Ultimas

Reflexões Partilhadas - O efeito Lesnar

Brock Lesnar é sem sombra de dúvida um fenómeno. Alvo de muitas divisões o homem/atleta consegue fazer automaticamente uma coisa onde chega, criar Impacto. Foi assim na WWE, foi assim na UFC.

Dana White, patrão máximo da UFC sabendo deste efeito não tardou a dar-lhe um contrato milionário, fazendo deste o mais bem pago atleta a pisar uma arena da companhia. E Lesnar não deixou os seus critérios por mãos alheias, vendendo com nunca PPVs, atraindo desta forma bastantes dólares para a conta de White.

Neste último domingo assistiu-se à queda do mito, que Lesnar seria o melhor lutador de pesos pesados do mundo, algo de longe bem errado. Levado ao colo até ao topo, após dois combates na companhia, um dos quais uma derrota contra um ex-Campeão (Mir), e uma vitória sobre um lutador mediano e em fase descendente da carreira, Herring, foi "oferecido" a Lesnar o ouro, num combate contra um já algo desgastado Couture. A "besta" venceu um dos lutadores mais queridos dos fãs, tornando desta forma Campeão, ultrapassando todos os rankings e regras de contender.

No entanto o que White pretendia, conseguiu-o, fazer de Lesnar a sua bandeira, o homem que vende como poucos. Se até aqui nos dois eventos em que Lesnar havia participado, o UFC 81 e 87 as vendas haviam sido de 600 mil licenças e 625 mil respectivamente, a partir do confronto com Couture foi sempre a facturar em grande. No UFC 91, foram vendidos cerca de 1.010.000 licenças, no UFC 100 cerca de 1.600.000, no UFC 116 as vendas alcançaram 1.160.000, e neste último UFC 121 sem quaisquer dados oficiais para já, certamente as vendas terão sido acima do milhão. Logo, Lesnar é dinheiro em caixa. Dai se compreende a aposta de White, que passou por cima dos habituais rankings, e regras de contender para dar o título ao macaco branco.



Por este prisma também consigo compreender o alegado interesse da WWE em ter Brock Lesnar na próxima Wrestlemania. O rumor surgiu após um interacção entre Undertaker e Lesnar no último evento da UFC. Apesar de pensar ser praticamente impossível este confronto, dado não acreditar que White dispense um lutador seu, ou melhor, o seu mais atractivo lutador para um combate de wrestling, este combate iria ser sem sombra de dúvida um grande sucesso comercial. Mas além do quase impossibilidade de aceitação por parte de White (contudo os dólares podem falar mais alto), existe igualmente a questão da forma como Lesnar abandonou a WWE, e do confronto jurídico que se seguiu, por isso não vejo o ex-Campeão a pisar novamente um ringue da WWE. A nível pessoal penso que o momento foi apenas espontâneo, e demonstra o sentimento de Calaway (aka Undertaker) para com Brock, devido ao seu passado na WWE.

Contudo poderá surgir daqui um aproveitamento por parte de todos para ganharem uns dólares, e caso isso aconteça, os fãs de Undertaker tenham muito medo da conservação da streak na Wrestlemania. Num hipotético cenário de confronto, não acredito que a UFC permita que um lutador seu participe num evento da WWE para perder de forma contundente, e num possível acto de desespero por parte da WWE em ter um grande motivo de atracção na Wrestlemania, poderão haver surpresas.

Mas claro que tudo não passa de rumores, e o mais provável é que nunca haja qualquer confronto entre WWE e UFC, entre Taker e Lesnar, num futuro próximo.
Com tecnologia do Blogger.