Ultimas

25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 16

Top 25 das figuras da Wrestlemania
#16 John Cena


Estatísticas em Wrestlemanias

Combates: 5 (vs Big Show na WM XX; JBL na WM XXI; vs. Triple H na WM XXII; vs Shawn Michaels na WMXXIII; vs. Randy Orton & Triple H na Wrestlemania XXIV)

Aparições sem combater: 0

Vitórias: 4 (vs Big Show na WM XX; JBL na WM XXI; vs. Triple H na WM XXII; vs Shawn Michaels na WMXXIII)

Derrotas: 1 (vs. Randy Orton & Triple H na Wrestlemania XXIV)

Sem Resultado: 0

Títulos ganhos: United States Championship na Wrestemania XX e WWE Championship na Wrestlemania XXI

O décimo sexto nome da nossa lista é daqueles nomes que concerteza irá gerar discussão sobre a posição ocupada, em volta dele existem as famosas guerras entre os ditos ”marks” e os “smarts”. Quem não se importa é o senhor Félix que continua na WWE a ser o que era desde que se estreou à seis anos, dar no duro e ser simplesmente John Cena.

Começando a treinar na UPW juntamente com Samoa Joe e Frank Kazarian, Cena foi observado por Jim Ross que se apressou a dizer a Vince McMahon para o contratar e assim foi feito e pouco tempo depois John Cena treinava na OVW onde rapidamente se tornou campeão de singulares e de equipas, tendo ai a gimmick de Protótipe.

Quando Cena já estava no ponto, este estreia-se no Smackdown e entra no desafio de Kurt Angle. Isto aconteceu em Junho de 2002 e por muito pouco que John Cena não vencia Kurt. A sua exibição foi de tal forma elogiada que obteve um spot no roster do Smackdown.

Como as qualidades de John Cena ainda não estavam a 100%, pode-se dizer que o próximo ano de estadia de John Cena no Smackdown foi muito conturbado e num regime de quase treino, assim não é surpresa que John Cena nessa altura não tivesse tido uma rivalidade construída desde o princípio até ao fim. No fim desse ano, John Cena perde um combate na OVW e é obrigado a sair da pequena promoção, ou seja o treino de John Cena estava completo e agora a sua casa seria o Smackdown. Para abanar um pouco o ambiente de John Cena, os responsáveis da WWE decidem fazer dele uma pessoa com carácter heel e é a partir dai que John Cena começa a sua escalada ate ao topo da companhia.

Juntamente com o heel turn dão a John Cena adereços que possibilitem a este se estabelecer como heel, como por exemplo uma corrente de ferro. O estabelecer de John Cena como heel demorou cerca de cinco meses, pois só em Fevereiro de 2003 que John Cena começa a rivalizar com o peixe graúdo do Smackdown e que peixe graúdo este, Brock Lesnar.

Em Fevereiro de 2003, Brock Lesnar lesiona John Cena, ao lhe aplicar um F5 em cima do poste do ringue, provocando a este uma lesão numa perna. Por esta altura, Brock estava em plena disputa com o campeão da WWE, Kurt Angle. John Cena no mês seguinte, regressa ao Smackdown e estreia o seu novo finisher que era uma paródia ao finisher de Brock, Cena estreia o FU e a primeira vítima foi Rikishi. John Cena não tirava Brock da mira e na primeira oportunidade que o encontrou no backstage, não perdeu a oportunidade e atacou-o.

Embora, estando numa rivalidade com Brock, John Cena não competiu na Wrestlemania XIX, ficando de fora desta e o resto do ano de 2003 foi usado na melhoria das suas capacidades para as conquistas que estavam esperadas para ele. Na Wrestlemania XIX, Brock tornou-se campeão da WWE e os responsáveis criam um torneio para decidir o candidato principal ao título, pois Kurt Angle tinha-se lesionado nesse combate da Wrestlemania. Depois de um breve torneio em que John Cena foi o vencedor este enfrentou Brock no Backlash em Abril e num grande combate, Brock mantêm o título da WWE.

Os meses seguintes de 2003, foram gasto com diversos adversários e onde John Cena adquiriu a alcunha do The Doctor of Thuganomics e no processo de mudança de gimmick, John Cena faz um face turn que lhe permite competir nas Survivor Series desse ano na equipa de Kurt Angle contra a equipa de Brock Lesnar. Até ao fim do ano, John Cena estabeleceu a sua nova gimmick e no inicio do ano de 2004 na Royal Rumble ganha um novo adversário, Big Show que o eliminou do Royal Rumble Match, num momento em que deu a noção de Cena se ter lesionado gravemente mas isso felizmente não aconteceu.

Big Show era campeão dos Estados Unidos e no No Way Out competiu na com John Cena e Kurt Angle para decidir que era o candidato principal ao título da WWE que estava nas mãos de Eddie Guerrero. Kurt saiu vencedor e ficou logo ai decidido que Big Show e John Cena iriam lutar entre si na Wrestlemania XX pelo titulo dos Estados Unidos. O combate na Wrestlemania foi de bom nível e que terminou com a vitória de John Cena com a ajuda da corrente metálica que lhe era característica e assim se tornou campeão dos Estados Unidos.


Wrestlemania XX
United States Championship
Big Show (c) vs John Cena

O restante ano de 2004, foi tempo de John Cena se estabelecer em definitivo no Smackdown e defender o seu título dos Estados Unidos e a meio desse ano, durante uma disputa com Booker T, John Cena derruba o GM do Smackdown, Kurt Angle que nesta altura andava de cadeira de rodas. Como castigo, Kurt ordena que Cena ficaria sem o título e ordena que o titulo seja disputado num combate que envolveu Cena, Booker T Suzuki, Gunn, Dupree, Haas, Raines e RVD. No final ganhou Booker T, mas John Cena não se conformava e queria o título e assim até ao No Mercy desse ano, John e Booker tem uma serie de cinco combates, pelo título dos Estados Unidos, no combate final no No Mercy, Cena ganhou e reconquistou o título.

Até Janeiro desse ano, John Cena iria perder o título para o debutante Carlito, mas rapidamente o conquistou, até chegar ao inicio de 2005, onde começaria o seu megapush até ao céu da WWE. Na Royal Rumble de 2005, Cena fica em segundo no Royal Rumble Match mas perde num final que gerou muita discórdia. Embora Cena não fosse directo para a Wrestlemania via Royal Rumble, é claro que os responsáveis iriam lhe dar uma chance de ir à Wrestlemania XXI e assim decidem criar um torneio para decidir o candidato principal ao título da WWE que estava nas mãos de JBL e assim na final do torneio do No Way Out, John Cena derrota Kurt Angle e fica estabelecido que na Wrestlemania XXI este iria defrontar JBL pelo titulo.

Até ao combate na Wrestlemania, John Cena e JBL tiveram uma serie de encontros, onde em cada chance que tivesse, Cena humilhava JBL, sendo a pintar a sua limusina, a destruir as sua roupas, Cena fazia de tudo, mas mesmo assim perdeu o título dos Estados Unidos para Orlado Jordan que era aliado de JBL. Na Wrestlemania, o combate foi bem trabalhado e Cena fez o que toda a gente suspeitava, ou seja ganhou o combate e torneou-se campeão da WWE pela primeira vez.

Até Junho de 2005, John Cena apresentou um novo titulo, com o spin e defendeu por várias vezes o título, contra adversários de peso como Kurt Angle até que no fim de Junho ruma ao Raw.

No Raw, Cena defende o título principalmente contra dois adversários, Chris Jericho e Kurt Angle e tendo sucesso nas duas defesas, entrou na Elimination Chamber de 2006 como campeão, vence a Chamber nas no fim não contava era que Edge cobrasse a oportunidade pelo título que ganhou na Wrestlemania XXI ao ganhar o MITB. Cena perde o título, mas no PPV seguinte na Royal Rumble, volta de novo a ganha-lo. A partir dessa altura, John Cena envolve-se com um adversário de peso que pretendia o titulo, Triple H e até à Wrestlemania houve muita interacção entre eles e estando também inseridos na rivalidade entre Vince McMahon e Shawn Michaels.

Na Wrestlemania XXII, Triple H iria defrontar John Cena pelo título e muitos já diziam que Cena não escaparia, mas num autêntico golpe de teatro, John Cena consegue ganhar o combate ao fazer desistir Triple H, Seria o inicio da contestação a John Cena.



Wrestlemania XXII
WWE Championship
John Cena (c) vs Triple H

O restante do ano, foi gasto na ECW, onde Cena perdeu o título para Rob Van Dam no One Night Stand, onde Cena lutou no pior ambiente que já deve ter presenciado. Por talvez Cena não ter gostado do ambiente da ECW é que este até Julho desse ano esteve a lutar com lutadores da fibra ECW, como foi o caso de Sabu.

Em Julho, Cena luta com RVD e Edge pelo título mas em sucesso, pois é Edge que saiu por cima no combate e conquistou o título e é quase ate ao fim do ano de 2006, que John Cena se envolve com Edge e sempre com o título da WWE em disputa, titulo esse que Cena vence no Unforgiven num combate de Mesas, Escadotes e Cadeiras.

Sendo agora campeão de novo, Cena até à Royal Rumble de 2007, defendeu o título contra vários oponentes, sendo que o que lhe deu mais luta foi Umaga, sendo o combate que eles tiveram na Rumble de 2007 um autêntico épico.

Depois da Royal Rumble, John Cena e Shawn Michaels ganharam os títulos de equipas e depois de uma defesa de ambos, Undertaker que ganhou a Rumble dá a sensação que iria desafiar Cena, mas isso não aconteceu pois o Undertaker desafiou Batista e tendo caminho livre, Shawn Michaels desafia Cena para um combate na Wrestlemania. John Cena aceita o desafio e cada defesa dos títulos eram verdadeiras aventuras a ver se Michaels se virava contra ele. É claro que até à Wrestlemania, Michaels se virou contra Cena e durante dois Raw`s seguidos atacou Cena.

Na Wrestlemania XXIII, os fãs desejaram um combate de enorme calibre e os dois não defraudaram as expectativas e deram um grande show e no fim Cena vingou-se de Michaels se fez este desistir com o STFU para manter o título da WWE. Depois desta vitória e sobre quem foi, então é que os fãs da WWE se insurgiram contra John Cena mas este manteve o seu caminho e trabalho.





Wrestlemania XXIII
WWE Championship
John Cena (c) vs Shawn Michaels

Depois da Wrestlemania, Cena e Michaels perderiam os títulos de equipas e Cena teve o resto do ano a defender o título da WWE contra oponentes como Great Khali, Bobby Lashley e Randy Orton. No inicio de Outubro de 2007, John Cena lesiona-se e deixa vago o titulo, titulo que seria ganho por Randy Orton. Na Royal Rumble de 2008, John Cena regressa para surpresa de muitos à WWE e ganha o Royal Rumble Match, ganhando assim a hipótese de ganhar o título. Desafia Orton no No Way Out mas sem sucesso.

Na Wrestlemania XXIV, outro adversário mete-se no caminho de John Cena e este é Triple H e assim na Wrestlemania aconteceria um combate ameaça tripla e de onde Randy Orton saiu vencedor e manteve o título, tendo assim John Cena a primeira derrota em Wrestlemanias.




Wrestlemania XIV
WWE Championship
Randy Orton (c) vs John Cena vs Triple H

Na edição deste ano da Wrestlemania, John Cena está inserido no combate pelo título de campeão do mundo, onde defrontará o campeão Edge e Big Show.

Como se viu, a ausência de John Cena da Wrestlemania XIX só foi um bem maior para este, pois assim pôde aumentar o seu package para depois nas Wrestlemanias seguintes ser sempre a somar e cada Wrestlemania em que participava era como que um patamar atingido, midcard com o título dos Estados Unidos, main-eventer com o título da WWE e as duas defesas com sucesso dele foram demonstrativas da capacidade e grandiosidade de John Cena nos ringues. Por tudo isto John Cena merece estar na nossa lista das 25 figuras da Wrestlemania.

Momentos Wrestlemania : Top 25
# John Cena Campeão pela 1ª Prmeira Vez

Embora possa parecer combinado , garanto-vos que o facto da figura de hoje ser igualmente o protagonista do momento Wrestlemania que tenho para vos apresentar não passa de uma mera coincidência .

A vitória de Cena sobre JBL na Wrestlemania 21 pelo Título da WWE marca o inicío de um ciclo , de uma era que não pode ser negada , tal como foi por exemplo a vitória de Hulk Hogan sobre o Iron Sheik em pleno MSG que marcou o inicío do fenómeno da Hulkamania .

Quer se goste ou não de John Cena , o que é certo é desde a Wrestlemania 21 , Cena tornou-se na cara da companhia , no ídolo de inúmeros fãs e é inegável que John Cena é hoje a figura de proa do Wrestling Norte Americano .


Com tecnologia do Blogger.