Secrets of the Ring : Diamond Dallas Page
Hoje decidi falar-vos sobre um dos meus lutadores de eleição da era da WCW , e que muitos poderão não conhecer visto que tem uma carreira no minímo curiosa já que embora tenha entrado nas lides do Wrestling nos finais dos anos 70 , apenas conheceria a fama e a fortuna bastante mais tarde , tendo começado verdadeiramente o seu treinamento para se tornar lutador profissional apenas aos 35 anos . Falo do «Mestre do Diamond Cutter» e um dos lutadores mais versáteis de todos os tempos , Diamond Dallas Page ou apenas DDP .
Page começou a ligação com a modalidade em 1979 no Canadá mas cedo deu por terminada essa mesma ligação após uma lesão no joelho e devido a sentir-se mal preparado para abraçar de forma séria uma carreira no Wrestling profissional , começando então a dedicar-se á gerência de alguns estabelecimentos nocturnos apenas voltando á indústria em 1988 para a AWA trabalhando primeiro como manager de algumas equipas e depois como comentador ao lado de Gordon Solie tendo inclusivé recebido um «tryout» para a posição de comentador na WWF , corria então o ano de 1990 , mas esse lugar seria preenchido por Roddy Piper continuando Page ligado ao entretenimento nocturno , isto até Dusty Rhodes ter tomado conta da posição de «booker» na WCW , passando Page a actuar sob um pequeno contrato , mas sem nunca calçar de forma definitiva as botas de lutador .
A primeira experiência de Page na WCW seria como «manager» dos rejuvenescidos Fabulous Freebirds , que da formaçao original de Terry Gordy , Buddy Rogers e Michael P.S. Hayes apenas este restava sendo agora acompanhado por Jimmy Garvin . Enquanto «manager» desta formação Page conduziu-os a uma oportunidade pelos Títulos da NWA , apresentando pouco tempo depois as adições á formação intituladas de «The Diamond Dolls» , formando assim uma «stable» á qual se juntaria mais tarde Scott Hall sob o nome de «The Diamond Studd» .
Após algum tempo como comentador e desta vez com algumas leves participações in-ring , Page voltou a questionar a sua capacidade em termos técnicos , tendo então ingressado na instalação de desenvolvimento da WCW , a WCW Powerplant , lugar onde este «rookie» de 35 anos seria treinado por Dusty Rhodes entre outros .
A estreia de Page na companhia aconteceria nos finais de 1991 em pleno Starrcade num combate de equipas entre Page e Mike Graham e Jushin Liger e Bill Kazmaier , tendo pouco depois formado nova «stable» e novamente voltou a escolher alguns ilustres até então desconhecidos como foram o caso de Scotty Flamingo (Raven) e um tal de Vinnie Vegas (Kevin Nash então ainda com capacidades motoras) .
Após alguns combates de equipas , Page seria despedido da WCW devido a lesão em finais de 1992 , voltando a permanecer algum tempo fora dos ringues .
O Regresso e a aclamação como «The People´s Champion»

Munido de uma grande determinação em melhorar a sua personagem , Page consultou aquele que considero ser uma das grandes mentes da indústria , Jake «The Snake» Roberts que o aconselhou sobre os aspectos mais psicológicos da modalidade , o que ia muito para além das cordas de um ringue , coisas como apresentar a sua personagem aos fãs e como os fazer sentir as suas emoções . Após o período de recuperação da lesão , Page regressou á WCW em 1994 acompanhado pela sua mulher na vida real , Kimberly Page e ainda de um guarda-costas chamado Maxx Muscle , contudo a escalada da «cadeia alimentar» não começou da melhor maneira para Page tendo sido envolto em «storylines» pouco interessantes , todas elas quase sempre á volta da sua mulher Kimberly Page .
Ainda assim Page conquistou neste período o seu primeiro Título na WCW como lutador de «singles» , ao vencer o Título de TV .

Munido de uma grande determinação em melhorar a sua personagem , Page consultou aquele que considero ser uma das grandes mentes da indústria , Jake «The Snake» Roberts que o aconselhou sobre os aspectos mais psicológicos da modalidade , o que ia muito para além das cordas de um ringue , coisas como apresentar a sua personagem aos fãs e como os fazer sentir as suas emoções . Após o período de recuperação da lesão , Page regressou á WCW em 1994 acompanhado pela sua mulher na vida real , Kimberly Page e ainda de um guarda-costas chamado Maxx Muscle , contudo a escalada da «cadeia alimentar» não começou da melhor maneira para Page tendo sido envolto em «storylines» pouco interessantes , todas elas quase sempre á volta da sua mulher Kimberly Page .
Ainda assim Page conquistou neste período o seu primeiro Título na WCW como lutador de «singles» , ao vencer o Título de TV .
Durante o período de maior proeminência da WCW , ou seja aquando da formação da NWO , Page encontrava-se em «feud» com Eddie Guerrero , tendo ambos participado num torneio pelo Título dos EUA que se encontrava vago , ora Hall e Nash , antigos parceiros de Page começaram por ajudá-lo a avançar no torneio , tendo traído DDP na final do mesmo , entregando a vitória a Guerrero .
Após este ataque foi iniciado o «angle» entre DDP e a NWO , Page foi convidado a entrar por Hall e Nash tendo respondido com um Par de Diamond Cutters a cada um iniciando assim um «face turn» e respectiva «feud» com a NWO , tendo como seu primeiro alvo , Randy Savage numa «feud» aclamada como a melhor de 1997 , tendo Page a partir desse momento passado a referir-se a si próprio como o Campeão do Povo , o «People´s Champion» que vinha para salvar a WCW da praga que era a NWO .
Durante esta rivalidade , Page e Savage enfrentaram-se em numerosos combates , envolvendo pelo meio várias personalidades como Miss Elizabeth , Scott Hall , Kevin Nash e até Curt Henning o qual Page «teria» trazido pessoalmente para a WCW mas que viria a virar-se contra ele e a unir-se á NWO . A rivalidade com Savage terminaria num Las Vegas Sudden Match , com Page a ser vencido após uma ajuda de Hulk Hogan .
Após esta grande rivalidade , Page voltou aos Títulos , vencendo o Título dos EUA a Curt Henning e retendo esse mesmo título num combate Triple Threat com Raven e Benoit num combate de midcard que como muitas vezes acontecia na WCW , acabou por ser o melhor da noite e ofuscar o Main-Event que consistia num Hulk Hogan vs Randy Savage num combate Steel Cage .
Após este período , DDP continuou a sua disputa com a NWO , fazendo equipa com várias personalidades fora do mundo do wrestling, como foram os casos de Jay Leno num combate contra Hogan e Bischoff ou o jogador da NBA , Karl Malone novamente contra Hogan e outro basquetebolista , Dennis Rodman .
Após este período algo negro na carreira , Page voltou á caça ao Título Mundial , ao qual conquistou uma hipótese vencendo o temível Wargames , contudo seria vencido pelo «invencível» Goldberg , contudo a classe de Page ficou aqui bem vincada já que este foi votado como o combate do ano de 1998 pela revista da WCW .
Mas existe outra razão pela qual este combate é tão relembrado , isto porque o PPV onde este ocorreu , o Halloween Havoc demorou um pouco mais do que o esperado , o que fez com que muitas companhias por cabo cortassem o sinal , o que levou a que muitos fãs perdessem os instantes finais do combate entre o Ultimate Warrior e Hulk Hogan , o que provavelmente até terá sido proveitoso , tamanha foi a trampa ocorrida nesse combate . Contudo o pior foi que esses mesmos fãs viram-se privados do combate entre Goldberg e DDP .
Como tal e de forma a combater este prejuízo , a WCW decidiu passar o combate na sua totalidade no Nitro do dia seguinte , o que resultou numa grande vitória nas audiências sobre a WWE e o seu Monday Night Raw , sendo esta aliás , a última vitória que a WCW conseguiu nas Monday Night Wars .
Apesar deste percalço , a cintura de DDP não ficou muito tempo sem um título , já que DDP voltou a vencer o Título dos EUA , desta vez contra Bret Hart e mais tarde , Page capturaria finalmente o Título Mundial de Pesos Pesados derrotando Flair , Sting e Hogan num Fatal 4 Way.
Na WCW , Page conquistou todos os Títulos possiveís , sendo 3 vezes campeão máximo , 2 vezes Campeão dos EUA , 4 vezes Campeão de Tag-Team e ainda Campeão de TV .
Entre 1994 e 2001 , DDP foi das maiores figuras de proa da WCW , conseguindo uma grande legião de fãs que rivalizava com Sting , Hogan ou Goldberg e rivalidades de grande qualidade com Savage , com Hogan e com a NWO , logo seria de esperar que a WWE aproveitasse de forma correcta , uma das poucas grandes estrelas que conseguiu «sacar» á WCW , mas infelizmente este seria um cenário que não viria a acontecer, já que DDP foi posto numa ridícula rivalidade com o Undertaker , onde DDP continuava a sua faceta de «heel» dos últimos tempos da WCW , ao perseguir a mulher do Undertaker .
Rivalidade essa que teve o seu ponto alto na escala da burrice no KOTR de 2001 , onde o Undertaker venceu DDP num «Squash» completo e que enterrou completamente qualquer possibilidade de sucesso de Page na WWF , esta «feud» terminaria após três meses no Summerslam 2001 onde DDP e Kanyon foram vencidos pelos BOD num Cage Match .
Nesse combate , Page lesionou-se e no seu regresso foi-lhe dada uma «gimmick» baseada na sua recente escolha profissional de ser um «motivational speaker» , alguém que aconselha os jovens e todos aqueles com problemas . Mesmo com mais uma «gimmick» merdosa , Page venceu ainda o Título Europeu e conseguiu algo que desesperadamente lhe faltava , actuar numa Wrestlemania . Aos 46 anos , Page sofria de várias lesões crónicas , especialmente no pescoço , e como tal o seu contrato com a WWF foi deixado extinguir e Page voltou a desaparecer de cena .
Muitos dizem que Vince McMahon apenas pretendeu destruir tudo o que tivesse a ver com a WCW e se tal for verdade , DDP a par de Booker T foram os que mais sapos engoliram .
Após algum tempo em federações independentes , Page ingressou na TNA onde pouco mais fez do que recolher o cheque de pagamento . Correntemente DDP faz a sua vida como instrutor de yoga e continua a discursar perante jovens , mas há algum tempo atrás , o nome de DDP voltou á baila após se saber da intenção deste em processar o rapper Jay-Z devido ao uso indevido do tradicional gesto usado por Page na WCW .
Como curiosidade final , foi DDP quem sugeriu a Randy Orton , o uso do Diamond Cutter e que este o aperfeiçoasse á sua maneira , nasceu assim o RKO .
Diamond Dallas Page é na minha opinião um dos lutadores mais inovadores e versáteis de todos os tempos . As constantes variações do seu move-set e especialmente do seu «finisher» , faziam dele um lutador excitante de ver e tudo isto junto com o seu carisma fazem sem dúvida que DDP seja uma das figuras mais proeminentes da história da WCW , assim como uma presença assegurada no meu top 10 de lutadores .
E só posso terminar com uma frase do próprio :
«You Will Love Me , You Will Hate Me , But You Will never Forget Me»
Após este ataque foi iniciado o «angle» entre DDP e a NWO , Page foi convidado a entrar por Hall e Nash tendo respondido com um Par de Diamond Cutters a cada um iniciando assim um «face turn» e respectiva «feud» com a NWO , tendo como seu primeiro alvo , Randy Savage numa «feud» aclamada como a melhor de 1997 , tendo Page a partir desse momento passado a referir-se a si próprio como o Campeão do Povo , o «People´s Champion» que vinha para salvar a WCW da praga que era a NWO .
Durante esta rivalidade , Page e Savage enfrentaram-se em numerosos combates , envolvendo pelo meio várias personalidades como Miss Elizabeth , Scott Hall , Kevin Nash e até Curt Henning o qual Page «teria» trazido pessoalmente para a WCW mas que viria a virar-se contra ele e a unir-se á NWO . A rivalidade com Savage terminaria num Las Vegas Sudden Match , com Page a ser vencido após uma ajuda de Hulk Hogan .
Randy Savage vs DDP : GAB (Anything Goes Match)

DDP vs Benoit vs Raven : Falls Count Anywhere (WCW Uncensored 98)
Após este período , DDP continuou a sua disputa com a NWO , fazendo equipa com várias personalidades fora do mundo do wrestling, como foram os casos de Jay Leno num combate contra Hogan e Bischoff ou o jogador da NBA , Karl Malone novamente contra Hogan e outro basquetebolista , Dennis Rodman .
Após este período algo negro na carreira , Page voltou á caça ao Título Mundial , ao qual conquistou uma hipótese vencendo o temível Wargames , contudo seria vencido pelo «invencível» Goldberg , contudo a classe de Page ficou aqui bem vincada já que este foi votado como o combate do ano de 1998 pela revista da WCW .
Mas existe outra razão pela qual este combate é tão relembrado , isto porque o PPV onde este ocorreu , o Halloween Havoc demorou um pouco mais do que o esperado , o que fez com que muitas companhias por cabo cortassem o sinal , o que levou a que muitos fãs perdessem os instantes finais do combate entre o Ultimate Warrior e Hulk Hogan , o que provavelmente até terá sido proveitoso , tamanha foi a trampa ocorrida nesse combate . Contudo o pior foi que esses mesmos fãs viram-se privados do combate entre Goldberg e DDP .
Como tal e de forma a combater este prejuízo , a WCW decidiu passar o combate na sua totalidade no Nitro do dia seguinte , o que resultou numa grande vitória nas audiências sobre a WWE e o seu Monday Night Raw , sendo esta aliás , a última vitória que a WCW conseguiu nas Monday Night Wars .
Bill Goldberg Vs DDP (Halloween Havoc 1998)
Apesar deste percalço , a cintura de DDP não ficou muito tempo sem um título , já que DDP voltou a vencer o Título dos EUA , desta vez contra Bret Hart e mais tarde , Page capturaria finalmente o Título Mundial de Pesos Pesados derrotando Flair , Sting e Hogan num Fatal 4 Way.
Na WCW , Page conquistou todos os Títulos possiveís , sendo 3 vezes campeão máximo , 2 vezes Campeão dos EUA , 4 vezes Campeão de Tag-Team e ainda Campeão de TV .
Entre 1994 e 2001 , DDP foi das maiores figuras de proa da WCW , conseguindo uma grande legião de fãs que rivalizava com Sting , Hogan ou Goldberg e rivalidades de grande qualidade com Savage , com Hogan e com a NWO , logo seria de esperar que a WWE aproveitasse de forma correcta , uma das poucas grandes estrelas que conseguiu «sacar» á WCW , mas infelizmente este seria um cenário que não viria a acontecer, já que DDP foi posto numa ridícula rivalidade com o Undertaker , onde DDP continuava a sua faceta de «heel» dos últimos tempos da WCW , ao perseguir a mulher do Undertaker .
Rivalidade essa que teve o seu ponto alto na escala da burrice no KOTR de 2001 , onde o Undertaker venceu DDP num «Squash» completo e que enterrou completamente qualquer possibilidade de sucesso de Page na WWF , esta «feud» terminaria após três meses no Summerslam 2001 onde DDP e Kanyon foram vencidos pelos BOD num Cage Match .
Nesse combate , Page lesionou-se e no seu regresso foi-lhe dada uma «gimmick» baseada na sua recente escolha profissional de ser um «motivational speaker» , alguém que aconselha os jovens e todos aqueles com problemas . Mesmo com mais uma «gimmick» merdosa , Page venceu ainda o Título Europeu e conseguiu algo que desesperadamente lhe faltava , actuar numa Wrestlemania . Aos 46 anos , Page sofria de várias lesões crónicas , especialmente no pescoço , e como tal o seu contrato com a WWF foi deixado extinguir e Page voltou a desaparecer de cena .
Muitos dizem que Vince McMahon apenas pretendeu destruir tudo o que tivesse a ver com a WCW e se tal for verdade , DDP a par de Booker T foram os que mais sapos engoliram .
Após algum tempo em federações independentes , Page ingressou na TNA onde pouco mais fez do que recolher o cheque de pagamento . Correntemente DDP faz a sua vida como instrutor de yoga e continua a discursar perante jovens , mas há algum tempo atrás , o nome de DDP voltou á baila após se saber da intenção deste em processar o rapper Jay-Z devido ao uso indevido do tradicional gesto usado por Page na WCW .

Diamond Dallas Page é na minha opinião um dos lutadores mais inovadores e versáteis de todos os tempos . As constantes variações do seu move-set e especialmente do seu «finisher» , faziam dele um lutador excitante de ver e tudo isto junto com o seu carisma fazem sem dúvida que DDP seja uma das figuras mais proeminentes da história da WCW , assim como uma presença assegurada no meu top 10 de lutadores .
E só posso terminar com uma frase do próprio :
«You Will Love Me , You Will Hate Me , But You Will never Forget Me»
DDP Tribute : Feel the Bang