Top 25 Wrestlers da Era Moderna: #21

Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna
#21 -Andre the Giant

Quando alguém diz a seguinte frase: “ Grande é o melhor”, certamente que se está a referir a Andre the Giant. Ele é de longe o “Big Man” ou o “Super Heavyweight” que tem o seu lugar garantido na história do wrestling. Quando outro gigante surge no wrestling ele invariavelmente comparado com Andre seja directa ou indirectamente.



21. ANDRE THE GIANT

Nome - Andre Roussimoff

Gimmicks - Butcher Roussimoff; Giant Roussimoff; Monster Roussimoff; Eiffel Tower; Monster Eiffel Tower; Jean Ferre; Geant Ferre, Giant Machine

Localização -
Coulommiers, France

Estreia - 1970

Títulos - NWA Australian Tag Team (com Ron Miller); NWA Florida Tag Team (com Dusty Rhodes); IPW World Tag Team (com Michael Nader); NWA United States Tag Team (com Dusty Rhodes); WWF World; WWF World Tag Team (com Haku)

Outros – Vencedor do prémio de wrestler mais popular do ano de 1977 e 1982 pela PWI; Vencedor do prémio de combate do ano 1981 pela PWI (vs. Killer Khan); Rivalidade do ano de 1981 pela Wrestling Observer Newsletter (vs. Killer Khan); Vencedor do premio de wrestler mais odiado de 1988 pela PWI; Vencedor do prémio combale do ano de 1988 pela PWI (vs. Hulk Hogan); Recipient of PWI Editor’s award em 1993; Induzido no Hall of Fame da WWF em 1993; Membro do Hall of Fame da Stampede Wrestling; Induzido no Hall of Fame da Wrestling Observer Newsletter em 1996; #3 wrestler de sempre segundo a PWI em 2003.

Andre nasceu com a acromegalia, uma doença que essencialmente causa o aumento das dimensões do corpo devido a um aumento de uma hormona do crescimento. Continuando a crescer mais que qualquer um, tornando-se impossível passar despercebido. Na década de 60, ele foi descoberto pelo Lord Alfred Hayes e foi treinado para ser um wrestler na França. No inicio da década de 70, Edouard Carpantier trouxe Andre à América do Norte, mas o seu tamanho gigantesco afastou qualquer adversário possível de lutar contra ele.

Durante o meio da mesma década, a família McMahon já o tinha contratado, e começaram-no a usar como uma atracção nas suas viagens, nunca o deixando estar muito tempo na ribalta. Tornou-se um especialista em combates handicap de 2 ou 3 contra 1 e battle royals demonstrando assim ainda mais as suas dimensões pouco usuais.

No inicio de 1980, Vince McMahon Jr. começou a expansão nacional da companhia e tornou Andre como um propriedade exclusivo da World Wrestling Federation e vendia Andre como se fosse um legitimo Americano. Andre era um dos top babyfaces durante a primeira parte da década de 80, tendo memoráveis rivalidades contra Killer Khan (lembre-se o Mongolian Stretcher match) e a batalha contra o “verdadeiro gigante do wrestling” Big John Studd( lembre-se o bodyslam feito na Wrestlemania I). Na Wrestlemania II, onde houve uma grande rivalidade NFL-WWE onde saiu vitorioso da Battle Royal realizada com 20 lutadores, eliminando por ultimo, Bret Hart.




Big John Studd vs Andre The Giant

O ano de 1987 foi o ano em que as coisas realmente ficaram de feição para Andre. Depois de ter feito um heel turn e se ter virado contra Hulk Hogan, entrou no maior combate da historia do wrestling - Hulk Hogan versus Andre the Giant pelo WWF World Heavyweight Championship. Quando as pessoas dizem que este combate foi o maior da história, não se trata de uma expressão hiperbolizada. Hogan e Andre encheram por completo o Pontiac Silverdome numa assistência que varia entre os 79,000 – 93,173 espectadores (conforme a historia). Andre fez as honras para Hulk Hogan nessa noite, ao sofrer o pin após um bodyslam e um legdrop. O combate diga-se foi atroz mas em termos históricos é um must-see. Andre com esta acção tinha passado o testemunho a Hogan. A sua saúde a partir daí começou a ficar deteriorada e estava a preparar-se para o foco que agora estava a ser apontado a si começar a diminuir.



Hulk Hogan vs. Andre the Giant

O resto do ano de 1987 e inicio de 1988 ele continua na rivalidade com Hogan. Ele e Hogan capinariam as duas equipas que inauguraram o PPV anual, Survivor Series na noite do dia de acção de graças em 1987. Andre foi o último resistente dos dez lutadores, isso levou a que ele recebeu-se um rematch para o título da WWF em Fevereiro de 1988. Graças a um dos irmão Hebner que fez uma contagem rápida, Andre ganhou o titulo, largando imediatamente o titulo para o “Milion Dollar Man” Ted DiBaise, levando a que o titulo ficasse vago e que houvesse um torneio para a final na Wrestlemania IV. Andre e Hogan tiveram outro rematch nos quartos de final do torneio, sendo ambos desqualificados.

Andre continuou a rivalidade com Hogan até a meio de 88, entrando depois em rivalidade com outros babyfaces de topo como Randy Savage, Hacksaw Jim Duggan e Jake “The Snake” Roberts. Andre também foi usado para colocar over o Ultimate Warrior, tendo tido vários combates em house-shows que duraram 30 segundos. A pequena duração destes combates devia-se À saúde de Andre e que piorava a cada dia que passava e estes já não conseguia ter um combate em condições.



Ultimate Warrior vs Andre the Giant
SNME #24 Oct 31 1989

O seu ultimo sopro na WWF foi quando ele e Haku ganharam os títulos de equipas da WWF aos Demolition em 1990, permitindo assim a Andre ficar como um activo valioso na companhia, sem precisar de trabalhar muito em ringue e sendo por muitos afirmado que os títulos de equipas foi como que um “Obrigado” da companhia por tudo que Andre tinha feito. Depois de ele e Haku terem perdido os títulos na Wrestlemania VI para os Demolition, ele virou-se contra o seu manager Bobby Hennan e deixou os ringues como um babyface. Esta seria a última vez que Andre lutaria num ringue da WWF.




Wrestlemania 6 – Andre & Haku vs Demolition



Andre ataca Bobby Hennan

Andre fez algumas aparições na WWF no ano de 1990 e 1991. Viajou para o Japão em 1992 e onde fez equipa com outro gigante, o Giant Baba, A sua ultima aparição em publico dói quando fez uma breve entrevista no PPV da WCW, o Clash of Champions XX, em 2 de Setembro de 1992.




Giant Baba & Andre the Giant vs Demolition
1990.4.13

Andre morreu no dia 23 de Janeiro de 1993 em Paris num quarto de hotel, estando nessa altura em Paris para o funeral do seu pai. Nessa altura Andre tinha 46 anos de idade.

Por causa da sua doença, Andre sabia que o seu tempo na Terra não seria muito, assim ele vivia cada como se fosse o ultimo: comia, bebia, divertia-se e estava sempre junto das pessoas de quem gostava mais, pois sabia que esse dia podia ser o ultimo dia. O seu tamanho causou-lhe imensas dores físicas e psicológicas mas nem assim Andre deixava os seus amigos serem afectados, sendo que quem estivesse a seu lado tinha sempre motivos para sorrir.

Andre foi e é um dos pioneiros do wrestling, agora que expressões como “lenda” ou “Hall of Famer” são agora anunciadas aos quatro ventos. Ele foi o primeiro membro do Hall of Fame da WWF sendo induzido em 1993 e elevou logo ai a fasquia dos níveis do que era o Hall of Fame. Ele é e será sempre o protótipo de um “Super Heavyweight”. Muitos até defendem que ele foi a “Oitava maravilha do Mundo”.
Com tecnologia do Blogger.
Enter chat