Ultimas

Talking about MMA #1



Yeah! Boas tardes, sou o Vuduu, o novo membro do Wrestling Notícias. Tenho 20 anos, sou da zona de Lisboa, já fui um aficionado pelo wrestling porém esses tempos já lá vão, entretanto descobri algo que me fascinou, foi praticamente amor à primeira vista. Falo-vos de MMA (mixed martial arts) e será à volta disso que os meus posts serão feitos. Para primeiro post seria indicado falar um pouco sobre a modalidade mas isso é algo que já fiz por duas vezes nos últimos 3 meses, como tal para os interessados em saber os princípios básicos da MMA basta verem o meu trabalho no WA. Antes de partir para a minha rubrica propriamente dita, deixo-vos um pequeno excerto daquilo que todos deveremos saber:

«MMA é um desporto de combate que alberga os mais variados estilos de luta, desde boxe, wrestling, jiu jitsu, muay thai, sumo, judo, entre outros menos conhecidos. No fundo a MMA é derivado do Vale Tudo (desporto brasileiro) mas com as devidas regras implementadas, para tornar o desporto algo mais seguro e legal com vista à sua transmissão via TV.

Eis algumas das regras que podemos encontrar:
- Combates sem título em jogo têm 3 rounds de 5 minutos.
- Combates com título em jogo têm 5 rounds de 5 minutos.
- Os atletas são divididos de acordo com o seu peso de modo a não haver uma grande discrepância entre os 2 adversários, imaginem um atleta com 70kg contra um de 120kg.

Eis as categorias existentes:

Flyweight ( <> 120 kg)*

*Categorias não usada na UFC

- Existem 5 maneiras de vencer um combate, sendo o mais comum por decisão do júri, ou seja, ao fim dos rounds (3 ou 5 dependendo se há algum titulo em jogo ou não) o júri conferencia para decidirem a qual dos lutadores atribuir a vitória. Submissão, este sistema funciona tal como se vê no mundo do wrestling, sempre que um lutador bater 3 vezes no chão ou no corpo do oponente o seu adversário vence por submissão. Knock-out, Sempre que um dos lutadores ficar inconsciente, logo incapaz de continuar o combate, este termina e o seu adversário é declarado vencedor. Technical Knock-out, este sistema é parecido ao Knock-out, o árbitro dá por terminado um combate por TKO, sempre que entender que um lutador está à beira de perder a consciência, ou seja, que não se defende de forma inteligente, ou ainda quando um dos lutadores apresenta uma lesão grave, como uma fractura ou algo do género. Desqualificação, ao longo do combate cada lutador pode infringir uma das regras duas vezes, sendo que será sempre repreendido pelo árbitro e ser-lhe-á deduzido alguns pontos caso o combate seja decidido pelos júris, ao 3º aviso, o árbitro deverá dar combate por terminado, desqualificando o infractor.»

Agora que sabem o básico, e tendo em conta que estamos perto do tão aguardado UFC 111, falarei sobre o evento que promete dar o que falar, isto porque ao contrário do que é habitual teremos um evento não com um, mas com dois combates com o título em jogo! Aqui fica o card completo, lembrando que o card poderá ser alterado mediante a indisponibilidade de algum lutador:



Card principal:
Georges St. Pierre vs. Dan Hardy (UFC Welterweight Championship)
Frank Mir vs. Shane Carwin (Interim UFC Heavyweight Championship)
Jon Fitch vs. Thiago Alves
Jake Ellenberger vs. Ben Saunders
Jim Miller vs. Mark Bocek

Card secundário:
Ricardo Almeida vs. Matt Brown
Nate Diaz vs. Rory Markham
Rousimar Palhares vs. Tomasz Drwal
Rodney Wallace vs. Tomasz Drwal
Kurt Pellegrino vs. Fabricio Camoes
Greg Soto vs. Matthew Riddle

Comecemos a análise por baixo (não farei qualquer menção ao card secundário):



Jim Miller vs. Mark Bocek
Será certamente um bom combate de abertura, isto para aqueles que gostam de manobras de submissão … mas já chegamos ai. Mark Bocek está à quase 4 meses sem combater, veremos se essa ‘falta’ de acção será benéfica ou maléfica, o canadense Bocek conta até ao momento com 8 vitórias e 2 derrotas, ao passo que Jim Miller (na imagem), dois anos mais novo leva na bagagem 16 vitórias contra 2 derrotas, mas eis um facto interessante, a maioria das vitórias alcançadas dos dois lados foi através de submissão, Miller com 10 e Bocek com 6, por outras palavras, como disse no inicio, este será certamente um combate onde a maior parte do tempo será passada no chão, com os dois atletas enrolados a tentarem obrigar o oponente a desistir.
Aposta: Jim Miller

Jake Ellenberger vs. Ben Saunders
Jake Ellenberger … eis um atleta que poderá dar o que falar num futuro próximo. Com apenas 24 anos, Jake tem uma vasta experiencia em MMA, tendo começado a praticar em 2005, ao contrário de Saunders que iniciou a pratica da mesma 1 ano antes, mas eis a diferença: Jake em 5 anos realizou 27 combates (22 vitórias e 5 derrotas), contra 11 de Saunders (8 vitórias, 1 derrota e 2 empates). Conclusão? Jake está mais rotinado porém a sua entrada na UFC deu-se à pouco tempo (Setembro do ano passado), ao passo que Saunders fez o seu 1º combate na UFC em finais de 2008. Quanto à minha aposta para esta luta, será difícil, visto que pouco vi quer de um quer do outro, mas a apostar, irei pelo jovem Ellenberger.
Aposta: Jake Ellenberger




Jon Fitch vs. Thiago Alves
E aqui começamos a aquecer … Finch e Alves (na imagem) já combateram à coisa de 4 anos atrás, na altura foi o norte americano que saiu vitorioso. Mas o tempo passou, ambos progrediram, qual será o desfecho? Outro dado interessante, é que desde esse confronto, ambos apenas perderam uma única vez na UFC e precisamente para o mesmo homem, homem esse que é cabeça de cartaz deste mesmo evento, acho que já adivinharam quem é … falo-vos de Georges St-Pierre! A diferença é que o ultimo combate de Thiago Alves foi contra GSP e desde então (Julho de 2009) Alves não voltou a combater em PPVs tendo optado por treinar e aprimorar as suas técnicas. Ao fim ao acabo, esta luta significa mais do que um simples tira teimas entre os dois, já que o vencedor deste combate sairá numa posição bastante vantajosa para ganhar um combate contra o actual campeão de pesos meio leves, Georges St-Pierre.
Aposta: Thiago Alves





Frank Mir vs. Shane Carwin (Interim UFC Heavyweight Championship)
Chegamos ao pre-main event, combate pelo título interino de pesos pesados! Tal como o presidente da UFC adiantou à umas semanas, dependendo do estado de saúde de Brock Lesnar, ele decidiria se optaria por criar um titulo interino ou por destituir Lesnar. O estado de saúde do nosso campeão melhorou e como tal o título interino foi criado. Teremos então um embate bastante interessante entre Mir (na imagem) que se bem se lembram apadrinhou a estreia de Lesnar na UFC, na altura Lesnar acabou derrotado, um ano e pouco mais tarde os 2 voltariam a enfrentar-se, porém nesse embate Mir acabou por sair por baixo. Do outro lado temos um ‘recém-chegado’ à UFC, Carwin vai para o seu 4º combate na UFC e logo com um título em jogo, o que não posso dizer que não seja merecido, já que vem de um combate contra Gabriel Gonzaga que acabou antes de começar com um grande soco de Carwin no brasileiro. Este combate ditará ainda, se a onda de vitórias de Carwin acaba ou não, recordo que Shane tem 11 combates e outras tantas vitórias, ao passo que Mir leva 13 vitórias e 4 derrotas, mas não esquecer que Mir está habituado a tudo isto, tendo inclusive derrotado Antônio Rodrigo Nogueira no fim de 2008 tornando-se campeão de pesos pesados interino na altura, assim sendo, se vencer Carwin, não seria a 1º vez.
Aposta: Frank Mir


Georges St. Pierre vs. Dan Hardy (UFC Welterweight Championship)
E por último mas não menos importante, aliás, muito pelo contrário, chegamos a um dos embates que mais aguardo, título de pesos meio pesados está em jogo, de um lado temos o campeão e aquele que é considerado por muitos como o melhor lutador nesta categoria de todo o mundo, Georges St. Pierre (na imagem), no outro lado temos o inglês, Dan Hardy, um lutador em clara ascensão que estriou-se na UFC em Outubro de 2008. Contanto para já com 4 combates e outras tantas vitórias, isto já para não falar nas quase 2 dezenas de combates que Hardy tem em outras companhias e já agora, uma curiosidade, Hardy já enfrentou um total de 10 homens com nacionalidades diferentes, se é que entendem … com este embate contra o canadense GSP, esse número passará a 11.



Adiante, muitos são os que defendem que foi concedido a Hardy um combate pelo título numa fase muito prematura (este será o seu 5º combate), qual é a minha posição quanto a isso? Pois bem, tal como referi a umas semanas atrás no caso Lesnar que lhe foi concedido uma title shot no seu 4º combate na UFC, o mesmo se aplica aqui ou no caso do Carwin! Acho que a UFC deveria olhar para aqueles que já lá estão à mais tempo e deixar os ‘novatos’ ganharem mais ritmo, mais nome, mais adeptos. E atenção porque isto até poderá queimar de certa forma alguns lutadores, vejamos o caso Hardy por exemplo, o inglês é um jovem cheio de qualidades, já conta com varias vitórias fora da UFC, mas falta-lhe ‘aquilo’, por outras palavras, o que estou a ver acontecer neste combate é um GSP encher o Hardy e o combate não deverá passar do 2º round, depois disto, o Hardy se recompõe e treina para melhorar ou vai entrar numa espiral descendente como acontece com certos lutadores.
Aposta: Georges St. Pierre

Por hoje é tudo, vemo-nos para a semana, não se esqueçam de comentar e já agora, façam as vossas apostas ^^

Cumprimentos,
Vuduu
Com tecnologia do Blogger.