As Escolhas do Deadman : Best of TNA
Visto que a maior parte dos conteúdos apresentados neste espaço de uma forma ou de outra têm maioritariamente a chancela WWE , hoje é a vez da TNA .
Devo desde já confessar que não sou um seguidor dedicado da TNA desde o seu começo e como tal estas escolhas poderão porventura falhar alguns combates , aqueles que aqui indico são aqueles que me recordo de ter visto e outros que visionei nos últimos dias após recomendações de alguns foruns especializados mas passemos desde já ás menções honrosas :
Christopher Daniels vs AJ Styles ( Against all Odds 2005) :
Um combate que pode servir como exemplo daquilo que estes dois lutadores conseguem fazer, neste caso tratou-se de um Ironman Match de 30 minutos que acabaria por levar a um sistema de morte súbita e que acabaria por transformar Daniels numa estrela dentro da X-Division .
Kurt Angle vs Sting (Bound for Glory 2007) :
Uma espécie de «dream match»entre as duas maiores estrelas que a TNA tinha contratado até então . Á partida acho que ninguém poderia esperar um grande combate , mas o resultado final não foi mau , acabando por ser um bom combate . Angle não consegue ter um mau combate e Sting foi esforçado , deu o que tinha , e este embate acabaria por ser um digno main-event daquele que é o maior evento do ano na TNA , se tivesse que apontar defeitos a este combate seria o «botch» de Angle na execução do 450 Splash , algo já recorrente e a interferência merdosa de Kevin Nash que retirou alguma força ao combate .
Samoa Joe vs Kurt Angle (Turning Point 2006) :
A desforra do combate no Genesis onde Angle acabou com a onda invicta de quase dois anos de Samoa Joe , acabou por ser um digno sucessor do primeiro embate . Foi um combate mais longo e tecnicamente mais evoluído do que o seu antecessor mas faltou-lhe a intensidade e atmosfera do primeiro , mais um de enorme qualidade entre Angle e Joe na sua trilogia pessoal , que só peca por lhe faltar a atmosfera do primeiro embate e a mudança de título do combate no Lockdown .
Christian Cage vs Frankie Kazarian ( Ladder Match ; Genesis 2007) :
O visionamento na TNA de um combate deste tipo com apenas dois homens envolvidos é algo raro , e este foi algo especial visto que em jogo estava a posição de candidato principal ao Título Mundial . O historial de Christian em combates destes é mais que conhecido fazendo com que no Papel o combate parecesse algo desnivelado , no entanto este foi um combate de grande nível que mostrou que a TNA consegue fazer um Ladder Match tradicional sem a ajuda de «gimmicks» desnecessárias .
Kurt Angle vs AJ Styles (Last Man Standing ; Hard Justice 2008 ) :
Assim que Angle se estreou na TNA , uma das grandes expectativas dos fãs era vê-lo lutar com AJ Styles e para isso acontecer teríamos de esperar quase um ano até ao primeiro embate no Slammiversary , um combate de si excelente contudo este foi para mim ainda melhor . Angle fez com que Styles fosse finalmente visto como um pretendente natural ao main-event da empresa e que este largasse o upper-midcard em que se encontrava até então , particpando em combates de equipas que nada o beneficiavam . Este foi o começo do trilhar do caminho que levaria AJ ao título mundial da TNA e a um dos melhores períodos da sua carreira .
AJ Styles vs Abyss ( Lockdown 2005) :
Este combate mostra a versatilidade de AJ , mostrando aqui a sua capacidade em conseguir um grande combate contra alguém maior do que ele , capaz de sobreviver num ambiente de violência e sangue em vez do seu tradicional lugar de grande atleta capaz de espantar o público com as suas acrobacias .
Ainda antes de Harris ser ridicularizado por essa Internet fora , este viu-se envolvido numa rivalidade bastante acesa e pessoal com o seu antigo colega de equipa , James Storm .
Juntos formavam os America´s Most Wanted , talvez a melhor tag-team a surgir na TNA desde a fundação desta , contudo como normalmente acontece com todas as tag-teams , tem que haver uma separação e esta necessitava de ser memorável e assim após uma derrota com os LAX , os AMW foram obrigados a separar-se , acabando Storm por atacar Harris com a sua já habitual garrafa de cerveja , levando a este combate brutal e violento , onde ambos os lutadores usaram tudo o que estivesse á sua disposição para arrebentarem um com o outro . Um combate violento e pessoal que mostrou que a quimíca entre estes dois não estava presentes apenas quando lutavam lado a lado .
Nº IX
Kurt Angle vs Samoa Joe ( Genesis 2006)
Talvez o maior combate da história da TNA e , os «buyrates» deste PPV comprovam exactamente isso mesmo . A saída algo abrupta e inesperada de Kurt Angle da WWE , criou um grande burburinho sobre o que iria acontecer daí para a frente e a partir do momento em que ficou confirmado o seu ingresso na TNA , os fãs da companhia e não só criaram uma enorme expectativa e apercebendo-se disso mesmo , a primeira coisa que os responsáveis da TNA fizeram foi pô-lo numa rivalidade de sonho com o invicto Samoa Joe . Embora este combate em particular tenha ficado na minha opinião aquém dos dois seguintes entre Joe e Angle , teve um sentimento muito especial devido á grande atmosfera vivida a sua volta derivado a ser um combate de sonho para muitos e por ter posto na TNA , alguns olhos até então desatentos ao seu produto , logo um dos mais importantes combates da história da promoção e por conseguinte digno de figurar neste «top» .
Visto o interesse em comum que ambos tinham pelo mundo das MMA e dado o sucesso deste tipo de luta e o «boom» que causou no mundo do Wrestling especialmente com a entrada de Brock Lesnar e ainda ao facto do combate se disputar no Lockdown , foi dado a este combate o «feeling» de um qualquer main-event da UFC , desde as entradas dos lutadores , á vestimenta de Angle etc ....
O inicío do combate foi lento ao estilo MMA , provocando alguns cânticos de «Boring» contudo foi gradualmente evoluindo para algo mais parecido aquilo que um combate entre Joe e Angle deveria ser , não foi um combate digno de ser elevado aos píncaros , mas esteve sempre com um bom nível , não ocupando posição mais cimeira neste «top» por uma razão , que passo a citar .
Este deveria ter sido a passagem de testemunho de Angle para Joe com um combate de alto nível e tal não aconteceu , Angle não quis fazer má figura e isso prejudicou Joe , e embora o sentimentalismo tenha aparecido com a primeira conquista do «big one» por parte de Samoa Joe este sentimento deveria ter sido maior , especialmente da parte do público e mais ainda dos comentários, não tendo sido devidamente recordado esse facto .
O Combate mais recente de toda a lista e talvez seja aquele com que menos irão concordar . Esta é a história perfeita para um combate deste tipo , temos Mr.Anderson , um «heel» que pelas suas acções no decorrer da rivalidade , faz o espectador ansiar por alguem que lhe dê uma boa sova , temos Kurt Angle como o homem ideal para entregar essa sova a Anderson e finalmente temos a jaula como o ambiente ideal para essa mesma sova acontecer .
E Angle fez precisamente isso , num combate com um bom ritmo , excelente história e com um final que permitiu a Angle conseguir a vingança total sobre Anderson , que é o que se quer .Não foi um combate espectacular , carregado de «spots» malucos , também os teve mas nunca em exagero , mas o principal na minha opinião foi de que foi a maneira certa de terminar uma rivalidade , seguindo a velha regra de que quando existe um Steel Cage Match é para a «feud» acabar ali , algo que hoje em dia já não se vê muitas vezes . Isto para além de mostrar aquilo que me parece uma nova direcção na carreira de Angle , que começa a assumir um papel mais de veterano experiente , a querer mostrar que ainda consegue aguentar-se com os «mais novos».
Umas das critícas normalmente apontadas á TNA é o facto de realizar demasiados «gimmick matches» , por cada King of The Mountain ou Ultimate X temos demasiados Terrordomes ; Steel Asylums ou qualquer coisa numa «pole» para alguém resgatar , contudo o inovador conceito do Ultimate X é talvez o que granjeia maior sucesso devido ao facto de permitir á TNA exibir a grande altura aquela que já foi outrora a jóia mais brilhante da sua coroa que foi a X-Division .
O aspecto do combate parece algo baseado num jogo de computador , contudo este combate foi o pico do Ultimate X , e neste combate os participantes durante a maior parte da contenda , não chegaram a utilizar os fios onde o X está suspenso .
Demorou algum tempo até a TNA perceber quais eram os spots que funcionavam melhor , e qual a combinação certa de lutadores a utilizar , contudo aqui tudo foi colocado na perfeição , desde a construção de cada momento do combate , ao facto da estipulação ser ainda relativamente nova o que fez com que os lutadores não precissasem de efectuar «spots» arriscados a cada segundo e o número reduzido de participantes fez com que a acção decorresse sem atabalhoamento e se tornasse assim aborrecida .
Embora normalmente este tipo de combates não esteja no topo das minhas preferências , este combate foi muito mais do que algumas demonstrações de arte circense ás quais por vezes se chamam combates .
Na cabeça de um verdadeiro fã de wrestling e especialmente os da ROH , que são os que melhor conhecem Nigel Mcguiness , este era um verdadeiro «Dream Match» . Estes dois lutadores protagonizaram uma verdadeira demonstração de Wrestling , entre dois dos melhores executantes desta arte , com Wolfe a mostrar o porquê de ser considerado grande e com Kurt Angle a acrescentar mais um combate de elevadissíma qualidade ao seu currículo . Apenas se lamenta o facto da TNA não ter capitalizado da melhor maneira o «push» inicial dado a Wolfe , contudo ainda existe espaço e tempo para que Wolfe alcance sucesso na TNA .
As duas melhores equipas da altura na TNA . tiveram em 2006 uma rivalidade incrível e este Ultimate X talvez tenha sido o melhor dos combates entre estas duas formações . Neste combate Styles e Daniels eram os já consagrados dentro da TNA e conseguiram nesta rivalidade tornar os LAX numa força a ter em conta dentro da divisão de equipas . Este combate permitiu aos fãs abrir os olhos para os LAX , mas principalmente para Hernandez que mostrou neste combate conseguir voar com os lutadores mais pequenos num combate que á partida não seria o seu «habitat» natural .
Embora apreciada pela maioria , muitos apontavam o dedo á X-Division da TNA , eram apenas tipos a saltitar de um lado para o outro , sem qualquer tipo de fio condutor , sem psicologia etc.... E até certo ponto e na maioria das vezes isso tem o seu quê de verdade , contudo em 2005 a X-Division estava no seu ponto alto e este combate ultrapassou em larga escala o tradicional «spotfest» .Samoa Joe era nesta altura o «monstro» que assombrava a X-Division , destruindo tudo e todos , tendo inclusivé «arrumado» o amigo de Styles , Christopher Daniels , e dessa forma , Styles assumiu o papel de «herói» da X-Division , cuja função era livrar a divisão de Joe e também vingar o amigo .
A história contada anteriormente e durante este combate foi de alta qualidade e o Wrestling apresentado tinha a chancela dourada da X-Division , demonstrando que os melhores da X-Division deviam também ser considerados grandes lutadores .
Estas duas equipas andavam em «feud» há praticamente dois anos , tendo ambas as equipas defrontado-se inclusivé no primeiro combate de jaula da história da TNA . Contudo o clímax desta «feud» seria decidido neste Six Sides of Steel , onde a equipa que perdesse teria que separar-se para sempre .
É raro nos dias de hoje , uma rivalidade chegar a uma tal intensidade que exige um momento em que tudo chegará ao fim de uma forma estrondosa que ninguém se esquecerá e ainda mais raro é os lutadores envolvidos na «feud» conseguirem executar o combate de forma a este corresponder a todas as expectativas .
Este foi um dos casos , com a rivalidade a terminar num combate sangrento , intenso onde cada membro lutava não só pela vitória no combate mas também pelo direito de manter a sua equipa unida , para tal todo o move-set de ambas as equipas foi usado , a jaula foi usada como uma verdadeira arma e os «spots» espectaculares , ou neste caso o «spot» estiveram também presentes .
Este movimento de Elix Skipper permanece até hoje como um dos «spots» mais insanos de toda a TNA e de certa forma tornou-se num porta estandarte deste combate, que foi no entanto mais do que um «spotfest» foi violento , sangrento e pessoal com uma grande história a ser contada dentro da jaula , tratou-se de duas equipas a protagonizarem em grande o capítulo final de uma rivalidade que não merecia menos do que isso .
Devo desde já confessar que não sou um seguidor dedicado da TNA desde o seu começo e como tal estas escolhas poderão porventura falhar alguns combates , aqueles que aqui indico são aqueles que me recordo de ter visto e outros que visionei nos últimos dias após recomendações de alguns foruns especializados mas passemos desde já ás menções honrosas :
Christopher Daniels vs AJ Styles ( Against all Odds 2005) :
Um combate que pode servir como exemplo daquilo que estes dois lutadores conseguem fazer, neste caso tratou-se de um Ironman Match de 30 minutos que acabaria por levar a um sistema de morte súbita e que acabaria por transformar Daniels numa estrela dentro da X-Division .
Kurt Angle vs Sting (Bound for Glory 2007) :
Uma espécie de «dream match»entre as duas maiores estrelas que a TNA tinha contratado até então . Á partida acho que ninguém poderia esperar um grande combate , mas o resultado final não foi mau , acabando por ser um bom combate . Angle não consegue ter um mau combate e Sting foi esforçado , deu o que tinha , e este embate acabaria por ser um digno main-event daquele que é o maior evento do ano na TNA , se tivesse que apontar defeitos a este combate seria o «botch» de Angle na execução do 450 Splash , algo já recorrente e a interferência merdosa de Kevin Nash que retirou alguma força ao combate .
Samoa Joe vs Kurt Angle (Turning Point 2006) :
A desforra do combate no Genesis onde Angle acabou com a onda invicta de quase dois anos de Samoa Joe , acabou por ser um digno sucessor do primeiro embate . Foi um combate mais longo e tecnicamente mais evoluído do que o seu antecessor mas faltou-lhe a intensidade e atmosfera do primeiro , mais um de enorme qualidade entre Angle e Joe na sua trilogia pessoal , que só peca por lhe faltar a atmosfera do primeiro embate e a mudança de título do combate no Lockdown .
Christian Cage vs Frankie Kazarian ( Ladder Match ; Genesis 2007) :
O visionamento na TNA de um combate deste tipo com apenas dois homens envolvidos é algo raro , e este foi algo especial visto que em jogo estava a posição de candidato principal ao Título Mundial . O historial de Christian em combates destes é mais que conhecido fazendo com que no Papel o combate parecesse algo desnivelado , no entanto este foi um combate de grande nível que mostrou que a TNA consegue fazer um Ladder Match tradicional sem a ajuda de «gimmicks» desnecessárias .
Kurt Angle vs AJ Styles (Last Man Standing ; Hard Justice 2008 ) :
Assim que Angle se estreou na TNA , uma das grandes expectativas dos fãs era vê-lo lutar com AJ Styles e para isso acontecer teríamos de esperar quase um ano até ao primeiro embate no Slammiversary , um combate de si excelente contudo este foi para mim ainda melhor . Angle fez com que Styles fosse finalmente visto como um pretendente natural ao main-event da empresa e que este largasse o upper-midcard em que se encontrava até então , particpando em combates de equipas que nada o beneficiavam . Este foi o começo do trilhar do caminho que levaria AJ ao título mundial da TNA e a um dos melhores períodos da sua carreira .
AJ Styles vs Abyss ( Lockdown 2005) :
Este combate mostra a versatilidade de AJ , mostrando aqui a sua capacidade em conseguir um grande combate contra alguém maior do que ele , capaz de sobreviver num ambiente de violência e sangue em vez do seu tradicional lugar de grande atleta capaz de espantar o público com as suas acrobacias .
Nº X
Chris Harris vs James Storm (Texas Deathmatch ; Sacrifice 2007)
Chris Harris vs James Storm (Texas Deathmatch ; Sacrifice 2007)
Ainda antes de Harris ser ridicularizado por essa Internet fora , este viu-se envolvido numa rivalidade bastante acesa e pessoal com o seu antigo colega de equipa , James Storm .
Juntos formavam os America´s Most Wanted , talvez a melhor tag-team a surgir na TNA desde a fundação desta , contudo como normalmente acontece com todas as tag-teams , tem que haver uma separação e esta necessitava de ser memorável e assim após uma derrota com os LAX , os AMW foram obrigados a separar-se , acabando Storm por atacar Harris com a sua já habitual garrafa de cerveja , levando a este combate brutal e violento , onde ambos os lutadores usaram tudo o que estivesse á sua disposição para arrebentarem um com o outro . Um combate violento e pessoal que mostrou que a quimíca entre estes dois não estava presentes apenas quando lutavam lado a lado .
Nº IX
Kurt Angle vs Samoa Joe ( Genesis 2006)
Talvez o maior combate da história da TNA e , os «buyrates» deste PPV comprovam exactamente isso mesmo . A saída algo abrupta e inesperada de Kurt Angle da WWE , criou um grande burburinho sobre o que iria acontecer daí para a frente e a partir do momento em que ficou confirmado o seu ingresso na TNA , os fãs da companhia e não só criaram uma enorme expectativa e apercebendo-se disso mesmo , a primeira coisa que os responsáveis da TNA fizeram foi pô-lo numa rivalidade de sonho com o invicto Samoa Joe . Embora este combate em particular tenha ficado na minha opinião aquém dos dois seguintes entre Joe e Angle , teve um sentimento muito especial devido á grande atmosfera vivida a sua volta derivado a ser um combate de sonho para muitos e por ter posto na TNA , alguns olhos até então desatentos ao seu produto , logo um dos mais importantes combates da história da promoção e por conseguinte digno de figurar neste «top» .
Nº VIII
Samoa Joe vs Kurt Angle (Lockdown 2008)
Samoa Joe vs Kurt Angle (Lockdown 2008)
Visto o interesse em comum que ambos tinham pelo mundo das MMA e dado o sucesso deste tipo de luta e o «boom» que causou no mundo do Wrestling especialmente com a entrada de Brock Lesnar e ainda ao facto do combate se disputar no Lockdown , foi dado a este combate o «feeling» de um qualquer main-event da UFC , desde as entradas dos lutadores , á vestimenta de Angle etc ....
O inicío do combate foi lento ao estilo MMA , provocando alguns cânticos de «Boring» contudo foi gradualmente evoluindo para algo mais parecido aquilo que um combate entre Joe e Angle deveria ser , não foi um combate digno de ser elevado aos píncaros , mas esteve sempre com um bom nível , não ocupando posição mais cimeira neste «top» por uma razão , que passo a citar .
Este deveria ter sido a passagem de testemunho de Angle para Joe com um combate de alto nível e tal não aconteceu , Angle não quis fazer má figura e isso prejudicou Joe , e embora o sentimentalismo tenha aparecido com a primeira conquista do «big one» por parte de Samoa Joe este sentimento deveria ter sido maior , especialmente da parte do público e mais ainda dos comentários, não tendo sido devidamente recordado esse facto .
Nº VII
Kurt Angle vs Mr. Anderson (Lockdown 2010)
Kurt Angle vs Mr. Anderson (Lockdown 2010)
O Combate mais recente de toda a lista e talvez seja aquele com que menos irão concordar . Esta é a história perfeita para um combate deste tipo , temos Mr.Anderson , um «heel» que pelas suas acções no decorrer da rivalidade , faz o espectador ansiar por alguem que lhe dê uma boa sova , temos Kurt Angle como o homem ideal para entregar essa sova a Anderson e finalmente temos a jaula como o ambiente ideal para essa mesma sova acontecer .
E Angle fez precisamente isso , num combate com um bom ritmo , excelente história e com um final que permitiu a Angle conseguir a vingança total sobre Anderson , que é o que se quer .Não foi um combate espectacular , carregado de «spots» malucos , também os teve mas nunca em exagero , mas o principal na minha opinião foi de que foi a maneira certa de terminar uma rivalidade , seguindo a velha regra de que quando existe um Steel Cage Match é para a «feud» acabar ali , algo que hoje em dia já não se vê muitas vezes . Isto para além de mostrar aquilo que me parece uma nova direcção na carreira de Angle , que começa a assumir um papel mais de veterano experiente , a querer mostrar que ainda consegue aguentar-se com os «mais novos».
Nº VI
Petey Williams vs AJ Styles vs Chris Sabin ( Ultimate X ; Final Resolution 2005)
Petey Williams vs AJ Styles vs Chris Sabin ( Ultimate X ; Final Resolution 2005)
Umas das critícas normalmente apontadas á TNA é o facto de realizar demasiados «gimmick matches» , por cada King of The Mountain ou Ultimate X temos demasiados Terrordomes ; Steel Asylums ou qualquer coisa numa «pole» para alguém resgatar , contudo o inovador conceito do Ultimate X é talvez o que granjeia maior sucesso devido ao facto de permitir á TNA exibir a grande altura aquela que já foi outrora a jóia mais brilhante da sua coroa que foi a X-Division .
O aspecto do combate parece algo baseado num jogo de computador , contudo este combate foi o pico do Ultimate X , e neste combate os participantes durante a maior parte da contenda , não chegaram a utilizar os fios onde o X está suspenso .
Demorou algum tempo até a TNA perceber quais eram os spots que funcionavam melhor , e qual a combinação certa de lutadores a utilizar , contudo aqui tudo foi colocado na perfeição , desde a construção de cada momento do combate , ao facto da estipulação ser ainda relativamente nova o que fez com que os lutadores não precissasem de efectuar «spots» arriscados a cada segundo e o número reduzido de participantes fez com que a acção decorresse sem atabalhoamento e se tornasse assim aborrecida .
Embora normalmente este tipo de combates não esteja no topo das minhas preferências , este combate foi muito mais do que algumas demonstrações de arte circense ás quais por vezes se chamam combates .
Nº V
Desmond Wolfe vs Kurt Angle (Turning Point 2009)
Desmond Wolfe vs Kurt Angle (Turning Point 2009)
Na cabeça de um verdadeiro fã de wrestling e especialmente os da ROH , que são os que melhor conhecem Nigel Mcguiness , este era um verdadeiro «Dream Match» . Estes dois lutadores protagonizaram uma verdadeira demonstração de Wrestling , entre dois dos melhores executantes desta arte , com Wolfe a mostrar o porquê de ser considerado grande e com Kurt Angle a acrescentar mais um combate de elevadissíma qualidade ao seu currículo . Apenas se lamenta o facto da TNA não ter capitalizado da melhor maneira o «push» inicial dado a Wolfe , contudo ainda existe espaço e tempo para que Wolfe alcance sucesso na TNA .
Nº IV
AJ Styles & Cristopher Daniels vs LAX (Ultimate X ; No Surrender 2006)
AJ Styles & Cristopher Daniels vs LAX (Ultimate X ; No Surrender 2006)
As duas melhores equipas da altura na TNA . tiveram em 2006 uma rivalidade incrível e este Ultimate X talvez tenha sido o melhor dos combates entre estas duas formações . Neste combate Styles e Daniels eram os já consagrados dentro da TNA e conseguiram nesta rivalidade tornar os LAX numa força a ter em conta dentro da divisão de equipas . Este combate permitiu aos fãs abrir os olhos para os LAX , mas principalmente para Hernandez que mostrou neste combate conseguir voar com os lutadores mais pequenos num combate que á partida não seria o seu «habitat» natural .
Nº III
Samoa Joe vs AJ Styles ( Turning Point 2005)
Samoa Joe vs AJ Styles ( Turning Point 2005)
Embora apreciada pela maioria , muitos apontavam o dedo á X-Division da TNA , eram apenas tipos a saltitar de um lado para o outro , sem qualquer tipo de fio condutor , sem psicologia etc.... E até certo ponto e na maioria das vezes isso tem o seu quê de verdade , contudo em 2005 a X-Division estava no seu ponto alto e este combate ultrapassou em larga escala o tradicional «spotfest» .Samoa Joe era nesta altura o «monstro» que assombrava a X-Division , destruindo tudo e todos , tendo inclusivé «arrumado» o amigo de Styles , Christopher Daniels , e dessa forma , Styles assumiu o papel de «herói» da X-Division , cuja função era livrar a divisão de Joe e também vingar o amigo .
A história contada anteriormente e durante este combate foi de alta qualidade e o Wrestling apresentado tinha a chancela dourada da X-Division , demonstrando que os melhores da X-Division deviam também ser considerados grandes lutadores .
Nº II
America´s Most Wanted vs Triple X ( Six Sides of Steel ; Turning Point 2004)
America´s Most Wanted vs Triple X ( Six Sides of Steel ; Turning Point 2004)
Estas duas equipas andavam em «feud» há praticamente dois anos , tendo ambas as equipas defrontado-se inclusivé no primeiro combate de jaula da história da TNA . Contudo o clímax desta «feud» seria decidido neste Six Sides of Steel , onde a equipa que perdesse teria que separar-se para sempre .
É raro nos dias de hoje , uma rivalidade chegar a uma tal intensidade que exige um momento em que tudo chegará ao fim de uma forma estrondosa que ninguém se esquecerá e ainda mais raro é os lutadores envolvidos na «feud» conseguirem executar o combate de forma a este corresponder a todas as expectativas .
Este foi um dos casos , com a rivalidade a terminar num combate sangrento , intenso onde cada membro lutava não só pela vitória no combate mas também pelo direito de manter a sua equipa unida , para tal todo o move-set de ambas as equipas foi usado , a jaula foi usada como uma verdadeira arma e os «spots» espectaculares , ou neste caso o «spot» estiveram também presentes .
Este movimento de Elix Skipper permanece até hoje como um dos «spots» mais insanos de toda a TNA e de certa forma tornou-se num porta estandarte deste combate, que foi no entanto mais do que um «spotfest» foi violento , sangrento e pessoal com uma grande história a ser contada dentro da jaula , tratou-se de duas equipas a protagonizarem em grande o capítulo final de uma rivalidade que não merecia menos do que isso .
Nº I
AJ Styles vs Samoa Joe Vs Christopher Daniels (Unbreakable 2005)
AJ Styles vs Samoa Joe Vs Christopher Daniels (Unbreakable 2005)
A TNA entrava em 2005 num período importante enquanto companhia , conseguiria um acordo televisivo com a Spike TV de forma a ter mais uma hora de programação semanal e este PPV seria o último antes da grande mudança e como tal era necessário um combate que pudesse demonstrar o que valia a TNA de forma a fazer virar as atenções de mais público para o seu lado. Sendo assim a TNA virou-se para aquilo que verdadeiramente a distinguia da WWE mais do que qualquer outra coisa , ou seja a X-Division . E nessa altura não poderia haver melhor alinhamento do que ter Christopher Daniels , o então campeão da divisão , o mais longo da história da companhia , um excelente «Worker» , que vinha tendo combates de grande nível com os melhores nomes da divisão ; Samoa Joe , o monstro imparável que estava a tomar de assalto a X-Division e que tinha apenas o título em mente e claro a figura de cartaz não só da X-Division mas também da TNA , AJ Styles .
Como reconhecimento do talento dos participantes e de maneira a conseguir o combate pretendido , foi dado a este combate o lugar de main-event do PPV sendo a primeira e única vez que o título da X-Division ocupa tal lugar . E o combate não desiludiria , com todos os lutadores a mostrarem o seu valor , e naquela altura especialmente a mostrarem no que consistia a TNA e a sua X-Division , pelo menos naquela época . Este combate foi imediatamente apelidado de melhor combate da história da TNA mantendo quase intocavelmente esse estatuto há quase quatro anos , tendo recebido também igualmente a honra de ser distinguido como MOTY por Dave Meltzer e o seu Wrestling Observer , único combate da TNA a merecer tal distinção .
Até para a semana .
Como reconhecimento do talento dos participantes e de maneira a conseguir o combate pretendido , foi dado a este combate o lugar de main-event do PPV sendo a primeira e única vez que o título da X-Division ocupa tal lugar . E o combate não desiludiria , com todos os lutadores a mostrarem o seu valor , e naquela altura especialmente a mostrarem no que consistia a TNA e a sua X-Division , pelo menos naquela época . Este combate foi imediatamente apelidado de melhor combate da história da TNA mantendo quase intocavelmente esse estatuto há quase quatro anos , tendo recebido também igualmente a honra de ser distinguido como MOTY por Dave Meltzer e o seu Wrestling Observer , único combate da TNA a merecer tal distinção .
Até para a semana .