Ultimas

Top 25 Wrestlers da Era Moderna: #19

Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna
#19 Mick Foley



Bang bang! Have a nice day!



19. MICK FOLEY

Nome Real - Mick Foley

Gimmicks - Cactus Jack Manson; Mankind; Dude Love; Jack Foley

Localização - Long Island, New York

Estreia - June 1986

Títulos - CWA Tag Team (com Gary Young); ECW World Tag Team (2x, com Mikey Whipwreck); MSW North American; GLCW Heavyweight; IWA World Tag Team (com Tracy Smothers); NWL Heavyweight; OMW North American Heavyweight; SCW Tag Team (com Blue Meanie); USWA World Tag Team (com Scott Braddock); WCWA World Light Heavyweight; WCWA World Tag Team (2x – 1 com Scott Braddock, 1 com Super Zodiac II); WCW World Tag Team (com Kevin Sullivan); WWF Championship (3x); WWF/WWE Hardcore title (3x – 1 time co-holder com Edge); WWF Tag Team (8x – 1 com Steve Austin, 1 com Chainsaw Charlie (Terry Funk), 2 com Kane, 1 com Al Snow, 3 com the Rock).

Outros - New York Times bestselling author; Vencedor do combate do ano em 1998 segundo a (vs. Undertaker – June 28, 1998); Vencedor do combate do ano em 1999 (vs. the Rock – January 24, 1999); Wrestler mais inspirador de 1993 segundo a PWI; #46 dos 500 melhores wrestlers de sempre segundo a PWI; Vencedor de Slammy em 1997; Melhor brawler segundo a WON desde 1991 a 2000; Melhor nas entrevistas segundo a WON em 1995, 2004 e 2006; Rivaldiade do ano de 2000 segundo a WON (vs. Triple H), Membro do Hall of Fame da WON (Classe de 2000)

Mick Foley nasceu em Bloomington Indiana, mas lá viveu pouco tempo, pois a sua família mudou-se para Long Island. Aí viveu uma infância como qualquer outra criança normal sendo que quando se tornou adolescente começou a ganhar o gosto pelo wrestling. Quando este estava na universidade ele foi ao Madison Garden ver um show da WWF cujo evento principal foi um combate de jaula entre Jimmy Snuka e Don Muraco



Depois de ser humilhado pela rapariga por quem ele estava apaixonado (cujo nome era Frank) Foley e os amigos começaram a fazer filmes caseiros. O primeiro filme foi uma comédia chamada “ A lenda de Frank Foley”. O segundo foi um filme que mudou por completo a vida de Foley.

O filme chama-se “The Loved One” e no papel principal estava Mick cuja personagem era um wrestler cujo nome era Dude Love sendo o seu manager Grand Lizard e que se preparava para enfrentar Big Dick Zuck pelo titulo da WWF. O combate terminou com Mick a subir ao telhado da casa do seu amigo e a se atirar de cima deste. Mick falhou e Big Dick aplicou o seu finisher (o Sodomizer) e Dude desapareceu por entre as arvores para nunca mais ser visto.

O vídeo começou a circular pela comunidade de wrestling e uma cópia do mesmo chegou às mãos de Dominic DeNucci que prontamente se ofereceu para treinar Foley, uma oferta que Foley não recusou.

DeNucci foi também responsável pela primeira aparição de Foley na televisão, Como DeNucci era um antigo campeão de equipas da WWWF ele consegia que alguns dos seus atletas entrassem como jobbers na WWF somente para ser squashados. Lutando sob o nome de Jack Foley, Mick fez a sua estreia na WWF.



Agora com o nome de Cactus Jack Manson, Mick entrava na Memphis’s Continental Wrestling Association, onde começou por fazer parte da stable de Robert Fuller’s Stud e começou a fazer equipa com Gary Young. Foley ganhou o seu primeiro título em 14 de Outubro de 1988. Durante um combate entre Rock N Roll RPM’s (Mike Davis e Tommy Lane) contra Bill Dundee e Todd Morton, os títulos foram deixados de vago e ai começou um torneio pelos mesmos, torneio esse que foi ganho por Cactus e Young ao derrotarem Dundee e Morton, para assim se tornarem campeões de equipas da CWA. Manteriam os títulos por duas semanas para depois serem derrotados por Robert Fuller e Jimmy Golden.

Em Novembro, Cactus foi mais para Sul. A CWA (agora conhecida como USWA) foi comprada pela World Class Wrestling Association dos Von Erichs e algum talento da CWA foi mandado para a WCWA de modo a ajudar na reconstrução da promoção. Tal como Mick outros nomes foram para a WCWA, nomes como Billy Joe Travis, Jeff Jarrett, Tony Falk e o novo booker Eric Embry.

Na WCWA, Jack fez parte da General Skandor Akbar’s Devastation, Incorporated e não demorou muito tempo a ganhar de novo o ouro. Em 30 de Dezembro ele derrotou Eric Embry pelo WCWA World Light Heavyweight Championship, embora só o tenha mantido por 5 dias.



Em Maio do ano seguinte, Cactus e Super Zoodiac II (Gary Young mascarado) derrotaram Jeff Jarrett e Kerry Von Erich para se tornarem campeões de equipas da WCWA, tendo depois perdido os títulos para Jarrett e Mil Mascaras em 9 de Junho.



AWA
Cactus Jack & Gary Young vs Scott Steiner & Billy Travis

Em 4 de Agosto, Cactus vs Scott Braddock voltam a ganhar os títulos, tendo pedido os títulos para Jarrett e Matt Borne na semana seguinte, sendo que agora os títulos se chamavam USWA World Tag Team titles

Pouco tempo depois, Cactus abandona a USWA e faz uma pequena paragem na Continental Wrestling Federation, até assentar arraiais na UWF de Herb Abrams, onde ai formou equipa com Bob Orton, entrando depois numa rivalidade Don Muraco e B. Brian Blair.

Em 1990, Foley abandonava a UWF e começa a trabalhar na Tri-State Wrestling. Dois anos mais tarde a Tri-State seria vendida a Tod Gordon e sendo rebaptizada de Eastern Championship Wrestling (em 1994 tornara-se Extreme Championship Wrestling). Foley começou uma rivalidade com Eddie Gilbert que culminou com um combate à melhor de três. O embate aconteceu no Summer Sizzler de 1991. Nesse combate, Foley ganhou um combate falls count anywhere, Gilbert ganhou um a stretcher match. Finalmente o terceiro combate que era um combate de jaula terminou numa dupla desqualificação

Essa rivalidade fez de Foley uma estrela e rapidamente recebeu uma proposta da WCW. Cactus fazia o seu debut na WCW em Setembro de 1991 ao atacar Sting. Rivalizou com Abdullah the Butcher e Van Hammer até enfrentar Sting em 1992 no Beach Blast. No inicio de 1993, Cactus começou uma rivalidade com Vader. Depois de Jack ter sofrido uma lesão na perna, ambos planearam uma storyline para que este pudesse ter tempo para curar a lesão. Durante uma gravação, Vader aplica uma powerbomb em Cactus no chão da arena, que originou com que Foley para alem de ter uma lesão numa perna, ganha-se uma concussão.



Cactus saía então por uns tempos dos ringues, sendo que depois começaram a ser emitidos uma serie de vídeos cujo nome era Lost on Cleveland. A ideia era que depois da powerbomb, Foley tivesse desaparecido, sendo só encontrado por uma repórter que o encontrou como sendo um sem abrigo e que sofria de amnésia. O angle acabou por ser abortado e deixado de parte.

Cactus regressou à WCW e de novo esta a rivalizar com Vader. Os dois tiveram sua primeira colisão em Pay Per View no Halloween Havoc de 1993, num Texas Death Match, combate que Vader acabou por ganhar. Aquele foi o primeiro e ultimo combate em Pay Per View entre ambos, pois os responsáveis da WCW ficaram tão chocados com a violência que decidiram não colocar estes de novo frente a frente em PPV.




Vader vs. Cactus Jack
Texas Deathmatch
WCW Halloween Havoc 1993

Em Março de 1994, Cactus teve uma das suas lesões mais badaladas durante uma tour na Alemanha. Cactus de novo estava a lutar com Vader e ficou preso nas cordas que tinham sido muito apertadas no inicio do show). Cactus estava preso pelo pescoço e quase a ficar sufocado, Foley conseguiu libertar-se das cordas mas acabou por ficar sem uma orelha.

Em Maio no Slamborre, Cactus e Kevin Sullivan ganharam os títulos de equipas da WCW ao derrotarem os Nast Boys. Perderam os títulos no Bash at the Beach para os Pretty Wonderful (Paul Roma e Paul Orndorff). Durante este período, a ECW tinha uma co-promoção com a WCW e Cactus entra na casa onde se sentia mais à vontade. Cactus começou a fazer equipa com um jovem Mikey Whipwreck e ambos ganham os títulos de equipas derrotando os Public Enemy em Agosto. No November to Remember, os Public Enemy ganharam de novo os títulos.

Em 1994, Cactus vai até à Smoky Mountain Wrestling de Jim Cornette e entra em rivalidade com Boo Bradley (Balls Mahoney). Ai Cactus origina problemas entre Bradley e Chris Candido depois de fazer umas alegações de que Candido andava a envolver -se com a manager de Bradley, Tammy Lynn Sytch (Sunny).

Em 1995, Cactus ruma ao Japão para competir na IWA. Foley entrou no torneio King of the Death Match e ai encontra o seu mentor, Terry Funk e o derrota nas finais. De volta à ECW, Cactus começa uma rivalidade com Tommy Dreamer. Durante essa rivalidade, Cactus encorajava Dreamer a procurar Eric Bischoff para ele lhe dar um emprego.



Em Dezembro de 1995, Mikey Whipwreck derrota 2 Cold Scorpio para ganhar os títulos de equipas. Cactus auto nomeia-se companheiro de Whipwreck e ambos mantêm os títulos até Fevereiro sendo derrotados pelos Eliminators. Em Março de 1996, Cactus tem o seu combate final na ECW pois assinou um contrato com a WWF. Cactus derrota Mikey Whipwreck sendo depois congratulado por Stevie Richards e Blue Meanie. Enquanto o público o ovacionava os três dançam no ringue.



No dia 1 de Abril, Mick estreia-se na WWF sob a gimmick de Mankind, um homem demente que usa uma mascara e que adora a dor. Mankind começa logo uma rivalidade com o Undertaker (devido a uma promo acidental de Paul Bearer). Ambos enfrentam-se num boiler room brawl no Summerslam. O objectivo do combate era capturar a urna de Paul Bearer. Undertaker chega primeiro ao ringue mas Paul Bearer recusa-a a dar-lha e assim Mankind ganha o combate.



Mankind e “Uncle” Paul eram agora parceiros na WWF. No PPV Mind Games, Mankind enfrenta Shawn Michaels pelo título da WWF. No In Your House: Buried Alive, Undertaker enfrenta Mankind num Burried Alive Matcch para depois Bearer fazer a estreia do mascarado Executioner (Terry Gordy) que ajudou a enterrar o Undertaker. A rivalidade terminou no In Your House: Revenge of the Taker onde Undertaker ganhou e afastou Bearer da televisão.





The Undertaker vs Mankind
'Buried Alive'; WWF 10/20/1996

No King of the Ring de 1997, Mankind enfrenta o Undertaker e derrota-o avançando no torneio, sendo depois derrotado por Hunter Hearst Helmsley nas finais. No KOTR de 1996 já o mesmo Mankind tinha derrotado o Undertaker.

Mankind teve uma serie de entrevistas com Jim Ross de modo a por a sua gimmick over e ai viu uma oportunidade. Steve Austin e Shawn Michaels ganharam os títulos de equipas ao derrotarem Owen Hart e o British Bulldog. Michaels ficou lesionado e não podia competir e aí Mankind tentou substituir Michaels mas Steve Austin não quis trabalhar com Mankind.

Na noite em que Austin a solo defendia os títulos contra Owen e Bulldog, Foley apareceu no combate com a gimmick que o deu a conhecer, Dude Love. Austin e Dude mantiveram os títulos até que Austin sofreu uma lesão no pescoço no SummerSlam. Dude começou uma rivalidade com o snob de Greenwich, Hunter Hearst Helmsley que culminou num combate falls count anywhere. Numa excelente produção visual, Dude e Mankind apareceram no Titantron a discutir qual deles devia enfrentar Helmsley. A resposta? Nenhum. Cactus Jack fazia então a sua estreia na WWF e a ganhar o combate, enfiando Helmsley por uma mesa adentro com um piledriver.

Terry Funk rapidamente ingressou na WWF sob o nome de Chainsaw Charlie e entra numa rivalidade com Cactus contra os New Age Outlaws. Isto culminou com Cactus e Chainsaw a ganhar os títulos de esquipas na Wrestlemania. Na noite seguinte, perderiam os títulos para os Outlaws. Cactus tinha fechado o livro e disse aos fãs que tão cedo não voltariam a ver Cactus.

Dude Love juntava-se a Vince McMahon e desafiou Austin pelo título da WWF. No Over the Edge, Undertaker manteve a coisas equilibradas no combate contra Austin. Dude acabaria por perder e ser despedido por Vince McMahon.

Mick regressaria sob a sina de Mankind e renovou a rivalidade com o Undertaker. Esta rivalidade é celebrada pelo brutal Hell in a Cell no King of the Ring de 1998. Os dois lutadores sofreram graves lesões, o Undertaker partiu o seu tornozelo e Foley sofreu uma concussão, partiu dois dentes, um dos quais se alojou no seu nariz, deslocou o ombro, partiu costelas e feridas severas devido as tachinhas. No final do combate, Vince McMahon disse pessoalmente a Foley para nunca mais fazer nada do género.

Como resultado, Mankind iria sofrer uma severa transformação. Ele primeiramente apareceu quando McMahon decidiu criar o título Hardcore que foi prontamente entrega a Mankind e em segundo, nas Survivor Series, Mankind foi a escolha pessoal de McMahon para ganhar o título pelo título da WWF que estava vago, mas a vitoria acabaria por calhar a The Rock.

Mankind decidiu elogiar o seu patrão enquanto este estava hospitalizado, fazendo festas com o Yurple the Clown e o Mr. Socko – uma meia pintada, dando a entender que era uma pessoa.



Foley e Vince no Hospital

Mankind estava a ser pushado para o topo do card e os fãs gostavam dele. Em 4 de Janeiro de 1999, Mankind finalmente derrotava Rock e ganhava o título da WWF. No Nitro, Tony Schiavone comentou sobre isso e os fãs da WCW não se fizeram rogados e imediatamente mudara de canal para ver a vitória de Foley.



Mankind e Rock passariam vários meses a lutar pelo título, até finalmente os dois juntarem-se em equipa e ganharem os títulos de equipas a Big Show e Undertaker em 30 de Agosto. Uma semana mais tarde estes voltariam a conquistar os títulos com a ajuda de Triple H.

A designada Rock N Sock Connection derrotava Big Show, Mideon e Viscera em 20 de Setembro para manter os títulos para três dias depois os perderem para os reformulados New Age Outlaws.
Em 14 de Outubro, Rock acedeu ao pedido de Mankind para um último combate e ambos conquistaram os títulos aos Outlaws. No Smackdown, Mankind entregou uma cópia do seu livro a Rock mas este manda o livro para o lixo. Mankind recusava lutar com Rock e assim perdem os títulos para Hardcore e Crash Holly.



Mankind entrava agora em rivalidade com Triple H e fez regressar Cactus Jack. Em 2000 no No Way Out, Triple H ganhou um Hell in a Cell e fazendo retirar Cactus Jack

Foley regressou na Wrestlemania por uma noite e perdeu o combate. Foley passaria o resto do não como comissário da WWF com a sua assistente Debra. Em Dezembro, o comissário Foley foi despedido por Vince. Foley passaria o resto do ano de 2001 a fazer aparições esporádicas até que em Dezembro Foley e Vince têm uma discussão real e Foley pede a sua demissão.

Foley regressaria em 2003 e de novo fazendo aparições esporádicas como arbitro. Em 2004 a Rock N Sock Connection reuniu-se de novo para combater na Wrestlemania os Evolution, combate que acabariam por perder e Foley iniciar uma rivalidade com Randy Orton, rivalidade que terminou no Backlash com Orton a ganhar num combate com regras Hardcore, depois de um RKO em cima de um monte de tachinhas.

Depois de outras pequenas aparições, Foley regressava a tempo inteiro em 2006 e envolveu-se no rejuvenescimento da ECW e voltou com a sua gimmick anti-hardcore de 1995.

Após o seu segundo One Night Stand, Foley começou uma rivalidade com Ric Flair devido aos comentários que ambos faziam nos seus livros. No SummerSlam, Foley perdeu para Flair num combate I Quit devido à interferência de Melina que era amizade de Foley na storyline. Melina depois arranjou com que Foley fosse despedido.

Foley passaria o resto de 2007 a fazer de árbitro até que em 2008 vai para a Smackdown para se tornar comentador juntamente com Michael Cole, mas em Agosto novamente devido a problemas com McMahon este pede a rescisão de contrato e sai da WWE.

Em Setembro, Foley faz a sua estreia na TNA e em 23 de Outubro é anunciado que Foley detinha parte da TNA, sendo que Foley podia ser uma autoridade na TNA.

EM 209, no Génesis, Foley regressou aos ringues ao fazer equipa com AJ Styles e Brother Devon contra Kip James, Scott Steiner, e Booker T.

Mick Foley tornou-se definitivamente uma lenda. Ele sempre teve skills, não foi à toa que ganhou o galardão de melhor brawler segundo o PWI todos os anos durante aproximadamente uma década (a distinção só terminou quando este parou de combater a tempo inteiro).

Mas para além das skills, Foley tem carisma e cada vez que pegava num microfone ele já estava over. Quando Mankind regressou depois da extinção de Dude Love ele moveu legiões de fãs. Afinal de contas, quantas pessoas podiam usar uma mascara e fazer de uma meia uma arma viável?

O carisma de Foley permitiu com que ele pudesse trabalhar em outras áreas sem ser a lutar dentro de um ringue. Ele trabalhou como autoridade quer na WWE quer como na TNA. Trabalhou como comentador na WWE. O seu carisma (juntamente com Rock) deu à Raw o seu maior rating de sempre, num segmento chamado: Rock, This Is Your Life).

Uma razão pelas quais os fãs de wrestling adoram Foley é porque ele é um de nós. Ele é somente um miúdo de Long Island que amava wrestling. A diferença é que o seu amor era tão grande que conseguiu fazer parte dele. Esse amor fez Foley entrar na WWE e torna-se uma lenda.

Com isto, Foley provou por várias vezes que ele é definitivamente um dos nomes no top25 dos wrestlers da Era Moderna.
Com tecnologia do Blogger.