Há alguns dias atrás Trish Stratus referiu no seu Myspace , que a retirada dos ringues por parte de Victoria marcava o fim de uma era e de facto assim foi .
Uma era em que a divisão Feminina da WWE atingiu o seu expoente máximo , expoente esse que era personificado por mulheres como Molly Holly , Jacqueline , Ivory , Chyna , Jazz ou até por um breve período , Gail Kim mas acima de todos os outros , três nomes se destacam , Trish Stratus , Lita e Victoria .
Um período que coincidiu com a atribuição da tarefa de treinamento das Divas a um tal de Dave«Fit» Finlay , coincidência ? De certeza que não .
Durante este período , estas três Divas trocaram rivalidades entre si sempre com o Título Feminino envolvido na mistura e sempre com embates de grande nível . Rivalidades como a que existiu entre Trish e Lita , que teve várias fases e só viria a terminar em 2006 com a retirada de Trish ou entre Trish e Victoria onde vimos pela primeira uma Diva ser agredida com uma cadeira entre outras artimanhas só usadas nos combates masculinos .
Assistiu-se a uma espécie de emancipação do Wrestling Feminino , onde os combates Bra & Panties embora continuassem a existir , lentamente começaram a dar lugar a combates de Wrestling propriamente ditos .
Foi deixado para trás o «rótulo sexista» que foi dado á Divisão Feminina durante a «aclamada Attitude Era» onde Divas como Sable ou Terri Runnels pouco ou nada ofereciam no ringue , a não ser em desfiles de Bikinis ou em algo que fizesse sobressair as suas «protuberâncias mamárias» .
Começámos a ver Divas envolvidas em Hardcore Matches , combates TLC , combates Steel cage , Street Fights e a ocuparem cada vez mais um espaço predominante nos Shows e nos PPV ofuscando muitas vezes os combates disputados pelos seus «congéneres masculinos» .
Como por exemplo o Hardcore Match entre Trish Stratus e Victoria nas Survivor Series de 2002 onde só não foi o melhor combate de todo o PPV devido á realização da primeira Elimination Chamber .
Cada uma destas três mulheres trouxe algo diferente , no caso de Lita foi o uso de manobras aéreas dignas de um Cruiserweight e que serviriam de molde para a geração futura de Divas .
Trish aliava a uma beleza deslumbrante a perseverança e agilidade que a permitiram sair da etiqueta de «Eye Candy» para lutadora de renome enquanto que Victoria trouxe de volta , a figura de Diva poderosa que já não se via desde os tempos áureos de Joanie«Chyna» Laurer mas sempre com um toque de classe e agilidade ao incorporar Moonsaults ou Suicide Dives no seu Move-set .

Olhando para a actual divisão feminina da WWE , apenas três nomes parecem respeitar os limites e maneirismos dessa era agora já longínqua , são elas Natalya Neidhart que me parece ser capaz de assumir o lugar vago deixado por Trish caso assim a WWE o permita . Mickie James que poderá ser aquela que se assemelha mais ao estilo de Lita embora essas parecenças fossem mais óbvias aquando da sua estreia na companhia e claro Beth Phoenix que tem o mesmo papel que Victoria honrou durante vários anos até ser desprezada em detrimento de Divas sem talento nenhum para além das suas aparências fisícas .
Só é de lamentar que quando se exigia para Lita , uma despedida semelhante á de Trish ou até apenas um último reinado ou rivalidade de destaque , a WWE tenha decidido humilhar nos seus últimos tempos na WWE , uma das suas maiores e empenhadas profissionais e por certo uma das que mais sofreu com isso fisicamente .

No caso de Victoria nem um triunfo no seu último combate , nem sequer uma «promo» merecedora de tempo de antena lhe foi dada sendo relegada para uma pequena peça no Website da empresa , um prémio demasiado pequeno para quem passou a maior parte dos últimos anos a tentar fazer parecer decentes , lutadoras que não sabiam o que fazer no ringue tais como : Maria , Kelly Kelly , Christy Hemme , as Bella Twins , Torrie Wilson ou Candice Michelle todas elas passaram pelas mãos de Victoria .
Enfim , acreditemos que melhores tempos virão para a Divisão Feminina na WWE e possamos assistir a algum Wrestling de qualidade por parte das actuais Divas e não os «Botchfests» que estamos habituados a ver actualmente na empresa de Vince McMahon .
Até á próxima . Cumprimentos