Ultimas

Stiff Words #24

A recente rivalidade no Smackdown entre Chris Jericho e Rey Mysterio com o titulo Intercontinental em disputa e a serie de combates por eles tida, levou-me incentivado pelo Deadman a comparar esta disputa com a serie de combates que Rey Mysterio teve com Eddie Guerrero no ano de 1997 na WCW sendo que nesse caso era o titulo de Cruiserweight que estava em disputa. Ambas as rivalidades tiveram cinco embates, cada uma teve um combate título contra máscara e quase todos os combates se pautaram pela qualidade. Começando pela rivalidade Rey vs Eddie Guerrero.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Eddie Guerrero vs Rey Mysterio Jr



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Combates da rivalidade

Nitro - 8 de Setembro de 1997: Rey Mysterio Jr vs Eddie Guerrero
Nitro – 29 de Setembro de 1997: Rey Mysterio Jr vs El Caliente
Halloween Havoc – 26 de Outubro de 1997: Titulo vs Máscara: Eddie Guerrero © vs Rey Mysterio Jr
Nitro – 10 de Novembro de 1997 – Cruiserweight Championship – Rey Mysterio Jr © vs Eddie Guerrero
World War III – 23 de Novembro de 1997 - Cruiserweight Championship – Eddie Guerrero © vs Rey Mysterio Jr

Nitro
8 de Setembro de 1997
Rey Mysterio Jr vs Eddie Guerrero

O público é totalmente a favor de Rey Mysterio. Para quebrar esse apoio, Eddie começa forte e de nada as tentativas de contra-ataque de Rey servem. Uppercuts fortes e um backbracker potente de Eddie fazem estender Rey no ringue para lhe aplicar de seguida um armbar e assim sai-se para um intervalo. Voltando do intervalo comercial, Eddie continua a dominar Rey e este volta á mó de cima ao trabalhar nas cordas de maneira botchada sendo que para aplicar um headscissors a Eddie, este tem de amparar Rey.

Nova headscissors e Eddie é enviado para fora do ringue. Vendo Eddie fora do ringue, Rey salta por cima das cordas e com uma Senton cai em cima de Eddie. De volta ao ringue, tenta fazer uma nova macacada nas cordas e de novo sai mal, tendo novamente Eddie de o amparar. Rey sobe ao canto mas é apanhado por Eddie que lhe aplica um potente backbracker e duas powerbombs para a primeira quase-derrota do embate. Gory Special mas Rey reverte mas não consegue dominar pois Eddie está forte. Powerbomb? Não! Headscissors de Rey mas Eddie depois manda-o para fora do ringue. Eddie vira costas a Rey e este saltando das cordas aplica um rollup rápido a Eddie e vence o combate.

Combate curto e típico de um programa semanal. Pouca história e o que se viu foi somente a apresentação da rivalidade. Neste ponto como se viu Rey é ainda um pouco verde no ringue. Dá gosto ver as powerbombs e os backbrackers rápidos de Eddie. Botches pelo meio por parte de Rey mas sempre amparados por Eddie. A frustração de Eddie no fim é bem patente.

**1/4

Nitro
29 de Setembro de 1997
Rey Mysterio Jr vs El Caliente

Rey vem contente como é seu apanágio para o combate e quando entrega uma mascara a um espectador é atacado à traição por um wrestler mascarado de nome El Caliente. Rey é castigado junto as cordas com muita força mas consegue reverter a situação com uma serie de manobras, face buster, armdrag, leapfrog e um backbracker. Rey entusiasma-se e sobe a um canto mas ai somente consegue falhar. Caliente tenta desmascarar Rey enquanto o domina. Cânticos de Eddie sucks no público. Potente powerbomb e Rey safa-se. Nova tentativa de submisso com o abdominal stretch. Superplex e nova quase-derrota. Caliente entusiasma-se no canto e Rey aproveitando novamente as cordas aplica um rollup e ganha o combate. Rey tira mascara a Caliente e este é Eddie Guerrero.

A inclusão da máscara na disputa, levou esta para um nível superior estando agora mais pessoal. O ponto de situação após dois combates é que ambos os lutadores se entusiasmam quando estão no controlo, sendo que o controlo de Rey não é tão forte como o Eddie. O facto do controlo de Eddie ser mais forte e o facto de este não obter frutos disso, leva a que este fique mais frustrado do que Rey.

Para finalizar, ambos mostram grande recurso dos cantos do ringue e daí infligir grandes danos no adversário. Por outro lado, Rey tendo espaço nas cordas revela ser mortal ai.

**1/2

Halloween Havoc
26 de Outubro de 1997
Titulo vs Máscara
Eddie Guerrero © vs Rey Mysterio Jr




Em antes de falar deste combate, convêm dizer que Eddie conquistou o título de Cruiserweight a Chris Jericho no Fall Brawl uns dias em antes deste combate, Eddie Guerrero interferiu num combate entre Rey e Dean Malenko e tirou a máscara a Rey. Assim neste contexto ficou logo marcado um combate Titulo vs Máscara para o HH.

Comentários de Dusty Rhodes, vai ser bom! Eddie vem para o ringue com repúdio para com o público. O combate começa rapidíssimo com vários ataque e contra-ataques e com Rey sempre em pé. Eddie descontente com o ambiente e sobretudo com o ímpeto de Rey, sai para fora do ringue e Rey aproveitando o baixar da guarda de Eddie vai para saltar das cordas mas comete uma hesitação e era o que Eddie queria para começar a dominar e assim enfia-lo para cima dos degraus.

Eddie dá forte em Rey e este tenta sempre dar luta. Brainbuster para um quase-derrota. Backbracker e nova quase-derrota. Eddie tenta tirar a mascara a Rey de novo trabalha nas suas costas com um abdominal stretch. Rey não cede e Eddie quer mudar-lhe as ideias e sai novo pump handle backbracker. Que potência, quase que lhe parte as costas.

Rey chega as cordas, springboard e um insano DDT para de novo castigar Eddie com um dropkick, Rey tenta finalizar com nova springboard mas Eddie reverte e prende Rey num Camel Clutch e rasga a máscara a Rey. Gory Special e Rey tenta reverter mas só consegue comer um dropkick. Nova submissão e Rey está a ser dominado.

O controlo de Eddie está a ser muito forte e do nada Rey consegue safar-se num canto e Eddie vai com os países baixos contra o poste. Eddie sai para fora do ringue e vê Rey saltar para cima dele partindo do canto. Rey saltando das cordas saca do rollup que lhe as duas ultimas vitorias mas Eddie aprendeu e consegue safar-se. Eddie volta a trabalhar nas cordas mas Rey envia-o para fora do ringue e pouco tempo depois atira-se para cima de Eddie com uma espectacular Dragonrana.

Rey salta das cordas para um springboard moonsault mas Eddie reverte com uma powerbomb doentia, chamem o INEM que partiu as cestas. Quase derrota e Eddie já está frustrado como tudo e com isso falha no canto mas Rey não consegue dominar pois Eddie saca de um backbracker. Frogsplash?’ Não, Rey levanta-se e sai uma hurricarana e Rey vence o combate.

Um grande combate. Como se esperava a história dominou todo o combate. O inicio rápido com Rey a dominar Eddie fez este entusiasmar-se e pela primeira vez a hesitar nas cordas para Eddie passar ao ataque e assim castigar as costas de Rey. Neste aspecto Eddie foi King. Como já tinha referido, Rey era mortal nas cordas e Eddie aproximou-se das costas o que fez Rey fazer o seu comeback com um portentoso DDT mas como também disse o seu domínio era pouco claro e Eddie voltou a dominar.

Como disse anteriormente, Eddie fruto do seu grande domínio e não colhendo frutos disso, frustrava-se e começa a trabalhar nos cantos e apesar do dano infligido no adversário ser grande, tomassem tem de se ter certeza e clarividência para o que fazer e Eddie ai falou. Eddie esteve forte na aprendizagem dos combates anteriores pois conseguiu evitar o rollup que deu a vitória a Rey nos últimos embates. O selling de Rey ao trabalho de Eddie nas costas praticamente não existiu o que faz com que o combate perca muito.

***3/4

Nitro
10 de Novembro de 1997
Cruiserweight Championship
Rey Mysterio Jr © vs Eddie Guerrero

Eddie entra forte no combate e logo aplica dois backbrackers para uma quase-derrota. Eddie dás as cordas a Rey e este logo equilibra. Rey não hesita como no Halloween Havoc. O canto revela-se perigoso e Rey ai está pouco clarividente e Eddie forte e esperto saca de um superplex. Rollup de Rey e Eddie safa-se. Submissão de Rey e este vendo o domínio que está a ter entusiasma-se e Eddie aproveita. Dropkick nas costas e Rey nas cortas equilibra com um potente DDT. Nova subida as cordas mas Eddie agora está esperto e estende Rey no ringue para aplicar o frogsplash e vencer o combate e tornar-se de novo campeão.

Aqui o combate sofreu uma abordagem diferente, principalmente por parte de Eddie. Eddie deixou Rey Mysterio dominar e aprendendo as lições dos três últimos combate foi aguentando este e trabalhou no entusiasmo dele. Ou seja deu as cordas a Rey como que um brinquedo a ser dado a um menino, depois tirou-lhe o brinquedo e finalizou o combate. A rivalidade já sofre um pouco com a inclusão de Dean Malenko que quer se meter com Eddie.

**1/4

World War III
23 de Novembro de 1997
Cruiserweight Championship
Eddie Guerrero © vs Rey Mysterio Jr

Eddie sucks diz o público. Como de costume, Eddie entra forte e com Mysterio a mostrar atitude. Com o equilibrar por parte de Rey, Eddie fica fulo o que incendiei-a ainda mais o público. Submissão de Eddie à qual Rey reverte com uma hurricarana. German Suplex doentia de Eddie. Lá se foi o pescoço de Rey! Suplex de novo a castigar o pescoço para finalizar com o abdominal strech. Eddie aproxima-se das cordas e Rey aproveita para sair da manobra e colocar Eddie fora do ringue. Boa disputa nas cordas e com Rey a tentar uma powerbomb para o exterior mas o que sofre é um potente backbreacker.

Superplex de Eddie e este taunta o público. Frogsplash? Não. Hurricarana de Rey e uma quase-derrota. Uppercuts forte de Eddie e este enfia Mysterio em cima das cordas. Eddie tenta a powerbomb que Rey tentou anteriormente mas Rey reverte com uma armdrag e depois lança-se numa senton por cima das cordas. Eddie equilibra com uma potente powerbomb e prende o Gory Special.

Rey volta a equilibrar com um spinning kick para depois entrar numa serie de botches na qual Eddie o faz ter boa figura ao ampará-lo sempre. Springboard de Rey e este faz o rollup característico mas Eddie safa-se por milagre ao 2 e fica frustrado. Rey tenta tudo por tudo mas Eddie já o fiou e finaliza-o com um frogsplash.

Combate carregado por Eddie. Neste combate não houve aquele toque dos combates anteriores. Rey não teve aquela chama. Eddie foi sempre o patrão e fez Rey fazer boa figura inclusive quando este botchava. O selling de Rey não existiu e isso influenciou o combate. Curioso que na primeira vez que nesta rivalidade, Rey ficou frustrado, ele perdeu o combate.

***

Classificação média
**3/4

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rey Mysterio vs Chris Jericho


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entrando agora na rivalidade mais recente, Rey Mysterio contra Chris Jericho na WWE. Os combates da rivalidade foram os seguintes:

Judgment Day – 17 de Maio de 2009 – Intercontinental Championship - Rey Mysterio © vs Chris Jericho
Extreme Rules – 7 de Junho de 2009 - Intercontinental Championship - No Holds Barred Match - Rey Mysterio © vs Chris Jericho
RAW "Three-For-All" – 15 de Junho de 2009 - Intercontinental Championship - Chris Jericho © vs Rey Mysterio
The Bash – 28 de Junho de 2009 - Intercontinental Championship – Titulo vs Máscara - Chris Jericho © vs Rey Mysterio
Smackdown – 10 de Julho de 2009 – Intercontinental Championship - Rey Mysterio © vs Chris Jericho

Judgment Day
17 de Maio de 2009
Intercontinental Championship
Rey Mysterio © vs Chris Jericho

Jericho afirmou em antes do combate que hoje não ria haver nenhum 619. O Jericho mais uns tempos e está prontinho para ir fazer companhia à estatua de Mourinho no museu Madame Tussauds

A começar a combate ambos trocavam olhares como que a pensarem mutuamente, foge já conheço este tipo à uns bons 15 anos.

O publico estava quente e favorável a Jericho ao que Todd Grisham reponde e bem que Rey é o Ultimate underdog. Jericho domina Rey mas depressa este equilibra. Jericho demonstra ser mais pela força e Rey mais pela técnica e rapidez. A força prevalece e Rey vai contra a vedação. Para voltar a equilibrar, Rey socorre-se do seu high-flying mas Jericho consegue aguentar e continuar a dominar o mexicano.

Jericho aplica uma manobra Rey que dá a sensação que Rey poderá ter-se lesionado e isso é comprovado quando uns segundo depois Rey mostra-se coxo de uma perninha, coitadinho. Jericho recorre ao grande spot da noite até ao momento e aplica-o em Rey, mas contudo fica aquém uma vez que em antes do spot. Rey caiu de pé em cima de uma perna supostamente lesionada e não vendeu a lesão, contudo Rey safa-se da cover. Jericho sorri e pergunta a Rey pelo 619.

Rey derruba Jericho e crossbody de Rey para uma nearfall. Backbracker de Jericho em Rey depois deste último ter botchado uma manobra, Rey safa-se e agora o publico é de Rey e este vai para o 619. Jericho reverte para as Walls of Jericho, ainda não, novamente tentativa de 619, não e Jericho aplica mesmo as Walls of Jericho para os gritos de Jericho a roçar o histerismo doentio. Rey safa-se e com Rey estendido no ringue, Jericho baixa um pouco a guarda e quando dá por si está junto um poste a comer um 619 e a levar com Rey num splash e perder o combate.

O selling de Rey foi intermitente mas nem isso deita abaixo o combate bem trabalhado que foi e a história criada, Fear the 619. Jericho afirmou que não iria haver 619 e isso de facto aconteceu mas só quando Jericho manteve a guarda em alta. Jericho foi pela força e Rey pela rapidez, subtileza e técnica e bastou uma vez Jericho estar com a guarda em baixo e perdeu logo o combate às mãos de um 619 rapidíssimo.

****

Extreme Rules
7 de Junho de 2009
Intercontinental Championship
No Holds Barred Match
Rey Mysterio © vs Chris Jericho

Jericho começa o combate na banca de merchandise e depressa faz uma promo daquelas que ficou famoso por fazer com Michaels. “Don`t touch me” é várias vezes referido ao descer as escadas junto ao público. O heat é enorme, Carl Cox tem de mixar uma nova música dedicada a Jericho, Heat Machine!

Jericho promete tirar a máscara a Rey assim coloca pressão no pequeno Rey que como disse o JR agora tem de defender o título e evitar a humilhação de perder a máscara.

Quero ver o Rey a berrar! JR faz referências a El Santo a promover a pressão sobre Rey na máscara que transporta. Rey começa logo ao ataque e depressa Jericho já come o chão e mesa de comentadores. Rey vale-se da protecção da mesa, mas Jericho equilibra e Rey faz a macacada que fez contra Edge no Smackdown e de novo domina. Jericho não viu esse combate? Hurricarana de impacto e Rey coloca Jericho no ringue mas este último depressa passa a controlar para se ouvirem cânticos de 619.

Jericho também é apoiado e Rey tenta subir ao canto virando as costas a Jericho e depressa paga caro, mas quando Jericho ia para uma springboard dropkick, Rey contra-ataca. De surpresa e junto ao poste Rey aplica o 619. Jericho novamente distraído e pouco pensador. De volta ao ringue, Jericho volta a equilibrar ao evitar um 619 no centro das cordas.

Troca de pinfalls, mas todas sem sucesso. A disputa está equilibrada e Rey saca de varias quase-derrotas com a sua rapidez. Grande clothesline de Jericho, mas não consegue a vitória. Nova troca de cânticos e Rey ao som da música vai de cabeça contra a vedação.

Jericho tenta tirar a máscara de Rey e eu vi-lhe a fronha, Jericho excita-se e tenta ir contra Rey no canto e depressa come o poste e uma suicide dive poderosa de Mysterio. Mysterio domina com a sua lucha mas apresentando alguns botches. Jericho mostra que também sabe lucha e de novo aplica o golpe que aplicou no Judgment Day ao pegar Rey nos ombros, embora desta vez tenha sido um pouco botchado. Lionsault falhado e leva com um 619 nas costas. Rey vai para o splash e come um codebracker, o combate está louco. Cover, 2!!!!!!

Jericho frustrado pega numa cadeira e não se apercebe da rapidez de Rey e come com a cadeira na boca com um kick de Rey. O mexicano tem a cadeira e usa-a e agora é Jericho que se safa. Jericho está com presa e aplica as Walls mas Mysterio pega na cadeira e pumba na mona do Jericho e sai um 619? Não, Jericho rouba a máscara a Jericho e consegue vencer com um rollup rápido.

Combate bom, embora tenha gostado mais do PPV anterior nomeadamente em termos de execução. Este teve mais história. Jericho dá a ideia de vir pouco displicente e pouco concentrado ao cometer inicialmente dois erros, primeiro junto aos degraus onde Rey tinha feito o mesmo a Edge no Smackdown e depois ao comer um 619 junto ao poste, o que já tinha acontecido no JD.

Rey mostra-se mais tenaz e rápido mas ao longo do combate Jericho foi aprendendo com os erros. Não deu a cara ao 619 e termina o combate da melhor maneira possível ao desmascarar Rey, uma das maiores humilhações que um luchador pode ter. A pressão de Jericho inicial resultou na perfeição.

Em termos de estipulação, o combate esteve a 100% na minha opinião. Primeiramente usado pró Rey para desgastar o adversário e depois o combate no ringue. A cadeira usada no final também foi bem usada e permitiu mostras o equilíbrio entre os lutadores e os seus contrastes, Rey pela rapidez e astúcia, Jericho pela força. Alguns botches pelo meio que pouco interferiram.

***3/4

RAW "Three-For-All"
15 de Junho de 2009
Intercontinental Championship
Chris Jericho © vs Rey Mysterio

JR começa o combate a colocar pressão em Mysterio com referencias a El Santo. Rey começa o combate à procura de vingança pela derrota sofrida no dia interior e depressa Jericho vai para fora do ringue. Kick na cabeça de Jericho quando este pretende entrar no ringue e um leg dop quando este está debruçado nas cordas. Jericho safa-se ao 2. Rey corre em direcção a Jericho mas este desvia-se indo Rey contra o poste. Jericho tenta atacar Rey mas este consegue reverter mas não evita ser enfiado contra a mesa de comentadores.

De volta do intervalo comercial, Rey está a dominar Jericho mas este esperto saca de um torture rack. Kicks de Rey e o público gosta do que vê. Hurricarana e uma springboard para nova quase-derrota.

Rey devolve o favor a Jericho e envia-o de ombro contra o poste e com Jericho fora do ringue atira-se para cima dele com um suicide dive. De volta ao ringue, a disputa é grade com Rey a aplicar uma powerbomb para uma quase-derrota. Walls? Não! 619? Não! Moonsault de Rey e nova quase-derrota. Jericho está rendido, 619? Sim, Splash de Rey, não porque Jericho puxa-lhe a máscara e aplica um codebreacker e assim ganha o combate.

Combate bastante equilibrado e com Rey em plano a tentar vingar a derrota do PPV. Boa acção no ringue e o final focou o ponto fraco de Rey Mysterio, a máscara e na primeira tentativa de Jericho em tirar esta, Rey vacilou e pagou caro.

**3/4

The Bash
28 de Junho de 2009
Intercontinental Championship
Titulo vs Máscara
Chris Jericho © vs Rey Mysterio

Para o combate começar de uma maneira melhor era somente Jericho trazer para o combate a máscara que tinha roubado ao Rey no ER de modo a adicionar mais pressão ao luchador. O combate começou com Jericho irrepreensivelmente concentrado e a não permitir qualquer liberdade a Rey. Quando Rey tentava respirar um pouco, lá Jericho tinha de recorrer a um pouco mais da sua força. 1º) Rey aplica uma huracanrana e Jericho responde ao enfiá-lo contra a barreira de protecção, 2º) Rey aplica um sitting splash e Jericho responde com um potente backbreaker, 3º) Murros desesperados de Rey e Jericho contra-ataca com um dropick no rosto.

Esta foi uma forma excelente de chamar ao combate os apoiantes de Mysterio e assim podia-se ouvir Jericho a dizer pérolas de Jericho como “COME ON MYSTERIO, COME ON 619, ASK HIM!”

Com Mysterio a ser dominado este teve de recorrer ao velho Mysterio que ainda tem escondido e começa a sacar das manobras que o fizeram ficar famoso, e na primeira vez que apanha Jericho de rajada aplica a La Silla, springboard crossbody, headscissors e um triple-jump moonsault mas em todas Jericho mostrou-se forte a quebrar o pin.

Rey entusiasma-se e depressa Jericho trata-lhe de quebrar-lhe o ritmo com um powerslam mas Rey defendeu-se bem e de seguida faz Jericho provar o poste de ombro e assim faz este baixar o nível de força aplicada, dai que quando Jericho aplicasse as Walls of Jericho a coisa já não funcionasse como ele esperava e Rey consegue safar-se.

Jericho apesar de estar desgastado no ombro, está bastante esperto e consegue sempre safar-se do 619 e quando Rey lhe vira as costas, o metrosexual aproveita sempre para molhar a sopa. Rey também está esperto e consegue quebrar manobras de Jericho que nos dois PPVs anteriores lhe foram aplicadas, neste aspecto ambos tiveram muito bem na aprendizagem dos erros cometidos nos encontros anteriores.

De novo Rey vira as costas a Jericho e quando tentava uma springboard, leva com um Codebreacker para a maior quase derrota do combate. O público atinge o seu clímax e Jericho fica frustrado e Rey vai trabalhar essa frustração e Jericho começa a cometer erros, primeiro no canto na manobra mais forçada do combate, depois a tentar usar golpes fortes num ombro lesionado como umas novas Walls e nas trocas de nearfalls.

O fim do combate apanhou quase toda a gente de surpresa com Rey a ter duas máscaras e com Jericho confiante tenta repetir a dose do Extreme Rules ao roubar a máscara mas ao tirar uma fica desorientado e Rey termina com o combate, com ferros mata com ferros morre! Final perfeito.

Combate perfeito de inicio a fim. O inicio dominador de Jericho, Rey a perceber que tinha de ser outro Mysterio. O trabalho das frustrações de Jericho por parte de Rey e o trabalho das distracções de Rey por parte de Jericho, foram ambos muito bons. O pormenor de Jericho ir contra o ombro. O toque final das duas máscaras. Nada a apontar a este combate, tudo fez sentido e o publico percebeu isso a estar quente todo o combate.

****1/4

Smackdown
10 de Julho de 2009
Intercontinental Championship
Rey Mysterio © vs Chris Jericho

Combate começa equilibrado mas com Jericho depressa a tomar conta dos acontecimentos e a tauntar Rey. Jericho manda Rey para fora do ringue e quando o mexicano tenta regressar come um potente backbracker.

Jericho está forte e faz questão de mostrar isso ao enfiar Rey contra o poste. Jericho tenta a submissão e ASK HIM! Enziguiri de Rey falhado pois Jericho aplica o torture rack. One more time pede o público. “COME ON MYSTERIO, COME ON 619, ASK HIM!” Rey tenta o comeback ao aplicar um bulldog mas Jericho saca de uma powerbomb. Rey tenta um headscissors mas Jericho não dá leviandades e aplica as Walls.

Sequência de nearfalls semelhante ao do The Bash e Rey tenta um 619 mas Jericho puxa as cordas. Jericho vai trabalhando as costas de Rey e sai novo torture rack. Jericho não consegue o pin mas não fica frustrado pelo eu continua o ataque meticuloso nas costas. ASK HIM! Jericho vai de ombro contra o poste e o combate equilibrou com Rey a mostrar classe nas cordas.

Jericho aplica as Walls e Rey chega as cordas e então Jericho fica cego. Moonsault de Rey e encontro a um codebreacker botchado de Jericho. Rey safa-se e Jericho lança a bomba para ele “STAY DOWN ESTUPID”. Jericho está perdido e paga caro com um 619 e um splash.

Combate de revisitação do The Bash. Bem trabalhado com pormenores interessantes. Podia haver um maior selling por parte de Rey mas foi equilibrado com o de Jericho. Campeão forte e credível que fez o pretendente ficar cego de frustração e a perder o combate.

***1/2

Classificação média
***1/2 - ***3/4

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conclusões
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rey Mysterio tem uma excelente química em ringue com uma mão cheia de atletas, diga-se Eddie Guerrero, Chris Jericho, Psicosis, Juventude Guerrera e Dean Malenko. Nas duas rivalidades observadas, isso foi patente, ambas as duplas estiveram bem a mostrar a sua união e a disfarçar qualquer imperfeições diga-se botches, que no caso da rivalidade com Eddie Guerrero foram muitos por parte de Rey.

A ideia inicialmente proposta pelo Deadman foi só comparar os combates do Hallowen Havoc e o do The Bash pois eram combates titulo contra máscara mas decidi alongar a análise à serie de cinco combates. A primeira conclusão que posso tirar é que é que o combate entre Rey e Jericho no Hallowen Havoc para o que é visto actualmente é overrated, mas naquele ano de 1997 era um supra-sumo disso não tenho dúvidas nenhumas.

As duas series de combates são desniveladas pois a Rey/Guerrero somente teve dois combates em PPV e a Rey/Jericho teve três mas no caso da Rey contra Jericho ate mesmo os combates semanais tanto no Raw como no Smackdown foram de grande nível o que já não aconteceu com os de Rey/Guerrero no Nitro que foram muito combates para desenvolver a história.

O desenvolver da história entre Mysterio e Jericho aconteceu muito na base de promos e os combates eram a mostrar e o realizar das ameaças nas promos. A história de Rey e Eddie começou por ser lenta e só depois é que começou a aquecer com a introdução do toque pessoal e da máscara e com as sucessivas tentativas de desmarcar Rey.

A rivalidade entre Jericho e Rey começou logo a rasgar com Jericho e a sua obsessão em libertar Rey do perigo da mascara, foi o seu inicio e foi o seu fim. Sempre coerente a todos os níveis, o que não aconteceu na WCW com a inclusão de Dean Malenko ao enredo.

Muitos pormenores da rivalidade actual foram retirados da rivalidade da WCW, nomeadamente os backbrackers que Eddie aplicava e que bem Jericho lhe sucedeu. O ligeiro toque de lucha que foi introduzido. Mas Jericho introduziu algo muito pessoal, aquelas bocas mandadas a meio do combate a acentuar o seu carácter heel, foi algo que faltou a Eddie.

Estas duas disputas permitiram ver algo que acho já todos saberem, a evolução de Rey Mysterio e não falo do seu caparro que aumentou com o ginásio, mas sim a sua capacidade de trabalhar. Um Rey Mysterio verdinho e spotfestista da WCW, transformou-se num excelente worker e onde os seus combates são sempre bem delineados. A ele somente tenho um facto negativo a apontar, o selliing que raramente tem, mas como já se diz pau que nasce torto nunca se endireita.
Com tecnologia do Blogger.