25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 17
Top 25 das figuras da Wrestlemania
#17 Jake Roberts

Estatísticas em Wrestlemanias
Combates: 7 (vs. George Wells na WM II; vs Honky Tonk Man na WM III; vs Rick Rude na WM IV; vs Andre the Giant na WM V; vs Ted Dibiase na WM VI; vs Rick Martel na WM VII; vs Undertaker na WM VIII)
Aparições sem combater: 0
Vitórias: 3 (vs. George Wells na WM II; vs Andre the Giant na WM V; vs Rick Martel na WM VII)
Derrotas: 3 (vs Honky Tonk Man na WM III; vs Ted Dibiase na WM VI; vs Undertaker na WM VIII)
Sem Resultado: 1 (vs Rick Rude na WM IV)
Títulos ganhos: 0
Numa altura de monstros e gigantes, este pequeno wrestler mostrou-se superior a eles. É um de seis ou sete lutadores que nunca ganhou um título Mundial, mas ele merecia realmente ter essa honra. De facto não ganhou nenhum título na WWF, mas mesmo assim mostrou as suas habilidades, se leram o top dos wrestlers da Era Moderna, concerteza já sabem que falo de Jake Roberts.
Roberts começou por fazer carreira na National Wrestling Alliance. No inicio do ano de 1986, Robert era campeão de televisão da companhia, mas depois de ter perdido esse titulo para Dick Slater, ele decide que era melhor mudar de ares e aceita o convite feito por Vince McMahon e mudasse para a World Wrestling Federation.
Entrando na WWF, Jake depressa se tornou um dos top heels da companhia, sendo a sua imagem de marca a sua piton de nome Damian. Para juntar a isso tinha um dos finishers mais temidos do wrestling o DDT. Quem caísse no DDT ganhava duas coisas, ficar inconsciente e depois ver-se com a cobra Damian a fazer-lhe festas na cabeça.
Como Roberts entrou na WWF, no inicio de 1986, ainda foi a tempo de lutar na Wrestlemania desse ano e fazer a sua estreia no maior palco do wrestling Mundial. Como Roberts se estava a assumir como um top heel da companhia, era necessário alguém em quem Roberts marca-se impacto e assim o adversário de Roberts na Wrestlemania II foi um antigo jogador de futebol, George Wells. Concerteza que Roberts saiu vencedor do combate e a sua cobra Damian marcou impacto ao enrolar-se em Wells e fazer este espumar pela boca.
O restante do ano, foi gasto na famosa rivalidade com Ricky Steamboat, onde depois de no SNME, Roberts aplicado um DDT a Steamboat no chão da arena, este ganhou um concussão e teve vários meses ausente dos ringues e quando Steamboat regressou, ele e Roberts tiveram uma rivalidade muito acesa. No final do ano, estaria programado Hulk Hogan rivalizar com Roberts mas como o púbico começou a aplaudir Roberts, os responsáveis da WWF, fizeram este ter um face turn.
Agora como face, Roberts ganharia um espaço de entrevistas na WWF, o Snake Pit e durante uma dessas emissões, Roberts foi tremendamente atacado pelo seu convidado o Honky Tonk Man, começando então uma rivalidade, que haveria de culminar na Wrestlemania III. Sendo que Roberts iria defrontar um músico, este fez-se acompanhar por alguém ligado à música, e este foi nada mais nada menos que a estrela rock, Alice Cooper. Embora Roberts estando acompanhado, este não evitou a derrota às mãos do Honky Man devido em muito à interferência do manager do primo de Jerry Lawler, que era Jimmy Hart.
Como é hábito em todos os lutadores, o restante ano foi gasto em várias rivalidades de pequena escala, onde Roberts enfrentou nomes como Kamala ou Wild Samoan Sika.
No inicio do ano de 1988, aconteceu a rivalidade que fez de Roberts uma estrela. A rivalidade foi com Rick Rude, por esses tempos, Rude pegava em mulheres da assistência depois de um combate e as beijava. Quando Rude por engano escolheu a mulher de Jake Roberts, Cheryl e a beijou, para depois se esfregar na cara dela, deu azo a que Roberts o ataca-se e o coloca-se nu em pleno ringue. Estava iniciado o angle em que se tinha de defender a honra de uma mulher. A Wrestlemania IV foi palco de um dos episodios dessa rivalidade, quando Roberts e Rude competiram e enfrentaram-se no primeiro round pelo torneio para o titulo Undisputed. Como os dois estavam numa disputa acesa e nenhum queria ceder, o resultado desse combate na Wrestlemania foi um empate ao fim de 15 minutos de luta. Em Outubro desse ano, Rick Rude haveria de sair por cima da rivalidade devido em parte à interferência do próximo adversário de Jake Roberts e este era Andre the Giant.
Nesta altura que Jake era um dos top babyfaces da companhia era tempo de interagir com Andre, pois este tinha um medo horripilante de cobras. Esta era a rivalidade perfeita para colocar Jake e Andre ao mesmo nível, apesar da enorme diferença de tamanho corporal. Um dos palcos dessa rivalidade foi a Wrestlemania V, de onde Roberts saiu vencedor pois Andre haveria de ser desqualificado, depois de dar uma sova no arbitro convidado que era Big John Studd.
Wrestlemania V
Andre the Giant vs Jake Roberts
O restante ano de 1990 foi gasto maioritariamente a trabalhar com o “Million Dollar Man” Ted Dibiase, um antigo rival da Mid South Wrestling. Durante essa rivalidade, Jake Roberts haveria de roubar o Milion Dollar Belt e devido a esse roubo, TeD Dibiase desafiou Roberts para um combate na Wrestlemania VI de modo a recuperar esse título. No fim do combate, Ted recuperou o cinto, pois derrotou Jake Roberts via count-out, mas nem assim se livrou de no fim do combate sofrer um DDT.
Wrestlemania VI
Million Dollar Championship
Ted DiBiase (c) vs Jake Roberts
A rivalidade seguinte foi com Rick “The Model” Martel em que depois de Rick Martel ter borrifado Roberts com a sua água-de-colónia, este ficou cego. Roberts procura vingança, mas Rick conseguia sempre escapar e quando podia ainda tramava Roberts como por exemplo ao elimina-lo no Royal Rumble Match de 1991. O palco que culminaria essa rivalidade foi a Wrestlemania VII, e de modo a fazer reviver o propósito da rivalidade, o combate seria um Blind Fold Match e no fim Roberts obteve vingança e ganhou o combate. Muitos “experts” da internet dizem que o combate entre eles na Wrestlemania VII foi lixo, mas em termos de psicologia foi absolutamente perfeito para o angle que foi criado.
Wrestlemaia VII
Rick Martel vs Jake Roberts
Depois desta rivalidade, entramos de novo numa rivalidade em que o tema era o medo de cobras e o visado agora era o gigantesco Earthquake. A certa altura Earthquake aplicou um murro à cobra Damian e a esmagou literalmente. Roberts respondeu ao trazer uma serpente ainda maior cujo nome era Lucifer.
Wrestlemaia VII
Rick Martel vs Jake Roberts
Por esta altura, Jake Roberts era uma pedra útil e de valor na WWF. Apesar de nunca ter tido uma rivalidade longa, ele mostrou que podia trabalhar com wrestler técnicos como Dibiase e Martel, com gigantes como Andre e Earthquake e mostrou ter capacidade para Rick Rude. Em suma era um wrestler versátil.
Durante o seu último ano na sua primeira passagem pela WWF ele tornou-se heel onde mostrou a maldade que existia na sua gimmick de “cobra”. Depois de ter mostrado esta faceta ao Ultimate Warrior que se estava a preparar para ter um confronto com o Undertaker., este continuou com a cobra que era, ele aliou-se ao Undertaker e o “Macho Man” Randy Savage e Miss Elizabeth foram os próximos visados, ao verem o casamento deles, interrompido. Esta rivalidade obteve contornos de realidade quando Roberts trouxe para o ringue uma cobra que literalmente mordeu Savage num bíceps, sendo que este facto teve grande destaque em 1992.
No inicio de 1992, Undertaker e Roberts desentendem-se e o Morto é quem salva Elizabeth de um ataque de Roberts. Se havia pessoa que podia transformar o Morto num “face”, este era Jake "The Snake" Roberts. Na Wrestlemania VIII, Roberts colocou “over” o Undertaker de modo limpo e assim saiu da WWF
Wrestlemania VIII
Undertaker vs Jake Roberts
Roberts é um semi-pioneiro da Wrestlemania pois falhou a primeira edição do evento, mas nas sete Wrestlemanias consecutivas em que participou nunca deixou mal ninguém. Em todos os seus combate em Wrestlemanias, houve um aspecto que Roberts mostrou ter em ascendente, a psicologia. Este é um dos aspectos envolventes ao wrestling dos quais Jake “The Snake” Roberts percebe melhor que qualquer outra pessoa. Enquanto os outros estão a dizer o que vão fazer aos adversários, Roberts mostra aos adversários de modo calmo e frio o que os espera. Foi através da sua psicologia de ringue que o pequeno Roberts enfrentou terríveis adversário como Andre the Giant e Undertaker. Por isto, Jake Roberts merece estar na nossa lista das 25 melhores figuras da Wrestlemania.
Momentos Wrestlemania : Top 25
# 17 Corte de Cabelo Radical de Vince McMahon
# 17 Corte de Cabelo Radical de Vince McMahon
Ora aqui está um momento relativamente recente de que todos se devem lembrar .Depois de perder a Batalha dos Bilionários com Donald Trump , Vince Mcmahon foi forçado a rapar o cabelo em directo perante milhões de pessoas , tudo isto com a ajuda do seu arqui-inimigo , «Stone Cold» Steve Austin .
Muito se pode dizer de Vince McMahon mas uma coisa é certa , o negócio está sempre em primeiro lugar .
Já o vimos ensaguentado , destruído , a levar porrada do próprio filho , a ser enfiado através de uma mesa com um caixote do lixo na cabeça e agora a humilhação total naquela que foi a sua maior criação , tudo porque Vince sabe que no seu papel de grande vilão , a sua desgraça é a alegria do público , e é essa a sua principal preocupação