Ultimas

25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 19

Top 25 das figuras da Wrestlemania
#19 Chris Benoit


Estatísticas em Wrestlemanias

Combates: 7 (vs. Kurt Angle & Chris Jericho na WM XVI; vs Kurt Angle na WM XVII; vs Los Guerreros & Team Angle na WM XIX; vs Triple H & Shawn Michaels na Wrestlemania XX; vs MITB na WM XX; vs John Bradsaw na WM XXII; vs Montel Vontavious Porter na WMXXII)

Aparições sem combater: 0

Vitórias: 3 (vs. Kurt Angle & Chris Jericho na WM XVI; vs Triple H & Shawn Michaels na Wrestlemania XX; vs Montel Vontavious Porter na WMXXII)

Derrotas: 4 (vs Kurt Angle na WM XVII; vs Los Guerreros & Team Angle na WM XIX; vs MITB na WM XX; vs John Bradsaw na WM XXII)

Sem Resultado: 0

Títulos ganhos: WWF Intercontinental Championship na WM XVI & World Heavyweight Championship na WM XX

A próxima entrada da nossa lista é um wrestler que pode suscitar polémica. Em antes de mais devemos separa as águas da pessoa e do wrestler. Como muitos já devem imaginar, o décimo nono nomeado do nosso top é Chris Benoit.

Chris Benoit em 1999 estava na WCW e embora tendo uma posição de destaque no mid card da companhia, sentia que nunca podia sair dessa situação e informou os responsáveis da companhia que iria sair. Para tentar evitar a perda de Benoit, os responsáveis da companhia, atribuíram-lhe o título da WCW que estava de vago, tendo para isso Benoit derrotado Sid Vicius. Mas mesmo com o título, Benoit manteve a sua posição e um dia depois da vitória abandona a WCW juntamente com os seus amigos Eddie Guerrero, Dean Malenko e Perry Saturn.

Em Janeiro de 2000 e depois de pouco tempo no Japão, Benoit e seus amigos, entram na WWF como sendo os Radicalz. Pouco depois da estreia a stable ganha um carácter heel ao aliar-se a Vince McMahon e Triple H. Benoit fez a sua estreia em Wrestlemanias num combate na Wrestlemania XVI, combate esse que foi contra outros dois debutantes em Wrestlemanias, Chris Jericho e Kurt Angle.

O combate como já disse quando nomeamos Kurt Angle como o 23º classificado da nossa lista, foi disputado em duas falls e teve em disputa o Titulo Intercontinental e o Título Europeu. Os dois títulos estavam na posse de Kurt Angle. O combate como já disse foi a estreia desse trio em Wrestlemanias. Embora sendo um combate curto, foi bastante agradável e que se traduziu com Angle a perder os dois títulos, o titulo Intercontinental para Benoit e o Europeu para Jericho, isto sem nunca ter sofrido uma cover.

Em virtude de Kurt nunca ter sofrido um pin, permitiu ao ex-campeão sair com a imagem pouco manchada e para alem disso com as trocas de pin entre Jericho e Benoit, permitiu criar uma rivalidade entre estes e que ocorreu durante esse ano de 2000, mas sempre com Benoit a ter destaque, durante esse ano, Benoit envolveu-se em combates contra os lutadores de topo da WWF como Rock, Undertaker e Triple e no processo havia de perder o titulo Intercontinental para Rikishi e voltar de novo a conquistá-lo tendo para isso derrotado Billy Gunn.

Apesar de Benoit ter lutado com Rock e Triple H, no inicio do ano de 2001, haveria de surgir uma adversário de peso e este era Kurt Angle, o objectivo da rivalidade para muitos foi para mostrar quem era o wrestler mais técnico da WWF. Sendo Benoit o campeão Intercontinental e de modo a se envolver a 100% na rivalidade com Angle, haveria de perder o titulo Intercontinental para Jericho na Royal Rumble de 2001. Agora o alvo era Kurt Angle. A Wrestlemania XVII serviu como aquecimento para essa rivalidade, onde ambos enfrentaram-se individualmente. Nessa Wrestlemania deram um show de wrestling técnico como a muito não se via nos ringues da WWF, onde desta vez Kurt Angle se vingou da derrota do ano passado e venceu Benoit. É claro que este combate, foi só o inicio dessa rivalidade que se havia de prolongar pelo ano de 2001, onde a vertente técnica estaria muito em foco.

Até ao meio do ano, Benoit esteve na rivalidade com Kurt Angle, mas em antes disso convêm dizer que Benoit se tinha demarcado dos Radicalz e assumiu-se como babyface. Depois da rivalidade com Angle, Benoit começou a fazer equipa com Chris Jericho que também havia feito um faceturn e com este ganhou os títulos de campeões de equipas da WWF derrotando Triple H e Steve Austin. Durante uma defesa desses títulos, Benoit lesionou-se mas manteve-se a lutar até ao King of the Ring onde lutou pelo título da WWF. Depois desse combate, Benoit iria estar de fora dos ringues por quase um ano, pois teria de se submeter a uma cirurgia correctiva ao pescoço.

Durante a sua ausência, Benoit foi draftado para o Smackdown, mas haveria de ser no Raw onde iria fazer o seu regresso à companhia e onde esteve durante um mês ate ir para o Smackdown. Durante esse período que esteve no Raw que foi cerca de um mês, Benoit teve uma rivalidade com Eddie Guerrero e chegou a ganhar o título Intercontinental a Rob Van Dam.

No entanto do ano de 2002, Benoit teve grandes combates no Smackdown juntamente com Kurt Angle, Edge e Rey Mysterio. Esse quarteto fantástico foi sempre sinónimo de audiências no Smackdown. Os quatro estariam na final de um torneio para coroar os campeões de equipas da WWF e no No Mercy desse ano Kurt Angle e Chris Benoit derrotaram Edge e Mysterio para se tornarem campeões de equipas mas o seu reinado seria de curta duração, pois haveriam de perder os títulos para os Los Guerreros de Eddie e Chavo Guerrero.

Depois dessa perda dos títulos, Benoit e Kurt reacenderam a sua rivalidade mas foi somente um fogacho, pois a competição de Benoit para a Wrestlemania XIX estava na divisão de equipas. Como Benoit não tinha parceiro, recorreu ao seu velho conhecido Rhino e com ele lançou-se aos títulos de equipas. Os títulos estavam na posse da Team Angle de Shelton Benjamim e Charlie Haas que entretanto tinham derrotado os Los Guerreros. Assim na Wrestlemania, não era só a equipa de Benoit que queria os títulos, mas Eddie e Chavo também. Assim na Wrestlemania XIX, os títulos de equipas seriam defendidos num combate ameaça tripla e no final a Team Angle reteve os títulos, num combate curto mas sempre bem movimentado.

O restante ano de 2003 para Benoit foi gasto na rivalidade contra Rhino, acabando assim a parceira que ambos tinham e envolveu-se no torneio pelo título dos estados Unidos, até chegar o momento mais alto de Benoit na WWE. Em Janeiro de 2004, entrando em primeiro lugar no Royal Rumble Match, Benoit ganha o combate e ganha uma shot por um título Mundial, mas em vez ir para o Smackdown vai para o Raw e durante uma discussão entre Triple H e Shawn Michaels, Benoit entra em cena e diz-lhes que na Wrestlemania, seja quem for o campeão, irá derrotá-lo. Ou seja na Wrestlemania XX, Benoit enfrentaria Triple H mas como HBK também queria o ouro, este tratou de se colocar no combate, tendo para isso aplicado um sweet chin music a Benoit durante a assinatura do contrato para o combate. Assim na Wrestlemania XX, Benoit enfrentaria dois pesos pesados, Triple H e Shawn Michaels, mas a concorrência não o assustou e na Wrestlemania num dos maiores momentos de wrestling na minha opinião, Benoit ganha o título ao fazer desistir Triple H. Era a conquista mais que justa de alguém que sempre deu duro no ringue.


WrestleMania XX
World Heavyweight Championship
Chris Benoit vs Triple H (c) vs Shawn Michaels

Benoit teve um reinado de campeão que durou até ao SummerSlam de 2004 onde perdeu para Randy Orton, tendo durante esse período ganho também os títulos de equipas com Edge. Depois de perder o título, Benoit teve vários embates mas sempre com os Evolution na mira. No New Years Revolution de 2005, Chris Benoit teve a oportunidade de se vingar do Evolution e ganhar de novo o título, mas não o conseguiu pois HHH saiu por cima na Chamber. Ou seja, isso era sinal de que o lugar de Benoit no main-event já tinha passado e agora era lugar de se destacar no mid-card. Nessa posição de mid carder, Benoit participou na Wrestlemania XXI, nomeadamente no primeiro Money in the Bank Ladder Match, onde participaram também Edge & Chris Jericho & Shelton Benjamin & Christian & Kane. No final a vitória sorriu a Edge.

Em Junho de 2005, Benoit era de novo draftado para o Smackdown e ai ganha o título dos Estados Unidos e começa a serie dos 23 segundos com Orlando Jordan, com Benoit a violar constantemente Jordan. O próximo adversário de Benoit era Booker T com destaque para a famosa serie de 7 combates que estes tiveram. Benoit iria entrar na Wrestlemania XXIII com esse título aos ombros e iria enfrentar John Bradshaw Layfield. O combate na Wrestlemania foi curto, nem sempre bem movimentado e que no fim se traduziu na vitória de JBL.


Wrestlemania XX
United States Championship
Chris Benoit (c) vs JBL

Em Maio de 2006, Benoit retira-se por um certo período dos ringues e regressaria quase no fim do ano e rapidamente conquista o título dos Estados Unidos ao derrotar Mr. Kennedy, tendo depois entrado numa rivalidade com Chavo Guerrero e Montel Vontavious Porter. Seria com este ultimo que iria ter o seu último combate em Wrestlemanias, num combate pelo título dos Estados Unidos, combate esse que se traduziu na vitória de Benoit. Mais tarde no Judgment Day, MVP conquistaria o título para ter o reinado de campeão dos Estados Unidos com maior duração.

Como disse no primeiro parágrafo deste texto, devemos separar as águas do Benoit “pessoa” do Benoit dos ringues e nos ringues podem dizer o que quiserem que para mim poucos houve e há como ele. Em termos de Wrestlemanias, começou a ganhar o seu espaço, crescendo lentamente, alcançou o topo na Wrestlemania XX e depois foi descaindo e dando lugar aos mais novos como MVP que o que mostra agora nos ringues da WWF muito foi transmitido e ensinado por Chris Benoit.


Momentos Wrestlemania : Top 25
Spear de Edge a Jeff Hardy no Combate TLC : Wrestlemania 17

Curiosamente o momento de hoje tem exactamente os mesmos intervenientes , mudando apenas o espaço , a acção e o papel de cada um deles .
Na Wrestlemania X-7 muitos recordam o combate TLC entre as equipas de Edge e Christian , os Hardy Boyz e ainda os Dudley Boyz , neste combate muitos foram os «spots» memoráveis sendo a Swantom Bomb executada por Jeff Hardy a Bubba Ray do cimo de um dos escadotes . talvez a que vem logo á cabeça no entanto decidimo-nos por outro «spot» fantástico .
Falo do «Spear» de Edge a Jeff Hardy em pleno ar enquanto um Jeff Hardy completamente desamparado , agarrado aos Títulos de Campeão tentava a vitória . Apenas um dos vários momentos espectaculares não só deste combate mas da própria Wrestlemania X7 .



Com tecnologia do Blogger.