Chapter XI - Chikara, uma introdução.
Bem-vindos mais uma vez.
A partir de hoje (e como podem ter reparado os últimos artigos já incluíram este tópico) os meus artigos vão-se focar na companhia CHIKARA sempre que for possível. É uma companhia que eu gosto bastante e que gostaria de divulgar. Os eventos são bastante espaçados o que dá tempo para ver tudo sem pressas e ir fazendo artigos a contar as histórias sem grande problema e principalmente de maneira a tudo ser percebido. De qualquer das formas, como os eventos são bastante espaçados, vou continuar a dizer mal da TNA e falar da actualidade das empresas ditas maiores e de qualquer assunto que considere relevante.
Bem nos próximos artigos vou trazer mais dois eventos que se seguiram ao King of Trios 2010, ou seja, o Aniversario Zehn e o Aniversario Elf. Como devem ter reparado pelos artigos do King of Trios muitas coisas se passam na CHIKARA neste momento e eu acho que é melhor explicá-las antes de avançar para os próximos eventos (até porque ainda estão a ser comprados).
Primeiro a CHIKARA não é uma empresa dita normal. Para vos enquadrar eles estão sediados em Filadélfia, Pensilvânia, embora façam alguns eventos fora de portas. Têm vários shows ditos principais (ao estilo de wrestlemania, summerslam, survivor series e demais) que são então: o King of Trios (que foi o primeiro evento que fiz report e devem ter percebido como funciona), o Aniversario (que comemora o aniversário da companhia), a Taça Young Lions (que quando lá chegarmos será explicada mas é um torneio muito original e de grande reconhecimento em que participam jovens com 25 ou menos anos) e o Torneo Cibernetico (que também veremos como funciona quando lá chegarmos). Os vencedores destes torneios são na sua maioria figuras de destaque na companhia e é algo que é visto como de grande prestígio.
A CHIKARA promove a Lucha Libre em larga margem nos EUA e portanto as regras dos combates são as de Lucha Libre e não as do Pro Wrestling na maior parte das vezes. Basicamente e muito rapidamente são: a contagem fora do ringue é de 20 e não de 10; desclassificação directa por lowblows; o homem activo da equipa é o que está dentro do ringue, ou seja, não é preciso tag para outro membro entrar em ringue e ficar activo, apenas que saía de ringue; um wrestler pode ser desclassificado se em vez de tentar fazer pin/submissão (ou seja tentar ganhar) esteja ali apenas para matar o outro (a não ser que o combate tenha estipulação, de qualquer das formas é raro alguém ser desclassificado por isto).
Um dos títulos bastante importantes é o Campeonato de Parejas (basicamente são os campeões de tag team, 2 pessoas). Para se conseguir um title shot uma equipa tem de ganhar a 3 equipas da CHIKARA de seguida. Por exemplo se ganharem 2 mas perderem o 3 perdem os pontos todos e têm de começar de novo do 0.
De resto os títulos são basicamente os de vencedores de torneio, que como disse são muito prestigiados.
Assim sendo há dois títulos que podem ser disputados fora torneio. Um de single e outro de pares. São eles a Young Lions Cup e o Campeonato de Parejas. A Young Lions Cup é disputada no torneio mas pode ser defendido (e portanto perdida) em combates single.
Assim sendo neste momento temos como campeões:
Young Lions Cup: Tim Donst (ganhou o título ao vencedor do Young Lions Cup 2009 Player Dos)
Campeonato de Parejas: Bruderschaft des Kreuzes (Ares e Castagnoli)
Como vencedores de torneios:
King of Trios champions 2010: Bruderschaft des Kreuzes (Ares, Castagnoli & Tursas)
Torneo Cibernetico 2009: Carpenter Ant (mais tarde revelado como sendo o Pinkie Sanchez ou também conhecido como Pink Ant)
Rey de Voladores 2010: Ophidian (como vimos no torneio King of Trios)
Ora como podem ter reparado todos os títulos/torneiros principais estão nas mãos dos B.d.K. (tirando o Rey de Voladores, que não é tão importante). Ora isto leva-nos à criação dos B.d.K. Afinal de onde surgiram e porque são tão dominantes? Passemos então a explicar uma storyline que a meu ver é digna de menção e uma das melhores de sempre (ou então não, deixo à vossa avaliação):
Primeiro tenho que referir que para além das diferentes stables/tag teams em que o roster da CHIKARA está organizado também estão organizados em heels e faces. Assim sendo os heels na CHIKARA são tratados por Rudos e os faces por Tecnicos. Quando um membro se torna heel é transferido para o roster dos Rudos e quando alguém se torna face é transferido para os Tecnicos.
Comecemos então a dar uma aula de história.
No Aniversario de 2007 o Mike Quackenbush conseguiu derrotar o Chris Hero num combate que estava a ser hypado à quase 2 anos com uma nova manobra de submissão chamada Chikara Special. Como o Mike sabia que o Hero nunca conseguiria contra atacar esta nova manobra decidiu que ia ensiná-la (e também a como contra atacá-la) a todos os membros dos Tecnicos (os faces basicamente). Depois disto o Hero perdeu mais 4 vezes contra elementos dos Tecnicos com esta manobra. Numa quinta vez contra o Equinox, num mask vs hair, o Hero conseguiu contra atacar o Chikara Special e usá-lo para derrotar o Equinox e este perder assim a sua máscara.
Depois disto o Mike Quackenbush quis saber quem raio tinha dado com a língua nos dentes ao entregar a manobra e o seu contra ataque ao Chris Hero. Desta forma enviou o Tim Donst como infiltrado nos rudos (os heels), mais propriamente na stable dos The Order of The Neo-Solar Temple, liderada pelo UltraMantis Black. Assim o Donst descobriu que quem vendeu a informação foi o Shane Storm (agora conhecido como STIGMA), o parceiro de tag team do Mike Quackenbush, em troca de uma vitória sobre o Hydra da The Order of The Neo-Solar Temple (o Shane estava numa streak de derrotas grande). Após isto o Mike teve de arranjar um novo parceiro que viria a ser o Jigsaw e não o Tim Donst pelo bom trabalho que tinha feito. O Donst formou então uma tag team com o Hydra que tinha abandonado os Rudos. Já em 2009 e para agradecer ao Donst pelo trabalho, o Mike ensinou-lhe uma nova manobra: o Inverted Chikara Special de forma a ele ter uma vantagem na Young Lions Cup de 2009.
Entretanto em Janeiro de 2009 o UltraMantis Black revelou pelo que tinha vendido a informação ao Chris Hero. Um artefacto escandinávio chamado Eye of Tyr estava na posse do Dr.Cube, um manager dos Rudos, que tinha uma companhia de wrestling e era um grande fã do Chris Hero. Assim sendo o Dr.Cube aceitou trocar o Eye of Tyr por uma oportunidade de ter o Chris Hero a lutar na sua companhia. Quanto ao UltraMantis apenas teve de ensinar o Chikara special e o contra ataque ao Hero de forma a convencê-lo a lutar pela companhia do Dr.Cube. O UltraManis estava assim na posse do Eye of Tyr. O Eye of Tyr pelo que parece tinha o poder de hipnotizar a pessoa em que fosse usado.
Como a The Order of The Neo-Solar Temple estava à procura de um novo membro e como o UltraMantis Black viu uma oportunidade para se vingar do seu ex-parceiro de tag team Hallowicked decidiu usar o Eye of Tyr no novo parceiro do Hallowicked (que entretanto já era um dos bons, dos Tecnicos): o Delirious (juntos formavam a team Incoherence). Veio-se depois a saber que o Eye of Tyr tinha uma lenda a ele associado que dizia que depois de ser usado o Eye of Tyr devia ser entregue e caso isso não acontecesse existiriam trágicas consequências. Como é óbvio o UltraMantis Black não quis saber de nada disto.
Na Young Lions Cup 2009 um homem vestido com uma máscara e fato branco confrontou o UltraMantis Black e deu-lhe uma caixa. Lá dentro encontrava-se uma mensagem: “A Guerra está a chegar”. Entretanto continuaram a existir várias ameaças “anónimas” ao UltraMantis dizendo que se ele não entregasse o Eye of Tyr à “família” a sua Order of the Neo-Solar Temple seria destruída. Mais tarde o homem vestido de branco com uma máscara também branca voltou a aparecer desta vez acompanhado por outro homem grande vestido da mesma maneira num evento em que o UltraMantis decidiu fugir. Entretanto apareceu um novo lutador chamado Vökoder que se ofereceu para guardar o Eye of Tyr enquanto o UltraMantis resolvia os problemas. Para provar a sua lealdade foi interferindo em vários combates do UltraMantis.
No final do ano de 2009, no último show da CHIKARA desse ano, os dois homens de branco invadiram o main event e disseram que estavam fartos de esperar e que a guerra estava em marcha. Assim os dois homens ficaram cara a cara com os The Osirian Portal (Ophidian & Amasis), The Colony (Soldier, Fire, Green & Carpenter Ant) e o resto dos Tecnicos todos que entretanto vieram a correr do balneário. O Mike e o Claudio Castagnoli (que era um dos bons na altura e tinha sido durante 3 anos) confrontaram os dois homens de branco que afirmaram que queriam o UltraMantis ali, o verdadeiro responsável por tudo aquilo (ele que estava a fazer os comentários com o Vökoder). O UltraMantis deixou o Eye com o Vökoder e dirigiu-se ao ringue onde disse que estava farto daquilo e que queria saber quem eram aqueles dois. De seguida os dois homens removeram as máscaras e constatou-se que eram o Ares e um homem gigantesco com uns cornos e uma barba que mais tarde seria chamado de Tursas.
Imediatamente a seguir o Claudio Castagnoli espetou com um uppercut no Mike Quackenbush e juntou-se ao seu companheiro suíço Ares, fazendo assim um heel turn. Depois disto uma batalha gigante começou e o Vökoder atacou o UltraMantis enquanto o Carpenter Ant (um membro recente da The Colony, que surpreendentemente tinha ganho o Torneo Cibernetico com o Inverted Chikara Special) atacou os seus companheiros de toca. Para ajudar à festa a Sara del Rey e a Daizee Haze juntaram-se à facção rebelde invocando que não lhes davam oportunidades. Por fim o novo grupo venceu a rixa e o Carpenter Ant desmascarou-se revelando que era o Pinkie Sanchez (que agora usa o nome de Pink Ant em honra aos factos ocorridos) enquanto o Vökoder revelou ser o Tim Donst. O Tim Donst estava na posse do olho e entregou-o a Ares e as luzes foram desligadas. No dia seguinte era anunciado que uma nova stable era formada: The Bruderschaft de Kreuzes. Estes não foram considerados nem Rudos nem Tecnicos e têm uma página só para si no site da CHIKARA. Para finalizar em beleza revelaram que afinal eram 8 e que faltava revelar um último elemento. Para além disto o Director of Fun (o GM vá) foi substituído por um membro dos B.d.K. Os B.d.K. apresentaram também um apresentador de ringue seu.
Em 2010 foi revelado o último membro depois do Lince Dorado atacar o seu parceiro de equipa Equinox. Os B.d.K. passaram depois uns tempos a destruir os Tecnicos e viraram-se para o Campeonato de Parejas. Na noite em que o UltraMantis Black e o Delirious tinham uma hipótese contra os campeões The Colony o Ares apareceu e usou o Eye of Tyr em Delirious que deixou o parceiro sozinho a mercê da Colony que mantiveram os títulos. No dia seguinte o Ares disse que a sua vingança sobre o UltraMantis estava consumado porque tinha destruído os sonhos dele de ganhar os Campeonatos de Parejas e o King of Trios (uma vez que o 3º elemento, o Delirious, era agora parte dos B.d.K.), devolvendo assim o Eye of Tyr aos aposentos do seu pai na Suíça. Por fim o Claudio e o Ares conseguiram conquistar os Campeonatos de Parejas aos The Colony depois de quase todos os elementos dos B.d.K. se envolverem e interferirem no combate.
Bruderschaft des Kreuzes
E pronto, o próximo capítulo foi no King of Trios e pelos meus reports já toda a gente sabe o que aconteceu. Mais domínio dos B.d.K.
O próximo evento, o Aniversario Zehn terá um Grudge Match entre o Ares e o UltraMantis Black, que, se leram isto tudo, podem ver que é um combate repleto de história e emoções no qual eu tenho algumas expectativas. Já no Aniversario Elf o Campeonato de Parejas está em jogo com o Ares e o Claudio Castagnoli a defenderem contra o Hallowicked e Frightmare, noutro combate muito interessante e com história CHIKARA vs. B.d.K.
Estes shows são então os próximos a ser analisados, provavelmente no próximo artigo. Alguma dúvida visitem o site da companhia ou perguntem.
Um abraço e bom wrestling.