Linguagem do wrestling III
A designação babyface vem conotada da psicologia. Quando uma pessoa olha para um recém-nascido ou para uma criança ela consegue ver a inocência. O cérebro humano irá automaticamente registar a aparência de alguém e cima de tudo ser mais um exemplo para o ditado, as primeiras aparências são as fundamentais. Assim alguém cuja aparência seja relacionada com uma criança, será visto aos olhos das pessoas como sendo uma boa pessoa. Esse é básico do “babyface”.
Existem quatro características principais que levam a correlação entre as crianças e os eu uma boa pessoa sob o ponto de vista psicológico. (1) Simetria facial, tudo os bebes tem um rosto parecido, ou seja um babyface tem uma carinha redondinha. (2) Bochechas bem definidas (3) Um babyface é alto, bem apresentado e com cabelo cortado ou seja uma boa apresentação. Os bebes tendem a ter pouco cabelo ou nenhum. (4) Olhos grandes, um babyface tem as pupilas acima do normal. Os bebés abrem os olhos ao máximo de modo a captar maior número de informação possível.


Estes quatro senhores, foram e são sem sombra de dúvidas os maiores babyfaces nas respectivas Eras. Será devido à aparência do babyface? Não, é porque eles acima de tudo perceberam o modo como funciona e pensa um babyface. Apesar de ter o aspecto, não é só chegar e desempenhar o papel, é efectuado na perfeição de modo a que este tenha sucesso. A primeira premissa de um babyface é a procura de justiça.
Olhemos agora o caso de "Stone Cold" Steve Austin, ele foi o exemplo perfeito de como uma babyface tem de evoluir mas ao mesmo tempo manter as regras de como ser um babyface. Ele lutava pelo que estava certo e ao mesmo tempo manter os olhos da audiência em si em plena mudança do século. No ano 2000, a audiência estava um pouco cansada e aborrecida, ele já não eram os pequenos Hulksters. Eles eram adolescentes e estudantes que percebiam melhor do que ninguém como o funciona o ramo do wrestling. De forma a ganhar a atenção do público e os fazer entrar nas storylines e nas personagens, Austin teve que mexer com as emoções das pessoas.
Austin interpretava um renegado babyface que procura captar a natureza rebelde da audiência. Ele foi construído como sendo o líder do público na luta contra o seu patrão o diabólico Mr. McMahon, fazendo o que muita gente tinha vontade de fazer, bater e esmurrar o seu patrão. Ele tinha as suas regras e nunca se importava coma s consequências. Mas afinal o que o distinguia de Hulk Hogan? Porque é que ele salvou Stephanie McMahon das garras do Undertaker e de Paul Bearer quando esta estava a ser forçada a casar com o Lord of Darkness. Jim Ross disse tudo numa frase simples,”Porque era o que estava certo fazer!”. O famoso mote de Stone Cold "That’s the bottom line, because Stone Cold said so!" é a evolução dos famosos mandamentos de Hulk Hogan que o tornaram famoso o Hulkster(Train, say your prayers, eat your vitamins, and believe in yourself). Austin evoluiu esse pensamento e simplesmente dizia "I’m going to be successful! Whether you join me or not, I don’t care.". Austin foi a evolução clara de um babyface que sempre manteve e desempenhou como ninguém os objectivos claros de um babyface.