Ultimas

25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 02

Top 25 das Figuras da Wrestlemania
# 02 The Undertaker



Estatísticas em Wrestlemanias

Combates : 16 ( vs Jimmy Snuka na WM VII ; vs Jake Roberts na WM VIII ; vs Giant Gonzalez na WM IX ; vs King Kong Bundy na WM XI ; vs Diesel na WM XII ; vs Sycho Sid na WM XIII ; vs Kane na WM XIV ; vs Big Bossman na WM XV ; vs HHH na WM X-7 ; vs Ric Flair na WM X-8 ; vs Big Show & A-Train na WM XIX : vs Kane na WM XX ; vs Randy Orton na WM XXI ; vs Mark Henry na WM XXII ; vs Batista na WM XXIII ; vs Edge na WM XXIV

Vitórias : 16

Derrotas :
0

Aparições sem Combater : 0

Títulos Ganhos : WWF Championship na WM XIII ; World Heavyweight Title nas WM XXIII e XXIV

Rest In Peace

Mark Callaway cedo se destacou no desporto universitário devido á sua compleição fisíca , com cerca de 2,10 e 130 kg , Callaway abandonou uma carreira no basquetebol para ingressar num centro de treinamento de Wrestling no Texas a pedido de um colega .

Sendo natural do Texas , Mark Callaway estava familiarizado com a lendária mas já extinta WCCW da malograda Familía Von Erich , tendo-se aí estreado em 1984 sob o cognome de «Texas Red» num combate contra Bruiser Brody e tendo como «manager» Percy Pringle que mais tarde viria a ser conhecido por Paul Bearer .

Depois desta curta passagem pela WCCW , Callaway procurou aprofundar os seu conhecimentos de Wrestling e procurou um dos mais conceituados wrestlers mascarados das décadas de 50 e 60 «The Spoiler» Don Jardine que lhe ensinou a caminhar perfeitamente na corda superior , seguiram-se passagens por algumas federações independentes mas a notoriedade viria com o ingresso de Callaway na importante USWA onde se estreou em 1989 sob o nome de «Master of Pain» e sobretudo na WCW como «Mean» Mark Callous e como parte integrante de uma Tag-Team chamada «The Skyscrapers» com Dan Spivey e Theodore Long .

A sua estadia na WCW foi curta e Callaway procurou como muitos faziam então em tempo de necessidade , Vince McMahon e a WWF .

Vince sugeriu a Callaway encarnar a personagem sombria do Undertaker , um «Heel» obscuro e misterioso que surgiu pela primeira vez aos olhos do público nas Survivor Series de 1990 onde de imediato impôs a sua gigantesca presença eliminando individualmente três adversários , entre eles o «American Dream» , Dusty Rhodes .

Depois do sucesso feito na estreia e da imediata ligação com o público e da destruição de adversários como o Ultimate Warrior , a personagem do Undertaker subiu ao Main-Event da companhia em pouco mais de um ano , tendo vencido o seu primeiro Título Mundial a Hulk Hogan em 1991 , tendo perdido o Título pouco tempo depois . Embora sem o Título , a personagem do Undertaker continuou no topo , tendo-se estreado em Wrestlemanias na WM VII derrotando a lenda que era Jimmy «Superfly» Snuka depois de um rápido combate terminado com um Tombstone Piledriver , ficando o Undertaker desta forma ainda mais destacado no cimo da WWF .



Wrestlemania VII
Undertaker vs Jimmy Snuka

Depois de Snuka , o Undertaker tornou-se aliado de Jake«The Snake» Roberts na guerra deste contra Randy Savage e Miss Elizabeth , contudo esta aliança viria a terminar quando o Undertaker impediu que Roberts atacasse Elizabeth com uma cadeira , estava consumado o primeiro «face turn» do Undertaker na WWF .

Roberts questionou a lealdade do Undertaker e atacou-o com uma cadeirada num episódio do «Funeral Parlor» tendo de seguida aplicado um dos seus devastadores DDT a Paul Bearer , estava assim dado o mote para o embate entre Jake Roberts e o Undertaker na WM VIII .

Aí o Undertaker voltou a sair vitorioso , tendo escapado de Dois DDT de Roberts , algo inédito e inaudível até então , o « Deadman» consumou a sua vitória depois de um Tombstone Piledriver aplicado fora do ringue deixando assim pelo caminho mais uma das grandes estrelas da WWF .



Wrestlemania VIII
Undertaker vs Jake Roberts

Agora um favorito dos fãs , o Undertaker era um alvo preferencial para todo o tipo de gigantes , monstros , tipo esquisitos e afins como foram Kamala ou Papa Shango mas o princial nome desta categoria surgiria em 1992 no decorrer da Royal Rumble desse mesmo ano . Do alto dos seus mais de 2,metros o Giant Gonzalez cedo mostrou ao que tinha vindo ao eliminar o Undertaker da Rumble aparentemente sem esforço .

Depois de destruir alguns «Jobbers» e mostrar a sua enorme falta de jeito , Gonzalez desafiou o Undertaker para um combate na Wrestlemania IX onde seria vista a primeira grande entrada do Undertaker , acompanhado por um abutre preto , simbolizando o destino que aguardava Gonzalez , venceria por DQ depois de Gonzalez ter usado um pano regado em éter o que fez com que o «Deadman» fosse levado para os bastidores inconsciente , de onde voltaria para derrubar Gonzalez pela primeira vez , seria o primeiro de muitos gigantes a cair aos pés do «Deadman» .




Wrestlemania IX
Undertaker vs Giant Gonzalez

A rivalidade com Gonzalez continuaria até ao Summerslam de 1993 , tendo o Undertaker de seguida , entrado em rota de colisão com um adversário não menos gigantesco , o recém coroado campeão mundial da WWF , Yokozuna , a quem enfrentou num Casket Match na Rumble de, 1994 , por esta altura algumas lesões apoquentavam o «Deadman» e como tal seria necessário algum tempo fora de cena , foi então montado um ataque por 10 lutadores que ajudaram Yokozuna a vencer o Undertaker e a enfiá-lo no caixão , depois de uma promo memorável desapareceu da WWF , só regressando no Summerslam 1994 para defrontar o Underfaker , contratado pela Million Dollar Corporation de Ted DiBiase .

Aqui começava a próxima rivalidade do Undertaker em direcção á Wrestlemania , depois de derrotar o Underfaker , enfrentou vários membros da Million Dollar Corporation , começando por IRS na Rumble de 1995 , que roubou a Urna que se acreditava deter o poder do Undertaker e acabando na Wrestlemania XI onde o Undertaker se voltou a ver frente a frente com um adversário gigantesco , «King Kong» Bundy .

O Undertaker venceria depois de um Bodyslam e de uma Flying Clothesline em mais um combate fraco e sem grande interesse , recuperando assim a Urna mas esta seria novamente roubada por Kama , outro dos membros da Corporation de DiBiase .



Wrestlemania XI
Undertaker vs King Kong Bundy

Terminada a rivalidade com DiBiase e os seus lacaios e recuperada a Urna , o Undertaker voltaria a ter que efectuar uma paragem de emergência devido a uma lesão grave na região ocular involuntariamente provocada depois de um ataque de Mabel .

Este percalço fez com que o «Deadman» ficasse mais alguns meses de fora até regressar no decorrer das Survivor Series de 1995 num combate tradicional de 5-5 , usando ainda uma máscara de protecção a cobrir o rosto .

Conseguida a vingança contra Mabel , o Undertaker foi então nomeado o Candidato Principal ao Título Mundial na posse de Bret Hart , tendo esse combate tido lugar na edição de 1996 da Royal Rumble .

Já na parte final do combate , depois de um Tombstone Piledriver , o Undertaker foi impedido de vencer por Diesel , o antigo Campeão da WWE que furioso por não ser o Candidato Principal decidiu atacar o «Deadman» custando ao Undertaker o seu terceiro Título Mundial .

O Undertaker viria a retribuir o favor custando a este um combate contra Bret Hart e consequente conquista do título . Seguiram-se mais algumas semanas de «Mind Games» até ao anúncio do embate entre estes dois gigantes na WM XII .

O Undertaker venceria o combate com um Tombstone Piledriver , depois de á semelhança do ocorrido no embate entre o «Phenom» e Jake Roberts da WM VIII , ter conseguido escapar por duas vezes ao «Finisher» do adversário . Mas este não seria o último grande obstáculo para o Undertaker em Wrestlemanias , esse ainda estaria para vir .





Wrestlemania XII
Undertaker vs Diesel

Depois da história com Diesel , o Undertaker encontraria talvez aquele que seria o seu maior rival , Mankind cuja rivalidade iria desenvolver-se intermitente durante os próximos 3 , 4 anos sendo o clímax , o famoso Hell in a Cell onde o Undertaker arremessa Mankind do cimo da jaula , no entanto ainda antes desse famoso combate , o Undertaker iria viver talvez a sua primeira grande vitória em Wrestlemanias quando enfrentou o então Campeão , Sycho Sid na Wrestlemania XIII num combate sem desqualificações .

A história por detrás deste combate conta que depois da lesão de HBK que o obrigou a entregar o título com o famoso diálogo «Lost My Smile» , e depois da vitória polémica de Austin na Rumble desse ano , iria haver um combate Fatal 4 Way Elimination pelo Título onde dos dois últimos, lutadores , o vencedor se sagrava campeão e o vencido candidato principal na Wrestlemania XIII

Este combate foi vencido por Bret Hart sobre o Undertaker , sendo que na noite seguinte Bret foi tramado por Austin que fez com que o «Hitman» perdesse o título para Sid que assim tinha encontro marcado na Wrestlemania XIII com o Undertaker .

O Undertaker venceria Sid depois de uma interferência de Bret Hart , seguida de um Tombstone e assim pela primeira vez desde a sua estreia em Wreslemanias , o Undertaker vencia um Título Mundial no maior palco que o Wrestling Profissional tinha para oferecer, cimentando definitivamente o seu lugar no topo da companhia e dando inicío a mais um reino de trevas sobre a WWF , vários anos após o primeiro .







Wrestlemania XIII
Undertaker vs Sid(c)

Depois desta vitória o Undertaker defenderia com sucesso o seu Título contra Sid , Steve Austin , Mankind e Vader sempre em combates individuais , vindo a perder o Título em 1997 no Summerslam para Bret Hart depois de uma pequena ajuda por parte do árbitro convidado , Shawn Michaels que com uma cadeirada certeira transformou-se na próxima vitíma do «Deadman» .

Corria o ano de 1997 e Michaels e o Undertaker entrariam numa trilogia de combates que teve o seu auge no PPV In Your House :Badd Blood no primeiro Hell in a Cell de sempre , num combate brutal e bastante fisíco , Michaels venceu num combate que marcou a estreia de Kane na WWF .
Kane era o então desconhecido «irmão perdido» do Undertaker que tantas vezes tinha sido profetizado por Paul Bearer como estando de regresso .

Kane era semelhante em compleição fisíca ao Undertaker , tirando o facto de usar uma máscara vermelha a cobrir o rosto e depois de um fitar de olhos e perante um surpreso Undertaker , Kane mostra os seus «poderes» e aplica um Tombstone Piledriver ao seu «irmão» dando a vitória a um ensaguentado HBK que rasteja para a vitória .

Esta seria uma das rivalidade mais longas do Undertaker , duraria longos meses , com várias semanas de «Mind Games» da parte de Kane , sempre com o Undertaker a recusar-se a enfrentar o seu «irmão» , contudo na Royal Rumble de 1998 , Kane volta a interferir num Combate do Undertaker com Shawn Michaels , desta vez um Casket Match , atirando o «Deadman» para dentro do caixão com um Chokeslam para de seguida atear-lhe fogo , quando o caixão foi aberto , estava vazio e o Undertaker voltava a desaparecer dos ringues da WWF , regressando algumas semanas mais tarde para desafiar o seu irmão para um combate na Wrestlemania XIV .

Ainda antes do combate começar , o Undertaker tem mais uma entrada histórica onde são vistos pela primeira vez , os «druidas» que passariam a ser regulares em entradas do Undertaker a partir dessa altura , no que toca ao combate , um combate muito fisíco , tipíco de duas powerhouses e onde Kane se tornou na primeira pessoa a escapar duas vezes de um Tombstone , tendo sido precisos três para que o Undertaker conseguisse vencer o seu «irmão , contudo seria Kane a rir por último , deixando o «Deadman» estendido no ringue depois de um ataque com uma cadeira .



Wrestlemania XIV
Undertaker vs Kane

Este combate na Wrestlemania não seria a última vez que estes dois «irmãos» se iriam encontrar já que alguns meses depois no Unforgiven , iriam ter um Inferno Match onde mais uma vez o Undertaker iria sair vencedor mas nunca deixando Kane parecer fraco e pouco credível , tendo inclusivamente catapultado Kane para o Main-Event e para o Título da WWF que viria a conquistar frente a Steve Austin no PPV King of The Ring de 1998 , o mesmo PPV onde o seu irmão , o Undertaker iria arremessar Foley em direcção ao estrelato mundial no mais famoso combate da história .

A Carreira do Undertaker seguiria de seguida um outro rumo , um «Heel Turn» de maneira a evoluir a personagem , era agora um «Heel» ainda mais satânico e demoníaco .
De novo com Paul Bearer a seu lado , o Undertaker forma o seu «Ministry of Darkness» , uma «stable» que não só fortaleceu o Undertaker como personagem como revelou Edge , Christian e os Acolytes por exemplo .

Embora tenha tido durante este período rivalidade com The Rock e Steve Austin a quem conquistou mais um título de Campeão Mundial , o seu principal alvo foi Vince McMahon e a própria WWF , o que levou á marcação de um combate Hell in a Cell na Wrestlemania XV contra o Big Bossman , num dos piores combates da carreira do Undertaker e neste caso consequentemente da Wrestlemania em que só o final é algo digno de ser relembrado .




Wrestlemania XV
Hell in a Cell
Undertaker vs Big BossMan


O Undertaker continuaria a sua guerra com Vince McMahon durante 1999 até á surpreendente revelação de que era o próprio Vince quem estava por detrás do «Ministry of Darkness» , contudo a história entre Vince e o Undertaker não acabava aqui já que depois de uma «recusa» do Undertaker em competir num Casket Match , Vince ameaçou o Undertaker com um despedimento , tendo o «Deadman» abandonado a companhia supostamente despedido por Vince mas na verdade foi apenas algum tempo de folga para participar nas gravações da série «Poltergeist - The Legacy» .

O Undertaker regressaria no Judgment Day de 2000 , mostrando mais uma vez , a sua versatilidade e voltando a renovar a sua personagem , depois do sâtanico e sombrio de 1999 , o Undertaker aparecia no novo milénio , como um verdadeiro «motard» , entrando ao som de Kid Rock e Limp Bizkit e ao volante de poderosas motorizadas e cedo o agora chamado «American Badass» virou a sua atenção para Vince McMahon , contudo o seu percurso para a próxima Wrestlemania sofreria um pequeno desvio chamado Triple H com quem travaria uma dura batalha na Wrestlemania X-7 onde mais uma vez o Undertaker sairia vencedor graças a uma Last Ride .

Depois de formar equipa com o seu irmão Kane , e de rivalidade com Austin , HHH , DDP entre outros , o Undertaker voltou a mudar a sua pessoa , fazendo novamente um «Heel Turn» e passando a massacrar todos aqueles que não lhe mostrassem o devido respeito e foi nessa onda que o Undertaker desafiou o regressado , «Nature Boy» Ric Flair para um embate na Wrestlemania X-8 , de inicío Flair recusou mas depois de dois ataques do Undertaker a Arn Anderson e ao filho de Flair , David , Flair aceitou o combate que foi marcado por Vince McMahon que andava em luta com Flair pela posse da WWF como um combate sem desqualificações .

O Undertaker venceu depois de um Tombstone Piledriver num esmagado e ensanguentado Ric Flair que se tornava assim na 10ª vitíma do Undertaker em Wrestlemanias , um número cada vez mais impressionante . Pouco tempo depois , Flair escolheria o Undertaker como sua primeira escolha no primeiro draft de sempre , e seria no Raw que o Undertaker se sagraria mais uma vez campeão defrontando e vencendo Hulk Hogan , 12 anos após o seu último embate com o final a repetir-se .

Depois de fazer tudo no Raw e de ter perdido o Título para The Rock , chegava a vez do «Deadman» expandir os seus horizontes e foi assim que «Big Evil» chegou ao Smackdown entrando logo em rivalidade com o então Campeão Brock Lesnar com quem teve uma longa série de grande combates mas mais importante que isto e porque o que interessa aqui é Wrestlemanias , foi a rivalidade que iria culminar na Wrestlemania XIX contra o A-Train e o Big Show .

O combate estava previamente marcado como um combate Tag -Team entre Nathan Jones e o Undertaker contra o A-Train e Big Show , no entanto um ataque destes a Nathan Jones, fez com que o combate fosse transformado num Handicap Match onde o Undertaker entrando para o combate ao som ao vivo dos Limp Bizkit , conseguiria a vitória depois de uma interferência do regressado Nathan Jones e de um Tombstone Pilderiver no A-Train para assim continuar invicto e juntar mais duas vitímas á lista .



Wrestlemania XIX
Undertaker vs Big Show & A-Train

Passada que estava a Wrestlemania XIX , o Undertaker voltava a virar atenções para o Título da WWE na posse de Brock Lesnar com quem voltaria a entrar em rivalidade culminando num Biker Chain Match no No Mercy de 2003 onde o «Deadman» foi impedido de vencer por Vince McMahon que jurou que enquanto ele (Vince) respirasse , nunca mais o Undertaker seria Campeão , levando a um Buried Alive Match nas Survivor Series de 2003 onde apesar de o Undertaker ter destruído Vince McMahon de uma ponta á outra da arena , foi novamente impedido de vencer , desta vez por Kane que o atacou e permitiu que McMahon vencesse o combate .

Durante várias semanas , nada se soube do Undertaker mas na Royal Rumble de 2004, o primeiro sinal de um regresso foi mostrado , e através desse sinal se começou a perceber que o Undertaker regressaria como «Deadman» , novamente para conseguir a sua vingança e o seu alvo era bem claro . Nos tempos que se seguiram , Kane foi atormentado por mensagens enviadas pelo seu «irmão» de que o seu confronto final se iria dar na Wrestlemania XX em pleno Madison Square Garden .

E assim em 2004 , no mitíco Madison Square Garden , uma voz muito familiar , fazia-se ouvir , era Paul Bearer , também ele regressado á WWE para guiar o «seu» Undertaker rumo á vingança . O«Deadman» tinha regressado nessa noite e voltava a vencer Kane , desta vez e ao contrário do seu anterior encontro em Wrestlemanias , apenas foi preciso um Tombstone para vencer Kane , coroando o Undertaker da melhor forma o seu regresso e o seu record de invencibilidade tornava- se cada vez mais lendário e uma óptima rampa de lançamento para alguns dos nomes mais novos da empresa .




Wrestlemania XX

Kane vs Undertaker

E foi esse o pensamento de Randy Orton ao desafiar o Undertaker para um combate na Wrestlemania 21 .

Orton intitulava-se como sendo um «Assasino de Lendas» e conseguir uma vitória na Wrestlemania sobre talvez a maior lenda que já existiu , seria cimentar de uma vez por todas essa posição e depois de um episódio do Smackdown onde Orton deixou o Undertaker estendido no chão com um RKO , parecia que Orton poderia levar a melhor , mas uma das regras de ouro do Wrestling que diz que o lutador que fica por cima no último programa antes do PPV será o que vai perder , neste caso confirmou-se ja que mesmo com a interferência do pai de Orton , o Undertaker venceu revertendo uma tentativa de Orton de aplicar um Tombstone no seu próprio Tombstone Piledriver .





Wrestlemania XXI

Undertaker vs Randy Orton

Depois desta Wrestlemania a rivalidade com Orton continuaria durante o resto do ano de 2005 terminando num Hell in a Cell no Armageddon , tendo o Undertaker de seguida , tirado mais algum tempo de férias , só regressando em 2006 na Royal Rumble , fazendo ver as suas pretensões de forma clara ao então Campeão Mundial , Kurt Angle .

Angle e Undertaker teriam dois combates verdadeiramente clássicos mas no segundo quando parecia que o Undertaker teria a vitória assegurada , Mark Henry interrompeu o combate e atacou o Undertaker com um «Splash» numa das mesas de comentários , o destino de Henry estava assim traçado , ser a 14ª vitíma do «Deadman» na Wrestlemania num combate feito á medida deste , um Casket Match .

Neste combate o Undertaker , mostrou algumas armas escondidas dos olhos do público há alguns anos como o «Suicide Dive» quase irreal para um homem da sua estatura , no final o Undertaker venceu com mais um Tombstone , e ao trancar Henry no caixão estava garantida a permanência como invicto e a continuação de uma lenda viva.




Wrestlemania XXI
Casket Match
Undertaker vs Mark Henry

O Undertaker continuava a dominar o Smackdown , vencendo o Great Khali e entrando numa rivalidade com Mr.Keneddy , porém tudo viria a mudar com a Royal Rumble de 2007 , onde pela primeira vez o Undertaker venceu eliminando por último Shawn Michaels num dos melhores finais de Rumble de que há memória , ganhando assim o direito de desafiar um dos campeões na 23ª Edição da Wrestlemania , depois de algumas semanas de «suspense» , o Undertaker escolheu o Campeão Mundial , Batista e desde logo marcou a sua posição com um Chokeslam no Campeão .

Undertaker e Batista iriam enfrentar-se em Detroit , o mesmo sitío que iniciou o legado da Wrestlemania depois de Hogan e Andre , Batista e o Undertaker não desiludiran , num grande combate carregado de emoção e incerteza , o Undertaker saiu vencedor voltando a conquistar um Título Mundial numa Wrestlemania e juntando cada vez mais prestigío á sua «winning streak» .



Wrestlemania XXII
World Heavyweight Championship
Undertaker vs Batista (c)

Depois desta conquista , o azar bateu á porta do Undertaker , tendo este tido uma lesão que requereu uma cirurgia , tendo então de largar o Título para Edge , ficando o seu regresso agendado para o Unforgiven 2007 , onde venceu Mark Henry e mostrou que estava de novo na caça do Título Mundial , o que levou á reedição da rivalidade entre Batista e Undertaker que durou cerca de um ano , terminando num Hell in a Cell nas Survivor Series de 2007 , tendo agora Edge envolvido na mistura . Depois de Edge ter conseguido voltar a vencer o Título ás custas do Undertaker , o confronto entre Edge e o «Deadman» era inevitável , e ficou confirmado depois da vitória do Undertaker na Elimination Chamber no No Way Out marcando o sitío para o embate , Wrestlemania XXIV .

Em Orlando na Florida , o Undertaker venceu com a mais recente adição ao seu arsenal de ataque , uma manobra de submissão , chamada de Hell´s Gate , fazendo então Edge desistir , recapturando o cinto de Campeão Mundial e estabelecendo o recorde em 16-0 , esperando agora a próxima vitíma a cair aos seus pés .





Wrestlemania XXIV
World Heavyweight Championship
Undertaker vs Edge (c)

Entretanto , já amanhã no 25º aniversário da Wrestlemania , poderemos ter uma nova entrada na lista de vitímas ou o quebrar da lendária «streak» quando o Undertaker enfrentar aquele que rivaliza consigo pelo Título de Mr.Wrestlemania , Shawn Michaels .

Top 25 de Momentos Wrestlemania
# 02 Retirada de Ric Flair

Quando Shawn Michaels anunciou que Ric Flair seria induzido no Hall of Fame desse ano, Ric respondeu que na Wrestlemania queria defrontar o melhor lutador que conheceu e desafia Michaels para um combate para a Wrestlemania XXIV. Michaels inicialmente recusou, pois não queria ser o homem que iria ser acusado de ter retirado Ric Flair. Michaels acabou por aceitar o desafio mas com Flair a lhe fazer o aviso, que se ele não conseguisse vencer o melhor, ele não queria continuar com a sua carreira e assim Michaels prometeu a Flair que ele iria ter o velho Shawn Michaels.

O combate aos olhos dos fãs seria um clássico que teria um final emocionante e dramático. O combate acabou por ser melhor do que se esperava e muita gente comparou esse combate aos combates que Flair tinha nos anos 80 contra Dusty Rhodes, Ricky Steamboat e Sting. O combate teve muitas quase derrotas e no final o que se viu foi um Ric Flair emocionado a pedir luta a Michaels mas este somente diz a Ric “I’m Sorry. I Love You”, e aplica-lhe um superkick que lhe deu a vitoria e assim termina com a carreira de trinta e cinco anos de Ric Flair.

Michaels deixou o ringue com ar triste por ter de retirar o seu mentor, deixando Ric Flair perante mais de sessenta mil fãs a ovaciona-lo com um“Thank you Ric”.


Com tecnologia do Blogger.