25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 12
Top 25 das figuras da Wrestlemania
#12 Kane
#12 Kane
Estatísticas em Wrestlemanias
Combates: 10 (vs. Undertaker na WM XIV; vs HHH na WM XV; vs X-Pac & Roaddog na WM XVI; vs; Raven vs Kane vs Big Show na WM XVII; vs Kurt Angle na WM XVIII; vs Lance Storm & Sean Morely na WM XIX; vs Undertaker na WM XX; MITB na WM XXI; vs Carlito & Chris Masters na WM XXII; vs Great Khali na WM XXIII; vs Chavo Guerrero na WM XXIV)
Aparições sem combater: 0
Vitórias: 5 (vs HHH na WM XV; vs X-Pac & Roaddog na WM XVI; vs; Raven vs Kane vs Big Show na WM XVII; vs Carlito & Chris Masters na WM XXII vs Chavo Guerrero na WM XXIV)
Derrotas: 5 (vs. Undertaker na WM XIV; vs Kurt Angle na WM XVIII; vs Lance Storm & Sean Morely na WM XIX; vs Undertaker na WM XX; MITB na WM XXI; vs Great Khali na WM XXIII)
Sem Resultado: 0
Títulos ganhos: WWF Harcdore Championship na WM XVII & ECW Championship na Wrestlemania XXIV
O próximo nome do nosso top é outro nome que pode originar muita discórdia. Mas independentemente da discussão da qualidade deste lutador, ele segue o seu caminho e canta a música do senhor Malhoa: Eu vou a todas! A pessoa de quem vos falo é Kane.
O senhor Glenn Jacobs entrou na World Wrestling Federation a meio do ano de 1995, mas não começou por ser aquela máquina destruidora que todos conhecemos no Bad Blood de 1997. A sua primeira gimmick na WWF era a de um dentista louco, mas a coisa correu de tal maneira e não vou falar dela, para os mais curiosos, podem ler mais sobre esse texto, no artigo das Worst Legends of Wrestling que o Deadman escreveu.
Depois dessa gimmick toda maluca, Glenn passou a ser o imitador de Diesel e juntamente com Rick Bogner que imitava Razor Ramon, fundaram os Falsos Outsiders, isto já no Agosto de 1996, esta era uma tentativa da WWF fazer uma sátira a Kevin nas e a Scott Hall que tinham deixado a WWF rumo à WCW. O certo é que esta gimmick e esta equipa só durou até à Royal Rumble de 1997, pois como o plano não ficou over nos fãs a WWF deixou cair esses planos e enviou Jacobs para a United States Wrestling Association: de modo a que este começasse a trabalhar a sua nova gimmick.
Algum tempo depois de estar na USWA, Glenn apresentou-se a lutar com uma mascara e isso foi um sinal do que ai vinha. Nove meses depois de Glenn estar a preparar a sua nova gimmick, este obteve luz verde de Vince McMahon que lhe deu a gimmick de Kane, o irmão mais novo do Undertaker. De modo a começar a introduzir o nome Kane nas pessoas, a WWF começou a difundir uma história em que Kane era o irmão mais novo de Undertaker e que tinha sobrevivido a um incêndio que Undertaker tinha provocado na casa dos seus pais.
O Undertaker estava em plena rivalidade com Shawn Michaels e os D-Generation X e o Bad Blood era palco do embate entre o Undertaker e HBK nomeadamente no primeiro combate Heel in a Cell da WWF. Na parte final do combate e quando Undertaker iria vencer o combate, surgem então na arena e guiado por Paul Bearer, Kane! Undertaker e Kane disputavam centímetro a centímetro o corpo que possuíam, mas dessa confrontação, Kane saiu venceu ao aplicar um tombstone ao Undertaker e causando a sua derrota.
A partir desta altura, era momento para fazer de Kane uma maquina destrutiva e sem piedade, e desde o Bad Blood até Fevereiro de 1998, foi um ver se te avias, com Kane a vencer e a destruir vários lutadores como Mankind e Vader, mas sempre com Undertaker no olhar e durante este tempo, Undertaker recusava atacar Kane por este ser seu irmão, mas na Royal Rumble de 1998 mudou de ideias, já que Kane lhe custou um titulo da WWF ao provocar a sua derrota perante Shawn Michaels e para alem disso onde Kane prendeu-o num caixão e ateou-lhe fogo. Depois disto o Undertaker só tinha uma palavra para Kane e esta era vingança e o palco para Undertaker se vingar era a Wrestlemania XIV.
Assim na Wrestlemania XIV aconteceu o primeiro embate entre Kane e Undertaker, num combate muito esperado pelos fãs e este terminou com Undertaker a se vingar de Kane e a vencê-lo depois de lhe aplicar três piledrivers.
Wrestlemania XIV
Kane vs Undertaker
Kane vs Undertaker
Mesmo depois deste combate, Kane não parou de atormentar Undertaker e assim a próxima batalha entre estes foi no Unforgiven de Abril, onde estes se digladiaram num Inferno Match e com mais uma vez Undertaker a sair vencedor. Em Junho, Kane vingou-se de Undertaker com a ajuda de Mankind derrota-o e ganha uma shot pelo título da WWF que estava nas mãos de Steve Austin. É com essa shot que Kane derrota Steve Austin no King of the Ring ao combater Austin num combate First Blood, mas o seu reinado dura somente um dia, pois no Raw seguinte, Austin derrota Kane e reconquista o título.
Depois desta derrota, em Julho desse ano, Kane e Mankind ganham os títulos de equipas mas um mês depois perdem os títulos e Kane volta-se contra Mankind tendo os dois combatido num combate Hell in a Cell. Depois disso, Kane e Undertaker começaram fazer equipas mas a rivalidade entre eles não permitiu grandes vôos e ate ao fim do ano Kane e Undertaker tiveram batalhas muito violentas.
No inicio do ano de 1999, Kane separa-se de Undertaker e passa a ser face e logo ai marca um novo alvo, Triple H. Em Fevereiro, Triple H derrota Kane num combate de jaula. Kane pede a desforra e esta é atingida na Wrestlemania XV, mas de um modo diferente do que Kane queria, pois derrota Triple H mas por desqualificação e sofre a bem sofrer depois de ver os D-Generation X a se reunir.
Wrestlemania XV
Kane vs Triple H
Kane vs Triple H
Depois da Wrestlemania XV, Kane encontrou como parceiro X-Pac e com este passa a competir no panorama de equipas da WWF, competindo entre o Smackdown e o Raw, tendo ganhado inclusive os títulos de equipas da WWF. Já no fim do ano de 1999, X-Pac vira-se contra Kane e termina ai a parceira entre eles. Fora do panorama de equipas, Kane começa a lutar por títulos individuais como o título Hardcore, mas é claro que Kane não tinha esquecido X-Pac, sendo que a rivalidade entre estes terminou num combate de jaula em Dezembro desse ano, onde a vitória sorriu a Kane.
Estávamos então no inicio de 2000 e X-Pac tinha voltado para os DX e pretendia a desforra de Kane e então recorre ao seu parceiro Roaddog e desafiam Kane, mas não contavam que o máquina vermelha tivesse um parceiro para a luta e este é Rikishi. O local para o embate foi a Wrestlemania XVI e ai quem sorriu bem alto, foi Kane e o seu parceiro que venceram os membros dos DX num combate muito curto que rondou os quatro minutos.
Em Junho de 2000, Kane e Undertaker começam a fazer equipa novamente e começam a dominar a WWF, mas mais uma vez os irmãos não se dão e Kane volta-se contra Undertaker e começa a lutar individualmente, sendo que até ao fim do ano, Kane pouco de significativo conseguiu.
No inicio de 2001, houve mais uma vez a reunião de Kane e Undertaker e desta vez foi de modo mais prolongado, sendo os irmãos conhecidos como os Brothers of Destruction. Apesar de Kane estar no panorama de equipas, este lutou na Wrestlemania XVII por um título individual e este foi o título hardcore e ai derrota o campeão Raven e o outro pretendente Big Show, num combate que percorreu vários lugares da arena como era costume nos combates pelo título hardcore.
Wrestlemania XVII
WWF Hardcore Championship
Raven© vs Kane vs Big Show
WWF Hardcore Championship
Raven© vs Kane vs Big Show
O resto do ano para Kane seria gasto sobretudo com Undertaker a combater no panorama de equipas, onde ai teve batalhas épicas com Steve Austin e HHH e estando também envolvido na storyline da Invasão.
Chegamos a 2002 e Kane compete no Royal Rumble Match e entrando na vigésima oitava posição, nem dois minutos, está no combate pois é eliminado por Kurt Angle. Kane nãos e conformou e como quer se vingar de Kurt Angle desafia-o para um combate na Wrestlemania XVIII e o combate acontece mesmo, mas os planos saem furados a Kane pois na Wrestlemania é derrotado por Kurt Angle num combate curto mas muito bem movimentado.
O que faltava do ano de 2002, foi movimentado para Kane, pois pouco tempo depois da Wrestlemania vê-se obrigado a ser submetido a uma cirurgia, para voltar em Agosto e entrar numa disputa que teve acontecimentos muito dúbios como foi o caso de Katie Vick. A rivalidade foi com Triple H e com os Evolution e de onde Kane saiu fragilizado e para se recompor auxilia-se em RVD e com ele começa a competir novamente no panorama de equipas.
Kane e RVD entram em 2003 a lutar pelos títulos de equipas e não foi surpresa nenhuma que na Wrestlemania XIX, lutassem por eles e assim, Kane e RVD desafiaram os campeões Sean Morely e Lance Storm. Embora Kane e RVD fossem uma grande equipa, o certo é que na Wrestlemania eles não venceram os campeões e viram frustradas as suas tentativas de serem campeões. Como Kane e RVD queriam muito os títulos, estes conseguiram tornar-se campeões no Raw do dia seguinte ao vencer os campeões de equipas e os Dudleys num combate ameaça tripla.
Kane e RVD defenderiam os títulos até Junho desse ano, onde nesse sem perderiam os títulos para os La Resistence devido a interferência de Triple H. Em 23 de Junho de 2003, Kane e Triple H enfrentam-se num combate Máscara vs Título. Kane perde o combate e assim perde a sua mascara e em meu ver aqui começa o declínio de Kane na WWE.
Depois de ter ficado sem mascara, Kane fica muito frustrado e perigoso, primeiro vira-se contra o seu parceiro RVD e depois entra numa rivalidade muito perigosa e violenta com Shane McMahon, rivalidade que só terminou nas Survivor Series num combate de ambulância.
Em 2004, Kane combateu no Royal Rumble Match e sofre uma partida de mau gosto de Spike Dudley que fez questão de entrar na arena coma entrada do Undertaker, Kane ao ouvir o som da campainha, passa-se da cabeça e é eliminado do combate. Quem pagou as favas foi Spike que nem chegou a entrar no combate.
Kane ficou muito perturbado com o que aconteceu na Royal Rumble e começou a pressentir o regresso do Undertaker, tendo isso acontecido no seu combate da Wrestlemania XX, onde mais uma vez, Kane enfrentava Undertaker que regressava na gimmick do Morto. Como tinha acontecido na sua primeira Wrestlemania, Kane saiu derrotado do combate após um tombstone.
Wrestlemania XX
Kane vs Undertaker
Kane vs Undertaker
Depois da Wrestlemania, Kane arranja companhia feminina e casa com Lita. Já casado com Lita, Kane envolve-se com Snitsky pois este pretensamente causou um aborto de gravidez a Lita. Ou seja, por esta altura Kane estava no main event e ai entrou na Wrestlemania XXI onde lutou no primeiro Money in The Bank Ladder Match onde a vitoria como já disse várias vezes sorriu a Edge.
Depois deste combate, Kane mantêm-se no mid card e Lita vendo Edge subir no roster da Raw decide por os cornos a Kane e então algum tempo de 2005 para Kane é passado a lutar com Edge. A partir dessa altura, Kane forma uma equipa com Big Show e os dois gigante literalmente arrebentam com todas as equipas da WWE e assim chegam à Wrestlemania XXI onde defendem os títulos contra os manhosos Carlito e Chris Masters. Se até ali Kane e Big Show tinham demolido toda a gente é claro que na Wrestlemania a cosia não iria ser ao contrário e na assim os gigantes não deram chance e venceram o combate.
Wrestlemania XXI
World Tag Team Championship
Kane & Big Show © vs Chris Masters & Carlito
World Tag Team Championship
Kane & Big Show © vs Chris Masters & Carlito
Logo depois da Wrestlemanias, Kane e Show perderiam os títulos devido a Kane ficar psicótico, fruto da apresentação do seu filme o See no Evil. Terminada essa fase, Kane rivaliza com Umaga para depois no fim do ano de 2006 rumar ao Smackdown e ia enfrentar primeiramente MVP, seguido de Booker T e finalmente com Great Khali. Seria contra este espécime raro que Kane lutaria na Wrestlemania XXIII e de onde sairia derrotado, num combate muito fraco e muito pouco movimentado.
Wrestlemania XVIII
Kane vs Great Khali
Kane vs Great Khali
No restante ano de 2007, manteve-se no Smackdown, até que depois de fazer um combate na ECW por lá fica e por estar no roster da ECW ganha o direito de combater na Battle Royal da Wrestlemania XXIV que Kane vence e assim ganha o direito de enfrentar o campeão da ECW que na altura era Chavo Guerrero, o combate se assim o podemos chamar demorou apenas um míseros 4 segundos e que terminou com o cinto na cintura de Kane.
Wrestlemania XXIV
ECW Championship
Chavo Guerrro © vs Kane
ECW Championship
Chavo Guerrro © vs Kane
Para a Wrestlemania deste ano, está programado, Kane lutar no combate Money in the Bank, será que Kane ganha uma hipótese por um título, sinceramente desconfio que não.
Como se viu, confirmou-se que este senhor vai a todas, e todas no total já são dez Wrestlemanias consecutivas e este ano a caminho da décima primeira. Acredito que muitas vezes Kane não possa ter tido combates de primeira agua, mas lá deu sempre o seu melhor. Nunca entrou na Wrestlemania como um pleno main-eventer e o grande sucesso que teve foi contra o seu irmão Undertaker e desses combates foi revelado o seu carácter e fibra, pois é das poucas pessoas que Undertaker aceita para quebrar a sua streak na Wrestlemania.
Top 25 Momentos Wrestlemania
#12 Spear de Edge a Mick Foley através de mesa em chamas : WM XXII
#12 Spear de Edge a Mick Foley através de mesa em chamas : WM XXII
Um Momento recente mas inesquecível marca hoje presença na nossa lista . Edge e a «Lenda do Hardcore» , Mick Foley enfrentaram-se na 22ª edição da Wrestlemania naquele que foi o primeiro «Hardcore Match» da história da Wrestlemania .
Durante vários anos Mick Foley procurou em Wrestlemanias aquele momento único e singular que define uma carreira , que transforma um mero mortal numa lenda . Por ironia do destino Foley conseguiu atingir o seu «momento» num combate que viria a perder depois de um «Spear» fantástico de Edge através de uma mesa envolta em chamas . Para Foley seria a confirmação do seu estatuto de «Lenda do Hardcore» , já Edge ganhou ainda mais estofo em direcção ao Main-Event .
Durante vários anos Mick Foley procurou em Wrestlemanias aquele momento único e singular que define uma carreira , que transforma um mero mortal numa lenda . Por ironia do destino Foley conseguiu atingir o seu «momento» num combate que viria a perder depois de um «Spear» fantástico de Edge através de uma mesa envolta em chamas . Para Foley seria a confirmação do seu estatuto de «Lenda do Hardcore» , já Edge ganhou ainda mais estofo em direcção ao Main-Event .