Ultimas

25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 08

Top 25 das figuras da Wrestlemania
#08 Andre the Giant



Estatísticas em Wrestlemanias

Combates: 6 (vs. Big John Studd na WM I; Battle Royal na WM II; vs Hulk Hogan na WM III; Torneio pelo WWF Championship na WM IV; vs Jake Roberts na WM V; vs Demolition na WM VI)

Aparições sem combater: 0

Vitórias: 2 (vs. Big John Studd na WM I; Battle Royal na WM II)

Derrotas: 3 (vs Hulk Hogan na WM III; Torneio pelo WWF Championship na WM IV; vs Jake Roberts na WM V; vs Demolition na WM VI)

Sem Resultado: 1 (Torneio pelo WWF Championship na WM IV)

Títulos ganhos: Nenhum

Um bodyslam para o estrelato! Andre the Giant

Andre the Giant foi o maior atleta que o Mundo já viu. Do alto dos seus 2,24 metros e mais de 200 quilos, Andre dominou toda a década de 70 e metade da década de 80. Por tudo o que fez ao longo da sua carreira ele merece de facto ser conhecido como a oitava maravilha do Mundo.

Andre nasceu com a acromegalia, uma doença que essencialmente causa o aumento das dimensões do corpo devido a um aumento de uma hormona do crescimento. Continuando a crescer mais que qualquer um, tornando-se impossível passar despercebido. Na década de 60, ele foi descoberto pelo Lord Alfred Hayes e foi treinado para ser um wrestler na França. No inicio da década de 70, Edouard Carpantier trouxe Andre à América do Norte, mas o seu tamanho gigantesco afastou qualquer adversário possível de lutar contra ele.

Naquela era, quando o desporto era muito regionalizado, Andre tornou-se uma excepção, pois era um wrestler onde quer que fosse, era sempre a estrela do evento, lutava sempre no evento principal e era adorado pelo público. Após ter lutado no Japão e no Canada, o gigante já com 27 anos de idade, entra pela mão de Vince McMahon para o reino da World Wrestling Federation, corria o ano de 1973.

Andre manter-se-ia na companhia nos próximos vinte anos e nem mesmo um contrato milionário para lutar na NFL pelos Washington Redskings o fez demover da sua paixão que era o wrestling. Andre era conhecido em todo o Mundo, e várias vezes foi desafiado por personagens fora do wrestling para um combate individual, O mais famoso combate de Andre nessa posição, aconteceu em 1976, onde ele se digladiou com Chuck Wepner que era um boxer profissional, o resultado do combate terminou com Andre a demolir completamente Wepner em pleno Estádio Shea.

Andre entrou na WWF como sendo um face e até ao meio da década de 80 assim permaneceu e fruto disso, Andre permaneceu invicto na WWF por um período que rondou os quinze anos. Isso na WWF, pois Andre tinha um contrato que nos Estados Unidos somente lutava pela WWF, contudo este para além de lutar na WWF, Andre rodava o Mundo à procura de desafio, nomeadamente no Japão e México.

Em 1981, Andre tem uma das suas maiores rivalidades de sempre, contra Killer Khan onde segundo rezam as fontes, Killer terá partido um tornozelo a Andre (isto permitiu a Andre tirar algum tempo de fora dos ringues para curar mazelas antigas e participar num filme). Quando Andre regressou desafiou Killer para um Mongolian Stretcher Match que concerteza Andre ganhou. Por esta altura, Andre era especialista em combates Handicap e em Battle Royals, pois devido ao seu tamanho poucos eram os capazes de o eliminar.

No inicio de 1980, Andre começa a andar pelo Mundo juntamente com outro gigante, Big John Studd na busca de ambos descobrirem quem era o verdadeiro gigante do wrestling (Big John Studd tinha 2,10m 1 70kg). Em Dezembro de 1984, talvez pela frustração de estar sempre a ser derrotado, Studd põe a rivalidade com Andre mais acessa e ele e o seu parceiro, Ken Patera durante um combate de equipas colocam Andre KO e Studd corta o cabelo de Andre.

Fruto desse acto, a emoção da rivalidade aumenta e Studd desafia Andre para a edição inaugural da Wrestlemania, um combate que quem fizesse um bodyslam ao adversário, ganhava o combate e mais 15 mil dólares. Na Wrestlemania, Andre era claramente o adorado do público e Studd mostrava-se frustrado e irado por Andre ser o único a ser reconhecido pela WWF como sendo o gigante. A juntar á estipulação do combate, uma outra cláusula foi adicionada é que se Andre perdesse teria de se retirar do wrestling.




Wrestlemnaia I
Bodyslam Match
Big John Studd vs Andre the Giant

Studd apesar de ter junto ao ringue o seu manager Bobby “The Brain” Heenan, ele falha na tentativa de fazer um scoop slam a Andre e este vendo a aberta não perdoa e faz um slam a Studd e ganha o combate. Andre ganhava o dinheiro mas como este era muito generoso, ele começa a enviar as notas para o publico, para o desespero de Bobby Heenan que corre e lhe rouba a mala.

No restante ano de 1985, Andre iria continuar a combater Big John Studd. Nomeadamente em combates de equipas e de todas avezes que encontrou Studd, todas elas o derrotou. Como disse em cima, Andre era um autêntico especialista em Battle Royals e fruto disso tinha uma autêntica onda de vitórias nesse tipo combates. A Wrestlemania II foi um evento que proporcionou aos fãs de futebol americano e de wrestling uma conjugação pois no evento participaram vários elementos da NFL.

Um dos combates, foi uma Battle Royal de vinte homens, que envolveu jogadores da NFL e lutadores da WWF. Andre participaria nesse combate e como ele participaram também pela NFL, Jimbo Covert (Chicago Bears), Harvey Martin (Dallas Cowboys), Ernie Holmes (Pittsburgh Steelers), Bill Fralic (Atlanta Falcons), Russ Francis (San Francisco 49ers), e o herói da terra “The Refrigerator” William Perry. Pela WWF participaram para além de Andre, Pedro Morales, Tony Atlas, Ted Arcidi, Dan Spivey (aka Waylon Mercy), Hillbilly Jim, King Tonga (aka Haku/Meng), The Iron Sheik, Big John Studd, The Killer Bees (B. Brian Blair/Jim Brunzell), The Hart Foundation (Jim “The Anvil Neidhart/Bret “Hitman” Hart) e Bruno Sammartino.

Aos comentários juntou-se o antigo jogador e wrestler The Big Cat” Ernie Ladd, que viu Andre dominar por completo os seus dezanove adversários e vencer a luta em menos de dez minutos, e assim manter a sua streak intacta. O ultimo eliminado do combate foi o jovem Bret Hart.



Wrestlemania II
Battle Royal

Depois da Wrestlemania, Andre foi suspenso da WWF numa storyline criada para que Andre fosse operado a uma lesão complicada nas costas e quando voltou, Andre era um wrestler mascarado ao qual pertencia a um grupo de outros wrestlers mascarados que eram Super Machine (Bill Eadie) e Big Machine (Blackjack Mulligan), sendo os três geridos e organizados por Lou Albano. Esta ideia durou somente três meses, pois os três lutadores não ficaram overs junto dos fans e assim a ideia desapareceu e de repente aparecia o Andre the Giant clássico.

Desde que derrotou o Iron Sheik no Madison Squeare Garden, Hulk Hogan era ainda campeão da WWF e nesse processo, Hulk torna-se muito amigo de Andre, sendo que os dois eram os melhores amigos, treinando e viajando sempre juntos. Eram como irmãos e no wrestling não havia estelas maiores.

Num episódio do Piper’s Pit, Hogan foi agraciado pelo seu reinado de três anos como campeão da WWF e Andre foi igualmente presenteado com um troféu por se manter invicto por mais de quinze anos. Andre olhou para os troféus e disse que o seu era três vezes menor que o de Hogan e sai da entrevista zangado. Semanas depois, Jesse “The Body” Ventura traz Andre de volta ao espaço de Piper para confrontar Hogan e Andre traz consigo o seu novo manager Bobby Heenan. Heenan afirmou que Andre nunca tinha sido derrotado e que nunca lhe tinha sido oferecia uma hipótese pelo título. Andre instantaneamente desafia Hogan para um combate, rasgando a t-shirt de Hogan e manda-lo ao chão para sair do espaço. Piper vendo o que tinha em mãos, pergunta a Hogan se aceitava o desafio e Hogan somente disse que sim, com isto Andre tinha feito um heel turn.

Quando este combate foi anunciado, o wrestling teve enormes ondas de choque. Nenhum fã pensaria que alguma vez iria acontecer um combate entre Hogan e Andre. O combate foi promovido em todos os lugares de modo a que as pessoas o pudessem ver. O combate foi promovido na televisão, na rádio, nos jornais, em tudo, Vince McMahon não queria que ninguém ficasse sem saber que iria acontecer este combate.

Quando Hogan e Andre fintaram os primeiros olhares, Gorilla Monsoon afirmou que era a força irresistível contra o objecto inamovível. O combate na Wrestlemania III não foi um combate bom, muito pelo contrário. Hogan dominou o combate e depois de ganhar ímpeto com o seu Hulk up, aplicou um bodyslam a Andre para ganhar o combate e manter o seu título.



Wrestlemania III
WWF Championship
Hulk Hogan © vs Andre the Giant

O bodyslam de Hogan foi vendido como Hogan foi o primeiro a fazer um bodyslam a Andre mas no entanto isso não era verdade pois Andre tinha dado a permissão a Harley Race, a Kamala, a Stan Hansen de lhe aplicar um bodyslam, na altura em que a WWF estava em expansão e até mesmo Hulk Hogan quando heel, tinha aplicado um bodyslam a Andre em 1980.

Os fãs estavam espantados com o final do combate, mas eles não era os únicos. Hogan mesmo sabendo que ele sair vencedor do combate, ele ficou aborrecido por Andre não querer ser campeão. O facto de Andre se ter recusado a ser campeão foi porque a sua saúde já estava a ficar muito fraca e ele estava a começar a perder a paixão pelo wrestling e a fama que ele tinha. Andre pôde escolher em ganhar ou vencer o título aquela noite, se ele quisesse Hogan não podia fazer, mas Andre era um profissional e sentiu que estava na altura de passar o testemunho e era altura de perder pela primeira vez.

A rivalidade com Hogan haveria de continuar pelo ano de 1987 e nas Survior Series, Hulk e Andre comandam duas equipas e no fim quem sorriu foi Andre que foi o único sobrevivente das equipas. Ao reinado de Hogan surge uma nova ameaça, Ted DiBiase que falhando na tentativa de comprar o título a Hogan, suborna Andre para o ganhar por ele e de facto Andre consegue vencer o título em Fevereiro 1989 durante uma edição do SNME. O combate estaria envolvido em polémicas pois houve uma confusão com os árbitros, os génios Hebner, a contagem foi feita quando Hogan não tinha os ombros no chão. Andre tinha ganho titulo e depressa o vendeu a Ted DiBiase, mas no entanto a transacção não era valida e a WWF decide colocar o título vago e na Wrestlemania IV, um torneio aconteceu para coroar o campeão da WWF.

Como Hogan e Andre estavam em rivalidade, estes dois confrontaram-se nos quatros de final do torneio, com ambos a serem eliminados devido a uma dupla desqualificação, quando Andre e Hogan se batalhavam com cadeiras. O torneio iria decorrer e um novo vencedor foi corado. O modo como decorreu o torneio e o seu vencedor podem ser vistos na edição de ontem deste espaço.

O final da rivalidade entre Hogan e Andre aconteceu em Julho com ambos a lutarem no combate de jaula de onde Hogan saiu vencedor. No SummerSlam, Andre e DiBiase lutariam juntos contra Hogan e Randy Savage a equipa de Andre perde mesmo com Ted a comprar o árbitro convidado Jesse "the Body" Ventura.

No restante ano, Andre manteve-se recatado no seu canto, ate que na Royal Rumble de 1989, durante a Royal Rumble, Jake Roberts descobriu que Andre tinha um medo mortal de cobras e durante o show envia a sua piton para junto de Andre que faz este ficar descontrolo e a eliminar-se sozinho do Royal Rumble Match. O capítulo seguinte, seria no SNME onde Roberts ao atirar a cobra para junto de Andre faz este cair no ringue vítima de um ataque cardíaco. Andre quando recupera queria vingança e a maneira de Roberts responder era de cada vez que Andre combatia, este vinha com a sua cobra para junto do ringue. A rivalidade terminou na Wrestlemania V.

O combate teria um outro protagonista e bem conhecido de Andre, pois o árbitro seria Big John Studd que tinha sido o vencedor da Royal Rumble desse ano. Durante o combate, Ted DiBiase e Virgil vieram para junto do ringue e amarram a cobra Damien para depois ser Roberts a lhes dar o troco. De volta ao ringue, Andre que não podia com Studd para este pelo pescoço e dá-lhe várias cabeçadas e para ajudar ao descontrolo, Roberts traz a cobra para dentro do ringue. O resultado disso seria Andre ser desqualificado Roberts ganhar o combate.



Wrestlemania V
Andre the Giant vs Jake Roberts

Andre no Verão de 89 ainda tentou ser campeão Intercontinental mas não mais serviu do que um brinquedo para o jovem Ultimate Warrior que sempre o squashava. O seu ultimo sopro na WWF foi quando ele e Haku ganharam os títulos de equipas da WWF aos Demolition em Dezembro de 1989, permitindo assim a Andre ficar como um activo valioso na companhia, sem precisar de trabalhar muito em ringue e sendo por muitos afirmado que os títulos de equipas foi como que um “Obrigado” da companhia por tudo que Andre tinha feito.

A desforra pelos Demolition foi pedida para a Wrestlemania VI. A saúde de Andre piorava a cada dia que passava e já não era capaz de lutar combates na totalidade, mas era um grande draw. Durante o combate a The Colossal Connection (Andre the Giant/Haku) e geridos por Bobby Heenan começou por dominar o combate e quando Andre segurava Smash para Haku o derrubar, este ultimo desviasse e Haku acerta em Andre que fica preso nas cordas, deixando um impotente Haku ser finalizado pelos Demolition e assim Andre e Haku perdem o combate e os títulos de equipas.




Wrestlemania VI
WWF Tag Team Championship
Andre the Giant & Haku © vs Demolition

Depois do combate, Bobby culpou Andre pelo acontecido e Andre dizia que foi Haku. Bobby continua a falar mais alto que Andre ate que chegando a um limite ele dá um estalo a Andre que destrói Heenan e s empurra Haku para sair da ringue.



Andre torna-se Babyface

Andre sabia que os seus dias, poucos mais seriam e ele queria se despedir perante as pessoas como o homem bondoso que era e depois de ter feito o que fez a Heenan, Andre era um herói.

Momentos Wrestlemania : Top 25
#8 Hogan passa o Testemunho ao Ultimate Warrior : WM VI

O combate conhecido como o «Ultimate Challenge» da Wrestlemania VI entre dois dos maiores ícones dos finais dos anos 80 , inicíos dos anos 90 , ocupa hoje o oitavo lugar da nossa tabela .
Em jogo estavam o Título Intercontinental do Ultimate Warrior e o Título Mundial da WWF na posse de Hulk Hogan , com o vencedor a ficar na posse de ambos os Títulos .
Hogan e Warrior eram os maiores «drawers» da WWF no inicío dos anos 90 registando ambos grandes níveis de aceitação por parte dos fãs e dessa forma um embate entre estes dois titãs era inevitável e assim foi .

Na Wrestlemania VI em Toronto , Hogan passou o testemunho da liderança de forma limpa ao Ultimate Warrior rumando então para Hollywood .
Quanto ao Ultimate Warrior não teve um reinado digno de relembrar , não tendo aproveitado minimamente a oportunidade que lhe foi dada de ser a cara da companhia tendo sido despedido pouco tempo depois , no entanto será para sempre impossível falar de Wrestlemanias sem falar deste embate lendário .




Com tecnologia do Blogger.