Tomos de Eternidade
Esta semana pretendo abordar um assunto que recentemente tem sido trazido por vários cronistas, bem como por vários visitantes dos blogs. A actual classificação de PG dos programas da WWE.
Posso desde já dizer que, para mim, esta classificação não me tem retirado interesse em ver os programas da WWE, eu não me importo que estes sejam “kids-friendly”(na verdade a WWE até tem tido alguns grandes combates e angles estes últimos meses). Estando a tirar um curso de Gestão, é-me fácil ver que esta medida da WWE serve como medida de fidelização de novos consumidores, pois se formos ver, as crianças são os consumidores mais fieis de todos(pensem como era quando viam os desenhos animados aos fins de semana de manhã, não era quase como que um dever vê-los?). E não apenas isso, as crianças também são criaturinhas extremamente consumistas, por isso é que a WWE investe tanto no fabrico de t-shirts, bonés, fitas, brinquedos, imitações de cintos. São produtos destinados a um público infantil!(embora haja adultos que também as comprem...)
Mas claro que podem perguntar-se: “Mas então e nós, os fans ditos “smarts”, que fazemos parte da CWO! Nós não importamos?!”
Eu vou dar uma resposta a esta questão, na qual tratarei de ser directo, abrupto e incisivo. Os mais sensíveis afastem-se do ecrã...
NÃO!!! NÓS NÃO IMPORTAMOS PARA NADA!!!
SOMOS ESCUMALHA! O LIXO QUE A MALTA VÊ NA RUA E TRATA DE EVITAR!!!
Os sensíveis podem voltar aos vossos ecrãs.
É uma verdade dura de engolir, mas de facto a CWO é perfeitamente omissiva. Nós somos factores não relevantes para a tomada de decisões na óptica da WWE! Porquê?!
Porque somos poucos.Eu estive a ver uns números, e o Galáxia Wrestling, o blog de wrestling Português mais visitado da CWO tem mais de 4.000 visitas diárias, e para facilitar a coisa, vamos partir do princípio que todas estas vêm de Portugal(é sabido que um número de Brasileiros visita os blogs Portugueses). Agora dividimos essas 4.000 visitas pelo número mais recente para o total da população Portuguesa, mais de 10.660.000, multiplicando o resultado por 100 para termos percentagem.
Dá 0,038%, arredondo para 0,04%...
Estão a ver a questão? Nós não chegamos a ser 0,1% da população... Nem metade disso...
Nós somos insignificantes no ponto de vista das pessoas que tomam as decisões na WWE.
Agora vejamos o caso Americano, que é o que verdadeiramente interessa á WWE.
A população total dos USA será superior a 306.660.000 pessoas, e há um ano lembro-me de ter visto uma estimativa para o total de fans da Internet por lá. Cerca de meio milhão.
Fazemos as contas outra vez. Dividimos 500.000 por 306.660.000, e multiplicamos o resultado por 100.Temos 0,16%... Nem meio %...
Isto permite-nos tirar a seguinte conclusão.
Os “smarks” de wrestling são um Nicho de Mercado!!!
São uma fracção mínima daquilo que a WWE almeja, e não faz sentido direccionar o produto para uma fracção ínfima da totalidade dos espectadores. Ainda mais, tendo os smarks temperamento de mulher com período!( eu não sou naaada simpático na caracterização dos smart fans. Basta dizer que eu considero-os da escumalha mais temperamental, mais insuportável, mais exigente, que mais reclamam á face da terra! Eu posso incluir-me neste grupo!!!)
Mais, o Vince McMahon já não é dono e senhor da sua empresa como gostaria de nos fazer crer, ele tem de responder a um conselho de administração, tem de responder aos accionistas da WWE. A WWE deixou de ser propriedade privada a partir do momento que começou a ser cotada na bolsa, a partir do momento que se tornou domínio público! A WWE já não é uma promoção de wrestling, é uma empresa do sector do wrestling, ou como costumam dizer, do Sports Entertainment.
E eu não tenho dúvidas de que, caso o Vince fosse á sua assembleia dizer que estava a planear dirigir o seu produto para 0,16% da população, estes questionariam essa decisão com todo o vigor. E se ele insistisse, provavelmente considerariam uma moção para o afastar do seu cargo! Porque não tenham dúvidas, os membros dessa assembleia só lá estão pelo dinheiro. Arriscava dizer que muitos nem sequer vêm o produto da WWE. Para eles é só um bom investimento, não interessa se gostam ou não, se é inteligente ou estúpido, eles só querem saber dos retornos que o investimento lhes vai trazer. Para eles nós não passamos duns nerds sem vida social, escondidos atrás dum computador! Seres desprezíveis que existem para serem esmagados e gozados.
Resumindo, o mercado infantil e das famílias(que acaba por vir pegado) é extremamente lucrativo, fácil de contentar(o Bom da fita só precisa de ganhar) e vasto.
O nicho dos smarks é ínfimo, extremamente difícil de satisfazer, e por isso pouco lucrativo.Pensem com uma mente empresarial. Vocês fazem parte duma empresa multinacional, com um produto visto por milhões de pessoas em todo o mundo, e têm de fazer esta escolha, estando dependente dela os vossos lucros futuros.
Eu acho que a escolha é fácil...Pensem nisto da próxima vez que se perguntarem a razão pela qual a WWE não nos liga patavina.
Agora numa nota mais leve.
Aconselho a todos o vizionamento do show Wrestling Dontaku 2009 da NJPW, uma vez que foi um dos eventos mais fortes do ano, tendo apenas um combate que foi desapontante.
Também deixo uma nota relativa ao terceiro web-show do WP, o qual foi muito bom , tendo a Batalha Real pelo título sido o meu combate favorito do género em bastante tempo!
Fiquem bem, e vemo-nos para a semana.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”