Ultimas

Top 25 Wrestlers da Era Moderna: #23

Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna
#23 - Samoa Joe

“Joe’s gonna kill you! Joe’s gonna kill you!”

23. Samoa Joe



Nome Real - Joe Seanoa

Gimmicks - King Joe

Localização - Los Angeles, California

Estreia - September, 1999

Títulos - Ballpark Brawl Natural Heavyweight; NWA International Tag Team (com Keiji Sakoda); PWA Pure Wrestling; ROH Pure; ROH World; TNA World; TNA World Tag Team; TNA X-Division (3x); TWE Heavyweight; UPW Heavyweight; UPW No Holds Barred (2x); UIWA Tag Team (2x)

Outros - Vencedor do torneio da EWF Xtreme 8 de 2006; Vencedor do IWA-Mid South Revolution Strong Style tournament de 2004; Numero 4º da lista da PWI dos 500 melhores wrestlers de 2006; Vencedor da Feud do ano 2007 segundo a PWI (vs. Kurt Angle); Wrestler mais Popular e Wrestler do ano em 2006 sgundo a PWI; Combate 5 estrelas em 2004 (vs. CM Punk); Combate 5 estrelas em 2005 (2x, vs. AJ Styles e Christopher Daniels e vs Kenta Kobashi); WON Best Brawler de 2005 e 2006; WON combate do ano de 2005 (vs. Kenta Kobashi); WON Most Outstanding Wrestler de 2005; TNA Triple Crown Champion; Vencedor do TNA Super X Cup Tournament de 2005; Vencedor do TNA Turkey Bowl match de 2007; Vencedor do TNA King of the Mountain match de 2008

Com 29 anos, Samoa Joe já viu muito e já actuou/lutou para muitas pessoas. Desde a tenra idade de 5 anos que pertencia a uma trupe de dança onde estava a sua família, tendo inclusive actuado na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1984. Mantendo as suas capacidades atléticas, Joe foi estrela de futebol americano bem como campeão estadual de Judo na Califórnia.



Em 1999, Joe começa o seu treino de wrestling. Treinado na filial da WWF a Ultimate Pro Wrestling juntamente com John Cena, rapidamente se torna uma estrela na mesma companhia.

Em 2001 faz um dark match na WWF, perdendo contra Essa Rios. A maior parte desse ano e o do ano seguinte, Joe percorreu as independentes da Califórnia como a UPW e a Pro Wrestling Guerrila. No Japão lutou na Zero 1 Max, conquistando assim experiência e coleccionando alguns títulos.



WWE - Samoa Joe vs Essa Rios

Quem olhar para o nome de Samoa Joe pode ficar um pouco atónico e pensar que o nome é uma brincadeira, mas podem-se desenganar pois Samoa Joe é uma estrela em ascensão.

Em 2002, entra na companhia que o iria levar ao estrelato, a Ring of Honor, contratado por Christopher Daniels como sendo uma assassino contratado para eliminar Low Ki. Entra na stable de Daniels a Prophecy. Rapidamente o seu talento vem à tona e em 22 de Março de 2003 chega ao topo da companhia derrotando o campeão da altura Xavier e tornando-se então o terceiro campeão da companhia.



Sendo campeão da companhia, Joe foi recordista e ainda o é como o campeão com o maior reinado da companhia, elevando assim o título da Ring of Honor a ser clamado como um título Mundial. Ele defendeu o titulo e ai derrotou todas as estrelas da companhia. As três defesas que Joe teve e que talvez sejam os combates mais clamados por toda a comunidade de wrestling são os combates contra CM Punk. Um deles foi galardoado com a nota de 5 estrelas por parte de Dave Meltzer. Após um reinado de 21 meses, Joe perde o título para Austin Aries em 26 de Dezembro de 2004 no show Final Battle. Mesmo derrotado, Joe cimentou o seu lugar de lenda da Ring of Honor.



CM Punk vs Samoa Joe


Após perder esse título, rapidamente ganha o Puro Championship que o manteve por três meses. Em Outubro de 2005, Joe teve o seu maior combate até à data. O combate foi contra a lenda japonesa Kenta Kobashi, que no fim obteve o galardão de combate do ano de 2005 e combate 5 estrelas.

Entretanto no Verão de 2005, Joe começou a trabalhar frequentemente para a TNA. Fazendo a sua estreia no PPV, Slammiversary em Junho de 2005, onde nessa altura o comentador Mike Tenay quase tinha um ataque de histeria. Depressa destrói todas as estrelas da X-Divison, construindo uma impressionante onda de vitórias de modo a que se torna-se candidato principal a esse titulo. Em Setembro de 2005, no PPV Unbreakable, AJ Styles vence um combale ameaça tripla onde para além de ele e Joe estava presente Christopher Daniels. Como o pin foi feito em Daniels, Joe mantinha-se invicto.






TNA - AJ Styles vs Samoa Joe vs Christopher Daniels


Durante o ano de 2006, Joe continuou a lutar na ROH e na TNA onde teve diferentes oponentes. Na Ring of Honor envolveu-se na grande rivalidade que a companhia teve com a Combat Zone Wrestling e para além disso teve enormes combates contra o "American Dragon” Bryan Danielson e Takeshi Morishima. Nesse ano de 2006 recordam-se também com prazer os combates que teve contra Necro Butcher, cujos combates eram muito stiffs.



Na TNA, Joe, Styles e Daniels revolucionaram a X-Division durante os primeiros seis meses de 2006. Eles tiveram combates verdadeiramente incríveis, onde os três fizeram combinações nunca antes vistas na companhia. No Destination X em Março de 2006, perde o título para Daniels num combate ameaça tripla, onde de novo não sofre a cover, ou seja mantêm-se invicto. Em Abril recupera o título, perdendo de novo o título três meses depois para Senshi, num novo combate ameaça tripla, sendo Sonjay Dutt quem sofre o pin. Joe mantêm-se invicto na TNA.

O resto de 2006 na TNA, Joe passou-o a lutar contra as lendas como Sting, Jeff Jarrett e Scott Steiner.

No fim de 2006, Joe finalmente ganha um concorrente à altura. Kurt Angle. Ambos trocam cabeçadas em antes do seu primeiro encontro, no Genesis em Novembro de 2006. Angle ganhou o primeiro combate, terminando a onda invicta de Joe que já durava há 18 meses. Esta rivalidade permitiu à TNA aumentar as suas vendas de PPV`s. No rematch no Turning Point, Joe saía vencedor.

Angle acabaria por ganhar esta rivalidade épica ao derrotar Joe no Final Resolution num combate Iron Man por 2:1.

No inicio de 2007, Joe anuncia à Ring of Honor que a partir de 4 de Março deixaria de ser membro activo do seu roster a 100%. Os cards entre Janeiro e Fevereiro da Ring of Honor foram os shows da chamada” Tour de despedida de Samoa Joe”. O seu último combate como membro a 100% da Ring of Honor foi contra o seu adversário de sempre na ROH, Homicide.

Estando agora a 100% na TNA, Joe seria considerado a grande estrela da companhia. Conquistou o seu segundo título da X-Divison em 12 de Julho no Impact. No Victory Road entra no combate de campeões, onde faz equipa com Kurt Angle e derrotam a Team 3D para se tornarem campeões de equipas da TNA. Uma vez que Joe e Angle eram rivais e tinham todos os títulos da companhia, o programa começou a rodar em volta deles. No Hard Justice em Agosto, Joe perdeu o título da X-Division e os títulos de equipas para Angle para depois entrar numa pequena feud com Christian Cage e Robert Roode.

Juntando-se a Kevin Nash, que se tornou o mentor de Joe, este tornou-se a maior estrela da TNA. No main-event no Turning Point em Dezembro, Joe era para fazer equipa com os Outsiders contra a equipa de Angle, mas Scott Hall não apareceu. Joe passou-se da cabeça e veio ao ringue onde mandou literalmente abaixo Scott Hall e defendeu a nova geração de lutadores. A primeira parte de 2008 foi gasta em equipa com Nash e CC contra Kurt Angle e a sua aliança.

O próximo capítulo da rivalidade Joe-Angle, foi num combate de jaula, onde em jogo estava o título da TNA. O combate ocorreu no Lockdown em Abril. O preparar do combate foi fantástico, muito ao estilo de Mixed Martial Arts. Era a melhor preparação de um combate que havia sido feita na companhia até à data. Finalmente, o sonho de Joe tornou-se verdadeiro e derrotou Angle de modo limpo e em pleno ringue para se tornar campeão da TNA. Joe defendeu o título contra vários oponentes como Scott Steiner, Kaz, Booker T, Christian Cage e Kurt Angle ao longo de todo o ano de 2008.





Samoa Joe vs Kurt Angle
TNA Lockdown 13-04-08

Estando em aliança com Nash, este surpreendeu Joe ao virar-se contra ele na sua defesa contra Sting no Bound for Glory, causando a perda do título. Ao mesmo tempo Joe começou a fazer equipa com o seu velho rival AJ Styles começando um novo movimento na TNA contra Nash, Angle, Sting, Steiner e Booker T, que lideravam os “Main Event Mafia.”

Actualmente Joe e AJ juntamente com Rhino e Team 3D lideram a “TNA Frontline” contra os MEM.

Samoa Joe pode não ter o aspecto normal dos wrestlers da actualidade, pois não possui muito músculo. Ele é um atleta naturalmente prendado cujos movimentos podem ser comparados aos de um cruiserweight, e ao mesmo tempo tem a força e poder que lhe permitem ser um heavyweight. É um dos lutadores mais consistentes no ringue e pode ter combates de qualidade com uma variedade de estrelas: grandes, pequenos, rápidos ou lentos. A sua rivalidade contra CM Punk na Ring of Honor e a contra Kurt Angle na TNA deviam ser modelos de como se deve bookar uma rivalidade.

Ele é muito subestimado no micro e a sua aparência pode muitas vezes fazer os fãs desconfiar das suas performances, mas não se enganem, Joe é certamente um dos melhores performers que esta indústria viu em muitos anos. Ele tem o apoio de várias lendas tais como Bruno Sammartino, apoio esse que ganhou a pulso.



Samoa Joe é um dos motivos pela qual a Ring of Honor é o que é hoje. Ele é um dos maiores talentos que a TNA tem nos seus quadros. O seu carisma único, o seu talento no ringue e tudo o que vem de arrasto, faz de Joe ser um dos maiores performers do século 21.

Ele já ganhou a admiração de cada fã que o viu no ringue e ainda não tem 30 anos. Até me chego a assustar o que ele pode atingir e fazer se se continuar a envolver -se em luas com mais talentos de classe mundial.

Não se deixem enganar pelo nome Samoa Joe, ele é aquela máquina.


Com tecnologia do Blogger.