Ultimas

Tomos de Eternidade: Mitsuharu Misawa

Como podem ver hoje não é o meu dia habitual de postar no blog. Mas á luz do que aconteceu não posso esperar por quarta-feira...

Hoje, 13 de Junho de 2009 ás 10 horas e 10 minutos local, faleceu aos 46 anos uma das mais lendárias figuras do Wrestling Profissional Japonês da década de 90, bem como Presidente e Fundador da Pro-Wrestling NOAH.
Mitsuharu Misawa.


Esta não foi a "habitual"morte do wrestling, a relacionada com o consumo de substâncias.
Não.
Mitsuharu Misawa terá aparentemente sofrido um ataque cardíaco apôs sofrer um Backdrop Suplex. Misawa neste dia fazia equipa com o jovem Go Shiozaki, enfrentando os actuais GHC Heavyweight Tag-team Champions, Bison Smith e Akitoshi Saito. Misawa e Go tinham ganho o direito de lutar pelos títulos, apôs vencerem a Global Tag League, o torneio anual de equipas da promoção no passado dia 6 de Maio.

O falecimento de Misawa é um acontecimento muito trágico, ainda mais pelo facto de que no Japão a morte de wrestlers não ser algo frequente. Muitos dos veteranos que começaram a sua carreira na década de 60 ainda estão vivos, bem como a grande maioria dos que se estrearam nas décadas seguintes. Falecimentos estavam na sua maioria ligados a doenças como o cancro, ou mesmo á idade.
O que não quer dizer que Misawa tenha sido o primeiro wrestler Japonês a "morrer no ringue", por assim dizer. Em 1997 a lutadora Plum Mariko faleceu apôs receber uma contusão fatal no final dum combate, e em 2000 Masakazu Fukuda faleceu com uma hemorragia cranial causada durante um combate.
Mitsuharu Misawa junta-se assim a estas duas trágicas mortes do wrestling.

Misawa foi indiscutivelmente um dos melhores wrestlers da década passada, inclusive de todos os tempos. Os seus combates e feudos com Jumbo Tsuruta, Stan Hansen, Toshiaki Kawada e Kenta Kobashi são lendários. O feudo com o Kawada é considerados por muitos peritos como a melhor série de combates alguma vez feita.
Misawa juntamente com Kawada, Kobashi e Akira Taue foram o expoente máximo daquele que é considerado o melhor estilo de wrestling de sempre. O estilo Kings Road da AJPW nos anos 90.
A qualidade dos combate entre os quatro era tal, que foram de apelidados de "Os Quatro Pilares do Céu", e "Os Quatro Lordes Divinos". Misawa era de tal forma bom, que durante alguns anos qualquer grande combate em que ele participava era facilmente considerado um MOTYC.

Quero aqui deixar as minhas condolências á sua esposa, aos seus filhos, aos seus familiares e amigos, e aos seus companheiros wrestlers.
Esta é facilmente a maior perda do wrestling Japonês desde de 11 de Julho de 2005, quando o igualmente lendário Shinya Hashimoto faleceu.
Aliás, penso que este será a primeira vez desde aí que um wrestler Japonês falece...



Pessoalmente posso dizer que já vi centenas de combates com o Misawa, e que muitos poucos wrestlers podem aspirar a um currículo como o dele. O seu combate contra Toshiaki Kawada de 3 de Junho de 1994 é a meu ver, o melhor combate de sempre da história do Wrestling.

Deixo uma última nota para Akitoshi Saito, a pessoa que aplicou o Backdrop Suplex. Espero sinceramente que este trágico incidente não lhe pese em demasia sobre os ombros, pois o golpe que aplicou foi apenas o "puxar do gatilho" do ataque cardíaco. As condições para a desgraça já estavam reunidas, e ele simplesmente estava lá no momento errado.

O Céu do wrestling perdeu hoje um dos seus pilares.

manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.