25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 14
Top 25 das Figuras da Wrestlemania
# 14 Dudley Boyz /Edge & Christian / Hardy Boyz

Dudley Boyz
Combates : 4 (vs Edge & Christian vs Hardyz na WM XVI ; vs Edge & Christian vs Hardy<>
Derrotas : 4
Vitórias : 0
Sem resultado : 0
Combates Individuais : 0
Títulos Conquistados : 0
Títulos Ganhos : MITB na WM XXII
Vitórias : 1 (vs Chris Jericho na WM XX)
Derrotas : 2 (vs DDP na WM XVIII; MITB na WM XXI)
Sem Resultado : 0
Edge e Christian
Combates : 2 (vs Dudley Boyz vs Hardyz na WM XVI ; vs Dudley Boyz vs Hardyz na WM XVII)
Derrotas: 0
Vitórias : 2 (vs Dudley Boyz vs Hardyz na WM XVI ; vs Dudley Boyz vs Hardyz na WM XVII)
Sem Resultado : 0
Títulos Conquistados : WWF Tag Team Championships ( 2 vezes)
Edge
Combates Individuais: 5 ( vs Booker T na WM XVIII ; MITB na WM XXI ; vs Mick Foley na WM XXII ; MITB na WM XXIII ; vs Undertaker na WM XXIV )
Vitórias : 3 ( vs Booker T na WM XVIII ; MITB na WM XXI; vs Mick Foley na WM XXII)
Derrotas : 2 ( MITB na WM XXIII; vs Undertaker na WM XXIV)
Sem Resultado : 0Títulos Ganhos : MITB na WM XXII
Christian
Combates Individuais: 3 ( vs DDP na WM XVIII; vs Chris Jericho na WM XX; MITB na WM XXI)
Vitórias : 1 (vs Chris Jericho na WM XX)
Derrotas : 2 (vs DDP na WM XVIII; MITB na WM XXI)
Sem Resultado : 0
Títulos Ganhos : Hardcore Title na WM X8
Hardy Boyz
Combates : 3 ( vs Dudley Boyz vs Edge & Christian na WM XVI ; vs Dudley Boyz vs Edge e Christian na WM XVII ; vs APA vs Billy & Chuck vs Dudley Boyz na WM XVIII )
Vitorias : 0
Derrotas : 3
Sem Resultado : 0
Títulos Ganhos : 0
Derrotas : 2 (MITB na WM XXII ; MITB na WM XXIII)
Sem Resultado : 0
Títulos Ganhos : 0
Combates Individuais : 1 (MITB na WM XXIII )
Vitorias : 0
Derrotas : 1 (MITB na WM XXIII )
Sem Resultado : 0
Títulos Ganhos : 0
Matt Hardy
Combates Individuais : 3 ( Vs Rey Mysterio na WM XIX ; MITB na WM XXII ; MITB na WM XXIII)
Vitórias : 1 ( Vs Rey Mysterio na WM XIX )Derrotas : 2 (MITB na WM XXII ; MITB na WM XXIII)
Sem Resultado : 0
Títulos Ganhos : 0
Jeff Hardy
Combates Individuais : 1 (MITB na WM XXIII )
Vitorias : 0
Derrotas : 1 (MITB na WM XXIII )
Sem Resultado : 0
Títulos Ganhos : 0
A próxima entrada da nossa lista, ao princípio até pensamos em colocar os lutadores de modo individual mas depois verificamos que eles atingiram o sucesso em forma de trio, nomeadamente o trio de equipas, Hardy Boys, Dudleys Boys e Edge e Christian.
Os Hardys entraram para a WWF em 1994 e começaram por ser jobbers onde o contrato definitivo somente lhes foi oferecido quatro anos mais tarde.
Os Dudleys eram uma equipa de sucesso na ECW e em 1999 deram o salto para a WWF, onde introduziram na companhia o conceito de mesa e com ele o seu finisher mais famoso o 3D.
Edge e Christian apresentaram-se na WWF como sendo irmãos, sendo que Edge foi apresentado primeiro e só uns tempos depois é que Christian se juntou a ele. Juntamente com Christian veio Gangrel, que depois de ter convencido Edge a se juntar a eles, os três formaram a stable The Brood. Essa stable contudo teve pouca duração, pois ela era aliada da Minstry of Darkness do Undertaker e depois de uma serie de acontecimentos, Edge vira-se contra Gangrel e assim este expulsa quer Edge quer Christian da stable e assim, ambos os lutadores ganham um carácter face.
Os Hardy Boyz que tinham como manager o freebird Michael Hayes conquista o primeiro ouro na WWF em Julho de 1999, ao ganharem os títulos de equipas depois de derrotaram os Acólitos, mas nem um mês tiveram de reinado, pois no fim desse mês os Acólitos voltariam a ganhar os títulos. Fruto dessa derrota, os irmãos Hardy deixam de lado os serviços de Hayes e Gangrel é o seu novo manager, sendo agora a stable do trio chamada de New Brood e adquirem um carácter heel.
Fruto desta troca de caracteres, os Hardys e E&C, tiveram de entrar numa rivalidade, rivalidade essa que foi sempre muito bem disputada e com combates cujo nível de hardcore e extremo foi sempre crescente. A primeira grande batalha entre estas duas equipas aconteceu em Outubro de 1999, na final do Terry Invitational, onde as duas equipas se defrontaram num combate de escadote, de onde os Hardys saíram vencedores. O episódio seguinte da rivalidade seria em Dezembro, onde as duas equipas se defrontaram num combate de jaula no Raw, mas desta vez com a vitória a calhar a Edge e Christian.
Entravamos agora no ano de 2000, e no caminho dos Hardys surge a outra equipa do trio aqui reportado, os Dudleys e com eles vêm as famosas mesas e nada melhor que no Royal Rumble haver um combate de mesas entre os Hardys e os Dudleys, mas logo ai os Dudleys perceberem que a competição não iria ser fácil, pois desse combate, os Hardys sairiam vencedores. Em antes da Wrestlemania XVI, os Hardys e Edge & Christian envolveram-se em mais um confronto no No Way Out, de onde E&C saíram vencedores, mas enquanto estas duas equipas se guerrilhavam entre si, no mesmo PPV, os Dudleys venciam os títulos de equipas ao derrotarem os The New Age Outlaws de Road Dogg e Billy Gunn.
Assim na Wrestlemania XVI, os Dudleys entravam como campeões e iriam defender os títulos contra os suspeitos do costume, Hardys e Edge e Christian. O combate escolhido foi um embate de mesas e escadotes. O combate como se esperava foi inovador, e que terminou com a vitoria de Edge e Christian que ganhavam assim os títulos de equipas.
Wrestlemania XVI
Triangle Ladder Match
Dudleys (c) vs Hardys vs E&C
Edge e Christian manteriam os títulos até Maio de 2000 e depois dessa altura as três equipas iriam abrir os horizontes para o torneio do King of the Ring e título hardcore, mas a rivalidade entre elas não estava esquecida e em Julho ao terminar o King of the Ring, Edge e Christian ganham de novo os títulos e a luta recomeça e no SummerSlam em Agosto acontece uma das mais duras batalhas, o primeiro combate de mesas, escadotes e cadeiras. Edge e Christian defendiam os títulos contra os Hardys e contra o Dudleys e depois de um combate a todos os níveis violento, E&C mantêm os títulos.
No Pay Per View seguinte, o Unforgiven, os Hardys vingam-se doe E&C e vencem os títulos, ao os derrotarem num combate de jaula. Até ao fim do ano a competição entre estas duas equipas seria muito renhida, até que depois de algumas trocas de títulos entre elas, os títulos ficam por um pouco de tempo nas mãos dos Right to Censor. No fim do ano de 2000, Edge e Christian voltam a ganhar os títulos, mas na Royal Rumble, os Dudleys voltariam de novo a acção e ganham de novo os títulos, títulos, esses que depois de algumas mudanças de mãos, os Dudleys manteriam até à Wrestlemania XVII.
Mais uma vez coube então aos Dudleys entrar na Wrestlemania como campeões e mais uma vez defendiam o títulos contra E&C e contra aos Hardys, mas desta vez e vendo a WWF o sucesso que foi o primeiro combate TLC, decide agora que os títulos na Wrestlemania seriam defendidos num combate com a mesma estipulação. Se o combate no SummerSlam foi bom, na Wrestlemania foi enorme, onde actualmente se recordam alguns dos spots vistos nesse combate, como por exemplo o spear do Edge ao Jeff Hardy de cima da de uma escada. O certo é que no final, Edge e Christian mais uma vez venceriam o combate e os títulos de equipas.
Wrestlemania XVII
TLC Match
Dudleys (c) vs Hardys vs E&C
O ano de 2000, para os Hardys foi um ano de afirmação na WWF e no panorama de equipas, pois estiveram envolvidos na storyline da Invasão, os Hardys defendiam a WWF e do outro lado estavam os Dudleys que defendiam a WCW e ECW, os dois títulos de equipas( da WWF e da WCW) seriam unificados nas Survivor Series desse ano, onde a vitoria acabaria por sorrir aos Dudleys. Até ao fim do ano, tentou-se criar uma rivalidade entre Matt e Jeff mas depois do primeiro combate em PPV, o plano foi abortado e a equipa manteve-se unida.
Quanto a Edge e Christian não se pode dizer o mesmo, pois o ano de 2001, ditou a separação da equipa, onde depois de Edge se tornar King of the Ring e ter vencido o titulo Intercontinental e tendo Christian falhado a conquista do título Europeu, este vira-se contra Edge e faz com que ambos tenham uma rivalidade que durou quase até ao fim do ano de 2001.
Edge tinha vencido a rivalidade com Christian e mantinha o titulo Intercontinental e no inicio tratou de defender o titulo contra William Regal, primeiro na Royal Rumble e depois no No Way Out, mas somente conseguiu defender o titulo com sucesso no primeiro combate. Fruto desta derrota, Edge entraria na Wrestlemania XVIII sem nenhum titulo e iria enfrentar Booker T, num combate curto e de onde Edge mostrou credenciais e saiu vencedor.
Os Dudleys tal como os Hardys que tinham começado o ano no panorama de equipas, entram dessa forma na Wrestlemania XVIII, onde as duas equipas tal como os APA desafiaram os campeões Billy & Chuck, mas nenhuma teve sucesso, pois os compões haveriam de manter os títulos.
Quanto a Christian, este agora tinha como parceiro, Lance Storm, mas na Wrestlemania XVIII enfrentou individualmente Diamond Dallas Page pelo título Europeu, mas sem sucesso, onde saiu derrotado num combate curto, durante essa Wrestlemania, ainda iria ganhar o título de Hardcore, mas nem assim manteria o título, pois quando escapava com este foi atacado por Maven que lhe ganhou o título.
Wrestlemania XVIII
European Championship
DDP (c) vs Christian
Depois da Wrestlemania XVIII, os Dudleys foram separados, indo D-Von para o Smackdown onde lhe foi dada a gimmick de Reverendo D-Von e onde fazia equipa com Deacon Batista, mas depois de ter tido uma rivalidade com os novos Dudleys Boys de Bubba e Spike, nas Survivor Series, volta de novo a fazer equipa com Bubba e a equipa mantém-se no Raw por mais de 19 meses, chegando a competir na Wrestlemania XX, onde juntamente com Garrison Cade & Mark Jindrak, e os La Résistance, desafiaram os campeões RVD e Booker T. mas sem sucesso, pois os campeões mantêm os títulos ao vencerem o combate.
Wrestlemania XX
Tag Team Championship Match
Booker T & RVD vs Dudleys vs La Resistance vs Cade & Jindrak
Pouco tempo depois, a equipa vai para o Smackdown onde é usada como carne para canhão na rivalidade entre Paul Heyman e Undertaker e assim sucessivamente vai desaparecendo da televisão, até fazer a sua última aparição na WWE, no One Night Stand de 2005 para pouco tempo depois rumar à TNA.
Depois da Wrestlemania XVIII, Jeff Hardy envolveu-se com peixe graúdo, nomeadamente Brock Lesnar, de onde Jeff foi totalmente squashado e com o Undertaker, tendo com ele um famoso combate de escadote pelo título Undisputed, onde Jeff perdeu mas saiu com o respeito do Undertaker. Até Abril de 2003, Jeff haveria de continuar a trabalhar na WWE, mas a sua produção foi decrescendo até que em Abril de 2003 é despedido da WWE, por faltar a shows, e sobretudo por faltar aos controlos de drogas.
Matt Hardy em Agosto de 2002, revolta-se contra Jeff e vai para o Smackdown, onde depois de se tentar estabelecer na brand, ganha a gimmick de Matt Hardy V1 e em Fevereiro de 2003, no No Way Out ganha o título de Cruiserweight a Billy Kidman e assim entra na Wrestlemania XIX como campeão de Cruiserweight e enfrenta o debutante em Wrestlemanias, Rey Mysterio. O combate na Wrestlemania não teve o brilho que se esperava e acabou com a vitória roubada de Matt Hardy e com ele a manter o título. Hardy haveria de manter o título até Junho, onde perderia para Mysterio e depois continuou no mid card até que em Novembro volta ao Raw para se envolver com Lita, mas no Raw não teve sucesso e depois de uma rivalidade com Kane e ter tido uma lesão grave, em Abril de 2005, Matt Hardy é despedido da WWE.
Por esta altura, quer os Hardys quer os Dudleys estão de fora da WWE, mas não nos esqueçamos que deixamos Edge e Christian na Wrestlemania XVIII. Então voltando ai, Edge depois de vencer na Booker na Wrestlemania, estabelece-se no Smackdown onde fez parte do quarteto mágico, juntamente com Angle, Rey e Benoit e chegou a ganhar os títulos de equipas com Hulk Hogan. Em Fevereiro de 2003, Edge vê o azar bater-lhe à porta e lesiona-se gravemente no pescoço e é obrigado a parar pelo menos um ano, sendo que durante a recuperação dessa lesão, lesiona-se num tornozelo. Só voltaria à WWE, mais concretamente ao Raw em Março de 2004 e a aplicar um spear em Eric Bischoff.
Quanto a Christian, depois da Wrestlemania XVIII de onde saiu derrotado, continuou a fazer equipa com Lance Storm tendo ambos se declarado como sendo anti-americanos e durante essa gimmick ganham os títulos de equipas. Depois do programa com Storm, Christian virou-se contra Jericho mas não obtendo sucesso, ganhou o título Intercontinental em Maio de 2003 e manteve-se na disputa desse titulo até quase ao fim do ano. Depois de ter pedido o título, Christian entra numa rivalidade com Jericho e no centro estava Trish Stratus onde Jericho e Christian a disputavam e não olhavam a meios para a conseguir. Jericho começou por levar vantagem sobre Christian. Na Royal Rumble, Jericho elimina Christian e fica nos quatro últimos lutadores do Royal Rumble Match.
Um mês depois, durante uma edição do Highlight Reel, Jericho e Christian envolvem-se à pancada e logo ai fica marcado um combate entre eles na Wrestlemania XX. Assim na Wrestlemania, Jericho fazia se acompanhar de Trish Stratus, tendo um carácter face e enfrentava Christian. No final do combate, Jericho não contaria era com um turn de Trish que se aliou a Christian e que fez com que Jericho perdesse o combate.
Chegamos então ao ano maravilhoso ano de 2005 e ai dos seis lutadores iniciais, só Edge e Christian estão na WWE, sendo que ambos estão no mid card mas com Edge a cheirar o ouro. Competem os dois na Wrestlemania XXI, fazendo parte do combate do Money in the Bank Ladder Match e de onde Edge como se previa, ganha o combate e ganha uma shot pelo título.
Wrestlemania XXI
Money in the Bank Ladder Match
O restante ano de 2005 seria muito penoso para Christian na WWE, onde saíria em Outubro de 2005 também rumo à TNA. Já Edge farejava o ouro e quando teve a primeira oportunidade, caçou John Cena e isso aconteceu no New Years Revolution de 2006, mas logo no PPV seguinte, a Royal Rumble, Edge perderia o título para Cena e depois disso, entra em zonas de hardcore e seria assim que entraria na Wrestlemania XXII, onde defronta a lenda do Hardcore, Mick Foley num brutal e emocionante combate hardcore que terminou com a vitória de Edge e com este manter a streak.
Wrestlemania XXII
Hardcore Match
Mick Foley vs Edge
Até Junho de 2006, Edge manter-se-ia no hardcore que culminou num comabte no One Night Stand onde com Mick Foley enfrentou Tommy Dreamer e Terry Funk. Edge e Foley sairiam vencedores e com a emoção por esse resultado, Edge fez com que John Cena perde-se o título da WWE para RVD.
RVD perdia o título em Junho para Edge num combate que também envolveu John Cena. Até Outubro de 2006 de Edge teria uma grande rivalidade com John Cena e que culminou com Edge a sairia derrotado de um combate de mesas, escadotes e cadeiras e a perder o título da WWE. Até ao final do ano, Edge e Randy Orton fizeram equipa e envolveram-se à força toda com os DX de Triple H e Shawn Michaels.
Edge mantinha-se firme no main-event, mas na Wrestlemania XXIII entrou num combate de mid-card e novamente num combate MITB onde tal como ele participavam Mr. Kennedy, Jeff Hardy, King Booker, Fit Finlay, C.M. Punk, Matt Hardy e Randy Orton. Ah esperem, tenho de falar de Matt e Jeff que como disse em cima tinham saído da WWE.
Matt Hardy que tinha sido despedido em Abril de 2005, regressaria ao Raw em Agosto desse mesmo ano e desde logo Matt e Edge tiveram uma brutal rivalidade pois Edge tinha metido os cornos a Matt pois rouba-lhe a namorada Amy Duams ou Lita para os amigos. A rivalidade terminou com um brutal combate de escadote que Edge ganhou e fez com que Matt fosse para o Smackdown e por la esteve até chegarmos ao MITB da Wrestlemania XXIII.
Jeff Hardy rumou à TNA e regressou à WWE em 2006, onde pouco tempo depois se tornou campeão Intercontinental e campeão de equipas juntamente como seu irmão Matt. Jeff tal como Matt também entrou no combate MITB da Wrestlemania XXIII.
O combate não teve o nível do anterior e terminou com a vitória de Mr. Kennedy, mas o sinal de destaque vai para Jeff Hardy que aplicou um leg drop de cima da escada a Edge, ficando desde logo os dois arredados do combate.
Wrestlemania XXIII
Money in the Bank
Depois da Wrestlemania, Edge e Jeff estavam no Raw e Matt no Smackdown. Em Maio, Edge derrota Kennedy e ganha a mala que este ganhou no MITB e no Smackdown seguinte Edge cobra a mala depois de um brutal combate de jaula entre Undertaker e Batista, Edge torna-se campeão do Mundo. Edge defende o título até Julho onde defendeu-o principalmente contra Batista. Em Junho o azar bate de novo a porta de Edge e numa celebração é lesionado acidentalmente por Kane.
Depois da Wrestlemania, Jeff Hardy teve uma grande disputa com Umaga pelo título Intercontinental e a partir das Survivor Series começou o seu grande push e a partir dai, Jeff começa a ganhar respeito de muita gente ao ter grandes combates contra HHH, Randy Orton, mas chegando a Março, Jeff teve um percalço ao faltar a um teste de despistagem de drogas e assim o seu push pede fôlego, perdendo o seu título Intercontinental para Jericho e fica de fora do combate Money in the Bank da Wrestlemania XIV, que com quase toda a certeza iria ganhar.
Tal como Jeff, o seu irmão Matt também teve um ano de 2007 de grande nível, onde teve a melhor rivalidade do ano, que foi contra Montel Vontavious Porter, sendo que em Novembro de 2007, Matt teve de fazer uma apendicite de urgência e o seu regresso foi na Wrestlemania XXIV ao atacar MVP que participava no combate MITB.
Voltando a Edge e para terminar o texto, este como era campeão do mundo e em Julho de 2007 sofre uma lesão, é obrigado a deixar o título de vago e vai para uma cirurgia. O campeão seguinte seria Batista e Edge voltariam nas Survivor Series, quando Batista e Undertaker estavam num brutal Hell in a Cell. Durante os meses seguintes, Edge tornaria-se de novo campeão e depois de defender o título com sucesso na Royal Rumble e no No Way Out contra Rey Mysterio, Edge entrava na Wrestlemania XXIV como campeão e o defendia contra Undertaker num combate que seria o evento principal da Wrestlemania, no fim Edge sucumbiria ao Undertaker tal como muitos já o tinham feito e assim no final da Wrestlemania, o Undertaker sairia campeão.
Os planos para a Wrestlemania XXV são que Edge vai defender o título de campeão do Mundo contra John Cena e Big Show. Que Matt e Jeff lutem entre si num combate de regras extremas e que Christian que regressou recentemente à WWE irá combater no combate MITB.
Como viram, este trio de equipas teve bons combates na Wrestlemania, foram eles que começaram a inovar o panorama de equipas da WWF, que implantaram os combate hardcore. Dos seis lutadores envolvidos, apensas um se destaca como a estrela maior, que é o senhor Adam Copeland, desde que se separou de Christian, o seu legado foi sempre a somar e não fosse a lesão grave que teve e podia ainda estar mais acima no top e talvez tivesse em nome individual. Mas o certo é que este trio de equipas não pode ser descurado e assim merece lugar neste top.
Momentos Wrestlemania : Top 25
# 14 Owen Hart vence Bret Hart :Wrestlemania X
# 14 Owen Hart vence Bret Hart :Wrestlemania X
O Momento de hoje é considerado uma das maiores surpresas da história da Wrestlemania . Num grande combate , considerado por muitos como o melhor combate de abertura de uma Wrestlemania , ficou visível a técnica mas sobretudo a versatilidade de Owen que surpreendentemente conseguiria a vitória de forma limpa , surpreendendo o mundo inteiro . Este seria o momento mais marcante da carreira de Owen Hart na WWF , talvez só a par da sua coroação como King of The Ring mas infelizmente para Owen este seria ensombrado por Shawn Michaels e Razor Ramon no seu histórico Ladder Match e até para a própria vitória do seu irmão Bret Hart sobre Yokozuna pelo Título da WWF .
Ainda assim o primeiro combate entre irmãos a ocorrer em Wrestlemanias , foi algo de marcante que merece o seu lugar na história , e é esse o nosso pequeno contributo para a construção desse legado .
Ainda assim o primeiro combate entre irmãos a ocorrer em Wrestlemanias , foi algo de marcante que merece o seu lugar na história , e é esse o nosso pequeno contributo para a construção desse legado .