Ultimas

Tomos de Eternidade

Esta semana continuarei a biografia de Mitsuharu Misawa, a qual iniciei a semana passada. No passado Domingo foi o aniversário do falecimento deste grande wrestler, marcando assim um ano desde que este nos deixou.
Hoje pretendo descrever a sua carreira durante a década de 90, onde Misawa se tornou uma estrela como poucos.

Se se lembrarem, Misawa passou grande parte de 1989 fora de acção devido a uma lesão no cotovelo. Misawa regressou em Janeiro de 1990, quando criou uma equipa com o jovem rookie Kenta Kobashi, com o qual teria 3 anos depois uma parceria lendária. A equipa foi gradualmente estabelecendo o seu nome, tentando conseguir uma oportunidade para lutar pelos All Asia Tag-team Championship.
A primeira grande oportunidade de Misawa veio a 10 de Fevereiro, quando a NJPW e a AJPW colaboraram para realizar um super-show na Tokyo Dome com um tema NJPW vs AJPW, a primeira vez desde a fundação destas em que lutariam uma contra a outra. Misawa fez equipa com Genichiro Tenryu para defrontar Riki Choshu e George Takano, revitalizando o feudo que Tenryu e Choshu haviam tido na All Japan em 85-87. Sendo este um dos principais combates da noite, Misawa ainda competindo sobre a máscara do Tiger Mask receberia uma grande rub pela sua participação. Este tema continuaria quando a 6 de Março no Budokan Hall teve o primeiro dos muitos combates contra o seu então parceiro Kenta Kobashi. Este push continuou quando a 9 de Abril derrotaram os Can-Am Express (Dan Kroffat e Doug Furnas) para ganharem os All Asia Tag titles, o primeiro reinado de Misawa como líder duma equipe.

Alguns dias depois a 13 de Abril, a AJPW voltou a juntar-se á NJPW mas desta vez também á WWE para organizar um evento na Tokyo Dome em conjunto. Neste evento foram realizados uma série de combates WWE vs AJPW, onde Misawa foi escolhido para combater Bret Hart, a única vez que os dois lutaram um contra o outro, num combate decente, mas que podia ter sido muito mais.
Pouco depois deste evento ocorreu uma das situações mais relevantes do wrestling Nipónico da década. Genichiro Tenryu, o grande rival de Jumbo Tsuruta e segunda maior estrela da promoção saiu para a SWS, uma nova promoção patrocinada por uma companhia de óculos, levando com ele um número de mid-uppercarders da promoção. Isto deixou Jumbo sem um adversário nativo, bem como muitos lugares para preencher no mid-uppercard.
Baba decidiu que estava na altura de fazer do Misawa um main-eventer, e assim a 14 de Maio durante um combate de Tag em que o Tiger Mask fazia equipa com Toshiaki Kawada conra a dupla de Samson Fuyuki e Yoshiaki Yatsu, apôs ser constantemente atacado Misawa pediu a Kawada para lhe retirar a máscara, apôs o que Misawa ganhou o combate. No final, perante um grande pop, Misawa desafiou Jumbo Tsuruta para um combate individual no Budokan Hall a 8 de Julho.

Durante essa tour Misawa reuniu um grupo de jovens wrestlers, composto por Toshiaki Kawada, Akira Taue, Kenta Kobashi e Tsuyoshi Kikuchi, que veio a ser conhecido como o Over Generation Army, para defrontar Jumbo Tsuruta e os seus aliados veteranos, Yoshiaki Yatsu, o Great Kabuki, Masanobu Fuchi e Mighty Inoue. Uma guerra inter-gerações havia começado.
Durante a tour Misawa recebeu em todos os shows um enorme pop da parte do público quando enfrentava Jumbo e o seu grupo, sendo Baba um promotor muito astuto, no dia do combate chamou Misawa e Jumbo ao seu escritório, dizendo-lhes que tinha decidido mudar o final do combate duma vitória sofrida do Jumbo, para uma vitória sofrida do Misawa. Ambos os homens ficaram surpreendidos por esta decisão, e Jumbo receando que o público se virasse contra Misawa por achar que a sua vitória não era merecida sugeriu perder por contagem. Baba no entanto não mudou de ideias, pois tinha a certeza que apôs o combate Misawa seria uma estrela.
Baba sendo de longe o promotor mais inteligente da altura, talvez de sempre, tinha razão
.




Misawa saiu do Budokan Hall como sendo o futuro Ás da promoção 8apôs um combate a que o Meltzer deu 5 estrelas), faltando apenas solidificar essa posição, o que ocorreria lentamente durante os seguintes 2 anos.

A 27 de Julho Misawa recebeu o seu primeiro title shot á Triple Crown, o principal título da All Japan, enfrentando Stan Hansen num Decision Match apôs Terry Gordy ter vagado os cintos depois dum problema de saúde. Misawa teve uma forte performance, mas foi incapaz de ganhar os 3 cintos nessa altura.

A rivalidade contra o Jumbo sofreu uma alteração de dinâmicas, quando por esta altura o Yatsu e o Kabuki deixaram a AJPW pela SWS, deixando assim Tsuruta sem um parceiro de equipas digno. Baba decidiu aproveitar a oportunidade mudando a lealdade de Akira Taue, tendo este traído o Over Generation Army e tornando-se o protegido e braço direito de Tsuruta. Isto por outro lado permitiu promover Kobashi a nº3 do grupo, dando-lhe muito mais destaque enquanto Taue recebia uma grande rub ao fazer equipa com Tsuruta. Esta situação até permitiu desenvolver uma rivalidade entre Taue e Kawada, dando-lhes algo mais para fazerem.

Os dois grupos continuariam em conflito durante o verão, e a 1 de Setembro Misawa e Tsuruta tiveram a desforra outra vez no Budokan, onde desta vez Tsuruta conseguiu a vitória para equilibrar as coisas, e mostrar quem ainda era o Big Dog na AJPW.

A 30 de Setembro deu-se o primeiro combate entre as equipas de Misawa e Kawada e Jumbo e Taue, num combate de equipas de elevadíssima qualidade.

A 19 de Outubro Misawa, Kawada e Kobashi enfrentaram Tsuruta, Taue e Fuchi no Korakuen Hall, naquele que é considerado um dos melhores 6-man tags da história, que também recebeu as 5 estrelas do Meltzer.





Em Novembro Misawa e Kawada participaram na Real World Tag Leaque, onde obtiveram a melhor performance das suas carreiras, terminando em 3º lugar com 15 pontos, e enfrentando no último dia Tsuruta e Taue no Budokan Hall, o segundo combate entre as equipas.

O primeiro momento memorável para Misawa em 1991 veio a 26 de Janeiro, quando estreou num combate contra Akira Taue uma nova e temível variante do Tiger Driver (em si uma criação sua), onde deixava o adversário receber o impacto no pescoço e ombros, e que viria a ser o seu Murder Death Kill finisher durante o resto da sua carreira. Em Fevereiro Misawa e Kawada derrotaram os Miracle Violence Connection (Terry Gordy e Steve Williams) num combate sem os títulos de equipa em jogo, recendo por isso uma title shot a 26 de Fevereiro, a primeira da dupla, que vieram a perder.
Em Março Misawa participaria na revitalização do torneio individual da promoção, o Champion’s Carnival, competindo no Bloco A onde terminou com 10 pontos em segundo lugar perdendo apenas para o vencedor do Bloco, Stan Hansen, e falhando por isso a final.

A 18 de Abril Misawa recebeu um title shot contra o então Triple Crown Champion Jumbo Tsuruta, também o vencedor do Champion’s Carnival, mais uma vez no Budokan Hall. O rubber match foi renhido e Misawa chegou perto de voltar a derrotar Jumbo, contudo este agarrou-se ao seu lugar de Ás com unhas e dentes, e conseguiu derrotar Misawa. A altura de Misawa ainda não havia chegado, mas esta derrota não o fez perder apoio do público.
Apenas 2 dias depois ocorreu a desforra do 6-man tag de 19 de Outubro, tendo este recebido mais uma vez as 5 estrelas do Meltzer, e é considerado por muitos como o melhor 6-man tag da história do wrestling.

A 7 de Junho Misawa e Kawada receberiam outro title shot pelos títulos de equipas, desta vez contra Stan Hansen e Dan Spivey, mas mais uma vez foram incapazes de derrotar uma equipa de gaijins. A procura pelos títulos de equipas terminaria a 24 de Julho, ao derrotarem os recentemente coroados Gordy e Williams no seu terceiro title shot do ano, obtendo a maior vitória das suas carreiras até então. Apenas alguns dias depois Misawa seria derrotado por pin pelo Jumbo Tsuruta num 6-man tag, o que possibilitou que Tsuruta e Taue desafiassem Misawa e Kawada pelos títulos de equipas no main-event no próximo show no Budokan Hall.
O combate ocorreria a 4 de Setembro, sendo o terceiro combate entre as duas equipas. Num combate emocionante Misawa foi capaz de submeter Tsuruta com o seu facelock, conseguindo assim a sua segunda vitória contra o Ás da AJPW, cimentando a sua posição de eventual substituto para Tsuruta.
Em Novembro começaria a Real World Tag League, e seguindo a tradição do torneio, Misawa e Kawada vagariam os títulos de equipas, de forma a estes serem dados como prémio á equipa vencedora da liga. Misawa e Kawada tiveram um bom desempenho, mas foram incapazes de vencer a liga e recuperar os títulos, acabando em quinto lugar com um total de 19 pontos.

O feudo entre Misawa e Tsuruta continuaria em 1992, e a 24 de Janeiro ocorreria a terceira edição do 6-man tag Misawa/Kawada/Kobashi vs Tsuruta/Taue/Fuchi. A 4 de Março Misawa receberia outra oportunidade pela Triple Crown, defrontando Stan Hansen no Budokan, mas mais uma vez o temível texano provou ser demasiada areia para o Misawa.





Em Março participou no Champion’s Carnival, onde ficou inderrotado no bloco A, avançando assim para a final, onde no entanto foi mais uma vez derrotado pelo Hansen.

A 6 de Maio Misawa fez equipa com Kobashi para tentar recuperar os títulos de equipas, enfrentando os então campeões Jumbo Tsuruta e Akira Taue no Budokan hall, mas em semelhança ao combate de Setembro passado, os campeões saíram vitoriosos.

Seria apenas meses depois que o destino de Misawa seria concretizado, pois a 22 de Agosto este voltou a desafiar Stan Hansen pela Triple Crown, e apôs várias tentativas finalmente conseguiu derrotar o texano e conquistar por fim a Triple Crown!





A 21 de Outubro Misawa defenderia pela primeira vez a Triple Crown, enfrentando o seu parceiro Toshiaki Kawada no Budokan Hall, naquele que foi o primeiro combate pelos títulos unificados composto exclusivamente pela nova geração. Também foi o combate que marcou o início duma rivalidade que para todos os efeitos duraria até ao falecimento de Misawa.



Nesta altura também ocorreu algo que mudaria a AJPW, bem como todos os planos que o Giant Baba tinha feito. Durante o Verão o Jumbo adoeceu e faltou uma tour, e veio mais tarde a descobrir-se que ele tinha desenvolvido uma versão hereditária duma hepatite, e que o tratamento o poria fora de acção durante um par de anos. A tour de Outubro foi a última que o Jumbo faria em vários anos, e mesmo depois o seu estado físico debilitado apenas lhe permitiria fazer alguns combates ocasionais. Isto trouxe um grande problema visto negar o grande blow-off do feudo deste com o Misawa, forçando mais uma vez o Baba a mudar os seus planos de booking para os anos seguintes.

Mas antes disto tudo Misawa voltou a fazer equipa com Kawada para participarem na Tag League, e seguindo o velho adágio “À terceira é de vez”, e Misawa e Kawada finalmente conseguiram ganhar a Tag League, e com isso iniciaram o seu segundo reinado como campeões de equipas.

E hoje fico por aqui. Estava a planear resumir toda a década de 90 nesta crónica, mas só 3 anos já estavam a dar um texto muito grande, o que me levou a decidir cortar. Para a semana espero poder concluir os anos 90, mas a ver vamos...

manjiimortal

“Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.