Um olhar sobre dois PPV`s
Começando este Domingo com o Hardcore Justice da TNA e terminando na próxima semana com o SummerSlam da WWE, esta é a semana mais importante no que ao wrestling diz respeito neste mês de Agosto. Eu é frequente andar por vários sites e fóruns de wrestling e durante esta semana encontrei um texto num blog pessoal do editor chefe da PWI e onde ele escreve sobre os dois PPV`s que se aproximam e onde aponta no seu ponto de vista o principal ponto que actualmente separa a WWE da TNA, embora eu reconheça que ele poderá estar a exagerar no caso da companhia de Orlando. Aqui fica:
Um olhar sobre dois PPV`s
Os dois mais antecipados PPV’s deste mês mostram tudo aquilo que precisam saber para diferenciar a WWE e a TNA e o modo como a companhia de Orlando está na luta para aumentar a sua modesta base de fãs.
Olhando a todo angle, o que de facto impressiona mais – e um pouco do que tem acontecido na WWE nos meses recentes – é que este é baseado nas performances de sete rookies que se mostram verdes e que não mostraram multo até á data. Olhando bem, há alguns meses atrás seria impossível, alguém afirmar que nomes como Michael Tarver e Skip Sheffield estariam a ser cabeças de cartaz num dos maiores pay per view`s do ano.
A WWE tem feito um trabalho tremendo a fazer da Nexus um grupo superior do que sendo somente a soma dos seus membros. São um gang cuja força no seu total faz com que cada membro pareça superior em experiência e técnica ao que realmente é. Neste momento, as cosias são vendias como que cada estrela da WWE tenha medo dos membros da Nexus, tal como que se Brock Lesnar tivesse medo de enfrentar sete debutantes em MMA ao mesmo tempo.
A WWE luta perante a dificuldade em construir um combate equipa WWE contra a equipa Nexus que tenha sentido e seja justo. A lógica diz que uma equipa de sete lutadores da WWE que inclua vários antigos multicampeões do mundo facilmente vença uma equipa de sete rookies, mas o facto é que a WWE está a cuidar desses detalhes ao pormenor.
Faz sentido que John Cena ponha de lado os seus desentendimentos passados e forme a melhor equipa possível com amigos e inimigos, Faz sentido que ele escolha para sua equipa antigos multicampeões do Mundo como Edge e Chris Jericho, tal como upper-midcarders como John Morrison e R-Truth e um powerhouse como Great Khali. É por causa da força individual de cada membro dessa equipa que faz surtido ele dar-se ao luxo de convidar Bret Hart para a sua equipa, aquele que será porventura o elo fraco da mesma. É lógico, Bret Hart querer vingança dos Nexus pois estes atacaram-no á alguns meses atrás.
Faz sentido que apesar das melhores intenções de John Cena, as várias personalidades na sua equipa possam chocar. É esta tensão dentro da equipa WWE que a torna vulnerável a um grupo de lutadores que em outras condições não teriam hipótese contra outro de setes estrelas já estabelecidas da WWE.
Isto tudo contribuí para criar um main-event para um dos mais antecipados eventos de wrestling neste ano.
Mas, o mais importante, é que a WWE continua na sua longa caminhada em criar novas estrelas. A notoriedade que os membros da Nexus estão a receber, irá indiscutivelmente ajudá-los a estabelecerem-se na companhia após o desmantelamento do grupo. Por outro lado a popularidade que a storyline da Nexus pode dar mais atenção aos rookies da segunda temporada do NXT e pode ajudar a que haja uma terceira temporada. Por agora estão a investir no futuro.
Uma coisa que não posso negar é que a curto prazo, o buzz e até o mais negativo por detrás do PPV deste Domingo ajudou a TNA. O rating do Impact da semana passada foi um dos mais elevados do ano. Espero que neste Domingo a TNA venda mais PPV`s que o habitual, falando por mim, eu não irei perder aquilo que poderá ser maior desastre desde 1999 com o PPV Heroes of Wrestling.
Se o pequeno número de nostálgicos da ECW conseguem a curto prazo aumentar o negocio da TNA – que frutos e que recompensa irá ter a TNA com isso? A TNA está essencialmente convicta que pode fazer dinheiro ao promover uma brand cujos direitos não possui e adicionar a esta os seus talentos, os seus writers e as suas storylines.
Agora que conseguiram estabilizar os seus ratings nas noites de quinta-feira após o desastre de competir com o Monday Night Raw, é imperial a TNA aproveitar este momentum e rumar na direcção correcta. Durante o crescimento da TNA, Dixie Carter utilizou os PPV`S mensais da companhia para promover talento vindo da WWE e um largo número de lutadores que não trabalhavam para ela. Não só ela não vê mal nisto, como se orgulha disto e é frequente ela começar a promover com semanas de antecedência algo que “irá mudar a TNA para sempre”:
Distanciado da verdadeira mudança, o experimento que é o Hardcore Justice tem incorporado as falhas que vem afligindo a TNA á vários anos. Em vez de criar novas estrelas, a TNA continua com um modelo de wrestling baseado em antigas estrelas e ideias ultrapassadas.
É assombroso que no mesmo mês em que AJ Styles foi anunciado como o primeiro lutador da TNA a estar na posição cimeira do PWI 500, este fique de fora de um dos maiores PPV anuais da TNA.
Pro Wrestling Illustrated Senior Writer Al Castle