Ultimas

Heyman Hustle #22

O CM Punk é o novo World Heavyweight Champion na Smackdown, sendo a personagem mais fresca na WWE coroada como novo campeão (outra vez) no Summerslam após um TLC excitante e bem pensado.

Minutos antes do fim do combate, o Hardy colocou o Punk na mesa dos comentadores, agarrou uma das maiores escadas alguma vez vistas na WWE, e executou um dos seus mergulhos suicidas, mandando o Punk através da mesa.

Os treinadores e oficiais correram até ao ringue. O Hardy foi colocado numa maca. O babyface “que vive o momento”, cuja popularidade continua a alcançar novos níveis, tinha sacrificado o seu próprio corpo para entreter as massas, e as massas apreciaram o perigoso spot que o “Charismatic Enigma” fez por elas.

Entretanto, o Punk rastejava lentamente para o ringue, e começou a alcançar o World Heavyweight Championship suspenso acima do ringue. O Hardy, vendo o seu reinado como campeão a escapar, levantou-se da maca, removeu a protecção do pescoço e fez um último esforço para salvar o dia do vilão Straightedge.

Mas era demasiado tarde, porque o Punk tinha uma ligeira vantagem e capitalizou-a ao empurrar o Jeff da escada onde ambos estavam a lutar. O Hardy caiu no ringue. O Punk, sem fazer batota, agarrou no título e subiu até ao topo do plantel da Smackdown enquanto descia a escada de volta ao ringue.


Enquanto o Punk estava por cima de um Jeff Hardy dorido, onde é que estava o foco do público? Estava no Hardy, a vender, transmitindo ao público e aos fãs a ver em casa o que o seu sacrifício tinha custado. Ele projectou a imagem de um homem com grande dor, tanto física como emocional, e os fãs sentiram simpatia por esta pessoa, tanto pela personagem como pelo ser humano. O Punk, percebendo a arte de um heel, manteve a cabeça baixa, a olhar para o Hardy, para que ninguém tivesse a tentação de olhar para ele. Depois, com um timing perfeito que demonstrou a sua habilidade de ganhar heat, levantou a cabeça, agarrando a atenção do público e dizendo com a subtil expressão facial “ Eu fiz isto ao vosso herói, dêem-me todo o vosso ódio… e já agora, notem que o titulo está na minha posse… detestem-me ainda mais pelo facto de eu o ter tirado do vosso precioso protagonista.”

O que aconteceu a seguir viola todos os princípios do “A B C do Booking”. Ainda assim, foi a melhor coisa que a WWE fez nos últimos tempos, e como diz a velha expressão, “bom para o negócio”.

Enquanto o novo campeão fitava o destronado ex-campeão, as luzes falharam e depois desligaram-se completamente. Os familiares sinos do Inferno soaram, assinalando a entrada do Undertaker. O Fenómeno, que tinha estado fora de vista (e consequentemente, for a da cabeça de toda a gente) durante vários meses, apareceu no local do Hardy quando as luzes voltaram, agarrou o novo campeão pela garganta e executou-lhe um sonoro Chokeslam num momento memorável para fechar o show.

Vamos examinar isto, ok? O Punk não fez batota para ganhar. O seu único problema era com o Jeff Hardy, cujo estilo de vida o ofende. Ainda que o comportamento do Punk na Smackdown estão a pintá-lo como um pregador hipócrita, ele só se meteu com o Hardy. Ele não fez nada para merecer nem a raiva nem um enxerto de porrada do Undertaker.

O babyface meteu-se com o heel … deu cabo dele após um brutal combate, onde o heel nem sequer fez batota, com outro babyface (Hardy), que por puro acaso era campeão, e que teve um fim honesto e justificado. Justiça não foi feita no fim do Summerslam e o Big Dog não precisava de “proteger o seu pátio” contra o novo main eventer.


Então porque é que está certo o facto de o babyface executar um Chokeslam no heel, quando o heel não fez nada para o merecer, excepto vencer um combate onde estava a competir com um wrestler mais popular? Estará certo o heel merecer um ataque de um babyface com quem nunca se meteu? Porque é que esta storyline diferente de todas as outras?

A razão é que a WWE queria inteligentemente mudar o vosso foco do ferido Jeff Hardy, e dar ênfase à nova storyline pelo título da Smackdown. Se o Jeff Hardy ficasse na WWE, isto seria um atalho para o Undertaker desafiar o Punk, e seria errado para o negócio. Mas o facto de o Hardy sair da WWE é que torna isto num momento memorável na história do Summerslam, e é a coisa certa na altura certa e com as pessoas certas envolvidas
.
Quando o Summerslam acabou, a maior parte dos fãs estava excitada com o facto de o “destruidor de heróis” CM Punk estar a pagar o preço ao lendário “Demon of Death Valley”. O campeão com um estilo de vida limpo, que não sofre com demónios pessoais, tem de enfrentar o maior demónio na terra… e pelas suas accões no final do Summerslam, esse demónio transmitiu que queria do Punk aquilo que ele tirou ao Hardy… o World Heavyweight Championship.

O Hardy, cujas quedas e colisões não se comparam com o facto de ele ter quebrado o telhado de vidro do main event da WWE, vai tirar algum tempo após a Smackdown. Ter um público a pensar no fantástico desempenho do Hardy no Summerslam traduz-se em zero dólares para a WWE e os seus accionistas. Um público que sonha com a retribuição do Jeff Hardy também não contribui em nada. Alguma coisa tinha de ser feita para mudar o foco dos fãs para a storyline do título.

Agora o que a WWE vai fazer com o Punk é que já não sei. O próximo PPV no calendário é o Breaking Point, onde o Punk vai defender o título contra o Undertaker num combate de submissão. Seria um grande erro tirar o título ao Punk tão rapidamente. Como campeão, ele pode ter grandes combates com o Undertaker, com o Rey Mysterio, com o John Morrison e talvez – se ambos os lados concordarem – o combate com o regressado com o Jeff Hardy na Wrestlemania.


Ainda assim, como é que se derrota o Undertaker num combate de submissão após ele acabar de voltar de um longo período de descanso, e com a atracção de haver outro combate na Wrestlemania com o Shawn Michaels, com quem o Undertaker teve um dos melhores combates da história do evento no início do ano? Enquanto a WWE pode estar presa com o dilema de não saberem que direcção tomar, a mesa está posta para um confront entre o veteran e o homem que toda a gente quer ver sofrer.

O CM Punk conseguiu. Ele está no topo da WWE. Ele é o World Heavyweight Champion, e é a personagem mais interessante em ambos os plantéis. Ele é, para simplificar, o homem no topo.

Estar no topo da WWE tem os seus privilégios. Também tem os seus preços. Para o CM Punk, que carrega a Smackdown aos ombros à vários meses, esse preço talvez seja perceber que não se deve perguntar para quem o sino toca. Porque no mundo da WWE, esse sino toca para ti.
Com tecnologia do Blogger.