Ultimas

Tomos de Eternidade

Eis-me de volta com mais uma crónica.
Esta semana pretendo falar dum tema em especial, esta semana falarei do tema de MVP.

Não, não me refiro ao MVP da WWE, Montel Vontavious Porter( bons tempos).

Nem aos Most Violent Players, os ex-campeões de equipas da NJPW( olhem o estilo).


Refiro-me sim ao autêntico Most Valuable Player. Um wrestler que pelas conquistas num dado período de tempo, mais contribuiu para o crescimento da sua promoção no mesmo. E tendo o ano de 2008 findado á quase 3 meses, já é possível analisar as consequências das acções destes candidato.

Pretendo assim revelar quem na minha opinião, foi o MVP do wrestling de 2008.
Existem variados candidatos: Chris Jericho; que inclusivamente recebeu o Slammy de “Wrestler do Ano”, tendo o seu feudo com Shawn Michaels sido considerado o melhor do ano( este cronista pode no entanto dizer que não ficou particularmente impressionado com o mesmo). O Undertaker; que teve o seu aclamado feudo com o Edge( mais uma vez discordo). Nigel McGuiness; que durante todo o ano foi o ROH World Champion, tendo muitos bons combates( não vi, não posso julgar). E estes são apenas alguns candidatos, qualquer leitor poderá pensar em alguns candidatos. Estes são simplesmente os, consensualmente, mais indicados.

Contudo há um factor que escapa a todos estes candidatos que enunciei. Nenhum deles terá contribuído de forma continuada para um melhor desempenho da sua empresa. Por outras palavras, nenhum deles conseguiu que a sua popularidade se convertesse em maiores receitas de bilheteira, venda de mercadoria, ou compra de PPVs.
Por outras palavras, nenhum deles foi um Draw!
O homem que eu pretendo apontar, não apenas foi um draw na sua promoção, que conseguiu obter em 2008 resultados superiores a 2007, mas fez o mesmo para uma SEGUNDA promoção! Mais ainda, este senhor tem 46 anos, joelhos estilhaçados, e está bem longe do seu auge( mais de 10 anos). Ele é alguém que realmente merece a alcunha de GENIOUS( eles dizem GENIUS, mas os Japoneses não escrevem o O), Natural Born Master, Wizard Master entre outras.
Ele é Keiji Mutoh!!

Keiji Mutoh teve um ano de 2008 verdadeiramente fantástico. Ele começou o ano fresco da conquista da Real World Tag League de 2007, com o seu parceiro Joe Doering. Não sendo os campeões de tag-team, os dois receberam naturalmente um title shot a 3 de Janeiro, tendo a dupla derrotado os Voodoo Murders. E este foi apenas o primeiro ouro que Mutoh acumulou em 2008!
No dia seguinte, Mutoh participou no Wrestle Kingdom in Tokyo Dome III, no papel do seu alter-ego, o Great Muta, onde conseguiu uma vitória singular.

Mutoh continuou com uma vitória no primeiro PPV da AJPW em Março, onde fez equipa com Hiroshi Tanahashi da rival NJPW, para derrotar Toshiaki Kawada e Taiyo Kea. De seguida Mutoh participou no Champions Carnival, onde apenas sofreu uma derrota e um empate, não tendo contudo chegado á final.
No entanto a glória de Mutoh realmente explodiu quando a 27 de Abril na NJPW derrotou Shinsuke Nakamura com um Moonsault para ganhar o IWGP Heavyweight Championship por uma quarta vez! Esta também foi a segunda vez que um wrestler da AJPW ganhava o prémio máximo da NJPW( o Satoshi Kojima em 2005 foi o primeiro).
Tal vitória foi completamente inesperada, pois todos esperavam que Mutoh fizesse o job para Nakamura, ajudando-o a estabelecer-se. Foi uma das grandes surpresas de 2008!
A situação era ainda mais caricata devido ao facto de Mutoh ser o dono, e presidente da AJPW, uma das companhias rivais.
Mutoh foi defendendo o cinto ao longo do ano, tendo sempre conseguido superar os seus adversários, mostrando que a experiência pode compensar as falhas físicas( os joelhos dele estão de tal forma rebentados que ele não consegue andar direito, tem sempre os joelhos ligeiramente dobrados). O seu Moonsault revelou-se a perdição dos seus adversários. Inclusivamente, pela primeira vez o IWGP title foi defendido fora da NJPW, em si um momento histórico.
Mas a passagem de Mutoh na NJPW não se mostrou apenas em bons combates, mas também no aumento ao atendimento aos shows, bem como lançar as audiências televisivas( pouco importantes no Japão) para níveis não vistos desde há quase 10 anos atrás!

Na AJPW as coisas também correram pela positiva, o estatuto de Mutoh como IWGP Champion trouxe mais interesse para esta, que conjugado com bom booking( não feito pelo Mutoh, nessa parte ele não se revela GENIOUS...) contribuiu para que os resultados da AJPW melhorassem durante o ano. Mutoh perdeu os títulos de tag-team a meio do ano, mas tal permitiu-lhe concentrar-se apenas no IWGP title.
De forma a capitalizar do rejuvenescimento da carreira de Mutoh, em finais de Setembro o Great Muta derrotou o Triple Crown Champion, conquistando assim os 3 cintos, fazendo com que Mutoh se tornasse o segundo wrestler da história a ganhar ambos os títulos ao mesmo tempo( mas foi o primeiro em que tal foi combinado. O outro caso foi um acidente), bem como o primeiro wrestler a conquistá-los simultaneamente com duas gimmicks.
Mutoh tornou-se para todos os efeitos o principal draw das duas promoções, tendo tido um importante papel no crescimento de ambas( especialmente na NJPW)!
Mutoh terminou o ano com a participação na Real World Tag League, onde fez equipa com o estreante ex-sumo Ryota Hama, que rapidamente se tornou o wrestler obeso favorito deste cronista( ele tem grande carisma, e o seu sentido no ringue supera em muito os seus 3 meses de experiência). A dupla conseguiu apenas 6 pontos( 3 vitórias), acabando abaixo da mediana, no 5º lugar. Mas tal era de esperar devido á falta de experiência de Hama.

Por fim, posso acrescentar que Mutoh apenas sofreu 3 derrotas directas em 2008, só sofreu 3 pins nesse ano. Um número bastante reduzido como podem ver. Além de que Mutoh não foi campeão apenas durante 2 dias em 2008.

Mas Mutoh fez outra coisa além ganhar combates e títulos, e aumentar os rendimentos da AJPW e NJPW. Mutoh ajudou a pôr over várias pessoas diferentes.
Primeiro Joe Doering, por meio da vitória da Tag League, e com a conquista dos títulos de equipas. Doering conseguiu em 2008 ascender ao upper-mid card da AJPW.
Depois temos Taiyo Kea e Minoru Suzuki dos GURENTAI, que conseguiram ambos pins sobre Mutoh em combates de tag-team, e hoje são campeões de equipas( no caso do Suzuki um duplo campeão), e comandam o stable mais forte da AJPW.
Ryota Hama, que teve um belo push ao fazer equipa com Mutoh na Tag League deste ano, ajudando-o a tornar-se um dos favoritos dos fans, e por isso um dos wrestlers mais populares independentemente da sua pouca experiência.
Por fim temos Hiroshi Tanahashi, que a 4 de Janeiro deste ano pôs fim ao reinado de 8 meses de Mutoh como IWGP Champion, e que neste momento é reconhecido como o Ás da NJPW, alguém que esta tinha falhado em criar neste milénio. Com Tanahashi á cabeça, o ano de 2009 promete ser um ano de ainda mais crescimento para a New Japan.

E entretanto o Great Muta ainda é o Triple Crown Champion, já estando em preparação para defender os 3 cintos no Sumo Hall, a 14 de Março contra o membro convidado dos GURENTAI, Yoshihiro Takayama, o velho amigo do Minoru Suzuki, num evento com um card muito interessante.

Penso que dei razões mais que suficientes para explicar a minha convicção que; o MVP do Wrestling Profissional de 2008, não foi outro que Keiji Mutoh.




manjiimortal

“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.