Ultimas

25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 18

Nota da Administração: A partir de hoje, os interessados em seguir este espaço podem fazê-lo através da sidebar do blog no Hall of Fame.

Top 25 das figuras da Wrestlemania
#18 Chris Jericho


Estatísticas em Wrestlemanias

Combates: 7 (vs. Kurt Angle & Chris Benoit na WM XVI; vs William Regal na WM XVII; vs Triple H na WM XVIII; vs Shawn Michaels na Wrestlemania XIX; vs Christian na WM XX; MITB na WM XXI; MITB na WMXXIV)
Aparições sem combater: 0

Vitórias: 2 (vs. Kurt Angle & Chris Benoit na WM XVI; vs William Regal na WM XVII)

Derrotas: 5 (vs Triple H na WM XVIII; vs Shawn Michaels na Wrestlemania XIX; vs Christian na WM XX; MITB na WM XXI; MITB na WMXXIV)

Sem Resultado: 0

Títulos ganhos: WWF European Championship na WM XVI

O décimo oitavo nome deste top é outro Chris, conhecido como coração de Leão, como Y2J, mas o nome dele é mesmo Chris Jericho.

Chris Jericho fez a sua estreia na WWF no Verão de 1999, depois de uma serie de mensagens misteriosas, envolvendo uma contagem decrescente a serem emitidas no Raw. Acho que todo o fã de wrestling, sabe que Jericho estreou-se na WWF a interromper Rock e na semana seguinte interrompendo Undertaker e Big Show.

A quando da sua estreia e nos meses seguintes, Jericho andou um pouco perdido no balneário até que fixou um alvo e esta foi China e o seu titulo Intercontinental. Jericho haveria de conquistar o título a China no Armageddon de 1999 e dois meses depois perderia-o para Kurt Angle. Nessa altura, Kurt Angle era detentor do título Europeu. Assim na Wrestlemania XVI, estabeleceu-se que Kurt Angle iria defender os seus dois títulos, num combate a duas falls e os adversários seriam Chris Jericho e Chris Benoit. O combate como já disse duas vezes, foi a estreia desse trio em Wrestlemanias. Embora sendo um combate curto, este foi bastante agradável e que se traduziu com Angle a perder os dois títulos, o titulo Intercontinental para Benoit e o Europeu para Jericho, isto sem nunca ter sofrido uma cover.

Devido a Benoit e Jericho terem ganho os dois títulos e terem trocado pins, passaram a ter uma rivalidade que durou até Agosto de 2000 e onde no SummerSlam, Benoit ficou por cima de Jericho ao vencer um Best 2/3 Falls Match.

Até ao gim do ano, Jericho envolveu-se numa rivalidade com Kane mas ainda não se tinha esquecido de Chris Benoit que tinha o titulo Intercontinental e assim na Royal Rumble uma vez mais ambos medem forças, mas desta vez num combate de escadote e donde Jericho acabaria por sair vencedor e ganhar o título Intercontinental.

Tendo mantido o título com sucesso No No Way Out de 2001 era certo que na Wrestlemania XVII iria defender esse título e o adversário que lhe calhou foi o perigoso William Regal. Na Wrestlemania, ambos tiveram um combate curto mas que foi de bom nível técnico como se esperava com dois lutadores deste calibre. No final a vitória acabou por sorrir a Jericho.


Wrestlemania XVII
WWF Intercontinental Championship
Chris Jericho (c) vs William Regal

O restante ano de 2001 foi gasto com rivalidades de pequena escala, pois a grande rivalidade desse ano seria com Stephanie McMahon, visto ter havido nessa altura a storyline da Invasão. Seria em Outubro desse ano que Jericho alcançaria o topo e para isso fez um heelturn cujo ponto máximo foi no Vengeance em Dezembro com Jericho a derrotar The Rock e Steve Austin na mesma noite para se tornar o primeiro campeão Undisputed. Na Royal Rumble defendeu com sucesso o título contra The Rock e no No Way Out contra Steve Austin.

Visto Jericho ser o campeão, na Wrestlemania teria de defender esse titulo e visto já ter derrotado Rock e Austin, o adversário seguinte era Triple H. Com vista a tentar desgastar Triple H, Jericho forma uma aliança com Stephanie McMahon, mas nem isso lhe valeu pois na Wrestlemania XVIII, Triple H derrota Chris Jericho e conquista o titulo Undisputed.


Wrestlemania XVIII
Undisputed Championship
Chris Jericho(c) vs Triple H

Depois da Wrestlemania e até Julho de 2002, Jericho esteve no Smackdown mas sem nenhum sucesso, pois envolveu-se com vários adversários, mas nunca conquistou nada e posto isso, foi sem surpresa que voltou ao Raw e depois de uma breve discussão com Ric Flair, Jericho conquista o ouro ao vencer Rob Van Dam pelo título Intercontinental, mas tem um reinado somente de duas semanas pois haveria de perder o título para Kane.

Até ao fim do ano de 2002, Jericho estaria envolvido em muitos combates de equipas e ai conquistou o título de equipas juntamente com Christian. Quando chegamos a Janeiro, já Jericho não era campeão e assim lançou-se a semente para o seu combate na Wrestlemania XIX e na Royal Rumble, entrando Jericho em segundo, este eliminou Shawn Michaels que havia entrado em primeiro. Enquanto essa semente não crescia, Jericho teve rivalidades curtas com Jeff Hardy e Test, mas em Março de 2003, depois de um combate de equipas contra a equipa de Shawn Michaels, Jericho ataca este à caldeirada e desafia-o para um combate na Wrestlemania.

Até à Wrestlemania XIX, houve momentos em que ambos tentaram provar quem era o melhor mas na Wrestlemania o melhor foi Shawn Michaels que ganhou o combate. No final tentou cumprimentar Jericho, este aceitou o cumprimento para de seguida aplicar um low blow a Jericho e sair com a sua imagem de heel ainda mais marcada.





Wrestlemania XIX
Chris Jericho vs Shawn Michaels

O restante ano, foi gasto com Goldberg, Kevin Nash e sobretudo teve problemas com o General Manager do Raw que era o seu velho conhecido, Steve Austin. No final do ano de 2003, começou-se de novo a lançar a semente para a Wrestlemania e no centro estava Trish Stratus onde Jericho e Christian a disputavam e não olhavam a meios para a conseguir. Jericho começou por levar vantagem sobre Christian. Na Royal Rumble, Jericho elimina Christian e fica nos quatro últimos lutadores do Royal Rumble Match.

Um mês depois, durante uma edição do Highlight Reel, Jericho e Christian envolvem-se à pancada e logo ai fica marcado um combate entre eles na Wrestlemania XX. Assim na Wrestlemania, Jericho fazia se acompanhar de Trish Stratus, tendo um carácter face e enfrentava Christian. No final do combate, Jericho não contaria era com um turn de Trish que se aliou a Christian e que fez com que Jericho perdesse o combate.


Wrestlemania XX
Chris Jericho vs Christian

Depois dessa Wrestlemania e como já havia acontecido nas outras ocasiões, Jericho andou perdido no meio de vários oponentes inclusive tendo participado numa batalha do jogo de cadeiras onde ganhou uma shot pelo título Intercontinental, titulo que conquistou em Setembro desse ano, num combate de escadote contra Christian. Depois em Outubro, Jericho perde o título para Shelton Benjamin e mantêm-se estável no mid card e foi assim que chegou à Wrestlemania XXI, onde participou no combate Money in the Bank Ladder Match, juntamente com Christian, Chris Benoit, Edge, Kane e Shelton Benjamin, onde no final a vitória acabaria por sorrir a Edge

Depois da Wrestlemania, envolveu-se numa rivalidade com John Cena que culminou num combate em que Jericho perdeu e foi despedido da WWE, saída que Jericho pretendeu para se dedicar à família e à sua banda, os Fozzy.

Chris Jericho regressaria à WWE em Setembro de 2007, mas só em Março de 2008 que conquistaria de novo o ouro, ao ganhar o título Intercontinental a Jeff Hardy para estabelecer um record pessoal de 10 vitórias desse título. Seria com esse título que Jericho competira de novo numa Wrestlemania, onde entrou novamente no Money in the Bank Ladder Match na Wrestlemania XXIV juntamente com CM Punk, Shelton Benjamin, Carlito, Mr. Kennedy, John Morrison e Montel Vontavious Porter. No final a vitória sorriu a CM Punk, mas com Jericho a estar em grande no combate.

Agora no ano de 2009, tudo aponta que Jericho enfrente na Wrestlemania XV, as lendas Jimmy Snuka, Ricky Steamboat e Roddy Piper com Ric Flair e Mickey Rourke a acompanhar as lendas.

Como viram, desde que Jericho se estreou na WWF, participou em inúmeras Wrestlemanias, sendo que se não fosse o hiatus que quis tirar do wrestling, não tenho dúvidas que estaria em 9 Wrestlemanias consecutivas. Esteve em sete, mas nessas sete, deu sempre grandes combates ao público, conquistou e manteve títulos, também os perdeu, é certo, mas mesmo nas derrotas se manteve Chris “LionHeart” Jericho” e por isso merece estar na nossa lista das 25 figuras da Wrestlemania.

Momentos Wrestlemania : Top 25
#18 Lição de Mat Wrestling de Chris Benoit e Kurt Angle

O Momento de hoje passou-se na Wrestlemania X-7 e teve como protagonistas , aqueles que são na minha opinião os dois melhores «wrestlers puros » que já estiveram na WWE , Kurt Angle e Chris Benoit . Os Primeiros minutos do combate são o mais puro exemplo de Mat Wrestling ou Wrestling Amador como lhe queiram chamar .
Benoit e Angle protagonizaram vários combates deste género mas este devido ao facto de ter ocorrido no maior palco de sempre e numa altura em que o principal valor era dado ao entretenimento , Angle e Benoit mostraram a importância do trabalho dentro do ringue .

Para verem o combate na sua totalidade , basta acederem ao post referente ao Kurt Angle .


Com tecnologia do Blogger.