Ultimas

Artigo WWE Mag: Unstable Stables


Um grupo com um determinado número de pessoas com uma estratégia definida é meio caminho andando para se dominar, isto se essas pessoas mantiverem os objectivos do grupo como sendo numa posição prioritária em relação aos seus objectivos individuais. Vejam como e porquê algumas da mais influentes stables da história da WWE acabaram por se auto-destruir, em muitos casos devido ao poderio que exibiam e vejam quais as stables que estão actualmente na montra da WWE.

Este é o texto inicial numa reportagem da WWE Magazine do mês Julho, sobe o nome de X. Nela abordaram-se as várias stables que marcaram presença ao longo de muitos anos na WWE e analisa-se a sua composição, o que as motivava e as causas que levaram a sua queda. Nesta reportagem foram definidos sete factores chave para a queda de uma stable são estes.

(1) Luta pelo poder
(2) Deserção
(3) Abuso de poder
(4) Líder unitário
(5) Membros em demasia
(6) Egos
(7) Aumento do potencial individual de um ou mais membros.

Vejamos então as stables analisadas neste espaço do WWE Magazine;

The Legacy

Líder: Randy Orton
Membros: Cody Rhodes e Ted DiBiase
Duração: 2009-2010
Características comuns entre os Membros:

(A) Legados de wrestlers de segunda e terceira geração
(B) Personalidades fortes e agressivas que não vê nas outras pessoas nenhum entrave.
(C) Dureza

Ponto de ruptura: Após alguns meses de tensão entre os elementos, a Legacy terminou na Wrestlemania XXVI. Orton já não tinha poder sobre os seus subalternos que se tornaram mais duros e com sede de poder e assim já não o respeitavam. Num Triple Treath Marche em Glendale, o Viper foi sistematicamente desmantelando Rhodes e DiBiase, provando a estes que ainda tinham muito a percorrer até ultrapassarem o seu mestre.

Factores que originaram a ruptura: Luta pelo poder, egos e aumento do potencial individual dos membros.

D-Generation X

Líderes: Triple H, Shawn Michaels
Membros: Hornswoggle, Chyna, X-Pac, Road Dogg, Billy Gunn, Tori, Mike Tyson e Rick Rude
Duração: 1997-1999 e 2006-2010
Características comuns entre os membros:

(A) Comportamento rebelde para com as figuras de autoridade.
(B) Comportamento imaturo e infantil.
(C) Crotch-chops, muitas crotch-chops.

Ponto de ruptura: A primeira vez que os DX se separaram foi na Wrestlemania XVI, após o sue fundador Shawn Michaels estar exilado do grupo após perder o WWE Championship na WM XIV, O segundo regresso do DX só aconteceria em 2006 com os membros fundadores a juntaram-se novamente e por ai foram fazendo algumas aparições até 2010 quando HBK se retirou do wrestling e colocou um ponto final neste grupo histórico do wrestling.

Factores que originaram a ruptura: Deserção, membros em demasia e egos

The Brood

Líder: : Gangrel
Membros: Edge, Christian, Jeff e Matt Hardy
Duração: 1998-1999
Características comuns entre os membros:

(A) Entusiasmo por parte dos novatos na empresa que tinham o desejo de se mostrar ao Universo WWE
(B) Experiência em utilizar jogos psicólogos para terem vantagem sobre o adversários, sendo por isso habitual usarem na sua entrada cuspidelas de sangue e entrarem num ambiente de jogo.
(C) Indumentária de rufias e com ar traiçoeiro

Ponto de ruptura: No No Mercy 1999 as duas equipas combateram no primeiro combate Tag Team Ladder Match. Enquanto Matt e Jeff eram controlados por Gangrel, este combate viu ambas equipas darem o passo para deixar a stable e lançarem-se na divisão de equipas da WWE e obter sucesso.

O que levou à rotura: Deserção, líder unitário e aumento do potencial individual dos membros.

Corporate Ministry

Líderes: Undertaker, Mr. McMahon
Membros: Shane McMahon, Vince McMahon, Big Bossman, Big Show, Chyna, Kane, Ken Shamrock, Mean Street Posse, The Rock, Shawn Michaels, Test, Triple H, Bradshaw, Faarooq, Paul Bearer, Mideon ,Viscera, Gangrel, Edge e Christian
Duração: 1998-1999(Corporation) 1999 (Corporate Ministry)
Características comuns entre os membros:

(A) Procura do poder total
(B) Baseada na intimidação com os enforcers, APA, Viscera e Big Boss Man a fazerem as honras
(C) Capacidade para sacrificar membros.

Ponto de ruptura: A Corporate Ministry que surge da fusão entre a Corporation de Mr. McMahon e a Ministry of Darkness de Undertaker dissolve-se surpreendentemente em Julho de 1999 quando o Undertaker começa a fazer equipa com Big Show numa dupla com o nome The Unholy Alliance.

O que levou à rotura: Membros em demasia, egos, luta pelo poder, deserção e abuso de poder

The Alliance

Líderes: Shane McMahon e Stephanie McMahon
Membros: Booker T, Chavo Guerrero, Hurricane Helms, Mark Jindrak, Chris Kanyon, Stacy Keibler, Billy Kidman, Hugh Morrus, Sean O’Haire, DDP, Chuck Palumbo, Shawn Stasiak, Torrie Wilson, Mike Awesome, Justin Credible, Bubba Ray e D-Von Dudley, Paul Heyman, Raven, Rhyno, Lance Storm, Tazz, Rob Van Dam, Mighty Molly, Ivory, Steve Austin, Christian e William Regal.
Duração: 2001
Características comuns entre os membros:

(A) Desejo de aniquilar a WWE após a companhia ter absorvido sem cerimónias a WCW e a ECW em Março de 2001.
(B) Instinto de sobrevivência, em que falhar ditava o despedimento.
(C) Orgulho no legado da WCW e ECW.

Ponto de ruptura: No Survivor Series de 2001, num combate tradicional de eliminação, a equipa Aliance (Steve Austin, Kurt Angle, Booker T, Rob Van Dam e Shane McMahon) bateu-se com a equipa WWE (The Rock, Chris Jericho, The Undertaker, Kane e The Big Show) num combate de eliminação, cujo vencedor ganhava tudo e o perdedor teria de sair do negócio de wrestling para sempre. Uma traição no seio do grupo Aliance ditou o destino do grupo com The Rock a eliminar Steve Austin o último sobrevivente da equipa Alliance e assim erradicar as forças invasoras da WWE.

O que levou à rotura: líder unitário, membros em demasia, egos, luta pelo poder e deserção

Evolution

Líder: Triple H
Membros: Ric Flair, Batista e Randy Orton
Duração: 2003-2005
Características comuns entre os membros:

(A) Habilidade natural, superioridade genética e skills de combate acima da média eram só algumas das características que tornaram este grupo a elite das stables.
(B) Talento extraordinário de cada elemento nas suas respectivas funções, Triple H (líder ), mentor (Ric Flair), enforcar (Batista) e estrela em ascensão (Randy Orton)
(C) Personalidades dominantes, o que basicamente permitia que qualquer membro da stable fizesse o que queria e quando quisesse. No período de maior de fulgor da stable, esta possuía os títulos de maior importância do Raw (World Championship, Intercontinental e Tag Team Championships)

Ponto de ruptura: No SummerSlam 2004, Randy Orton tornou-se o mais jovem campeão do Mundo na história. Essa conquista, não caiu bem num invejoso Triple H que ordenou na noite seguinte a expulsão do Legend Killer do grupo. Os membros restantes, Flair, Hunter e Batista continuaram a trabalhar juntos até que o Animal se tornou o candidato principal ao World Championship na posse de Triple H na Wrestlemania 21 e isso ficou vincado com o Animal a enfiar Hunter por uma mesa adentro num Raw. A conquista do título por parte de Batista na Wrestlemania colocou um ponto final naquela que poderá ter sio a stable que mais conquistou na história da WWE.

O que levou à rotura: Deserção, líder unitário, membros em demasia, egos e o aumento do potencial individual de um ou mais membros.

Nation of Domination

Líderes: Faarooq e The Rock
Membros: Crush, Savio Vega, D'Lo Brown, JC Ice, Wolfie D, Kama Mustafa, Ahmed Johnson, Mark Henry, Owen Hart, Clarence Mason
Duração: 1996-1998
Características comuns entre os membros:

(A) Colocar a WWE sob o controlo dos atletas Afro-Americanos
(B) Membros com capacidade de dar a volta as pessoas através dos seus jogos psicológicos.
(C) Lealdade baseada não somente na raça mas também no desejo de vingança quando tratados injustamente.

Ponto de ruptura: Apear de ter elementos para tornar a NOD umas maiores stables de sempre, esta somente conquistou dois títulos de relevo (The Rock como campeão intercontinental e D`Lo como campeão Europeu). No Raw de 3 de Março de 1998, The Rock roubou a liderança da facção a Faarooq ao fazer dos restantes elementos, seus guarda-costas somente com o objectivo de o manter campeão intercontinental. Devido ao aumento de popularidade de Rock nos espectadores, os membros da NOD foram todos desertando durante o restante ano de 98, sendo que os dois últimos resistentes foram D`Lo Brown e Mark Henry.

O que levou à rotura: Luta pelo poder, deserção, líder unitário, membros em demasia, egos e aumento do potencial individual de um ou mais membros.

Right to Censor

Lider: Steven Richards
Membros: Ivory, Val Venis, The Goodfather e Bull Buchanan
Duração: 2000-2001
Características comuns entre os membros:

(A) Impor os valores do sistema, denunciado qualquer tipo de diversão somente para fazer da censura um mudo de vida
(B) A Right to Censor foi a única stable com uniformes oficiais
(C) Música de entrada terrível consistida basicamente por sirenes a tocar que somente os membros da facção podiam suportar.

Ponto de ruptura: A Wrestlemania X7 ditou o fim da Right to Censor quando todos os membros da mesma perderam todos os seus respectivos combates individuais.

O que levou à rotura: Abuso de poder e líder unitário

The Four Horsemen

Duração: 1986-1999
Membros: Ric Flair, Arn e Ole Anderson, Tully Blanchard, James J. Dillon, Lex Luger, Barry Windham, Sting, Sid Vicious, Paul Roma, Brian Pillman, Chris Benoit, Steve "Mongo" McMichael, Curt Hennig e Dean Malenko
Características comuns entre os membros:

(A) Respeito – Os Horsemen foram e talvez sejam a facção mais respeitada de sempre
(B) Tudo do melhor incluído carros, hotéis e mulheres
(C) Padrões elevados onde só entravam os melhores, no entanto Steve McMichaels poderá ter escapado ao radar.

Ponto de ruptura: Em 1999, metade do grupo saltou da WCW para a WWE e assim terminou uma das stables mais dominadores da história.

O que levou à rotura: Deserção, egos e o aumento do potencial individual de um ou mais membros.

New World Order

Líderes: Scott Hall, Kevin Nash, Hulk Hogan, Mr. McMahon
Membros: Hollywood Hogan, Kevin Nash, Scott Hall, Ted DiBiase, The Giant, Vincent, Syxx, Buff Bagwell, Eric Bischoff, Miss Elizabeth, nWo Sting, Curt Hennig, Rick Rude, Konnan, Nick Patrick, Dennis Rodman, V.K. Wallstreet, Big Bubba Rogers, "Macho Man" Randy Savage, Scott Norton, Masahiro Chono, The Disciple, Scott Steiner, Brian Adams, Dusty Rhodes e Louie Spicolli
Duração: 1996-2000; 2002
Características comuns entre os membros:

(A) Desejo de conquistar terrenos atrás de terrenos. Esta força invasora fez a audiência assistir à WCW semana após semana.
(B) O ser anti-herói que fez com que a nWo tivesse um apoio dos fãs sem precedentes.
(C) O star power, onde dela figuraram nomes como Randy Savage, Hulk Hogan, Bret Hart, Sting, Big Show.

Ponto de ruptura: No início a nWo era sem sombra de dúvidas a facção mais revolucionária que havia pisado o sports-entertainment. Com o passar dos anos, inúmeros membros ai entraram e consequentemente várias stables secundárias foram sendo criadas o que levou a uma desorganização do grupo. Em 2002, tentou-se um ressurgir da facção mas foi inconsequente e desse ai que nunca mais e ouviu falar dela

O que levou à rotura: Luta pelo poder, deserção, abuso de poder, líder unitário, membros em demasia, egos e o aumento do potencial individual de um ou mais membros.

The Straight Edge Society

Líder: : CM Punk
Membros: Luke Gallows e Serena
Duração: 2009-Presente
Características comuns entre os membros:

(A) Fé no dogma straight-edge que proíbe as drogas e o álcool
(B) Obsessão em converter os impuros em discípulos de vida straight-edge
(C) Violentos e com um comportamento vigilante

Ponto de ruptura: Ainda não aconteceu (será uma questão de tempo) e acontecera quando Gallows e Serena virem que podem atingir outros feitos sem ser debaixo da regra de Punk.

Elementos que podem levar a ruptura: Egos e o aumento do potencial individual de um ou mais membros.

----------------------------------------------

Na vossa opinião qual foi a vossa stable preferida e os motivos da vossa escolha? Qual a stable que na vossa opinião teve mais sucesso? Se pudessem elaborar a vossa stable quais membros faziam parte desta?

Nota: Textos e fotos originais na WWE Magazine de Julho de 2010 com tradução de Wolve.
Com tecnologia do Blogger.