Ultimas

O Wrestling em Revista (XV)

Mais uma vez, agradeço o feedback, que tanto os leitores e comentadores do Wrestling Noticias como do Portal da Luta Livre deixaram na caixa de comentários. Espero que continuem, não se esqueçam de lançar temas e colocar questões!


Respostas aos comentários dos leitores


Anónimo (WN): Eu gostava de saber se achas que a WWE pode comprar a TNA? Se sim quando? E poderá comprar outras empresas?

Gu11br (WN): Você acha que a WWE acha mesmo a TNA uma ameaça e se começar a ser uma ameaça ela irá comprar a TNA?

Anónimo (WN): Achas que se for necessário (caso a TNA ameace as audiências) o Vince McMahon esquece o PG Era e voltamos a ver os tipos de combate que houve na Attitude Era e na era antes da do PG?

Para quê investir em algo que pode dar mais despesa que lucro? Não diria que a WWE ache a TNA uma ameaça porque parece que eles já tentaram quase de tudo em termos de aquisições e “storylines” mas não conseguem crescer mais, além disso pouco saem de Orlando, o que uma promotora global como a WWE pode temer assim? Talvez estejam atentos ao que se passe na TNA, mas creio que estão tranquilos quanto à sua hegemonia em termos de pro wrestling.
E ao investir em algo, creio que os McMahons não o fariam numa outra companhia de wrestling, mas sim talvez na UFC… já houve rumores de que o Shane poderia vir a ser um accionista.
Quanto à última questão, creio que a situação está totalmente controlada, e se algum dia não estiver, a WWE saberá arrasar a concorrência e muito provavelmente nem precisará de acabar com a “PG Era”.


Gabriel Justo (WN):
Gostas da TV-PG?

Até gostava mais de como era antes, com muito menos limitações, havia outra agressividade, outra atmosfera, havia mais para excitar o público.
No entanto, não desgosto da “TV-PG”, e mais importante que isso, é uma medida inteligente colocar uma programação assim em vigor, há quem tenha uma imagem completamente diferente daquilo que este “business” é, pensam que é liderado por mafiosos e por pessoas de natureza violentas, mas vai-se a ver e é um conjunto de pessoas normais (umas melhores que outras como em tudo na vida) que gostam de fazer esta arte, assim como actores fazem teatro, cantores fazem concertos e por aí adiante.
Mas a culpa da “TV-PG” é dos fãs que não sabem defender o produto, assim a WWE é obrigada a mudá-lo, não é ao acaso que agora há uma campanha chamada “Stand Up For WWE”, espero que não se deva só às eleições ao senado e que se prolongue até que haja um novo “boom”.


Gabriel Justo (WN):
Achas certo a WWE fazer tanta violência no Game SvR? Sendo que na WWE já não tem uma Hardcore Match há meses.

Um jogo é um jogo e não tem que ser o reflexo total do que se faz na realidade hoje em dia, até é curioso que o Inferno Match só foi introduzido quando a “PG Era” começou por exemplo.
De qualquer forma, o último Extreme Rules Match (nome dado à estipulação no jogo) que me lembro, foi em Abril, no PPV com esse mesmo nome, não foi assim há tanto tempo.
No PES também podes fazer Sporting vs. Sporting quando sabemos que isso humanamente é impossível.


Johnmds (WN):
Gostava de saber se, no final das contas e na tua opinião, a visualização de wrestling via internet - sobretudo para as empresas que tem seu produto na televisão - prejudica o desporto.

Creio que sim, se não fosse a Internet provavelmente aqui em Portugal os programas tinham mais audiência quando passam na WWE, e não é só no wrestling, aqui também é no Futebol em que as pessoas cada vez mais vêem os jogos no seu computador em detrimento de dar mais 5€ para terem Sporttv.
Logicamente que as Streams e a possibilidade de ter instantes depois de acontecerem em tempo real os vídeos de eventos prejudicam as audiências televisivas, assim como os “spoilers” que circulam na Net possam ter alguma influência. Talvez não seja muito, mas já é uma percentagem.


FaBiNhO (WN):
A divisão feminina da TNA já teve melhores dias e agora com a entrada de Mickie e de Katie Lea (aka Winter), será que vamos ver um bocadinho mais de atenção nas Knockouts (sem ser Angelina e Tara vs BP's)? Ou não será bem assim?

Sem dúvida que a divisão feminina da TNA já teve melhores dias, e agora teve duas boas adições, embora esta “gimmick” da Winter seja daquilo que acho mais repugnante de se ver em “angles” no pro wrestling. A verdade é que a TNA já teve um material muito mais diverso e ao mesmo tempo de qualidade na sua divisão das Knockouts, e ao longo dos tempos foi perdendo algum desse material, perdendo também a capacidade de inovar.
Mickie James e Winter são boas lutadoras sim, mas não oferecem algo propriamente novo à TNA, algo que Roxxi, ODB e Awesome Kong por exemplo traziam.


FaBiNhO (WN):
Qual poderia ter sido a razão dos Nexus atacarem o Deadman e ajudarem o Kane a reter o titulo?

GraveHeart (WN): Qual é que achas a razão da interferência dos Nexus no "Buried Alive Match"? Achas que o Undertaker quando regressar se vingará do Barrett e assim dar prosseguimento ao combate na WrestleMania em que Wade Barrett e um dos nomeados a combater contra o Undertaker?

Muito mas muito boa pergunta, eu bem gostaria de saber qual essa razão e também a de no fundo qual o objectivo da sua existência, pois começaram por atacar John Cena supostamente para receber contratos, receberam-nos e continuaram a atacar toda a gente, e agora até Undertaker, mas porquê?
Por um lado são talvez as duas estrelas mais poderosas da companhia e para dominarem a WWE são sem dúvida alvos a abater, mas de qualquer forma cada vez penso mais que deve haver alguém por detrás disto, talvez o misterioso GM da Raw.


FaBiNhO (WN):
E ainda não te pensou ocorrer, o Cena fazer sem querer a contagem de três e no final, sem a gente se aperceber, ataca Orton e aí sim temos o verdadeiro "heel turn" ao abraçar Wade e fazer o gesto de "You can't see me" ao público? Neste momento tudo pode ocorrer e acho que para termos um "heel turn" seria assim que construía

Anónimo (WN): Você acha na luta do WWE Championship no Survivor Series, John Cena irá fazer uma dupla contagem, assim como SCSA já fez?

Anónimo (WN): O que gostavas de ver no Survivor Series?

Lukaz Storn (PLL): Ainda há chance de ver um Cena “heel”?

Não me parece que o Cena faça um “heel turn” já, a WWE ainda precisa da imagem dele como “face” para vender eventos e até para participações em acções de caridade, por muito que Randy Orton esteja “over”, ainda não está preparado para ser o novo herói da companhia, e dada a Era em que vivemos, é mesmo preciso alguém que transmita aos mais novos os valores a seguir, que seja o herói da juventude, e neste momento qualquer um está muito longe de Cena nesse aspecto, portanto, acho que isso não vai acontecer Fabinho.
No entanto, ele não será “face” para o resto da carreira, Cena será “heel” um dia, mas quando estiverem reunidas todas as condições necessárias para isso.
Sinceramente, estou preparado para todos os cenários no Survivor Series, não me admirava que dessem umas férias ao Cena, de forma a mantê-lo mais fresco para a Wrestlemania, assim como não me admirava que dessem finalmente o poder ao Wade Barrett, com os Nexus no topo da cadeira alimentar acho que já podiam explicar o que está por detrás de tanta coisa, de tanto ataque, de tanto mistério, e sabendo que isso tem de ser explicado, faz sentido que seja quando a missão estiver cumprida.
Sobre o que eu gostava de ver no Survivor Series? Gostava que me surpreendessem e que justificassem o estatuto d e”Big Four” que o PPV tem, no entanto, não ando a ver nada de especial a ser construído, por isso, qualquer combate a mais que seja adicionado ao cartaz não terá o “hype” desejável, é provável não termos um evento melhor do que os últimos, e atenção que a qualidade não tem sido muita.


Kyouraku (WN):
Quem achas que irá vencer o King of the Ring? E quem achas que realmente o deveria vencer?

Isto é imprevisível, tanto podem pegar num dos mais populares do “mid-card” e darem-lhe a vitória para se aproximar do “Main-Event” como podem pegar em alguém que não tenha tido muito destaque ultimamente e dar-lhe um “push” (á semelhança de Jack Swagger com o Money in the Bank). O homem ideal parecia ser CM Punk, mas agora não sei, talvez Daniel Bryan mas esse tem o Titulo dos EUA. Podem tentar aqui recuperar Jack Swagger ou dar uma oportunidade a John Morrison, Drew McIntyre, Ted DiBiase ou Cody Rhodes, só espero mesmo que não metam o Kofi Kingston muito ao barulho.


Anónimo (WN):
o que achas que a TNA tem que fazer para subir os ratings? E que não parece que o rating não irá subir com segundas versões da NWO, da ECW, dos Four Horsemen (milésima versão...), com tipos de “storylines” que fizeram sucesso no passado e que para mim este tipo de “storylines” só podem ter sucesso só uma vez ou mandando indirectas a WWE…

Em consequência disso porque não dar oportunidade a lutadores como AJ Styles ou ao Samoa Joe (em vez de Jeff Hardy, RVD...) que já estão lá a muito mas ainda não se tornaram a cara da TNA? Porque lutadores como RVD e Jeff a TNA não aproveitou muito bem o “hype” (acho que é assim que se diz) que eles traziam

A TNA já começa a ganhar condições para sair mais de Orlando, e tem que o fazer, tem de se expor ao resto do país e do mundo, tem de fazer Impacts em mais pontos dos “States” promovendo as suas maiores estrelas, para que fãs da modalidade assistam aos “shows” e tenham vontade de o continuar a fazer só que na TV. As maiores estrelas não podem ser só os ex-WWE, porque se forem promover um PPV cujo “Main-Event” é Jeff Hardy vs. Mr. Anderson, os fãs vão ficar a pensar que a TNA é uma “promoçãozita” a usar como estrelas principais indivíduos que nunca foram propriamente “top stars” na WWE, e que quando lutaram um frente ao outro num PPV da companhia de Stamford, estiveram numa posição do “card” bem discreta (Cyber Sunday 2007). Se meterem ao barulho AJ Styles, Samoa Joe e outros desconhecidos do público da “Big E”, isso já não vai parecer bem assim e será uma boa jogada juntar o conhecido do público com algo desconhecido mas que tem muita qualidade e pode vir a ser uma das suas principais atracções. De certa forma, foi assim que em 2006/2007, com a “feud” Kurt Angle vs. Samoa Joe, a TNA conseguiu evoluir em termos de popularidade, agora é preciso fazer-se o mesmo e para isso estão lá homens como AJ Styles por exemplo.
As segundas versões podem ter um destaque inicial, porque os fãs acabam por ver apenas por nostalgia, mas depois isso esfria-se, porque se entende que se está em 2010 e não em 1998 ou em 2005, os intérpretes podem ser os mesmos, mas estão mais desgastados tanto fisicamente como em termos de imagem, e além disso, no pro wrestling pedem-se coisas originais e não segundas versões.
A TNA pode criar “stables”, “feuds” e “storylines” onde vai beber a algumas fontes, mas é preciso apresentar algo original, algo que não seja visto como uma NWO V2 mas sim como Immortal V1.


Alguns leitores pediram-me para dar a minha opinião sobre a situação de alguns lutadores ou o que eu achava deles, em vez de colocar aqui todas as perguntas e tornar isto um “post”muito maior, decidi inovar e dar a minha opinião sobre cada um deles de uma só vez e por ordem alfabética.


CM Punk: Na RAW? Vai ajudar a trazer um novo brilho ao show? Ou simplesmente vai ser para andar também no "mid-card"? Segundo rumores, estão a pensar metê-lo como "top heel" de lá juntamente com os Nexus e será que vai acontecer? Pena esta lesão, mas não tenho dúvidas que para CM Punk ir para a Raw é porque tinham alguns planos interessantes para ele, fiquei mesmo com água na boca por pensar que ía trabalhar com o “Dragon”. A WWE sabe o talento que tem aqui, e saberão aproveitá-lo, pelo menos é isso que eu espero.

Daniel Bryan: Se a polémica do seu despedimento contribuiu para o seu sucesso? Contribuiu pois, foi um modo de o colocar “over”, é essa uma das vantagens do efeito surpresa, o facto de ninguém estar à espera dele e de o porem a brilhar no SummerSlam fez recair sobre ele as luzes da ribalta, foi aí que ele começou a mostrar-se um artista nas submissões ao fazer desistir dois ou três membros do Nexus com o “LeBell Lock”. Ele tem muito talento, mas sem um bom “booking” por detrás ninguém ficar “over”, isso é garantido.

Ezekiel Jackson: Não é tão mau como eu pensava, mas é daqueles cepos que pouco ou nada trazem de novo, apostem noutros por favor.

MVP: Daria um bom “Main-Eventer”? Agora talvez já é tarde, tudo depende da “pedalada” que demonstre, e chegou a mostrar uma pedalada de quem poderia lá chegar. Apesar das derrotas que tem sofrido, é sempre um nome credível, e pode ser útil tê-lo a trabalhar com lutadores como Alberto Del Rio, Dolph Ziggler ou Drew McIntyre.

Nexus: Quando acabarem, o que achas que acontecerá a cada lutador? Há quem pense que quando se inicia algo, está tudo delineado até ao seu final no pro wrestling, mas as coisas não funcionam bem assim, tudo depende da reacção do público, e os Nexus só existem ainda hoje em dia porque mexeram com os fãs e de certa forma até com as vendas, porque se assim não tivesse sido, talvez tivessem ficado pelo SummerSlam.
Todos os membros do Nexus estão a evoluir bastante, começam a sentir menos a pressão inicial de aparecer na televisão em eventos importantes para milhões e milhões em todo o mundo verem, estão a trabalhar com lutadores mais experientes que lhes podem incutir algo novo e fazer deles melhores lutadores, e certamente, que com o desenrolar dos tempos, a direcção da WWE poderá olhar melhor para aquilo que tem e decidir melhor, se calhar vão tentar apostar em x ou y, se calhar vão mandar a ou b para a rua, depende de muita coisa.
No entanto, é quase certo que Wade Barrett se manterá no topo por algum tempo, embora ainda precise de um “click”. Quanto aos outros, logo se vê, para já prevejo uns bons combates de equipas para a dupla Gabriel/Slater.

The Miz: Se pode vir a ser um bom “Main-Eventer” e se isso deveria acontecer agora? Isto parece-me um pouco apertado para acontecer agora, já que o Orton que é campeão está muito “over”, Wade Barrett deverá ser alvo de uma aposta o Cena mais tarde ou mais tarde aparecerá em alta com “fome de títulos”, no entanto, é imprevisível, e porque não isso acontecer quem sabe no TLC? Ele tem tudo mas mesmo tudo para ser uma das grandes estrelas da WWE, espero que a sorte o proteja, porque uma lesão poderá mudar o “curso da história”.

Triple H: No seu regresso teremos algo de bom? Bem, eu ainda desconfio (apesar de não ter dado a entender isso no “Fan Apreciation Night”) que o Triple H esteja por detrás dos Nexus, tanto que a “stable” tem atacado dois antigos adversários que derrotaram o “The Game” na Wrestlemania, e talvez fosse uma manobra de abrir de novo o seu caminho para o trono.
No entanto, não acredito nisso, se assim fosse porque chegaram a fazer tréguas com o Sheamus que o pôs no estaleiro ou porque não têm feito tantos “ataques porque sim” ao Randy Orton?
Enfim, o mais provável é mesmo dar uma sova ao Sheamus no seu regresso, mas gostava que voltasse a elevar outra estrela, talvez o The Miz desta vez.

---------------------------------------------------------


Previsão Turning Point


Jeff Hardy vs. Matt Morgan: Este combate foi feito em cima do joelho, mas compreende-se perfeitamente, na verdade, Mr. Anderson era candidato principal ao inicio, no entanto lesionou-se e deu lugar a Matt Morgan. A história estava a ser bem construída, e estavam a vender o combate de forma aos fãs quererem ver o “Asshole” dar um enxerto de porrada a Jeff Hardy e levar o título. Como Morgan apareceu à pressa, penso que a vitória sorrirá a Hardy.

MCMG vs. Team 3D: Combate com alguma carga emocional devido a ser o “Retirement Match” da Team 3D. Embora todos os resultados sejam uma possibilidade, aposto na vitória dos MCMG, afinal, há que elevar os mais jovens, mas sobretudo, aqueles que continuam na empresa e que serão o futuro da mesma. No entanto, na TNA nada é garantido…

Jay Lethal vs. Robbie E: Em termos de entusiasmo é aquele combate que menos me desperta a atenção e espero sinceramente que Lethal retenha.

EV 2.0 vs. Fourtune: Os EV 2.0 venceram no Bound For Glory, Sabu e até Rhino parecem estar de saída da TNA, e tendo em conta que a estipulação é “a equipa que vencer escolhe um dos membros da outra facção para ser despedido” faz sentido que os Fourtune vençam.

Mickie James vs. Tara: Mickie James está na TNA para se afirmar e desde que chegou ainda não teve aquela vitória de verdadeiro impacto, está na hora de a ter. E que melhor forma de o fazer frente a Tara que muitos dos fãs consideram uma “feud” que ficou por explorar devidamente na WWE?

Samoa Joe vs. Jeff Jarrett: Depois de tanto tempo perdido, está na hora de apostarem novamente em Samoa Joe, especialmente agora que ele tem de ser uma das caras da revolução frente aos Immortals, espero que vença. Gostava de o ver como uma espécie de Randy Orton na TNA, um “face” com atitudes de “tweener” mas que dá cabo de toda a gente e está “over” para cara***.

Tommy Dreamer vs. RVD: O combate em si até pode ser interessante e divertido, mas a forma como foi vendido deixa algo a desejar. O que isto resolve? É assim que RVD vai ver quem são os amigos dele? Não percebo o enquadramento disto com a “storyline” de um Rob Van Dam confuso e que já não confia em ninguém, e digamos que a nova atitude do “Mr. Thursday Night” até não me tem desagrado, acho que pode ser um bom “click” para ele.

Abyss vs. Pope: Pope é um dos símbolos da revolta na TNA e esta “feud” com Abyss até tem sido bem vendida, vendida para que os fãs queiram ver o monstro destruído, e a estipulação até faz sentido e ajuda, um “Lumberjack Match” com os fãs de Pope (The Congregation) a serem os “Lumberjacks”. Será uma situação que irá pôr ambos os lutadores “over” e com certeza que quem vencer terá grande impacto, resta saber quem será.

TNA proíbe cadeiradas desprotegidas

Uma excelente medida, e atenção, proibir cadeiradas é diferente de proibir cadeiradas desprotegidas. Os “chair shots” continuaram a existir, mas agora, terá de haver sempre uma mão a tapar a zona de impacto de forma a amortecer/eliminar o impacto.
Não será nada de muito diferente aos olhos dos fãs, mas uma medida que protege mais os lutadores, o que eu acho fundamental.
Por vezes concussões geram longas e sérias paragens para os lutadores, há quem diga que foi uma concussão que sofreu na Wrestlemania 21 uma das causas para os danos mentais que Chris Benoit teve. O pro wrestling já é um desporto (ou como lhe queiram chamar) que exige muito do corpo, e os lutadores da WWE e TNA fazem um elevado número de combates por semana, por vezes o corpo ainda está dorido quando partem para outra, e ao menos, há que tentar protegê-los ao máximo, essa é uma medida.
Os fãs não perdem com isto, os fãs só tem a ganhar com isto! Preferem ver um combate sem cadeiradas e por vezes sem “blade jobs” ou preferem perder durante semanas, meses ou até mesmo para sempre alguns dos maiores nomes desta arte? Pensem bem nisso, isto não é Smackdown vs. Raw 2011 em que minutos depois usamos o mesmo wrestler e ele está fresco fisicamente, isto é vida real!


---------------------------------------------------------

Por hoje fico-me por aqui, espero que continuem a comentar porque foi para desfrutar da interacção com os leitores que escolhi este blogue!

Peço para que coloquem em cima da mesa temas sobre os quais gostariam de ler a minha opinião, é algo que se pode tornar bem divertido e que pode acabar sempre num agradável debate.
Com tecnologia do Blogger.