Panteão dos Imortais : High Flyers : # 1
Sejam bem vindos a mais um Panteão dos Imortais , o último desta série referente aos High-Flyers .
E por fim chegamos ao primeiro lugar da nossa lista , cujo ocupante é unanimemente considerado não só o melhor Junior-Heavyweight da década de 90 como inclusivamente o melhor de todos os tempos sendo uma das principais figuras da NJPW até aos dias de hoje , é ele Keiji Yamada , ou melhor Jushin «Thunder» Liger .

Enquanto se iniciava no tradicional estilo da Lucha-Libre , Yamada sentiu grandes dificuldades mas devido á grande determinação que possuía e ao desejo de singrar no Wrestling , conseguiu sobreviver . A sua situação foi reconhecida pelos responsáveis da NJPW que talvez impressionados pela sua determinação lhe concederam a entrada no «Dojo» da New Japan .
Yamada faria a sua estreia a 3 de Março de 1984 , durante a rivalidade entre a NJPW e a UWF , sendo parte integrante do contingente New Japan . Yamada foi recompensado com a vitória na Lions Cup , um torneio organizado pela NJPW para elevar os novatos(=Young Lions) da promoção , tendo ainda no mesmo ano viajado para o continente europeu mais concretamente para o Reino Unido de maneira a estudar outras formas de «Wrestling» e criar um estilo mais pessoal , tendo também começado a praticar vários tipos de artes marciais de maneira a incorporá-las no seu estilo de luta .
Depois deste período no Reino Unido , Liger regressa ao Japão mas é quase de imediato recambiado para Calgary e para a famosa e famigerada «Hart Dungeon» , sendo então treinado por Stu Hart e chegando mesmo a participar em alguns combates na Stampede Wrestling .
Mas seria o passo seguinte que transformaria a vida de Keiji Yamada para todo o sempre . Após o período passado em Calgary , Yamada regressa á sua terra natal e é-lhe dada a «Gimmick» de Jushin Liger , um personagem baseado numa famosa série Manga com o mesmo nome e criada por Go Nagai .

Jushin Liger Vs Ultimo Dragon (Super J Cup 1995)
E inclusivé os melhores «gaijins» como Owen Hart ; Wild Pegasus ( Chris Benoit) ; Black Tiger II (Eddie Guerrero) , Rey Mysterio Jr. entre muitos outros .
Owen Hart Vs Jushin Liger
A carreira de Liger seria estendida aos EUA , primeiramente entre 1990/91 com uma rivalidade com o saudoso Brian Pillman , tendo os dois tido um combate verdadeiramente clássico , no PPV Super Brawl II , num combate que é relembrado como um combate inovador e muito á frente daquilo a que se assistia tradicionalmente em solo norte-americano . Durante o resto dos anos 90, Liger competiria de forma esporádica na WCW , no entanto conquistaria o público com o seu enorme talento .
Jushin Liger Vs Brian Pillman (SuperBrawl 1992)
Os Títulos e Honras conquistadas por Jushin Liger são infindáveis . No Japão , Liger detêm o recorde de 11 títulos IWGP Junior - Heavyweight Champion sendo no entanto apenas reconhecidos 10, vencendo também todos os restantes títulos que a NJPW tinha para oferecer referentes á divisão Junior , incluindo os IWGP Junior-Heavyweight Tag Team Titles , o torneio Best of Super Juniors e a G1 Junior Tag League .

Liger voltaria a inovar com a criação da inédita J-Crown , um torneio onde seriam unificados 8 títulos diferentes de Junior-Heavyweight . Este poderá parecer um feito algo menor , mas atesta bem a qualidade de Liger enquanto «Booker» já que conseguiu o que muitos pensavam ser impossível , ou seja convencer 8 promoções a unficarem os seus títulos , algo inédito até então e que nunca mais voltou a ser feito .
Uma das razões para o grande sucesso de Jushin Liger é a sua versatilidade e capacidade de adaptação a vários estilos , tendo mudado de estilo várias vezes durante a sua carreira principalmente por causa de lesões , se no inicío da sua carreira , Liger utilizava um estilo muito High-Flying , rapidamente o mudou por um estilo mais técnico , onde era igualmente perfeito .

Jushin Liger criaria ao longo da sua carreira vários movimentos inovadores , sendo o mais conhecido , o Shooting Star Press , utilizando para inspiração uma Mangá de nome «Fist of the North Star» .
Liger criou igualmente a Liger Bomb , manobra que utiliza como «Finisher» assim como a variante desta , executada em corrida . Através do seu conhecimento de artes marciais , Liger iria criar e popularizar o Rolling Wheel Kick , que no Japão é conhecido por Abesigiri e ainda o Shotei , um golpe de mão aberta .

Apesar de ser predominantemente um Junior-Heavyweight , Liger teve vários confrontos com Heavyweights como o falecido Mitsuharu Misawa , Masahiro Chono , Keiji Mutoh (Great Muta) entre muitos outros, mudando nessas ocasiões a sua indumentária , lutando de tronco nu e trocando a máscara de demónio por uma mais funcional . Na grande maioria das vezes , Liger saiu derrotado desses combates mas a sua experiência e técnica fazem dele um adversário temível para os seus adversários .
Liger tem também um «lado negro» escondido que se revela quando este se quer tornar um pouco mais violento , este alter-ego de Liger intitula-se Kishin Liger .

Jushin Liger Vs The Great Muta
Liger foi um dos poucos lutadores a conseguir fazer a transição de High-Flyer para Mat -Wrestler e pode ser considerado um dos lutadores mais complexos do mundo já que consegue alcançar a excelência na contagem de histórias dentro de um ringue e possui ainda inegável qualidade nos mais variados estilos de Wrestling , sejam eles técnico , Powerhouse , Brawler e claro High-Flying .
Jushin Liger conseguiu transformar-se na grande figura da divisão de Juniors da NJPW , carenciada de um verdadeiro ás desde a saída do Tiger Mask original , revolucionando esta divisão , originando «moves» que passaram a fazer parte do quotidiano do verdadeiro fã de Wrestling . Mas as contribuições de Liger ultrapassaram aquilo que entre quatro cordas se passa, como «Booker» da divisão de Juniors durante mais de uma década , Liger criou os mais prestigiados torneios e ideias que revolucionariam esta divisão como foram os casos da J-Crown e da Super J Cup .
Vídeo de Tributo a Jushin Liger
Liger merece sem dúvida o estatuto de lenda que hoje dispõe , e é até aos dias de hoje um dos principais nomes da NJPW e um nome reconhecido por todo o mundo e inquestionavelmente o melhor Cruiserweight/Light Heavyweight /Junior-Heavyweight de sempre , e para acabar permitam-me citar outro «great» da modalidade , o «Nature Boy» Ric Flair numa frase que penso resumir na perfeição a carreira de Jushin «Thunder» Liger :
- «A Lot of People are Good , But Few People are Great»
Fiquem bem e até para a semana com o inicío de mais um «top»