Ultimas

Top 25 Wrestlers da Era Moderna: #20

Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna
#20 - Dynamite Kid

Algumas pessoas reduzem o seu apelido a “T”. Para o Tom Billington, o apelido “Dynamite Kid” não poderia ser melhor. O Dinamite é conhecido por ser uma arma pequena, forte e espontaneamente mortal, o mesmo pode ser dito acerca de Mr. Billington.



20. DYNAMITE KID

Nome - Thomas Billington

Localização - Manchester, England

Estreia - December 24, 1975

Títulos - All Japan All Asia Tag Team (com Johnny Smith); British Welterweight ; British Lightweight; European Welterweight ; NWA Pacific Northwest Heavyweight; NWA Pacific Northwest Tag Team (com the Assassin); NWA International Tag Team (4x - 1 com Sekigawa, 1 com the Loch Ness Monster, 1 com Kasavudo, 1 com Duke Myers) ; Stampede British Commonwealth Mid-Heavyweight (5x); Stampede International Tag Team (2x, com Davey Boy Smith); Stampede North American Heavyweight; Stampede World Mid-Heavyweight (4x); WWF World Tag Team (com Davey Boy Smith); WWF Junior Heavyweight.

Outros – Melhor wrestlers high-flyer de 1984 segundo a Wrestling Observer Newsletter; Melhor wrestler técnico de 1984 segundo a Wrestling Observer (empatado com Masa Saito); Participou no combate do ano de 1982 segundo a Wrestling Observer Newsletter (contra Satoru Sayama); Wrestler mais subaproveitado de 1983 segundo a Wrestling Observer Newsletter, Elemento da equipa do ano de 1985 segundo a Wrestling Observer Newsletter (com Davey Boy Smith); Induzido no Hall of Fame da Wrestling Observer Newsletter em1996; Membro do Hall of Fame da Stampede Wrestling, Membro da quinta melhor equipa de sempre segundo a PWI (com Davey Boy Smith)

Na maioria dos factos ele foi um miserável, mas por todos os factos ele foi um dos melhores atletas que alguma vez pisou o ringue. Ele é reconhecido pela maioria que o conhecem como alguém que está entre os cinco melhores performers de todos os tempos. É uma distinção bastante elevada para alguém que teve uma carreira de 15 anos com uma grande irregularidade.

Em Abril, eu tive a chance de ler a autobiografia de Dynamite, a “Pure Dynamite”, foi um livro que foi publicado antes do boom do cliché da WWF em publicar livros. Pude ler a histórias de horror e os detalhes mais sórdidos de Dynamite, histórias essas que na sua maioria estão espalhadas por essa Internet fora. Apesar de ele ter sido um estúpido na vida real, no ringue poucos há que como ele trabalhassem assim tanto. Ele literalmente deu o seu corpo para o wrestling. Os excessos da combinação de drogas e esteróides que ele dizem respeito e a sua insistência em sofrer bumps desnecessários, noite após noite são factos que não se devem esquecer.



Dynamite Kid cresceu na Inglaterra, era um típico rapaz que lutava em rixas de rua, o que lhe permitiu entrar em competições de boxe e wrestling na escola. Em 1975 fez a sua estreia como profissional sob a orientação de Ted Betley. Rapidamente conquistou o título local, mas a sua carreira iria somente mudar drasticamente quando em 1978 saiu de Inglaterra e foi morar para Calgary, Alberta, Canada com o intuito de treinar com Stu Hart.



Dynamite Kid vs Rollerball Rocco

Ele passou a gastar o seu tempo a trabalhar com os irmãos Hart, especialmente com Bret. Stu Hart estabeleceu uma parceria com a New Japan Pro Wrestling em 1980 o que permitiu que Dynamite e Bret fizessem Tours regulares no Japão. Foi ai no Japão que Kid cimentou o seu legado. Ele começou a trabalhar com um jovem wrestler japonês de seu nome Satoru Sayama, que Seia mais conhecido depois por Tiger Mask. Estes praticamente revolucionaram o wrestling júnior Heavyweight da altura, tendo combates que nunca mais serão esquecidos. O orgulho de Dynamite não deixava este ter um combate fraco e ao lado de Sayama não teve um combate fraco. Vinte anos depois estes combates são ainda relembrados como clássicos.



Dynamite Kid vs Tiger Mask (8-5-82)

Pouco tempo depois, o primo mais novo de Dynamite, Davey Boy Smith entrou no mundo do wrestling e começou a trabalhar com Dynamite no Canadá e Japão. Em 1984, Stu fez um acordo com a WWF que permitiu a que os sues melhores talentos pudessem lutar na WWF, nomeadamente, Bret, Dynamite e Davey. Não demorou muito tempo até que Dynamite e Davey começassem a lutar na divisão de equipas, sendo agora conhecidos como os The British Bulldogs e tendo combates maioritariamente contra Bret e Jim Neidhart, a chamada Hart Foundation. O seu talento foi reconhecido e cedo as equipas estavam a lutar pelos títulos de equipas da WWF.



Sendo campeão de equipas, Dynamite tem o azar de 2m 1986 sofrer uma grave lesão, que o fez ficar de fora dos ringues, tendo Davey que defender os títulos usando vários parceiros, os títulos foram mantidos nos house-shows mas logo perderam os títulos para a Hart Foundation ai já com Dynamite em ringue mas em condições fracas, sendo sempre o combate carregado por Davey. Em 1987, o par tinha a cadela bulldog Matilda como mascote. Depois desta lesão o par nunca mais atingiu o fulgor que tinha e o comportamento de Dynamite no backstage era pouco recomendável e começou ganhar muitos inimigos. Depois do famoso incidente com Jacques Rougeau, os Bulldogs deixaram a WWF depois da Survivor Series de 88. Para mais pormenores deste incidente podem ver este link que vos leva a um texto que escrevi à uns tempos sobre este assunto.

Dynamite e Davey voltaram a trabalhar para a Stampede no Canada e na All Japan. Durante os anos de 1990 e mais concretamente durante a All Japan World Tag League, Davey saiu abruptamente da equipa e rumou a WWF e registou a expressão British Bulldog como sua. Dynamite continuou a trabalhar no Japão fazendo equipa com Johnny Smith como sendo os British Bruisers, mas a partir dai nunca mais dirigiu a palavra a Davey.



Dynamite Kid, Davey Boy Smith Vs T. J.Singh, Abdullah

Em 1991, devido a combinação de esteróides, drogas e movimentos de wrestling de elevado impacto, Dynamite deixa de combater a 100%, tendo só combates esporádicos. O seu ultimo combate aconteceu 1m 1996 na Michinoku Pro, no evento These Days, onde fez equipa Dos Caras e Kuniaki Kobayashi contra The Great Sasuke, Mil Máscaras e o seu rival de sempre o original Tiger Mask. Pelos reports do combate, Dynamite parecia um morto no combate e na sua autobiografia admitiu que só esteve no combate pelo reconhecimento do seu nome e não pela habilidade física. Este foi um duro golpe no ego de alguém que queria sempre ter o melhor combate da noite.



No ano de 1997, Dynamite ficou confinado a uma cadeira de rodas, depois de uma operação mal sucedida as costas em 1996. A sua autobiografia foi lançada em 1999 e voltou a ser publicada em 2001. Só fez mais uma apartação na WWE durante um evento em Inglaterra onde esteve no backstage. É evidente que as estrelas de hoje tem grande admiração e respeito por ele, incluindo Mick Foley que foi praticamente sovado por Dynamite no squash match que estes tiveram no fim dos anos 80.




Iron Sheik a mandar baixo Dynamite Kid

Dynamite é lembrado por revolucionar o estilo de pesos médios, estilo que influenciou e permitiu a muitos wrestlers o poderem usar no futuro sendo Chris Benoit o melhor exemplo. É conhecido pelas suas atitude de pessoa cruel no backstage e sendo também de uma raiva descomunal.

Dynamite Kid foi uma pessoa que viveu duramente e trabalhou duramente. Ele tornou-se uma grande referência no wrestling. Bret Hart afirmou uma vez que “peso por peso, Dynamite foi o melhor wrestler de sempre”. Assim não relembremos Dynamite somente pelas suas más acções ou pelos esteróides, relembremos o que ele fez dentro dos quatro postes. Dynamite deu o seu corpo em prol do wrestling, pelo menos poderíamos dizer Obrigado!
Com tecnologia do Blogger.