Ultimas

As Escolhas do Deadman :Wrestlers of 2010

Com o ano a acabar , é altura de fazer o balanço de quem mais se destacou ao longo deste 2010 que agora termina . Aqui irei nomear os aqueles que eu entendi terem sido os melhores lutadores de 2010 e também aqueles que entendi terem sido os melhores combates . Passemos já ás respectivas menções Honrosas .

Alex Shelley & Chris Sabin - Os MCMG tiveram em 2010 um ano de grande afirmação , já há vários anos uma das formações mais populares da TNA , receberam merecidamente um voto de confiança da companhia que os colocou como Campeões e expoente máximo da divisão de equipas da TNA . A sua rivalidade com os Beer Money foi do melhor que se viu este ano em Orlando , nomeadamente a excelente série de combates á melhor de 5 , onde é dificíl escolher qual dos combates o melhor .
Para além da TNA , os MCMG tiveram ainda uma pequena participação na ROH onde defrontaram os Kings of Wrestling num combate de grande nível .

Dolph Ziggler - Talvez aquele que mostrou maior evolução enquanto lutador dentro da WWE neste ano que agora finda . Tem beneficiado bastante da companhia da «Heat Machine» que é Vickie Guerrero e enquanto Campeão IC tem conseguido combates de qualidade , especialmente o embate com Daniel Bryan que só não é o melhor combate do ano WWE , devido ao Undertaker vs HBK da Wmania 26 .

Daniel Bryan - Qual Rei Midas , Daniel Bryan tem transformado em ouro praticamente todos os combates em que participa . Previa-se o pior com o seu despedimento algo prematuro , contudo o seu regresso inesperado no Summerslam , permitiu-lhe mostrar-se em bom plano , vencer o Título dos EUA e agora o futuro de Daniel Bryan na WWE parece prometedor . Veremos o que lhe reserva 2011 ? .

Nº X
Claudio Castagnoli (ROH ; PWG ; Chikara Pro)

Um Grande ano para o «Very European» Claudio Castagnoli . Como parte integrante da mais dominante e poderosa Tag-Team hoje em dia , os KOW , Castagnoli venceu os Títulos de Equipas da ROH , onde juntamente com o seu parceiro , Chris Hero têm estado envolvidos numa guerra dura e pessoal com os afamados Briscoe Brothers , rivalidade essa que duraria praticamente um ano e que só viu o seu fim no último Final Battle .
Na Chikara assume igualmente posição de relevância , Castagnoli é um dos líderes da facção conhecida como «The Bruderschaft des Kreuzes» , os BDK que têm dominado a promoção nos últimos tempos e onde novamente Castagnoli viria a ser Campeão de Equipas desta vez com o seu compatriota Ares . Contudo o maior sucesso de 2010 para Claudio Castagnoli foi mesmo a conquista do PWG World Championship , o seu primeiro Título Mundial desde que chegou aos EUA em 2004 .
Castagnoli que em tempos esteve ligado á WWE através de um contrato de desenvolvimento , o qual durou 3 semanas , é nesta altura um dos nomes fortes do Wrestling «indy» americano e 2011 poderá ser um ano ainda melhor para ele , quem sabe o salto para algo mais «mainstream».

Nº IX
Chris Jericho (WWE)

Na mediocridade e estagnação em que a WWE se viu envolvida na grande parte de 2010 , um nome teimava em ficar acima dos restantes , Chris Jericho .
Á parte da rivalidade com Edge que foi durante muito tempo ansiosamente aguardada e que acabou por resultar num enorme«flop», Jericho teve um ano positivo , fosse através dos Jerishow onde carregou os Títulos Unificados de Equipas durante 140 dias , fosse pelo facto de no meio da esterqueira que foi o conceito dos «Guests Hosts» os seus segmentos com as celebridades e antigos lutadores que apresentavam o «show» todas as semanas terem sido a única coisa digna de qualquer registo , lembro-me de Mike Tyson , Steve Austin , Roddy Piper e Shaquille O´Neal .
Apesar da conquista de mais um Título Mundial , o ponto principal de Jericho em 2010 foi a mini-rivalidade e os combates que teve com Evan Bourne onde Jericho como o grande «worker» que reconhecidamente é fez Bourne ser elevado até ás nuvens .
Jericho acabaria por sair da WWE em 2010 contudo saiu da maneira que todos os veteranos devem sair , ou seja com um grande combate e a colocar «over» um lutador mais novo que possa vir a tomar o seu lugar agora vago , uma lição que muitos ainda não aprenderam .

Nº VIII
Eddie Edwards (ROH)

Se houve alguma espécie de «Breakout star» na ROH em 2010 , esse alguém foi Eddie Edwards. Embora já fosse conhecido como membro dos American Wolves , Edwards teve em 2010 um ano de afirmação a solo , tendo sido recompensado com a conquista do inédito Título Mundial de Tv da ROH , tendo defendido com sucesso o respectivo título contra Colt Cabana , Petey Williams, Kenny King , Mark Briscoe etc.... recebendo por isso um voto de confiança de Jim Cornette e Cary Silkin através da renovação do seu vínculo á empresa .
Edwards viria eventualmente a perder o seu Título para Christopher Daniels , contudo sagrar-se-ia vencedor do Survival of The Fittest 2010 , garantindo assim uma futura «title shot» pelo Título Mundial .
Eddie Edwards será concerteza na minha opinião um dos nomes a ter em conta no panorama do Título Mundial da ROH e muitos já preveem uma rivalidade entre os dois American Wolves , Davey Richards e Eddie Edwards , isto quanto Richards finalmente vencer(assim se espera) o título a Roderick Strong .

Nº VII
Go Shiozaki (Pro-Wrestling NOAH ; NJPW )

O ás pessoalmente escolhido pelo mitíco Mitsuharu Misawa para liderar a Pro-Wrestling Noah para os anos futuros . Shiozaki foi um dos melhores do ano no que ao Wrestling Japonês diz respeito juntamente com Shinsuke Nakamura , pelo menos daquilo que acompanho de Puroresu os meus colegas mais entendidos neste estilo poderão ter opinião diferente . Pelos combates com Hiroshi Tanahashi , Shinsuke Nakamura etc ...
Para Shiozaki , 2011 começa com um combate impróprio para os mais sensiveís contra Nakamura no habitual Show de 4 de Janeiro da NJPW , no qual chapadas e Joelhadas serão o prato forte do dia , um dos embates que mais espero ver em 2011 .

Nº VI
Kevin Steen ( ROH)

Vou arriscar-me a dizer que Kevin Steen foi o «Heel» do ano e levou o ser «Heel» para alturas que não via no Wrestling americano há muito tempo . As acções protagonizadas por Kevin Steen na sua «feud» com El Generico , poderiam levar os mais incautos por vezes a pensar que existia ali mais do que pura «storyline» , algo que não via presente desde a «feud» de Eddie Guerrero e Mysterio em 2005 .
Quem visse os combates protagonizados nesta rivalidade . via que Steen parecia autenticamente um doido varrido , com real vontade de arrancar a cabeça a El Genérico como ilustrava a t-shirt que não poucas vezes usava . Não é facil aguentar o ritmo de uma rivalidade por quase um ano , especialmente quando é contra uma personagem que pouco fala como é El Generico , contudo Steen com um brilhante trabalho de microfone e com a adição de Steve Corino e Colt Cabana á mistura fizeram com que esta fosse para mim , não só a «feud» do ano da ROH mas também de todo o Wrestling em geral .

Nº V
Shinsuke Nakamura (NJPW)

Como referi quando falei sobre Go Shiozaki , Nakamura foi o outro grande nome do Puroresu no ano de 2010 . Nakamura entrou em 2010 como campeão vencendo Takayama no tradicional Show de 4 de Janeiro da NJPW , tendo depois derrotado sucessivamente Manabu Nakanishi e tambem Hirooki Goto perdendo depois o título para Togi Makabe , contabilizando assim 6 defesas bem sucedidas . O preço de tudo isto seria uma lesão no ombro que o afastaria durante algum tempo , perdendo a desforra contra Makabe após o seu regresso .
O ressurgimento de Nakamura em grande dá-se na G1 Climax de 2010 onde liderou o seu bloco até a um empate com Go Shiozaki , isto após um combate de 30 minutos , falhando assim a vitória no torneio por apenas um ponto . Apesar de terminar 2010 sem nenhum título na sua posse , a qualidade das «performances» de Nakamura ao longo do ano asseguram-lhe um lugar entre os melhores .

Nº IV
Tyler Black (ROH)

Muito criticado e classificado como um fraco Campeão da ROH , Tyler Black não teve um ano fácil , muitos dizem que Black sofre daquilo a que chamo «Síndrome de Benoit» ou seja , consegue ser muito bom em ringue mas não seria capaz de conseguir uma boa «promo» nem se a sua própria vida dependesse disso .
No entanto Tyler Black teve alguns combates de grande qualidade , contra Davey Richards no Death Before Dishonor VIII , num combate que muitos chamam de melhor do ano e digno de merecer a classificação de 5 estrelas . As «performances» de Tyler Black ao longo dos últimos anos chamaram a atenção da WWE que o contratou para um contrato de desenvolvimento , com o tempo veremos se Tyler Black , ou perdão Seth Rollins terá um futuro na WWE como o ex-campeão Daniel Bryan parece ter ou se acabará como outro ex-campeão , no caso Nigel McGuiness , abandonado na TNA .

Nº III
Davey Richards (ROH ; PWG ; )

O homem que Bryan Danielson nomeou e escolheu para detentor do título de «Best in the world» no seguimento da saída de Danielson para a WWE .
O ano de Davey Richards foi repleto de muitos e bons combates , na PWG contra Roderick Strong , Chris Hero num combate que figura por certo na lista de melhores do ano ou mesmo contra Kenny Omega no especial «As The Worm Turns» onde se tornou pela primeira vez Campeão Mundial da promoção .
Na ROH , Richards teve combates dignos de registo contra o seu antigo parceiro , Eddie Edwards na final do Torneio para coroar o primeiro Campeão Mundial de TV e também contra Tyler Black no ultimo combate deste na ROH antes de rumar á FCW e ainda com Austin Aries .
Este seria segundo o próprio , o seu último ano como Wrestler , felizmente para aqueles capazes de apreciar um bom combate esta decisão foi revertida por Richards tendo este prolongado o seu vínculo á ROH .
Davey Richards é um lutador que necessita de alguém capaz de puxar por ele e por todo o seu potencial e que o ponha concentrado no combate , fazendo com que não começe a despejar Suicide Dives a torto e a direito , ainda assim nos dias de hoje , no panorama Indy , ao nível de Richards poucos conseguem estar .
O ano acaba sem Richards alcançar o tão desejado e merecido Título Mundial , contudo em 2011 a ascensão de Davey Richards á hierarquia da ROH é mesmo obrigatória , porque «The Hunt never stops» .

Nº II
Kurt Angle (TNA)

Falar do que de bom teve a TNA este ano é falar de Kurt Angle , não diria que carregou a companhia ás costas mas lá perto andou .
Angle começou o ano com uma demanda em busca de mostrar a todos que ainda era o melhor lutador do planeta e que mais do que ninguém merecia o Título Mundial da TNA , para tal foi enfrentando todos os «contenders» do ranking e muitos desses combates foram dos melhores produzidos pela empresa de Orlando durante o ano .
O combate com Kazarian , os dois com AJ Styles , com Jeff Hardy , o Triple Threat no Bound for Glory mas especialmente o combate de jaula contra Mr.Anderson , naquele que será o combate de jaula mais parecido com aquilo que um combate de jaula entre dois homens que se detestam deve ser e que tem a honra de ser o único embate da companhia a figurar no meu «top 10» de combates deste ano .
Kurt Angle foi a par de AJ Styles , Doug Williams e a rivalidade entre os Beer Money e os MCMG , a única razão para ver TNA no ano de 2010 .

Nº I
Chris Hero (ROH ; PWG ; NOAH )

Sem dúvida o melhor lutador do ano de 2010 , «That Young Knockout Kid» Chris Hero . Hero esteve em grande em 2010 , espalhando classe e bons combates quer a nível singular quer a nível de equipas , isto em várias federações desde a ROH á Evolve , da PWG á Pro-Wrestling Noah .
Como parte dos KOW , os combates com os Briscoes ou com os MCMG passando pelo combate com Shelton Benjamin e Charlie Haas no Glory By Honor IX e pelas «tours» com a NOAH no Japão onde Hero e Castagnoli enfrentaram Takayama e Sano pelos Títulos de Equipas GHC , onde apesar de derrotado Hero arranjou maneira de surpreender o sempre calado público japonês com esta manobra incrível para alguém com o seu porte fisíco .



Mas nem só de combates de equipas viveu o grande 2010 de Chris Hero , a nível de combates singulares , os seus embates com Ikuto Hidaka na estreia de Hero na EVOLVE ou os combates contra Davey Richards e Akira Tozawa na PWG mostram bem a capacidade e qualidade de Chris Hero e o fantástico ano que teve . Chris Hero que será na minha opinião o mais completo lutador a nível de «indys» do momento e em 2011 espero que tenhamos mais deste Chris Hero , pois ele é um dos pouco lutadores hoje em dia que ainda me cativa o suficiente para ver um combate de principío ao fim .

Com tecnologia do Blogger.