Ultimas

Stiff Words #29 - Wrestling e gostos na IWC

A WWE e quase todas as federações mainstream sempre tiveram um estigma de serem círculos fechados, actuando como sendo um poder autoritário de dar aos fãs o que eles queriam e não o que era desejado pelos fãs, o chamado comes aqui na minha mão. Olhemos ao caso de Vince McMahon, senhor de um império vasto, construído a pulso é frequentemente acusado de ser um promotor com ideias que não seguem as tendências actuais e mantêm-se num estilo intermédio que nem é old-school nem de nova geração, ou seja é conservador.

Normalmente é dito que as empresas de wrestling e os seus promotores não ligam nenhuma aos fãs da internet e tudo aliado a estes, pois são pessoas sem interesse para as companhias pois sabem de mais e afastavam-se dos modelos de fã pretendidos pelas companhias, o típico mark, aquele que segue a política do comes aqui na mão, mas a partir de uns tempos para cá, coloca-se a questão, será que esta visão das promotoras não terá de mudar, será que as companhias tem de se focar nos típicos fãs de quem gostam, será que nos tempos que correm e tendo em conta a evolução dos meios de comunicações e tecnologias, será que a percentagem de marks ainda é elevada e as companhias não tem de seguir outros moldes?

O negócio do wrestling arrastado pela conjectura mundial, não escapa ao fenómeno da crise e isso ressente-se na compra de PPV`s, nas assistências de shows e tudo que vai de arrasto nisso, merchandise, essas coisas e na minha óptica há um saturar por parte dos fãs de wrestling e isso é verificado na quebra de ratings por parte dos programas semanais, o Impact por exemplo ronda os 1.0 com o talento que a companhia tem, o Raw da WWE não tenho a certeza mas poucas vezes teve um rating superior a 4.0 e os programas semanais da WWE também não andam lá muito famosos nesse aspecto.

Conclusão: O negócio do wrestling está a perder fãs, porquê? Muitas causas são plausíveis mas não é esse o objectivo deste texto. Qual a solução para tentar minimizar esta crise, já não digo sair? Bem na minha óptica as companhias não podem meter a cabeça na areia como as avestruzes e não se manterem em círculos fechados a praticar a sua política de estender a mão e dar a comer, as companhias tem de abrir horizontes, terem de ouvir os fãs e isso é possível como? Bem, deixando e ser conservadores e aderir as novas tendências de comunicação actuais e isso o que implica? Implica terem de saber as opiniões dos típicos fãs detestáveis que proliferam da Internet Wrestling Comunity e ver os seus gostos.

Já sei que muitos dos que estão a ler isto, devem estar a dizer, este gajo está tolo, não sabe o que diz, as companhias querem lá saber dos nerds da IWC. Pode ser que esteja errado mas acho que as companhias já estão abrir horizontes e isso está a ser feito pela TNA com a criação do top 10 de contenders ao título aonde o público é que vota, embora haja alguns problemas a apontar e que estão a ser debatidos por esses fóruns todos. Outro tópico referente à TNA é os comentados recentes de Buba Love onde afirmou que Dixie Carter valoriza muito as opiniões na Internet.

Falemos agora da WWE e aqui há casos claríssimos que há gente nos gabinetes da companhia a olhar para a IWC e a pegar nos casos de sucesso desta, seja para amar ou odiar e isso é sobretudo verificado com a criação do NXT e com o que foi de arrasto com isso. Vejamos, pegaram no deus da IWC, Bryan Danielson e emparelharam com um venerado The Miz. Puseram Bryan a perder como tudo e inclusive a ser eliminado do programa para gerar o ódio e a revolta por essa Internet fora para depois porem ele a revoltar-se e a virar-se contra o mais odiado de todos por essa IWC fora, Michael Cole. Em que resultou isso? Sucesso na minha opinião.

Vejamos agora à segunda temporada do NXT? Ontem foi um vê se te avias com os comentários sobre o emparelhamento do adorado Low Ki com um dos grandes buzz da IWC, Team LayCool, porque será? Coincidência?

Uma outra questão, porque será que Gabe Sapolsky é a adorado booker tendo sido inclusive considerado o melhor booker dos últimos anos, porque será que a Ring of Honro teve o sucesso que teve e desde a saída dele e a entrada de Adam Pearce a companhia tem vindo a descair? Simples, Adam Pearce é um booker old-school enquanto Gabe Sapolsky é um tipo que vê as opiniões dos fãs, anda por esses fóruns todos e muito do sucesso que a ROH teve foi por esta ser baseada muito nos gostos e creres dos ROHboots.

Estas mudanças nas companhias mainstream, na minha opinião, não surgem só para cativar e captar a atenção do mero fã da Internet, mas sim muitos dos fãs das companhias independentes e é a tentativa das companhias em os atrair, pois a maior das vezes fãs de wrestling independente detestam o sports-entertainment da WWE e não vão á bola com a TNA sobretudo por usar de maneira errada muitos dos seus adorados.

Isto é o que me parece que anda a acontecer neste últimos tempos sobretudo na WWE? Alguém concorda comigo? Discordam, estejam a vontade para se manifestar? Se for este o caso será que vai trazer resultados?
Com tecnologia do Blogger.