Ultimas

Panteão dos Imortais : High-Flyers - Menções Honrosas - Parte II

Depois da menção honrosa a Evan Bourne , outros três nomes merecem ver aqui reconhecido o seu mérito e excelência dentro da categoria dos High-Flyers .

O próximo nome é uma autêntica referência quando se trata desta categoria , sendo considerado um dos grandes pioneiros deste estilo tão popular , tendo servido de inspiração para muitos lutadores como foi o caso de Chris Benoit . Poucos wrestlers deixaram um impacto tão grande na modalidade como Thomas Billington, mais conhecido como Dynamite Kid!

Dynamite Kid é considerado, juntamente com o primeiro Tiger Mask, como o pai das modernas divisões de Junior-Heavyweight/Cruiserweight/Light-Heavyweight. Os combates entre os dois são dos mais influentes da história, ainda se aguentando perfeitamente nos tempos modernos, quase 30 anos depois dos mesmos acontecerem.

O estilo do Dynamite Kid era uma fantástica mistura de técnica, poderosos suplexes e fantásticos ataques aéreos. A sua influência é tal que ainda hoje inúmeros wrestlers tentam( sem sucesso) copiar o seu estilo. O seu talento permitiu-lhe ganhar nome pela Europa, no Canadá, no Japão tanto pela NJPW como na AJPW, e nos Estados Unidos pela WWE. As suas capacidades espantaram multidões nos vários continentes.

Pelos padrões modernos a ofensiva aérea do Kid pode não ser tão impressionante, pois ele nunca realizou spots marados, ou piruetas cheias de rotações, mas o Dynamite Kid possuía uma capacidade fantástica de contar uma história no ringue, algo que muitos wrestlers mais ágeis, mais rápidos, mais acrobáticos não têm.

A sua carreira acabou de forma trágica, estando actualmente preso a uma cadeira de rodas devidos a anos de abuso de esteróides e drogas, mais lesões na coluna que foi sofrendo ao longo da sua carreira. No entanto todo o seu trabalho na década de 80 foi fantástico, tanto a nível individual como a nível de equipas com Davey Boy Smith nos British Bulldogs.

Dynamite Kid foi sem dúvida uma figura única no mundo do wrestling.



Dynamite Kid vs Tiger Mask I

O próximo lutador a receber uma menção Honrosa é uma das estrelas mais brilhantes de uma nova geração de lutadores que viria a ajudar a popularizar e consolidar o estilo «High-Flying» perante o povo norte-americano . Falo do «Fallen Angel» Christopher Daniels .


Figura de Proa da X-Division , este TNA Original começou por conhecer o sucesso em terras nipónicas através da «Gimmick» de Curry Man , passaria depois pela ROH onde é considerado um dos «fundadores» devido a ter participado no primeiro «show» da companhia , contudo para Daniels , o sucesso viria com o ingresso na TNA , onde juntamente com outros lutadores como AJ Styles e Low Ki , colocariam a recém criada X-Division no topo do Wrestling Norte-Americano , trazendo de volta o estilo que estaria algo ausente do «mainstream» norte-americano desde a falência da WCW .

A sua rivalidade com Samoa Joe e Aj Styles pelo Título da X-Division que resultou em combates no minímo espectaculares , é até hoje um dos verdadeiros marcos na história da TNA e se algo pode ser dito acerca de Christopher Daniels é que ele terá sido um dos grandes responsáveis pela colocação do nome TNA na ribalta do Wrestling , mais do que Kurt Angle , Kevin Nash ou até Jeff Jarrett e que no entanto até hoje continua em falta , a sua devida recompensa .



Vídeo de Tributo a Christopher Daniels

O último nome de hoje é também ele um revolucionário que tinha um futuro imensamente promissor , isto antes do azar e da tragédia lhe baterem á porta .

Eiji Ezaki ficou imortalizado na figura de Hayabusa, a "Fénix Imortal", um dos mais famosos wrestlers mascarados nipónicos.



Tendo sido treinado no México por Rey Mistério Sr( o tio do actual Mysterio), Ezaki obviamente aprendeu os passos da Lucha-Libre, bem como os seus voos. Ele competiu na WWA(onde criou a gimmick de Hayabusa) durante o final de 93, 94 e na Florida durante a primeira metade de 1995.

Tendo sido treinado nas mais recentes manobras aéreas, o seu estilo era único quando fez a sua estreia no Japão, no primeiro Round da Super J Cup 1994, combatendo Jushin Liger num grande combate, onde se estabeleceu como um dos grandes high-flyers Japoneses.

No entanto o que a sua carreira teve de mais notável foi a forma como Hayabusa conseguiu adaptar o seu High-Flying á FMW, uma promoção Hardcore com muitos Deathmatches que habitualmente invalidavam o High-Flying de Hayabusa, que para além do mais era dominada por pesos-pesados. Hayabusa conseguiu, com sucesso, modificar o seu estilo de forma a combater adversários maiores e mais pesados, obtendo muito sucesso na promoção.

Hayabusa foi inclusivamente o criador dum dos ataques aéreos mais impressionantes do wrestling, o Phoenix Splash, o Corkscrew 450º Splash, isto além de usar o 450º Splash, o Shooting Star Press, Moonsault e uma série de outros ataques voadores.

No entanto foram estes mesmo ataques que causaram a sua queda, pois quando ia efectuar um LIonsault, escorregou das cordas e partiu o pesçoco ao embater no ringue. Esteve á beira da morte mas conseguiu sobreviver, mesmo tendo ficado paralizado da cintura para baixo. Actualmente já consegue andar com muletas, e sonha um dia voltar ao ringue para um último combate, provando assim que a Fénix jamais morrerá!




Hayabusa Vs Jushin Liger

Um agradecimento especial ao Manjimortal pelos textos sobre o Dynamite Kid e Hayabusa
Com tecnologia do Blogger.