Ultimas

Jacknife Theories #2

Undertaker ou Sting? Qual deles, o verdadeiro fenómeno?

Muita boa gente tem o sonho de ver este mágico embate de titãs acontecer, e eu não sou excepção. Já conseguiram imaginar a nostalgia existente em torno deste confronto? Nem precisava de existir uma feud em redor de ambos, bastava simplesmente o confronto entre eles. Uma simples troca de olhares entre estes dois senhores bastante “escuros”, e tudo pareceria magia, e qualquer fã a assistir seja ao vivo, seja por stream iria gritar efusivamente. Mas se viesse a acontecer esse combate (que neste momento, parece-me totalmente impossível), tenho toda a certeza que teríamos milhões de fãs a fazer a mesma pergunta: “Qual o melhor?”

Penso que é muito complicado sabermos quem é o melhor, Steve Borden ou Mark Callaway. Primeiro, porque é inquestionável a sua qualidade, o seu respeito, tudo. Depois, a semelhança das suas gimmicks. Nelas representam homens portadores de um grande sentimento, com sede de vingança e de ver justiça feita, perante os homens que os tinham prejudicado. No entanto é aqui que vejo um ponto a favor de Sting: no caso de Undertaker, ele “sempre foi assim”. Um homem escuro, vindo das “Trevas”. Agora Sting, nós vimos a sua transformção devido ao seu sofrimento e sede de vingança. Vimos Sting passar de um homem loiro, sempre com um sorriso na cara e alegre, para um homem negro, triste e vingativo (todo isto devido á NWO e ao facto de ninguém da WCW acreditar nele). E acho isto um ponto positivo porquê? Porque vimos a transformação, em muitos casos de mudança de gimmick, o que vemos é que de repente ele torna-se “heel” ou “face” e pronto, está mudada a personagem do wrestler, facto que não aconteceu com Steve Borden.

Em termos de qualidade dos seus combates, ambos tiveram grandes combates, é inegável, no entanto, Undertaker teve muitos mais que Sting, e a razão para tal era as companhias de cada um. Sting na WCW que combates fantásticos podia ter? Os Main Eventers eram Hulk Hogan, o homem que mal se mexia. Hall também alguém nada fora do vulgar no ringue, apesar do seu carisma. The Giant (Big Show) devido ao seu tamanho pouca velocidade tinha, e muitos mais. Conseguiu no entanto ter grandes combates com Great Muta (vejam o combate entre ambos no NWA Great American Bash 1989), Ric Flair, Bret Hart, etc.
Mas o que não faltam é combates de qualidade a Undertaker, também com os adversários que tinha na WWF/E era difícil não os ter… vejam bem os seus adversários: Stone Cold, Shawn Michaels, Kurt Angle, Triple H… e estes são apenas alguns. Mas apesar de tudo, não quero tirar qualquer mérito ao “Phenom”.

Em termos de legado de ambos penso que Sting está á frente claramente, basta ver os currículos de ambos:

Sting:

TNA World Heavyweight Champion (2 vezes)
TNA World Tag Team Champion (1 vez)
NWA World Heavyweight Champion (2 vezes)
WWA World Heavyweight Champion (1 vez)
WCW World Heavyweight Champion (6 vezes)
WCW International World Heavyweight Champion (2 vezes)
WCW USA Champion (2 vezes)
WCW World Tag team Champion (3 vezes)
UWF World Tag team Champion (3 vezes)
NWA World TV Champion (1 vez)


Undertaker:


WWE Champion (4 vezes)
World Heavyweight Champion (2 vezes)
WWE Hardcore Champion (1 vez)
WWE World Tag Team Champion (6 vezes)
WCW World Tag Team Champion (1 vez)
Vencedor do Royal Rumble 2007
WCWA Texas Heavyweight Champion (1 vez)
USWA Unified World Heavyweight Champion (1 vez)

Nota-se claramente que Sting tem um maior número de títulos, no entanto, Undertaker tem uma streak de 17-0 no maior palco de todos, Wrestlemania! E por isso não podemos concluir quem é o melhor através dos seus legados, até porque (por exemplo) Shawn Michaels só tem 4 títulos mundiais no seu currículo, mas tem um legado como poucos ou nenhuns têm…

O único ponto que me faz sentir que algum deles é melhor que o outro é o simples facto de que Sting nunca esteve na WWF/E. Temos de ter isso em consideração, é muito impressionante, Steve Borden ter conseguido tornar-se numa super estrela, sem nunca ter chegado a pisar um ringue da maior promotora de todos os tempos. Sim, a NWA e a WCW também foram grandes promoções, mas acabaram sempre por cair frente a WWE, e mesmo assim Sting é reconhecido em todo o mundo! Imaginem se Sting tivesse algum dia entrado na WWE! E depois fica a dúvida, como teria sido a carreira de Undertaker se não tivesse passado pela WWE? Acredito que nem teria tido nem um terço do reconhecimento que tem hoje em dia, mas como sabemos Sting conseguiu fazer o que parecia impossível, tornar-se num “gigante” do wrestling sem precisar de Vince McMahon.


E para vocês, qual é o melhor?

Com tecnologia do Blogger.