“Top 10 TNA Wrestlers” 2009 - Parte II
“Top – 10” 2009 (Wrestlers masculinos) da TNA
Parte II
Autor: Comet
Parte II
Autor: Comet
Antes de mais quero agradecer o vosso apoio e feedback em relação à crónica anterior. Qualquer crítica (positiva ou negativa, sendo sempre construtiva) que tenham não hesitem em o comunicar. Aqui todo o assunto dentro do tema é pertinente e merece ser discutido. Isto além de que um cronista para melhorar deve sempre ouvir a sua audiência, para estar em constante evolução. Eis a 2º parte, sem mais demoras:
Mick Foley
Títulos ganhos em 2009: 1 TNA World Title, 1 Legends Title
O que parecia inicialmente um ângulo um pouco forçado (“mais um” que iria desafiar o aparentemente invencível Sting, ainda mais com a M.E.M. atrás dele), mostrou-se rapidamente que afinal as coisas estavam “viradas do avesso”, com poucos se apercebendo disso até ser tarde mais. Aproveitando-se da ainda confusão que reinava entre a Frontline e os restantes membros da M.E.M., Foley enfrentou sozinho Sting...num jaula...com todos os poderes de G.M. do seu lado...e assumindo-se claramente como Foley 'heel' (ou seja, imparável).
Num dos finais mais anti-climáticos, ganha...e segura o título por vários meses (para surpresa de muitos), voltando às grandes 'promos' que fazia como “WWF Comissioner” e/ou como Mankind. Um desses belos momentos foi quando a meio da 'Fatal Four way' no Sacrifice (que disputava juntamente com Sting, Angle e Jarret), dá-se ao luxo de *descansar um pouco no meio dos comentadores* durante o combate (isto faz a delícia a qualquer auto-proclamado smark).
“Sobreviveu” no Sacrifice, e com as “costas larguíssimas” declarou que se ganhasse o combate King of Moutain, no Slammiversary, só iria defender este título uma vez por ano, tal como qualquer equipa num campeonato (e o mais estranho é que isto faz algum sentido de uma perspectiva muito perversa! lol). Contudo tal loucura obviamente não aconteceu, e Angle foi quem saiu do PPV com o título. Mas, Foley teve a “honra” de sair da noite com talvez o 'spot' da noite, quando se lançou de uma cabine telefónica (!) para fazer um 'elbow drop' que até doeu só de ver.
Mas depois veio um dos pontos baixos do ano: virando face, desistiu pela segunda vez na carreira, na 'rematch' no Victory Road, perante o 'Ankle Lock' de Angle. Parecia que ia ser “comido vivo” pela M.E.M., mas eis que aparece Lashley e salva-o. Este ajuda-o mesmo a conquistar o Legends title de Nash, num Impact. Título esse perdido num doentemente sangrento combate com Nash, dias depois no Hard Justice.
Numa 'storyline' um pouco previsivel mas pedida por *todos* então, vira 'heel' de novo e ataca Abyss para os dois terem o combate mais 'extreme' do ano (seja na TNA ou na WWE), embora longe da qualidade que Edge e Foley, tiveram há alguns anos na 'Mania'. Foi “curtinho”, mas enquanto durou “esmiuçou-se” a coisa muito bem. Virou depois 'face' (dasse..que confusão..mas também poucos conseguem “virar” com tanta facilidade) no Impact seguinte, para ajudar Abyss a livrar-se de Dr. Stevie definitivamente.
Surge então Raven que queima a cara de Foley (!), sendo este um prenúncio que a máscara de Mankind vem aí(?). Não se sabe, e acho que os próprios 'bookers' também não souberam muito bem o que fazer com esta rivalidade (Foley, Abyss, Stevie, a corajosa Daffney e Raven), pois foi muito mal preparada (e que tem de ser finalizada brevemente). No Final Resolution ganharam...bem importa quem ganha? Ganhou quem devia ganhar numa 'feud' que tem de ser concluída, mas salvou-se da noite (quem mais poderia ser?) um 'spot' de Foley: 'elbow drop' do palco para cima de Stevie, com este amarrado com arame farpado em cima de uma mesa. Foley, versão “Michael-Moore-paranoico-por-tudo”, espera agora angustiado por Hogan num ângulo que estão a levantar muito as expectativas.
Nota: Foley, que diziam estar acabado para o wrestling, teve um ano recheado de títulos, 'feuds' variadas, esteve em “n” posições (G.M., wrestler, etc), virou 'face'/'heel' quantas vezes quis sem dificuldade...pfuii...que ano. 8.5/10
Desmond Wolfe
Títulos ganhos em 2009: Zero
Nova semana, e Wolfe sai de novo por cima. Parecia que faça o que Angle fizesse, Wolfe estava sempre um passo à frente. Estava lançado o mote para um bom combate para o Turning Point. O “problema” foi que o combate não foi “bom”, nem “muito bom”. Foi *excelente*, ao ponto do público (sempre os mais efusivos dos 'fans' de wrestling, é certo) cantar “this is wrestling, this is wrestling”. O combate teve de tudo, e se calhar o problema foi esse (falarei disso mais à frente) mas teria que ter um vencedor. E esse vencedor foi Angle, que finalmente saiu por cima.
Wolfe aparece então no Impact seguinte dizendo que foi derrotado com uma manobra ilegal (enfim...) e que não só quer uma desforra, mas essa desforra com o “Mr. Mangled” será num “3 Stages of Hell”..perdão...”3 Degrees of Pain”: um combate normal, um combate de submissão e um 'steel cage match'. Este tipo de 'matches' passam-me um pouco ao lado, confesso (saltei directamente para o ultimo terço no combate entre Hunter/Orton), mas fiz o esforço para ver estes face aos interpretes. Achei que o primeiro combate (o normal) foi demasiado técnico para dois atletas que supostamente se odiavam, e ainda mais vindo a seguir um 'submission match'. E não ajuda que combate entre eles no T.P. foi o topo, logo a seguir é sempre a descer. Contudo à que dar a “mão a palmatória” a Wolfe, que no ultimo combate soube sangrar que aquilo até parecia um lago de sangue!
A maneira como acabou o combate, com os dois a saírem quase em tempos iguais, sugere que vamos ver mais um 'match' entre eles: Last Man Standing Match?, I Quit Match? Talvez, este. E assim ganham todos os 'fans' de wrestling com isto.
Nota: Só não dou nota máxima porque Wolfe entrou só na parte final do ano e porque o primeiro combate no T.P. foi melhor que no segundo PPV (quando numa 'feud' deve ser o oposto). Fora isso...que entrada de alguém que é um 'rookie'! 9/10
A.J. Styles
Títulos ganhos em 2009: 1 TNA World Title, 1 Legends TitleNo Slammiversary, Styles teve a hipótese de juntar a esse título título o de TNA world champ (algo que seria único, aqui na TNA), mas o 'swerve' de Joe assim o impediu. Com a M.E.M. a mandar na TNA, foi determinado que Styles teria defender o seu título no Victory Road contra Nash. O combate foi intenso e cheio de reviravoltas, mas como todos que combatiam a M.E.M. naquela noite (Beer Money, Daniels, Foley, etc), Styles saiu derrotado apesar do seu inglório esforço e perdeu o título.
Para voltar à “mó de cima”, Styles tentou chegar ao 'main event' do Hard Justice, para isso tendo de derrotar Matt Morgan no que veio a ser um excelente 'Best of Three Series', mas confirmando que Styles estava de facto a passar um mau bocado (kayfabe), Morgan ganhou essa serie e avançou para o PPV, deixando para trás um Styles destroçado. Styles pensou em retirar-se, mas Sting impediu-o e motivou-o o suficiente para que Styles chegasse à 'Fatal Four Way' (com Sting, Morgan e o campeão Angle) do No Surrender...e se tornásse o novo World champ! (com uma pequena ajuda de Sting..coff coff...)
E como tal retribuiu no Bound for Glory, dando a 'title shot' ao Sting. O combate foi interessante, mas teve um fim muito rápido para o que estava em jogo (a carreira de Sting), indicando uma possível mazela de um dos dois. Styles tem desde então “sobrevivido” em vários PPV's (Turning Point e Final Resolution) como 'champ' aos ataques de Joe e (principalmente) Daniels. Para 2010 parece ter oponentes vindos de todo o lado: Joe (com a tal mala); Daniels irá “se acalmar”?; Angle já disse que quer uma desforra; Lashley é o nº 1 Contender (antes de fugir[sem aspas] para a MMA full time?); e o Wolve já teve até um combate pelo título com Styles...uffa...Deverá ser um ano ocupado para ele.
Nota: Um ano com rivalidades interessantes e títulos, embora sem nenhuma 'feud' mítica (e isso para qualquer 'fan' que se preze é mais importante que qualquer título[ver caso de Wolfe e Angle]). A “descida” foi importante para justificar a subida no No Surrender, como World champ. 8/10
Sting
Títulos ganhos em 2009: Zero
Começou intensas reformas no grupo (aprende, Sócrates) expulsando as mulheres do grupo e apaziguando os ânimos em relação ao perigo da Nation of Violence, mas acima de tudo mudando a política do grupo de “dominar os mais novos” para “assegurar os respeitos dos mais novos”. Isto levou a que Angle fizesse as suas maquinarias do costume, e contratasse Joe para o ajudar a ser 'champ' no Slammiversary. Quando Sting confrontou o grupo no Impact seguinte foi atacado e expulso do grupo.
Virando 'face' (à força lol), então iniciou um campanha contra o grupo, especificamente Joe, no Victory Road) contudo Joe (motivado pela presença de Taz) conseguiu com que Sting desistisse numa das suas submissões. Eis algo que respeito em Sting, e que por exemplo Taker não faz (por exemplo, com CM Punk): quando há que “pushar” os mais novos, e inclusive fazer 'tap out', Sting faz-lo sem problemas.
Sting não desistiu e continuou a ir atrás de Angle e do seu título ao longo de vários PPV's, até que ajudou Styles a se tornar 'champ'. No Bound for Glory, Sting elevou a parada: se perdesse, a sua carreira acabava ali. Estando Sting invencível neste PPV há vários anos, todos presumiram que o desfecho do combate estava encontrado. Mas como disse antes Sting “nesta altura do campeonato” está mais para ajudar os mais novos que para perpetuar “lendas”, e como tal Styles...ganhou.
Nota: Zero títulos, mas boas 'feuds' neste ano (Foley, Angle, etc) ajudaram a que o ano de Sting tenham de facto sido um bom ano. Faltou talvez só um pouco mais de “bang” no fim do combate da sua despedida (seja definitiva ou não) 8/10
Kurt Angle
Títulos ganhos em 2009: 1 TNA World Title
Usou Joe para garantir o título no Slammiversary e aguentou vários PPV's como 'world champ' (Victory Road e Hard justice), mas cedeu no No Surrender quando combatia com mais 4 (!) homens (Hernandez, Sting, Morgan e AJ Styles), perdendo o título para AJ Styles. Culpou Morgan por este facto e teve um bom match com ele no Bound for Glory (como já o havia tido com o mesmo num Impact). Isto significou não só a vitória, mas também “o respeito que passou a ter pelos mais novos”. Até aqui tudo ok, mas a maneira como a M.E.M. morreu (ou está “ligada à maquina”, se virmos do ponto de vista de Steiner) foi fraca para o maior 'stable' que existiu este ano (bem superior e mais interessante que os Legacy, por exemplo).
De qualquer forma tem estado em excelente forma como 'face' (poucos conseguem fazer os 'turns' com tanta facilidade como ele o faz) numa brilhante 'feud' com Wolfe que já resultou em grandes 'matches' no Turning Point (o melhor do ano?) e Final Resolution. Como será 2010 para ele agora que Hogan se aproxima? Continuará a 'feud' com Wolve? Irá perseguir Styles/Lashley pelo título mundial?
Nota – Um ano dominador do início ao fim (mesmo quando pensávamos que Sting era quem mandava, depois do Sacrifice) com e sem títulos, apenas pecando como se disse antes pelo combate no Turning Point com Wolve ter sido de um nível superior do que no Final Resolution; e que a M.E.M. deveria ter um fim mais apropriado do que o que teve. Pareceu uma vela acesa a ser apagada, este fim...digo eu como ' TNA fan'. 9/10
PS – Sugiro que tal como eu, mais de vocês mandem crónicas/ideias para o WN, pois a “gerência” receberá bem os vossos trabalhos. Há espaço para os vossos pontos de vista serem expostos para todos verem e poderem ser discutidos.
Obrigado pelo o vosso tempo,
Comet