25 Anos , 25 Figuras , 25 Momentos : # 05
Top 25 das figuras da Wrestlemania
#05 Bret Hart
#05 Bret Hart
Estatísticas em Wrestlemanias
Combates: 13 (Battle Royal na WM II; vs British Bulldogs e Tito Santana na WM III; Battle Royal na WM IV; vs Honky Tonk Man e Greg Valentine na WM V; vs The Bolsheviks na WM VI; vs Nasty Boys na WM VII; vs Roddy Piper na WM VIII; vs Yokozuna na WM IX; vs Owen Hart na WM X; vs Yokozuna na WM X; vs Bob Backlund na WM XI; vs Shawn Michaels na WM XII; vs Steve Austin na WM XIII)
Aparições sem combater: 0
Vitórias: 7 (vs British Bulldogs e Tito Santana na WM III; vs Honky Tonk Man e Greg Valentine na WM V; vs The Bolsheviks na WM VI; vs Roddy Piper na WM VIII; vs Yokozuna na WM X; vs Bob Backlund na WM XI; vs Steve Austin na WM XIII)
Derrotas: 6 (Battle Royal na WM II; Battle Royal na WM IV; vs Nasty Boys na WM VII; vs Yokozuna na WM IX; vs Owen Hart na WM X; vs Shawn Michaels na WM XII)
Sem Resultado: 0
Títulos ganhos: WWF Intercontinental Championship na Wrestlemania VIII e WWF Championship na Wrestlemania X
Digam The best there is the best there was and the best there ever will be, cinco vezes!!!
Tinha dezanove anos de idade e já Bret combatia na Stampede Wrestling juntamente com o seu pai. Depressa a sua qualidade veio ao de cima e devido a uma cooperação que a Stampede tinha com a New Japan Pro Wrestling, Bret desde cedo passa a fazer tours regulares no Japão, onde ai tem excelentes combates tal como os tinha na Stampede Wrestling
Em 1984, a World Wrestling Federation de Vince McMahon compra a Stampede Wrestling mas Stu Hart só vende a companhia perante o compromisso de honra de Vince que ia colocar nos seus quadros os wrestlers da sua família, com Bret Hart à cabeça.
Bret estreia-se na World Wrestling Federation em Agosto de 1994 e começa imediatamente a fazer equipa com o sue cunhado Jim Neidhart e sendo os geridos por Jimmy Hart, a equipa chamava-se Hart Foundation. O seu primeiro combate televisivo na WWF foi um combate em que ele não fez equipa com Jim mas sim com o seu outro cunhado o Dynamite Kid.
Seria já no ano de 1985, que Bret e Jim Neidhart se haveriam de afirmar como equipas, tendo a equipa um carácter heel. A equipa por um lado tinha a agilidade e a técnica de Bret e do outro a força e capacidade de luta de Jim.
O percurso de Bret Hart na WWF foi um percurso de ascensão gradual e como tal o seu percurso em Wrestlemania não descurou desse panorama. A primeira participação de Bret numa Wrestlemania foi na Wrestlemania II
A Wrestlemania II foi um evento que proporcionou aos fãs de futebol americano e de wrestling uma conjugação pois no evento participaram vários elementos da NFL.
Um dos combates, foi uma Battle Royal de vinte homens, que envolveu jogadores da NFL e lutadores da WWF. Bret participaria nesse combate e como ele participaram também pela NFL, Jimbo Covert (Chicago Bears), Harvey Martin (Dallas Cowboys), Ernie Holmes (Pittsburgh Steelers), Bill Fralic (Atlanta Falcons), Russ Francis (San Francisco 49ers), e o herói da terra “The Refrigerator” William Perry. Pela WWF participaram para além de Bret, Pedro Morales, Tony Atlas, Ted Arcidi, Dan Spivey (aka Waylon Mercy), Hillbilly Jim, King Tonga (aka Haku/Meng), The Iron Sheik, Big John Studd, The Killer Bees (B. Brian Blair/Jim Brunzell), Jim “The Anvil Neidhart/Bret, Andre the Giant e Bruno Sammartino.
Aos comentários juntou-se o antigo jogador e wrestler The Big Cat” Ernie Ladd, que viu Andre dominar por completo os seus dezanove adversários e vencer a luta em menos de dez minutos, e assim manter a sua streak intacta. O último eliminado do combate foi o jovem Bret Hart.
Wrestlemania II
20 Man Battle Royal
20 Man Battle Royal
Ficar atrás de Andre na Battle Royal já era um pronuncio do que vinha para Bret onde no combate através da sua agilidade e técnica conseguiu sobrevier mais que a maioria dos outros presentes. Fruto dessa técnica e agilidade, Bret ganha o nick de The Excellence of Execution por parte de Gorila Moonson.
Apesar de Bret e Jim terem vários combates no ano de 1986, nesse ano não conquistariam o ouro pois este estava nas mãos dos British Bulldogs (Davey Boy Smith & Dynamite Kid) que tinham ganho os títulos na Wrestlemania II. Em 27 de Janeiro de 1987, os Bulldogs perderiam os títulos para a Hart Foundation. Os combates entre os Bulldogs e a Hart Foundation são considerados verdadeiros clássicos de combates de equipas. Nesse combate, Dynamite Kid estava lesionado e quem carregou o combate foi Smith, sendo que Dynamite estava quase sempre fora do ringue.
Durante o combate, os fãs vaiaram o árbitro Danny Davis por este estar a beneficiar os Harts. Davis permitiu que os Harts usassem bastantes double teams e assim com isso ganharam o combate e os títulos. A WWE imediatamente suspendeu Davis de ser arbitro para toda a vida e mais dez anos. Vendo isto, Jimmy Hart contrata Danny mas como lutador e depois dos Bulldogs terem algum tempo para recuperar, fica marcado para a Wrestlemania III, um combate de três contra três, de um lado a Hart Foundation e Davis e do outro lado os Bulldogs e Tito Santana.
Os Bulldogs e Tito foram guiados para o ringue na Wrestlemania pela cadela Matilda. Quando esta entrou no ringue imediatamente quis morder Jimmy Hart e o seu megafone, O combate estava a correr bem até que todos os lutadores se envolveram numa luta sem controlo e de onde Davis acertou com o megafone de Jimmy Hart na cabeça de Davey Boy Smith e deu a vitória à sua equipa.
Wrestlemania III
Hart Foundation & Danny Davis vs British Bulldogs & Tito Santana
Hart Foundation & Danny Davis vs British Bulldogs & Tito Santana
A Hart Foundation perderia os títulos de equipas somente em Outubro para a Strike Force de Rick Martel & Tito Santana. Não sendo já campeão de equipas, Bret começa a lutar individualmente e sai derrotado de um confronto com Randy Savage e para alem disso entra na edição inaugural da Royal Rumble como numero um mas é eliminado por Jim Duggan que seria o vencedor do combate.
Em Fevereiro a Hart Foundation falha na reconquista dos títulos de equipas ao perderam para a Strike Force durante uma edição do SNME. A equipa entra de novo na Wrestlemania IV e desta vez seria novamente numa Battle Royal.
A Wrestlemania IV começou com Gladys Knight a cantar a “America The Beautiful” e de seguida os comentadores Gorilla Monsoon e Jesse “The Body” Ventura apresentam o comentador especial Bob Uecker para a 20 Man Battle Royal Invitational.
Um troféu em ouro é trazido para o ringue e este no fim será presenteado ao vencedor da battle royal onde participaram para alem da The Hart Foundation de Jim Neidhart e Bret Hart,os Bolsheviks (Boris Zhukov/Nikolai Volkoff), os Killer Bees (B. Brian Blair/Jim Brunzell), os Fabulous Rougeau Broosrs (Jacques/Raymond), os Young Stallions (Paul Roma/Jim Powers), “Dangerous” Danny Davis, George “The Animal” Steele, Bad News Brown, King Harley Race, Ken Patera, Hillbilly Jim, Junkyard Dog, Sam Houston, Wild Samoan Sika e “Outlaw” Ron Bass.
Os três lutadores finais eram lutadores antigos da Stampede Wrestling e que se conheciam como ninguém, estes eram Junkyard Dog, Bad News Brown e Bret “The Hitman” Hart. Brown e Hart colaboram para eliminar JYD e decidiram dividir o prémio em metade, mas Brown vira-se contra Bret e elimina-o para ganhar o combate. O troféu é entregue no ringue e quando Brown pousava para as fotos, Bret surge por detrás deste e com um dropkick derruba-o para fora do ringue e de seguida pega no troféu e parte-o. Este acto seria o inicio de um face turn da Hart Foundation.
~
Wrestlemania IV
20 Man Battle Royal
20 Man Battle Royal
Até ao meio do ano de 1988, Bret Hart entra na disputa com Bad News, saindo derrotado da mesma e depois aliasse a Jim na tentativa de conquistar os títulos de equipas mas por duas vezes as suas pretensões são deitadas por terra pelos campeões Demolition (Ax & Smash). Na Royal Rumble de 1999, Jim Duggan & The Hart Foundation vencem Dino Bravo & The Rougeau Brothers e fruto dessa vitória, Jim e Bret viram-se contra Jimmy Hart por este ter pago 25 por cento da comissão do Harts aos irmãos Rougeau e Jimmy não contente com isso desafia a Hart Foundation para um combate na Wrestlemania V e ai Jimmy adquire os serviços de Honky Tonk Man e Greg Valentine. O combate na Wrestlemania durou cerca de sete minutos e terminou com a vitória da Hart Foundation depois de Bret ter usado o megafone de Hart e dar com ele na cabeça de Honky e ganhar o combate.
O restante ano de 1989 foi calmo para a Hart Foundation, sendo somente o único destaque as Survivor Series onde cada elemento da Hart Foundation pertenceu a equipas diferentes. Competindo novamente ena Royal Rumble, Bret entrando em oitavo lugar e vê as suas pretensões esbarrarem em Dusty Rhodes que o elimina do combate. Em Fevereiro durante evento conjunto promovido pela WWF e AJPW no Japão Bret tem com combate com Tiger Mask II (Mitsuharu Misawa) e cujo resultado é um empate ao fim de 20 minutos.
Fruto desse grande resultado de Bret, a Hart Foundation desafia o vencedor do combate entre a Colossal Connection e os Demolition para um combate e para isso teriam de marcar impacto. Bem e que impacto eles marcaram. Na Wrestlemania VI, a Hart Foundation estava destinada a defrontar os Bolsheviks (Nikolai Volkoff e Boris Zhukov) e enquanto estes cantavam o hino russo, a Hart Foundation entra em ringue e ao fim de dezanove segundos eles ganhavam com um Hart Attack em Zhukov.
Este tinha sido o combate mais rápido da história da Wrestlemania até aquela altura e que só foi batido dezoito anos mais tarde por se não estou em erro por Kane ao vencer Chavo Guerrero em quatro segundo na Wrestlemania XXIV
O restante ano de 1989 foi calmo para a Hart Foundation, sendo somente o único destaque as Survivor Series onde cada elemento da Hart Foundation pertenceu a equipas diferentes. Competindo novamente ena Royal Rumble, Bret entrando em oitavo lugar e vê as suas pretensões esbarrarem em Dusty Rhodes que o elimina do combate. Em Fevereiro durante evento conjunto promovido pela WWF e AJPW no Japão Bret tem com combate com Tiger Mask II (Mitsuharu Misawa) e cujo resultado é um empate ao fim de 20 minutos.
Fruto desse grande resultado de Bret, a Hart Foundation desafia o vencedor do combate entre a Colossal Connection e os Demolition para um combate e para isso teriam de marcar impacto. Bem e que impacto eles marcaram. Na Wrestlemania VI, a Hart Foundation estava destinada a defrontar os Bolsheviks (Nikolai Volkoff e Boris Zhukov) e enquanto estes cantavam o hino russo, a Hart Foundation entra em ringue e ao fim de dezanove segundos eles ganhavam com um Hart Attack em Zhukov.
Este tinha sido o combate mais rápido da história da Wrestlemania até aquela altura e que só foi batido dezoito anos mais tarde por se não estou em erro por Kane ao vencer Chavo Guerrero em quatro segundo na Wrestlemania XXIV
Wrestlemania VI
Hart Foundation vs The Bolsheviks
Hart Foundation vs The Bolsheviks
Embalados por essa vitória, a Hart Foundation ganha os títulos de equipas no SummerSlam desse ano ao derrotarem os Demolition, títulos, esses que seriam defendidos na Wrestlemania do ano seguinte
Brian Knobbs e Jerry Sags faziam parte de uma equipa que se chamava de Nasty Boys, eles deixaram a WCW em 1990 e assinaram com a WWF. No episódio de 16 de Fevereiro de 1991 do WWF Superstars, ocorreu uma Battle Royal de sete equipas para determinar a equipa candidata principal aos títulos da Hart Foundation e os Nasty Boys venceram essa luta ao eliminarem por último a Legion of Doom com a ajuda exterior da Power & Glory.
Essa shot foi suada na Wrestlemania VII e desafiaram os campeões Bret Hart e Jim Neidhart e com ajuda de Jimmy Hart que era o manager dos Nasty Boys, Knobbs pega num capacete e dá com ele na cabeça de Jim, isto quando o árbitro estava de costas e assim vencem a Hart Foundation e os títulos de equipas.
Os Nasty Boys manteriam os títulos até ao SummerSlam desse ano ao perderem para a Legion of Doom numa luta de rua no Madison Square Garden. Por outro lado a Hart Foundation a partir da Wrestlemania VII separou-se e Bret começou a delinear o seu caminho rumo ao topo da WWF.
Brian Knobbs e Jerry Sags faziam parte de uma equipa que se chamava de Nasty Boys, eles deixaram a WCW em 1990 e assinaram com a WWF. No episódio de 16 de Fevereiro de 1991 do WWF Superstars, ocorreu uma Battle Royal de sete equipas para determinar a equipa candidata principal aos títulos da Hart Foundation e os Nasty Boys venceram essa luta ao eliminarem por último a Legion of Doom com a ajuda exterior da Power & Glory.
Essa shot foi suada na Wrestlemania VII e desafiaram os campeões Bret Hart e Jim Neidhart e com ajuda de Jimmy Hart que era o manager dos Nasty Boys, Knobbs pega num capacete e dá com ele na cabeça de Jim, isto quando o árbitro estava de costas e assim vencem a Hart Foundation e os títulos de equipas.
Os Nasty Boys manteriam os títulos até ao SummerSlam desse ano ao perderem para a Legion of Doom numa luta de rua no Madison Square Garden. Por outro lado a Hart Foundation a partir da Wrestlemania VII separou-se e Bret começou a delinear o seu caminho rumo ao topo da WWF.
Wrestlemania VII
WWF Tag Team Championship
Hart Foundation © vs Nasty Boys
WWF Tag Team Championship
Hart Foundation © vs Nasty Boys
Separado de Jim, Bret começa imediatamente a ter sucesso e começa lutar pelo prestigiado título intercontinental, titulo que consegue vencer no SummerSlam de 1991 ao derrotar Mr. Perfect num clássico do wrestling Mundial. No mês seguinte, Hart torna-se King of the Ring onde para isso derrota Pete Daugherty, Skinner, Bye e IRS.
Dois dias antes da Royal Rumble, Bret perde o título Intercontinental para Mountie e este somente tem um reinado de dois dias, pois na Royal Rumble ele perde o título para Roddy Piper. Fruto de ter perdido o título num house show, Bret ganha uma hipótese de lutar pelo título e desafia Piper para um combate na Wrestlemania VIII.
Dois dias antes da Royal Rumble, Bret perde o título Intercontinental para Mountie e este somente tem um reinado de dois dias, pois na Royal Rumble ele perde o título para Roddy Piper. Fruto de ter perdido o título num house show, Bret ganha uma hipótese de lutar pelo título e desafia Piper para um combate na Wrestlemania VIII.
A Wrestlemania VI seria o palco de Piper passar o testemunho a um jovem Bret em ascensão na companhia. Na Wrestlemania, Piper defendia o título contra o jovem Bret e que grande confronto este.
Cedo no combate, Bret fica a sangrar depois de um Bulldog de Piper, este ao ver um Bret fraco e um árbitro caído no ringue, vai buscar a campaínha que está junto ao ringue e quando vai para atacar Bret, Piper não consegue atacá-lo e prefere aplicar-lhe um sleeper hold, Bret consegue reverter a manobra e faz a cover a Piper e ganha o título. Em sinal de respeito, Piper entrega o titulo a Bret e recebe uma grande ovação do público, assim Piper saía em paz com os fãs da WWF que já tanto o odiaram e sobretudo fazia parte do combate da noite dessa Wrestlemania.
Wrestlemania VIII
WWF Intercontinental Championship
Roddy Piper © vs Bret Hart
WWF Intercontinental Championship
Roddy Piper © vs Bret Hart
Sendo novamente campeão Intercontinental, Bret defendeu o título contra Rick Martel numa ocasião e noutra ocasião perante Shawn Michaels no primeiro combate de escadote da WWF, mas em Agosto em pleno estádio do Wembley, Bret perde o titulo para o seu cunhado “British Bulldog” Davey Boy Smith num outro verdadeiro clássico do wrestling.
Apesar de ter perdido o título Intercontinental, Bret não se arrelia muito, pois passados dois meses torna-se campeão da WWF pela primeira vez ao derrotar Ric Flair, título esse que estaria a defende-lo na Wrestlemania IX perante um adversario de peso e que peso ele tinha, era Yokozuna, no entanto em antes desse confronto, Bret defendeu o título perante diversos adversários tais como Shawn Michaels ou Razor Ramon.
Yokozuna era um antigo campeão de Sumo que fez a sua estreia em 1992 e imediatamente começou com uma onda de vitórias e fruto disso venceu a Royal Rumble e foi o primeiro a ganhar uma shot pelo título na Wrestlemania. Uma semana em antes da Wrestlemania, Bret e Yokozuna sentaram-se no ringue para a assinatura do contrato e depois deste estar assinado, Yokozuna destrói Bret com o seu Banzai Drop.
Durante a Wrestlemania, Lex Luger atacou Bret mas no backstage apareceu Hulk Hogan que disse a Bret que os Hulkamnics estavam do lado dele e que ele estaria cobrir-lhe as costas. Depois de colocar Bret over perante os fãs, Hogan lançou um desafio para ser o primeiro a combater o vencedor do combate.
O combate foi aquilo que toda a gente estava a espera, Bret a utilizar a sua velocidade e técnica enquanto Yokozuna retaliava com a sua força e tamanho. No fim do combate, Bret choca o mundo ao prender Yokozuna no seu patenteado Sharpshooter, mas o manager de Yokozuna, Mr. Fuji que esta no apron, arranha os olhos a Bret e permite que Yokozuna ganhe o combate.
O combate foi aquilo que toda a gente estava a espera, Bret a utilizar a sua velocidade e técnica enquanto Yokozuna retaliava com a sua força e tamanho. No fim do combate, Bret choca o mundo ao prender Yokozuna no seu patenteado Sharpshooter, mas o manager de Yokozuna, Mr. Fuji que esta no apron, arranha os olhos a Bret e permite que Yokozuna ganhe o combate.
Wrestlemania IX
WWF Championship
Bret Hart © vs Yokozuna
WWF Championship
Bret Hart © vs Yokozuna
Enquanto Yokozuna celebrava, ao ringue vem Hulk Hogan que primeiro verifica se Hart está bem e depois desafia Yokozuna que aceita o desfio.
Mr. Fuji tenta atirar sal para os olhos de Hogan mas este desvia-se e o sal vai para Yokozuna que fica cego e que permite a Hogan aplicar o Leg Drop e ganhar o combate e o título. Pela primeira vez, o título da WWF mudou de mãos duas vezes numa Wrestlemania e Hogan voltou ao seu papel clássico de destaque mas infelizmente para ele seria a ultima vez já que a WWF iria tomar novos rumos.
Passado o fiasco da Wrestlemania, em Junho Bret vence a primeira edição oficial do King of the Ring tendo derrotado Razor Ramon, Mr Perfect & Bam Bam Bigelow. Quando Bret ia a ser coroado é logo atacado por Jerry Lawler pois este reclamava ser o verdadeiro King., esta rivalidade durou até as Survivor Series. Nas Survivor Series de 1996, Bret liderou a sua família num combate contra Shawn Michaels e os seus Knights. Durante o combate, Michaels empurrou Owen contra as cordas e este vai acidentalmente contra Bret e Michaels faz-lhe o pin para o eliminar do combate. A família Hart haveria de ganhar o combate e Owen veio ao ringue zangado por ter sido o único Hart a ser eliminado e culpava Bret por isso, Mais tarde Owen desafiou o seu irmão para um combate, mas Bret recusou.

Na semana do Natal, durante uma edição do SuperStars, Bret e Owen anunciaram que eles iam juntar forças e iam lutar pelos títulos de equipas, títulos que estavam na posse dos Quebecers (Jacques Rougeau/Pierre Ouelett) na Royal Rumble de 1994. Durante o combate, Bret sofreu uma suposta lesão numa perna e não consegue fazer o tag com Owen e assim os irmãos Hart falham a conquista dos títulos e para alem disso, Owen vira-se contra Bret e dá-lhe uma sova gritando ao mesmo tempo que ele só precisava de fazer o tag.
Rapidamente foi anunciado que Bret e Owen iriam se enfrentar na Wrestlemania X e ai seria a chance de Owen sair definitivamente detrás da sombra do seu irmão Bret. A Wrestlemania abriu com Vince McMahon a apresentar Little Richard que iria cantar a “America The Beautiful”e o primeiro combate da noite foi, Bret Hart contra o“The Rocket” Owen Hart.
O combate foi um clássico do wrestling técnico. Durante o combate, Bret salta do canto e vai contra Owen e isto provoca-lhe uma suposta lesão numa perna e isto deu a vantagem a Owen que passou a dominar o seu irmão. No canto, Bret aplica uma high knee a Owen e pretendia fazer um rollup mas é surpreendido por um contra-ataque de Owen que vence o combate.
O combate rondou os vinte minutos e foi cheio de acção e não é de estranhar que ele seja um combate digno de um top10 dos melhores combates de uma Wrestlemania.
Mr. Fuji tenta atirar sal para os olhos de Hogan mas este desvia-se e o sal vai para Yokozuna que fica cego e que permite a Hogan aplicar o Leg Drop e ganhar o combate e o título. Pela primeira vez, o título da WWF mudou de mãos duas vezes numa Wrestlemania e Hogan voltou ao seu papel clássico de destaque mas infelizmente para ele seria a ultima vez já que a WWF iria tomar novos rumos.
Passado o fiasco da Wrestlemania, em Junho Bret vence a primeira edição oficial do King of the Ring tendo derrotado Razor Ramon, Mr Perfect & Bam Bam Bigelow. Quando Bret ia a ser coroado é logo atacado por Jerry Lawler pois este reclamava ser o verdadeiro King., esta rivalidade durou até as Survivor Series. Nas Survivor Series de 1996, Bret liderou a sua família num combate contra Shawn Michaels e os seus Knights. Durante o combate, Michaels empurrou Owen contra as cordas e este vai acidentalmente contra Bret e Michaels faz-lhe o pin para o eliminar do combate. A família Hart haveria de ganhar o combate e Owen veio ao ringue zangado por ter sido o único Hart a ser eliminado e culpava Bret por isso, Mais tarde Owen desafiou o seu irmão para um combate, mas Bret recusou.
Na semana do Natal, durante uma edição do SuperStars, Bret e Owen anunciaram que eles iam juntar forças e iam lutar pelos títulos de equipas, títulos que estavam na posse dos Quebecers (Jacques Rougeau/Pierre Ouelett) na Royal Rumble de 1994. Durante o combate, Bret sofreu uma suposta lesão numa perna e não consegue fazer o tag com Owen e assim os irmãos Hart falham a conquista dos títulos e para alem disso, Owen vira-se contra Bret e dá-lhe uma sova gritando ao mesmo tempo que ele só precisava de fazer o tag.
Rapidamente foi anunciado que Bret e Owen iriam se enfrentar na Wrestlemania X e ai seria a chance de Owen sair definitivamente detrás da sombra do seu irmão Bret. A Wrestlemania abriu com Vince McMahon a apresentar Little Richard que iria cantar a “America The Beautiful”e o primeiro combate da noite foi, Bret Hart contra o“The Rocket” Owen Hart.
O combate foi um clássico do wrestling técnico. Durante o combate, Bret salta do canto e vai contra Owen e isto provoca-lhe uma suposta lesão numa perna e isto deu a vantagem a Owen que passou a dominar o seu irmão. No canto, Bret aplica uma high knee a Owen e pretendia fazer um rollup mas é surpreendido por um contra-ataque de Owen que vence o combate.
O combate rondou os vinte minutos e foi cheio de acção e não é de estranhar que ele seja um combate digno de um top10 dos melhores combates de uma Wrestlemania.
Wrestlemania X
Bret Hart vs Owen Hart
Bret Hart vs Owen Hart
Bret Hart para além de ter combatido pelos títulos de equipas na Royal Rumble, ele combateu no Royal Rumble Match e desse combate saiu uma grande controvérsia, pois os últimos dois desse combate foram Bret “The Hitman” Hart e “Made In The USA” Lex Luger, só que este dois caíram para fora do ringue ao mesmo tempo e não se chegou a uma conclusão de quem devia receber a shot pelo título na Wrestlemania e assim o presidente da WWF, Jack Tunney disse que eram os dois vencedores.
Em virtude dessa decisão, foi anunciado que na Wrestlemania haveria dois combates pelo título da WWF e quando foi lançada uma moeda ao ar, ficou decidido que seria Lex Luger o primeiro a enfrentar o campeão da WWF, Yokozuna e o vencedor do embate enfrentaria Bret Hart.
Do primeiro combate pelo título da WWF, entre o campeão Yokozuna e Lex Luger, saiu vencedor Yokozuna depois de Mr. Perfect que era o arbitro convidado ter desqualificado Lex. Assim Bret iria enfrentar Yokozuna no evento principal da Wrestlemania X. Para esse combate, Jennie Garth da serie Beverly Hills 90210 foi a cronometrista e os anúncios forma feitos por Burt Reynolds e para além disso o arbitro convidado foi “Rowdy” Roddy Piper.
Em antes do combate, Yokozuna atacou Bret, que vinha cansado para o ringue devido ao seu combate com Owen. Yokozuna fruto do seu tamanho e força controlava Bret tal como tinha feito com Lex. Bret tentava responder mas sempre com Yokozuna a se manter firme. Yokozuna mandar Bret para o canto e vai para o seu Banzai Drop, mas Y escorrega e cai de cabeça no ringue. Hart viu a aberta e faz a cover a Yokozuna e Piper faz a contagem de três.
Em virtude dessa decisão, foi anunciado que na Wrestlemania haveria dois combates pelo título da WWF e quando foi lançada uma moeda ao ar, ficou decidido que seria Lex Luger o primeiro a enfrentar o campeão da WWF, Yokozuna e o vencedor do embate enfrentaria Bret Hart.
Do primeiro combate pelo título da WWF, entre o campeão Yokozuna e Lex Luger, saiu vencedor Yokozuna depois de Mr. Perfect que era o arbitro convidado ter desqualificado Lex. Assim Bret iria enfrentar Yokozuna no evento principal da Wrestlemania X. Para esse combate, Jennie Garth da serie Beverly Hills 90210 foi a cronometrista e os anúncios forma feitos por Burt Reynolds e para além disso o arbitro convidado foi “Rowdy” Roddy Piper.
Em antes do combate, Yokozuna atacou Bret, que vinha cansado para o ringue devido ao seu combate com Owen. Yokozuna fruto do seu tamanho e força controlava Bret tal como tinha feito com Lex. Bret tentava responder mas sempre com Yokozuna a se manter firme. Yokozuna mandar Bret para o canto e vai para o seu Banzai Drop, mas Y escorrega e cai de cabeça no ringue. Hart viu a aberta e faz a cover a Yokozuna e Piper faz a contagem de três.
Wrestlemania X
WWF Championship
Yokozuna © vs Bret Hart
WWF Championship
Yokozuna © vs Bret Hart
Depois de Yokozuna, James E. Cornette e Mr. Fuji serem expulsos por Piper para fora da arena. Lex veio ao ringue e cumprimenta Hart e vários babyfaces vieram celebrar com Bret. Durante a celebração, um invejoso Owen veio para perto do ringue e olhou com raiva para Bret e de seguida abandona a zona para Bret continuar a festejar.
Agora que Bret era campeão, ele teria de enfrentar ainda mais o ódio e o ímpeto de Owen que lhe pretendia roubar o titulo. A rivalidade entre Owen e Bret terminou no SummerSlam de 1994, onde Bret defendia o seu título num combate de jaula contra Owen e com toda a família Hart envolvida. Desse combate, Bret manteve o título e assim venceu um grande combate da historia do wrestling Mundial.
Apesar de Owen ter terminado a rivalidade com o seu irmão, este ainda mexia os cordelinhos e fazia tudo para tramar o seu irmão e foi graças a Owen Hart que Bob Backlund derrotou Bret Hart nas Survivor Series e se tornou campeão da WWF. O combate foi um combate de toalha e Bob só ganhou depois de Owen estar envolvido no final.
Bret e Backlund haveriam de continuar a rivalizar e Bob fazia de tudo para importunar Bret, ao por exemplo interferir no combate de Bret contra o campeão Diesel na Royal Rumble de 1995 e fruto dessas acções Bob Backlund e Bret Hart estavam destinados a se enfrentarem num combate “I Quit” na Wrestlemania XI. Para este combate o árbitro convidado foi novamente Roddy Piper e no fim do combate, o que se viu foi Bret reverter um Crossface-Chickenwing de Backlund e aplicar uma manobra de submissão típica de Bob. Piper colocou o microfone junto da boca de Bob mas o que ele disse não foi perceptível e Piper afirma que ele disse I Quit e assim termina o combate.
Agora que Bret era campeão, ele teria de enfrentar ainda mais o ódio e o ímpeto de Owen que lhe pretendia roubar o titulo. A rivalidade entre Owen e Bret terminou no SummerSlam de 1994, onde Bret defendia o seu título num combate de jaula contra Owen e com toda a família Hart envolvida. Desse combate, Bret manteve o título e assim venceu um grande combate da historia do wrestling Mundial.
Apesar de Owen ter terminado a rivalidade com o seu irmão, este ainda mexia os cordelinhos e fazia tudo para tramar o seu irmão e foi graças a Owen Hart que Bob Backlund derrotou Bret Hart nas Survivor Series e se tornou campeão da WWF. O combate foi um combate de toalha e Bob só ganhou depois de Owen estar envolvido no final.
Bret e Backlund haveriam de continuar a rivalizar e Bob fazia de tudo para importunar Bret, ao por exemplo interferir no combate de Bret contra o campeão Diesel na Royal Rumble de 1995 e fruto dessas acções Bob Backlund e Bret Hart estavam destinados a se enfrentarem num combate “I Quit” na Wrestlemania XI. Para este combate o árbitro convidado foi novamente Roddy Piper e no fim do combate, o que se viu foi Bret reverter um Crossface-Chickenwing de Backlund e aplicar uma manobra de submissão típica de Bob. Piper colocou o microfone junto da boca de Bob mas o que ele disse não foi perceptível e Piper afirma que ele disse I Quit e assim termina o combate.
Wrestlemania XI
I Quit Match
Bret Hart vs Bob Backlund
I Quit Match
Bret Hart vs Bob Backlund
Até Outubro desse ano, Bret haveria de lutar com vários adversários, sendo o mais importante, Isaac Yankem que era o nosso conhecido Kane até que nas Survivor Series, Bret consegue o objectivo que tinha na Royal Rumble e derrota Diesel para se tornar de novo campeão da WWF. e estando de novo no papel maior da companhia, vê-se a defender o titulo em grandiosas batalhas contra o British Bulldog, Diesel, mas a batalha maior seria contra o vencedor da Royal Rumble de 1996, Shawn Michaels.
Michaels e Hart conheciam-se muito bem. Ambos cruzaram caminhos quando Michaels pertencia aos Rockers e Hart à Hart Foundation. Para além disso combateram entre eles pelo título Intercontinental no primeiro combate de escadote da WWF. Agora graças ao presidente da WWF, Roddy Piper, eles iriam se enfrentar num combate Iron Man de 60 minutos que tinha a particularidade de ser um combate face vs face o que só tinha acontecido entre Hogan e Ultimate Warrior na Wrestlemania V, mas ao contrário de Hogan e Warrior que se davam bem, Bret e Shawn odiavam-se profundamente.
O motivo das diferenças entre eles não se sabe ao certo mas se formos a ver, Bret nasceu em 1957 numa família de 12 filhos no Calgary Alberta, Canadá. Shawn nasceu oito anos mais tarde nos desertos de San Antonio no Texas e foi criado numa família pequena e humilde, Bret foi treinado com calculo e para ser uma fria maquina de submissão. Michaels era intenso, um high-flyer que ganhou atenção fruto das suas manobras de elevado risco. Bret queria honrar as tradições do wrestling e Shawn não via as regras pois ele é que ditava as regras. Com essas diferenças entre eles, ambos queriam o título da WWF, mas somente um podia ter essa honra.
Na preparação do combate, foram mostrados vídeos com ambos os wrestlers a treinar para com combate, sendo que Michaels foi treinar com o seu primeiro treinador e melhorar a sua resistência em combates de uma hora. Por sua vez Hart tinha recolhido a casa e treinava com o seu pai Stu Hart e onde o aspecto técnico foi muito focado.

Michaels e Hart conheciam-se muito bem. Ambos cruzaram caminhos quando Michaels pertencia aos Rockers e Hart à Hart Foundation. Para além disso combateram entre eles pelo título Intercontinental no primeiro combate de escadote da WWF. Agora graças ao presidente da WWF, Roddy Piper, eles iriam se enfrentar num combate Iron Man de 60 minutos que tinha a particularidade de ser um combate face vs face o que só tinha acontecido entre Hogan e Ultimate Warrior na Wrestlemania V, mas ao contrário de Hogan e Warrior que se davam bem, Bret e Shawn odiavam-se profundamente.
O motivo das diferenças entre eles não se sabe ao certo mas se formos a ver, Bret nasceu em 1957 numa família de 12 filhos no Calgary Alberta, Canadá. Shawn nasceu oito anos mais tarde nos desertos de San Antonio no Texas e foi criado numa família pequena e humilde, Bret foi treinado com calculo e para ser uma fria maquina de submissão. Michaels era intenso, um high-flyer que ganhou atenção fruto das suas manobras de elevado risco. Bret queria honrar as tradições do wrestling e Shawn não via as regras pois ele é que ditava as regras. Com essas diferenças entre eles, ambos queriam o título da WWF, mas somente um podia ter essa honra.
Na preparação do combate, foram mostrados vídeos com ambos os wrestlers a treinar para com combate, sendo que Michaels foi treinar com o seu primeiro treinador e melhorar a sua resistência em combates de uma hora. Por sua vez Hart tinha recolhido a casa e treinava com o seu pai Stu Hart e onde o aspecto técnico foi muito focado.
Apesar de ambos estarem quase na mesma condição física, eles entraram na arena de modo muito diferente. Shawn Michaels entrou no ringue a fazer rapel do topo da arena, por outro lado, Bret entrou sereno e frio para o ringue como que se de um guerreiro se trata-se. O novo presidente da WWF, Gorilla Moonson colocou-se entre os lutadores e disse as regras do combate e estas eram que ganhava o combate, aquele que no fim dos sessenta minutos tivesse mais vitorias, por submissão, pin, desqualificação ou count-out. O vencedor seria declarado o novo campeão da WWF e quando os wrestlers afirmaram que entenderam as regras, o combate teve o seu inicio.
O combate foi como uma partida de xadrez, onde cada passo e cada manobra tinha um propósito e chegados aos cinquenta e cinco minutos, nenhum lutador se tinha superiorizado e estava tudo empatado. A emoção nos fãs crescia e quando faltava um minuto para terminar o combate o resultado era de zero a zero. Shawn vai ao canto e vai para um dropkick mas Bret reverte para um Sharpshooter ao que Michaels não desiste e o tempo acaba
Bret pega no seu titulo e começa a ir para o backstage mas Monsoon ordena que o combate recomece nas regras de morte súbita. Hart surpreendido e em choque vem para o ringue e começa ao ataque mas Shawn responde com um superkick, mas Bret não cai e é preciso um segundo kick para derrubar Hart e Michaels ganhar o combate.
Shawn Michaels atingia assim o seu sonho de criança ao se tornar campeão da WWF, mas quem não se conformava era Bret que mostrava todo o seu descontentamento com Michaels e afirmava que todo o combate foi feito para dar a visão de um grande Michaels e isso ele não suportava e rapidamente deixaria a WWF, pretendendo ir fazer carreira no cinema.
Wrestlemania XII
WWF Championship
Iron Man Match de 60 minutos
Bret Hart © vs Shawn Michaels
WWF Championship
Iron Man Match de 60 minutos
Bret Hart © vs Shawn Michaels
Bret disse que iria voltar e o local seria s Survivor Series de 1996 e que ai iria defrontar o melhor wrestler da actualidade e este era Steve Austin. Depois de um combate disputado, Bret ganha a Austin e começa a lançar novos desafios, mas a historia com Austin ainda não estava terminada.
No Royal Rumble Match de 1997, Bret eliminou Steve Austin mas como os árbitros estavam a lidar com a confrontação entre Terry Funk e Mankind, Austin entra de novo no ringue e elimina Undertaker e Vader e de seguida Bret Hart. Bret afirmou que era o verdadeiro vencedor e os responsáveis da WWF colocaram Austin a defender a sua shot em Fevereiro no PPV, Your House: Final Four Nesse PPV, Austin lutou com os três wrestler que ele eliminou ilegalmente e o combate seria um combate de eliminação.
Semanas em antes desse PPV, o campeão Shawn Michaels deixou o título vago durante a famosa promo “Lost My Smile” e vários rumores surgiram que Shawn não queria perder o título para Bret na Wrestlemania. O certo é que foi anunciado que quem vencesse o combate do PPV iria ser o novo campeão da WWF. Desse combate saiu como vencedor e novo campeão da WWF, Bret Hart. No Raw da noite seguinte, Bret defendia o seu título perante Sid e devido a interferência de Austin perde o título. Durante um rematch entre Bret e Sid num combate de jaula quem desta vez interferiu foi Undertaker que espetou com a porta da jaula na cabeça de Bret e permitiu a Sid sair campeão do combate.

Durante um Raw, um Bret Hart frustrado e a ser gozado por Vince McMahon passa-se da cabeça e começa a atacar Vince McMahon e talvez por Bret mostrar ter muito orgulho próprio a WWF marca para a Wrestlemania XIII, um rematch entre Bret e Austin num combate de submissão. De modo a manter a ordem durante o combate, o antigo campeão da FC, Ken Shamrock foi nomeado o árbitro do encontro.
O combate foi mais físico que os fãs esperavam. Tal como Shawn Michaels e Razor Ramon tinham feito na Wrestlemania X, Bret e Austin mudaram a ideia pré concebida de um combate de submissão. Eles lutaram por toda a arena e usaram tudo o que podia ser usado como arma. No fim do combate, Bret coloca Austin no Sharpshooter e Austin recusava-se a desistir. Austin ainda consegue uma aberta mas Bret consegue de novo aplicar a manobra. Um Austin coberto de sangue não respondia a Shamrock e este é obrigado a parar o combate.
O combate tornou-se um dos maiores combates da história da Wrestlemania e continua a estar no top dez de qualquer lista dos melhores combates de sempre. Foi um combate em que Hart entrou como face do combate e saiu como heel e pelo contrário Austin que entrava como heel sai como face devido à sua determinação.
Wrestlemania XIII
Combate de submissão
Bret Hart vs Steve Austin
Combate de submissão
Bret Hart vs Steve Austin
Bret iria ser mais uma vez campeão da WWF, ao derrotar Undertaker no SummerSlam de 1997 até que nas Survivor Series sofrer o famoso Montreal ScrewJob e logo depois ruma à WCW.
Bret iria ser contactado inúmeras vezes para aparecer numa Wrestlemania mas recusou sempre, tal como recusou a sua presença na Wrestlemania XXII depois de ser induzido no Hall of Fame um dia antes por Stone Cold.
Momentos Wrestlemania 25 : Top 25
# 06 Ícone Vs Ícone : WM X-8
# 06 Ícone Vs Ícone : WM X-8
Se por alturas da Wrestlemania X-8 existia um «Dream Match» na cabeça de muitos fãs , esse era The Rock Vs Hulk Hogan , o maior ícone dos anos 80 contra uma das caras mais importantes da nova geração de Wrestlers e um dos maiores ícones dos anos 90 .
Hogan na altura o líder da NWO , assumia o papel de «Heel» sendo de esperar uma vaia monumental contudo o que encontrou em Toronto nessa noite , foi uma multidão decidida a apoiá-lo em favor de The Rock .
Os Primeiros minutos do combate são electrizantes , com ambos os lutadores frente a frente com uma multidão em delirío , sem sequer ser utilizada qualquer manobra de Wrestling .
Um dos momentos chave em Wrestlemanias , a noite em que o público se virou contra o «People´s Champion» , a noite que viria a trazer de volta a febre da Hulkamania , num momento memorável e que merece o seu lugar neste TOP 5.
Hogan na altura o líder da NWO , assumia o papel de «Heel» sendo de esperar uma vaia monumental contudo o que encontrou em Toronto nessa noite , foi uma multidão decidida a apoiá-lo em favor de The Rock .
Os Primeiros minutos do combate são electrizantes , com ambos os lutadores frente a frente com uma multidão em delirío , sem sequer ser utilizada qualquer manobra de Wrestling .
Um dos momentos chave em Wrestlemanias , a noite em que o público se virou contra o «People´s Champion» , a noite que viria a trazer de volta a febre da Hulkamania , num momento memorável e que merece o seu lugar neste TOP 5.