Orton aproveitou a boleia, para que ninguém fosse deixado de parte.

O maior exemplo disto mesmo, foi numa edição especial do Smackdown quando Rey enfrentou o Big Show. Rey veio num dos «low riders» de Eddie durante a sua entrada. Bom Tributo, certo?? Infelizmente, podem ver com tudo acabou aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=j2jL_AXwO2s

Orton estaria entretido com o Undertaker durante o próximo mês, enquanto Rey iria conseguir um quarto título de Campeão de Tag Team com o seu quarto parceiro diferente (e o sétimo entre a WCW e a WWE), o então Campeão Mundial, Batista. Depois da morte de Eddie, Batista decidiu trabalhar através de uma lesão que o teria forçado a perder o Título para Eddie Guerrero no dia em que este faleceu. Metê-lo numa tag-team foi a maneira encontrada de esconder essas lesões. Claro, que ter Mark Henry a atacá-lo no final de um combate pelos títulos praticamente derrotou esse propósito. Era suposto ter iniciado uma rivalidade pelo Título na Royal Rumble mas Batista foi legitimamente lesionado e obrigado a entregar o título. Ele e Rey viriam no processo, a perder os títulos de tag-team para os MNM.

E desta forma o caminho de Rey para o Título estava aberto, embora não fosse óbvio na altura. Kurt Angle acabou por vir do Raw para conquistar o Título e «aquecer» o cinto para Randy Orton, que estava previsto vencer nesse ano, o Título Mundial a Batista na Wrestlemania. Angle apenas o substituiu, tendo rivalidade com Henry e Taker pelo caminho. Algo engraçado aconteceu no entanto, quando Randy Orton voltou a ter uma das suas «birras» no «backstage».

Randy Orton estava inicialmente previsto para vencer o Título na Wrestlemania 22, antes do seu mau comportamento ter irritado a equipa criativa, obrigando-os a mudar a decisão. Vince McMahon preferiu então Kurt Angle, foi então que Patt Patterson sugeriu Rey Mysterio devido á sua ligação com Eddie Guerrero e a popularidade de Rey junto dos fãs. Vince estava relutante em dar o título a alguém com o tamanho de Mysterio e como tal sujeitou o assunto a uma votação com o resto da equipa criativa, tendo estes escolhido, Mysterio.

E assim Rey venceu a Rumble, depois de entrar em segundo, o que foi um choque tendo em conta que HHH e Orton eram considerados os principais candidatos á vitória por praticamente toda a gente, (pelo menos para mim, não faço ideia do que diziam as tabelas ou que o que se dizia na net na altura) e todos eles ficaram nos últimos três. Rey dedicou a sua vitória a Eddie depois de ter voltado a fazer a sua entrada num «low rider». O que deu o mote para o que o seu «push» viria a ser, era tudo á volta de Eddie e não dele, que foi o que fez o reinado de Rey ser tão agridoce, mesmo para alguém que se considera um dos maiores fãs do Rey. Ele certamente tem o talento para se safar sozinho (e tem-no conseguido) e ali estava a história perfeita sobre um desfavorecido tornado vencedor, sem que fosse necessário recorrer ao fantasma de Eddie Guerrero para tal.




WWE Wrestlemania 22
Rey Mysterio Vs Kurt Angle Vs Randy Orton


Orton e Rey viriam a rivalizar pela «title shot» , com Orton a chegar ao ponto de dizer a Rey que Eddie se encontrava no inferno de maneira a aumentar o Interesse no combate no No Way Out .
Orton venceu o combate devido a batota e assim parecia estar terminado a estadia de Rey Mysterio como Main-Eventer . Contudo Teddy Long ofereceu a Rey um lugar no combate entre Orton e Angle. O que foi algo que me irritou na altura, porque o The Rock numa situação semelhante, teve de ganhar de novo o seu lugar no main-event contra o Big Show. Embora eu saiba que eles queriam aproveitar o estatuto de «underdog» do Rey, a maneira como foi feito o «booking», dava a sensação que ele não iria conseguir vencer ninguém. Uma grande excepção foi quando Rey conseguiu o «pin» no Orton na ´Mania, vencendo o seu primeiro grande título mundial. Para fazer o momento mais emocionante ou só para que não nos esquecêssemos de Eddie, ele celebrou com Chavo Guerrero e com a viúva de Eddie, Vickie. Foi um combate curto para aquilo que é habitual nos combates pelos títulos principais na Wrestlemania, o que mostrou o lugar do Smackdown na hierarquia da WWE (embora estivessem numa posição mais elevada no«card» do que o Batista e o Undertaker , um ano depois no seu combate pelo Título ) . Dito isto, foi um combate emotivo e pelo menos terminou a rivalidade entre Orton/Mysterio com a vitória do bom da fita.



Infelizmente, esta vitória foi a única vitória em que Rey venceu limpo no seu reinado de campeão. Desde ai, ele jobou de principio ao fim, sendo salvo por Mark Henry de perder o titulo para Kurt Angle. Na preparação para o comabte contra JBL no Judgment Day, jobou três semanas seguidas para Henry, Khali e Kane (que estava em promoção do filme See No Evil). Rey manteve o título mas só o manteve porque JBL ia tirar um tempo de folga e também porque Chavo o ajudou.

Após estar envolvido no reacender da ECW, onde jobou para RVD no show de confronto entre a ECW e a WWE e no confronto contra Sabu no One Night Stand o resultado foi um no contest. Rey iria deixar o título para King Booker no Great American Bash depois de Chavo Guerrero se ter voltado contra ele.

Este acontecimento originou uma grande rivalidade entre os dois e o que estava em disputa era o legado de Eddie, mais uma vez o nome de Eddie vinha a baila. Durante os vários combates que tiveram, Vickie Guerrero fez um heel turn e virou-se também contra Rey. O culminar da rivalidade foi um I Quit Match memorável de onde Rey saiu derrotado e que lhe permitiu tirar algum tempo para uma cirurgia a uma perna que tinha sido adiada devido ao seu reinado de campeão.




Rey Mysterio vs Chavo Guerro
I Quit Match

Rey faria o seu regresso no SummerSlam e depois de derrotar Chavo no PPV teria um rematch do I Quit Match com Chavo de onde agora Rey saiu vencedor (isto permitiu a que Chavo tivesse um tempo fora da TV devido ao escândalo da Farmácia Signature). Com isto, Rey voltava ao main-event e recebia um title-shot contra Batista e o Great Khali. Rey entraria numa rivalidade com Finlay para depois voltar novamente ao main-event onde iria defrontar Edge pelo título, tendo ainda uma breve rivalidade com MVP pelo meio.

Seria muito de duvidar que Rey iria voltar a ter um reinado de campeão coma rivalidade entre Edge e Undertaker que se estava preparar para a Wrestlemania e se duvidas houvessem, outra lesão arrumou com Rey de estar presente na Wrestlemania pelo segundo ano consecutivo. Rey foi usado para dar inicio a rivalidade entre Big Show e Floyd Mayweather.

Para alguém que geralmente é classificado como um high flyer, Rey teve uma carreira bastante versátil. Ele ajudou a dar mais notoriedade à lucha livre com as suas performances na WCW, mas esta é somente uma parte do seu legado. Ele tem uma grande utilidade tanto em combates de equipas, como em confrontos do tipo “David contra Golias”. Após vários anos de experiencia, ele adaptou o seu estilo. Ele já não é aquela máquina de fazer hurricanranas e que pode inventar movimentos, ao decrescer a sua velocidade, Rey aumentou o estilo próprio da WWE sendo ao mesmo tempo um wrestler dinâmico e excitante. Ele é o wrestler mascarado com mais sucesso nos Estados Unidos e tornou-se uma máquina de merchandise juntando-se a nomes como John Cena, DX ou Stone Cold no panteão daqueles que melhor vendem na WWE.

Acima de tudo, Rey é aquele que mais sucesso obteve daquele batalhão que fez a transição da WCW para a WWE. Somente ele e Booker T se tornaram campeões mundiais e obteram o spot maior da companhia. O facto é que ele ainda continua na WWE enquanto Booker T está a ter combates contra Robert Roode nos Estúdios da Universal. Rey tem a capacidade de ser um dos babyfaces mais adorados na WWE apesar de ser fraco no micro mas tudo o resto compensa essa falha e dai estar presente neste top25 e se conseguir se afastar das lesões e do caloteiro do Juvi concerteza estará de novo numa outra versão do top25.

Traduzido por: Deadman
Versão Original de Brad Curran


Com tecnologia do Blogger.