25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 13
Top 25 das Figuras da Wrestlemania
# 13 Ultimate Warrior

Estatísticas em Wrestlemanias
Combates: 5 ( vs Hercules na WM IV; vs Rick Rude na WM V; vs Hogan na WM VI; vs Randy Savage na WM VII; vs Triple H na WM XII)
Aparições sem combater: 1 (na WM VIII de modo a auxiliar Hulk Hogan que era vitima de ataque de Sid e de Papa Shango)
Vitórias: 4 ( vs Hercules na WM IV; vs Hogan na WM VI; vs Savage na WM VII; vs Triple H na WM XII)
Derrotas: 1(vs Rick Rude na WM V)
Sem resultado: 0
Títulos ganhos: WWF World Heavyweight Championship na WM VI
Hoje, como décimo terceiro classificado da nossa lista de figuras da Wrestlemania, temos a controversa e turbulenta figura de Jim Hellwig, ou melhor dizendo, Ultimate Warrior. Um dos mais populares lutadores da década de 90 e um dos poucos que ousou tentar usurpar a Hulk Hogan a sua invejável posição de destaque quer na, então, WWF, quer, postumamente, na WCW.
Antes de se ter dedicado à arte do wrestling, Warrior era um vulgar culturista americano, nos seus tempos livres, que ganhava a vida a execer medicinas alternativas. Todavia, após um convite endereçado por um velho amigo seu, de nome Steve Borden (mais conhecido por Sting), Hellwig decidiu ingressar no centro de treinos de pro-wrestling de Red Bastien.
Depois de um breve período em que Jim se familiriarizou com as técnicas mais rudimentares da modalidade, este rumou, em conjunto com Borden, em direcção ao circuito independente Norte-Americano, onde viria a ser parte integrante da equipa Power Team USA. No entanto, a stable em questão, acabou por não alcançar grande sucesso.
Posteriormente, com a desagregação dos Power Team USA, surgiram os Blade Runners, tag-team composta por Sting e Ultimate Warrior.Infelizmente, os Blade Runners viriam a findar do mesmo modo que a Power Team, ou seja, sem causar sucesso ou impacto. Consequentemente, Warrior separou-se de Sting e dirigiu-se para o estado do Texas de maneira a, aí, figurar na WCCW (pequena promotora independente da malograda família Von Erich) local onde começou a competir enquanto atleta singular sob o nome de Dingo Warrior.
Jim era detentor de um ritmo frenético, tinha a capacidade de electrizar o público com extrema facilidade, era incrivelmente carismático e possuia um porte físico verdadeiramente imponente. Em suma, Hellwig era detentor de todos os requisitos requeridos, para, num possível futuro, vir a triunfar na empresa dos Mcmahon e dessa forma se tornar no ícone de milhares de fãs.
Jim Hellwig assinou com a WWF em Junho de 1987, depois de diversos meses de árduo esforço, este protagonizou a sua estreia televisiva na companhia frente ao wrestler Terry Gibbs. Nos tempos que precederam este combate, a onda vitoriosa de Warrior instalou-se e este esmagou sistematicamente todos os incautos jobbers que lhe apareceram pela frente.
A primeira feud de Warrior digna de alguma relevância no seio da empresa de Vince Mcmahon colocou-o perante Hercules e Bobby “The Brain” Heenan, sendo que o último sujeito mencionado era então manager do já referido wrestler que rivalizou com o Guerreiro.
Esta rivalidade viria, justamente, a culminar na Wrestlemania IV, realizada em New Jersey no ano de 1988 e marcou a estreia de Ultimate Warrior, quer no maior palco de todos, quer em shows de formato ppv.
O combate em si, acabou por não fugir em muito aos típicos moldes de um squash match, visto que, ao fim de uns breves 4 minutos e 29 segundos em que muitas clotheslines atingiram Warrior sem que este sequer se apercebesse disso, o seu braço se encontrava erguido no ar em sinal de vitória.
Wrestlemania IV
Ultimate Warrior vs Hercules c/ Bobby "The Brain" Heenan
No Summerslam de 1988, o Guerreiro terminou com o maior reinado da história do credenciado título Intercontinental, nuns ínfimos 31 segundos, derrotando, de um modo inquestionável, Honky Tonk Man.
Após algum tempo em que Warrior se defrontou sucessivamente com Honky Tonk Man pelo título Intercontinental, uma nova rivalidade surgiu. Desta feita, o oponente do Guerreiro era Rick Rude que reinvindicava para si a posse do I.C Title.
No Royal Rumble de 1989, Warrior degladiou-se com Rude num concurso de body-building, durante o decorrer desse já referido concurso, Rick, traiçoeiramente, ataca Ultimate Warrior, o que instaura entre ambos um regime de ódio latente que os conduziu a um combate na Wrestlamania V, evento que decorreu novamente em New Jersey, porém, nesta sua segunda aparição no maior palco de todos, a vitória acabou por não mostrar a face ao valoroso Guerreiro e, no término da contenda que durou, sensivelmente, 10 minutos, quem empunhava o título Intercontinental era Rick Rude.
Wrestlemania V
WWF Intercontinental Championship
Ultimate Warrior vs Rick Rude c/ Booby Heenan
Nos meses que precederam a WM V, estes dois índividuos continuaram em feud, até que, no Summerslam de 1989, Ultimate Warrior recuperou novamente o título que havia perdido na 5ª edição da Wrestlemania.
A personagem Ultimate Warrior progredia de dia para dia, a sua popularidade era algo de indiscritivel e Vince sabia que bastava colocar este homem a preconizar um mero “sprint” de entrada em ringue para assim conduzir ao mais genuíno dos delírios milhares de espectadores. O badalado herói Americano, Hulk Hogan, via assim os seus dias de glória e privilégios sob uma grande ameaça, não havia como negar as ditosas evidências, num futuro muito próximo, os dois titãs (Warrior e Hogan) teriam de colidir e o testemunho iria, irrevogavelmente, ser transmitido.
No decorrer do tradicional combate Royal Rumble de 1990, Hellwig e Bolea encontraram-se frente a frente. Contudo, pouco depois, Hulk, com o auxilio de outros wrestlers participantes no combate, acabaria por eliminar o Guerreiro e vencer a Rumble. Nos tempos que precederam esta volátil e sugestiva situação, os dois sujeitos iniciaram (em kayfabe) uma relação de rivalidade/respeito.
No Skydome de Toronto, no dia 1 de Abril de 1990, na Wrestlemania VI, a há muito apregoada colisão deu-se por fim. O testemunho, foi finalmente transposto e no final da batalha, quem envergava o título mundial era Ultimate Warrior. Quanto a Hogan, esse, aplaudiu e em seguida dirigiu-se ao ringue de modo a abraçar e congratular o bravo Guerreiro que então envergava, em simultâneo, o título mundial e o título intercontinental.
Após esta Mania, seguiram-se os tempos dourados da carreira de Warrior, nos meses que se seguiram este teve o privilegio de rivalizar com diversos e distintos wrestlers como por exemplo Haku, Ted Dibiase e Rick Rude.
No término de 1990, Randy Savage desafiou o guerreiro pelo seu título, contudo o campeão considerou que o “Macho Man” não era um rival à sua altura e, consequentemente, rejeitou a sua proposta.
No Royal Rumble de 1991, Randy interferiu num combate de Ultimate Warrior, frente a Sgt. Slaughter, em que o título mundial estava em jogo, por conseguinte, o então inimigo dos EUA tornou-se no novo campeão do mundo.
Na Wrestlemania VII, Warrior ingressou num combate singular frente a Savage de modo a vingar-se deste, no entanto a este combate havia sido adicionada uma estipulação especial, o derrotado seria despedido. Para a felicidade de milhares e, provavelmente, para a descrença de centenas que não se convenciam com a fraca capacidade técnica de Hellwig, o guerreiro saiu triunfante.
Wrestlemania VII
Ultimate Warrior vs Randy Savage c/ Miss Elizabeth
Depois desta edição do maior palco de todos, Vince tentou unir esforços entre os dois patrióticos heróis da WWF (Hogan e Warrior) porém os bastidores revelaram-se demasiado pequenos para tão descomunais egos e, após as irreflectidas exigências e queixumes de Hellwig, este acabou por ser dispensado. Depois desta mediática dispensa circularam rumores de que Warrior tinha falecido devido a esteroídes.
Em Abril de 1992, no decorrer da Wrestlemania VIII (ppv que se realizou em Indianapolis, Indiana), Hulk Hogan encontrava-se sobre impiedoso ataque de Sid Justice e Papa Shango, é então que o inimaginável se dá e Ultimate Warrior irrompe pelo meio do ringue para assim auxiliar o “Real American”.
Wrestlemania VIII
Ultimate Warrior auxilia Hulk Hogan
Wrestlemania XII
Ultimate Warrior vs Triple H c/ Sable
Top 25 Momentos Wrestlemania
# 13 Shawn Michaels concretiza o seu sonho de Infância
Ultimate Warrior auxilia Hulk Hogan
Infelizmente, nos tempos que se seguiram, Hellwig, apesar de tão exuberante como dantes, mostrou-se incapaz de se impôr no seio da companhia e após uma proposta de feud com o wrestler Nailz, que Warrior prontamente considerou insultuosa, o Guerreiro abandonou a companhia e processou Vince num caso de tribunal em que o wrestler viria a sair completamente derrotado.
Em 1996, a WCW crescia a olhos vistos e Vince estava extremamente consternado com o estado da sua companhia. Sendo assim, era o momento de trazer de volta das sombras a personagem Ultimate Warrior que durante anos havia vagueado por aí sem destino.
Por mais uma vez, o Guerreiro retornou à ribalta numa Wrestlemania, desta feita na Wrestlemania XII (ppv que decorreu em Anaheim, California) de modo a derrotar o então jovem em sublime ascensão Hunter Hearst Helmsley.
Este combate ficará para sempre sulcado na história, pelo facto de Warrior se ter erguido de um violento Pedigree como se nada fosse, para, de seguida, esmagar por completo Triple H. Ao que consta, ainda hoje estes dois wrestlers não se falam por causa desta situação constragedora e Hunter classifica mesmo Hellwig como a pessoa menos profissional com quem este já trabalhou.
Wrestlemania XII
Ultimate Warrior vs Triple H c/ Sable
Infelizmente, também este terceiro ingresso na maior promotora de wrestling do mundo por parte de Warrior, viria a ser marcado pela polémica e pelo fracasso e depois de meses em que nada de positivo para a sua carreira se verificou ou consumou este foi novamente dispensado.
Depois da WWF e de Vincent Kennedy Mcmahon; o que se seguiu foi a WCW, Eric Bishoff, a vida politica e, como não poderia deixar de ser, a eterna controvérsia inerente à natureza do homem por detrás de Ultimate Warrior.
Jim Warrior Hellwig, com todos os seus comportamentos e atitudes, excedeu por várias vezes os limites do aceitável e plausível e consequentemente entrou no irreversível ciclo da decadência. Porém sempre que se falar em wrestling profissional e em Wrestlemania, seremos, obrigatoriamente, forçados a falar sobre Ultimate Warrior e os seus inestimáveis contributos para o sucesso desta aclamada modalidade.
Top 25 Momentos Wrestlemania
# 13 Shawn Michaels concretiza o seu sonho de Infância
O Momento colocado na 13ª posição desta lista encontra-se envolvido num combate que divide a opinião de muito boa gente .
Uns consideram o Ironman Match entre Shawn Michaels e Bret Hart como o melhor combate da história deste grande evento , outros consideram-no o combate mais sobrevalorizado de sempre . Mas em todo o caso hoje não se trata do combate em si mas sim dos momentos que ele proporcionou e aí ninguém conseguiu ofuscar HBK . Desde a lendária entrada a partir do tecto da arena ao concretizar do seu sonho de infância , Shawn Michaels imortalizou a 12 ª edição da Wrestlemania para todo o sempre .