O Wrestling em Revista (XIX)
Mais uma vez, agradeço o feedback, que tanto os leitores e comentadores do Wrestling Noticias como do Portal da Luta Livre deixaram na caixa de comentários. Espero que continuem, não se esqueçam de lançar temas e colocar questões!
Anónimo (WN): Achas que a WWE vai acabar com o actual cinto personalizado da WWE e voltar ao original? Naquela altura percebia-se que era o primeiro do John Cena e tal, mas agora que qualquer um já pode ser campeão porque não voltar ao original?
também qualquer já podia ser campeão, o problema é que é preciso às vezes haver mudanças, porque um ar fresco e novo faz sempre bem, e agora que estamos na altura do Natal, trazer um cinto novo é sempre dinheiro garantido. Além disso temos um campeão irreverente que certamente quererá dar um toque pessoal à rica história do titulo, e nada melhor do que trazer algo personalizado.
Anónimo (WN): O cinto World Heavyweight da WWE é claramente o "menos" importante dos títulos mundiais na empresa. Achas que o cinto tem sido mal gerido desde o inicio? Tirando campeões com Triple H, Undertaker, Edge ou Batista etc. Vejo que o título tem tido campeões que não deram o prestígio ao título como Jack Swagger, Great Khali, King Booker e o primeiro do Rey Mysterio (Jack Swagger e o Great Khali agora nem parecem foram campeões, etc.) Achas que este título é um título experimental para ver como os wrestlers se batem no Main Event?
Essa ideia é errada, tanto que o primeiro reinado de Edge, Rob Van Dam, Sheamus, Jeff Hardy e do próprio The Miz foram com o Titulo da WWE. A questão é que nos últimos cinco anos o Titulo Mundial tem passado a maior parte do tempo na Smackdown, onde o “star power” é menor, daí essas situações. Com um “Draft” ou algo do género o cinto poderá ir para a Raw novamente e verás que não é assim.
Santino Amarela (PLL): Na sua opinião como a WWE poderia ter gerido melhor esse “angle” da demissão de John Cena sem ter posto tudo a perder com o “Juan Cena”?
GraveHeart (WN): Que achas desta história toda do John Cena ou "suposto" Juan Cena? No que achas que isto dará?
Bem, o Juan Cena está apenas a ser usado para “house shows” e não fará sentido aparecer assim na TV, e nem creio que será usado. Ele está a ser publicitado como o primo mexicano de John Cena, e de certa forma a WWE precisa disso, visto que é alguém que vende bilhetes, merchandising e dá muito dinheiro à companhia, a sua presença nos “house shows” é fundamental, e isto nem é nada de anormal. Em 2008, o Undertaker participou numa digressão da WWE à Austrália quando “on screen” estava anunciado que ele teria abandonado a promotora após perder um TLC com Edge no One Night Stand. Não é anormal nem mau a meu ver, o pior era se isso acontecesse em televisão.
Gu11Br (WN): Por que a WWE não coloca lutadores que já morreram no HOF não Chris Benoit (embora mereça e muito mais que muitos que estão nele) mas sim, Big Boss Man, Bam Bam Bigelow, Miss Elizabeth, Giant Gonzalez, Luna Vachon, Yokozuna e etc.
Anónimo (WN): Para ti que nomes fazem faltam no Hall of Fame e porquê? (Se possível dá-me pelo menos 5 nomes)
Como deves calcular, a WWE não pode colocar as suas maiores estrelas no Hall Of Fame num ano e no ano seguinte ter um “star power” muito inferior. Eles estão a gerar isto de forma a ter sempre um ou dois “Main-Eventers” e depois adicionar nomes não tão conhecidos para inserir, daí que alguns nomes ainda não tinham sido inseridos no HOF até à data.
Quanto à questão dos lutadores já falecidos, como podes pensar a “morte” é sempre um assunto delicado, e com certeza que a WWE limitará o número de lutadores que já não estão entre nós para ser homenageados todos os anos, havendo um ou dois no máximo por cada ano. Depois isto não se trata de uma homenagem, trata-se de algo que é suposto vender, o objectivo da WWE também é fazer dinheiro tanto a nível de bilheteira, como em DVD’s, como para ajudar a vender a própria Wrestlemania e muitas vezes os homenageados ou nasceram/vivem na zona, ou então têm alguma ligação com algo que se vai passar na Wrestlemania (ex: Flair em 2008, Stu Hart em 2010).
Quem merecer irá lá parar mais cedo ou mais tarde, não é preciso pressas.
Mr. Money in the Bank (WN): Acreditas num “roster split” na TNA?
Anónimo (WN): A TNA às quintas sozinha não passa da media dos 1.2 de rating e ultimamente tem baixado muito. Se decidirem mudar para segunda a empresa poderá ir à falência?
No que diz respeito ao “roster split”, já acreditei mais, acho que eles estão-se a organizar e neste momento conseguem ter um “roster” mais fixo e compacto para aparecer na TV e marcar presença nos PPV’s.
Quanto à segunda questão, eu acho que os dirigentes da TNA já aprenderam a lição e não voltarão às segundas. De qualquer forma, as audiências actuais não devem ser assim tão más para a Spike TV que os possa levar a romper o contrato. É de realçar que o “rating” nunca foi mais alto que isto (exceptuando uma ou outra semana) e que até se apostou recentemente no ReAction, isso é uma prova de que a Skipe de certa forma até está satisfeita com o Impact.
De qualquer forma as audiências não significam dinheiro para a companhia tão directamente. Há um contrato que se estabelece entre a TNA e o canal de televisão no qual a promotora de Orlando recebe uma quantia, e no final desse contrato ele poderá ser renovado, podendo essa quantia manter-se, baixar ou subir, ou então, pode-se dar um acordo com outro canal de televisão. As audiências também não dão dinheiro ao canal, o que dá é a publicidade que passa antes, nos intervalos e depois dos programas, e é claro, se as audiências forem grandes, a procura por segundos de publicidade aumentará, porque o reclame vai ser visto por mais pessoas.
De qualquer forma acho que a Spike não está insatisfeita com os números do Impact e portanto teremos esse programa na TV garantidamente durante os próximos anos.
Rildo Jr. (PLL): Você falou há algum tempo que os Fortune continuariam exactamente onde estavam e que essa “stable” de nada lhes adiantaria, já os Nexus você falou que teriam um futuro promissor. Isso quer dizer que você acha os wrestlers da Nexus superiores aos Fortune? Que futuro você espera para as duas stables? O que achou do “push” atribuído a Matt Morgan (que inicialmente estava planejado para AJ Styles)?
Não, os Fortune têm muito talento, são muito superiores aos Nexus, nem se comparam sequer.
Bem, só para termos uma ideia sólida de como os dois grupos funcionam, em meio-ano não tivemos nenhum “turn” dentro dos Nexus, tivemos o Daniel Bryan que foi despedido, o Darren Young que saiu porque não ganhou um combate e o Michael Tarver que foi arrumado pelo John Cena, de certa forma foi pacífica as suas saídas no seio do grupo porque se tratavam de “elos mais fracos”, não porque alguém não concordasse com o objectivo da “stable”mas sim porque estavam lá a mais e não faziam os Nexus parecerem fortes. Os únicos sinais de instabilidade foram dados por David Otunga que quer ter um papel mais importante no grupo, isto em meio-ano. Isto demonstra solidez e faz as pessoas acreditarem no que estão a ver.
Os Fortune que têm mais ou menos a mesma duração, já tiveram dois “turns” dentro da “stable”, de Matt Morgan e Douglas Williams, que surgiram muito “do nada”, sobretudo o primeiro. Quando há “turns” muito frequentes um fã não pode adorar uma personagem, não se criam laços.
Em termos de “antes” e “depois” temos nos Nexus uma série de lutadores que nunca foram nada e que actualmente já são alguma coisinha, enquanto nos Fortune temos lutadores que na sua carreira não vão fazer mais do que o que já fizeram até hoje: AJ Styles já foi um campeão mundial visto de uma forma muito sólida, os Beer Money já foram grandes campeões de tag team, e quanto a Morgan, Kazarian e Williams, não vejo até que ponto podem vir a conquistar um titulo mundial, no entanto, ainda deixo isso em aberto.
No futuro, acho que ambas se vão desmembrar, provavelmente dos Nexus poucos terão sucesso, mas ainda há lá material para apostar, acho que era uma estupidez pegarem em meia dúzia de atletas que nos últimos meses andaram a vencer lutadores com algum gabarito na Raw para virarem “jobbers”, é provável que mesmo havendo o desmembramento, ainda sobrem algumas alianças como Gabriel/Slater ou McGillicutty/Harris. Já os Fortune, prevejo que AJ Styles continue o mesmo até agora, os Beer Money continuem a ser uma tag team de topo, Matt Morgan continue a ser um “Big Man” de respeito na TNA, e talvez Douglas Williams e Kazarian mais populares, mas não prevejo voos muito grandes para os dois.
O que acho do “push” dado a Morgan? Já não é a primeira vez que o fazem. Acho que o devem manter muito tempo como “face” ou “heel”, o homem deve ser quem mais “turns” faz na TNA, assim não se pode estabelecer como uma estrela de topo, não é um “push” de uns dois meses que lhe vai redefinir a carreira.
Mr. Money in the Bank (WN): O que é para ti ser trapalhão em ringue?
É sobretudo não ter a noção do que está ali a fazer, muitas vezes aparecendo no local errado à hora errada, ou então alguém que aplica muitas vezes manobras “botchadas” (ex: Kofi Kingston e Matt Hardy) ou apresentar um “selling” que se revela estúpido.
Gu11Br (WN): Já que a WWE contratou Val Venis para ser treinador, por que não contratar Raven e Sabu, dois lutadores bem experientes e demais?
Bem, como deves calcular eu não estou por dentro dos bastidores da WWE, mas nestas coisas não me admirava nada que alguém influente lá dentro tenha arranjado este “tacho” a Val Venis. No entanto é alguém com um perfil adequado para o lugar, tem muitos anos de casa, é um lutador completamente modelado à WWE, tem uma excelente execução de manobras, já ajudou a elevar muitos talentos, é completamente normal.
Marques (PLL): Para você, qual é o “calcanhar de Aquiles” do professional wrestling?
Se bem percebi a tua pergunta estás-me a questionar sobre um dos pontos fracos da indústria.
Bem, terei de falar aqui dos esteróides e substâncias para aliviar a dor que muitas vezes têm de ser tomadas pelos lutadores para terem um bom “look” e para poderem lutar quase todos os dias, e que em alguns casos os conduz à morte.
Anónimo (WN): A WWE poderá sair do PG nos próximos tempos (2/3 anos), não por se sentirem ameaçados por outras empresas, mas para "atingirem" os mais velhos. Se não o que seria preciso acontecer para saírem do PG?
A WWE neste momento tem contratos valiosos com certas marcas que têm a restrição de se fazer apresentar um produto PG. Para sair de lá seria preciso haver um autêntico ciclone, com essas marcas a não quererem renovar contratos e as audiências e as vendas baixarem consideravelmente. Enquanto nada de mau acontecer pelo motivo PG, a companhia acreditará que está no rumo certo e não o alterará.
Quebratudo (PLL): Você deve ter visto a lista das piores vendas de PPV’s dos últimos anos, e se viu deve ter reparado que de dez da lista, 5 foram em 2010. Como vê a diminuição de popularidade do wrestling, a PG Era contribui para essa diminuição ou é apenas algo natural do negócio?
Cada vez mais temos pessoas a reunirem-se para assistirem a um PPV e em vez de serem três amigos a comprarem cada um o PPV e a verem cada um em sua casa, reúnem-se os três em casa de um e esse é um problema. Depois, na Internet não faltam “streams” para assistir aos eventos. A juntar a isso, a crise também não ajuda, e nem todos se podem dar ao luxo comprar um PPV que se calhar até nem consideram com muito interesse, e que vendo os resultados e acompanhar as consequências na Raw do dia a seguir chega perfeitamente.
Anónimo (WN): Qual a tua opinião acerca dos blogs Galáxia Wrestling, XBooker, AWP Wrestling e PTW?
Eu não gostaria muito de responder a questões “extra wrestling” mas enfim… Confesso que a esmagadora maioria das coisas que leio são relativas ao Wrestling Noticias, e a única coisa que vejo no Universo Wrestling (e não Galáxia) são estes espaços de questões a lutadores do WP e a tradução dos artigos do Jim Ross que antes lia no PTW, e gosto disso. Por ter fundado e ter estado lá três anos, e ter deixado algum trabalho ao qual estão a dar continuidade, também costumo participar em certos espaços do AWP, dos quais também gosto, mas sou suspeito por falar.
No sábado vi uma entrevista muito interessante que se fez no UW aos Generation Me, eu acho que isso deve ser publicitado, porque é algo grande e porque é nosso, é feito por portugueses, e quem se esforçou merece isso, portanto fica aqui o link: http://galaxiawrestling.net/2010/12/universo-wrestling-interviews-generation-me-pt/

Alguns leitores pediram-me para dar a minha opinião sobre a situação de alguns lutadores ou o que eu achava deles, em vez de colocar aqui todas as perguntas e tornar isto um “post”muito maior, decidi inovar e dar a minha opinião sobre cada um deles de uma só vez e por ordem alfabética.
Ezekiel Jackson/Tyler Reks: O que penso dos seus regressos? Penso que não deviam ter acontecido. Não que me estejam a desiludir até porque o Big Zeke especialmente tem tido uma boa interactividade com os fãs, mas porque há lá material melhor no qual deveriam apostar.
Kane: Se acho que durará muito mais tempo como campeão? Será o Edge a destrona-lo? Caso o Kane perca o titulo o que se seguirá para ele? Sim, estou convicto que o Edge vença o título no TLC. O que se seguirá para o Kane não terá que ser nada de especial, entraremos num período em que haverá poucas “feuds”, teremos o Rumble e o Elimination Chamber, depois as intrigas voltam em força para a Wrestlemania. Talvez qualquer coisa com Undertaker para o maior evento do ano, mas ainda falta muito tempo.
Skip Sheffield: se eu acho que a WWE pode dar um push a ele como um Anti-Nexus não só ele como Tarver e Young formando uma "Stable"? Eu creio é que quando já ninguém estiver a levar os Nexus a sério o Sheffield regressará para revitalizar um pouco a “stable”, ele estava a ser vendido como uma verdadeira força da natureza, e de uma forma mesmo muito credível.
Undertaker: Visto que já está a ficar velho e que fala se do regresso dele só para a WrestleMania, ele regressará e aumentará a “streak” e retira-se ou em 2011 será o fim da streak do "Phenom"? E já agora caso isso aconteça por quem seria? Ainda não o vejo a retirar-se já, infelizmente… Portanto é provável que aumente a “streak”, mas espero que esta seja quebrada na sua última Wrestlemania, e para alguém que irá beneficiar com isso.


King Of The Ring, um torneio que foi promovido como um passo importante na carreira de um lutador, um bilhete para um futuro reinado como campeão mundial… e temos quem como vencedor? Um ex-campeão da WWE e que garantidamente voltaria a sê-lo no futuro próximo, alguém que até nem precisava desta vitória, que não tem aqui o pico da carreira em termos de conquistas e que faz parecer um pouco estúpida a sua vitória no torneio. À primeira vista, parecia ser mais óbvio dar a vitória a quem precisaria dela, não digo a um Morrison, mas talvez a um Alberto Del Rio ou a um Cody Rhodes. De facto, isto pareceu apenas o término da “feud” Sheamus/Morrison, e para terminar com isto, havia outras maneiras, que não prejudicassem tanto quem precisaria de um “push”.
Uma parte dos fãs desculpa-se que isto poderá servir para Sheamus adoptar uma postura de “King” para criar “hype” para o regresso do seu velho rival Triple H, o “King of Kings”. E porque é que toda a gente pensou isso? Porque não será a primeira vez que acontece, e dê por onde der, também não mostra capacidade de inovação do “booking”, e nem tão pouco de inteligência, já que o irlandês tem uma personagem que ainda é “pano para mangas”, que não está nada gasta, ainda dá para esticar bem, e que até estava a ser refrescada um pouco agora com estas interacções com o Santino. Dê por onde der, não foi a mais feliz das decisões, mas pode ser que me engane, os verdadeiros efeitos começarão a fazer-se sentir a partir da próxima semana.
E o nome mais sonante da mais recente “onda” de despedimentos da WWE chama-se MVP. Ainda que se trate mais de uma demissão do que propriamente de um despedimento, a promotora perde um dos seus maiores “flops” dos últimos anos, a par de Mr. Kennedy, The Great Khali, Carlito, Elijah Burke, Chris Masters, Mike Knox, Brian Kendrick e Vladimir Kozlov, tudo lutadores que se fartaram de prometer mas que acabaram nas ruas da armagura ou até mesmo no despedimento.
Era alguém com potencial, sobretudo como “heel”, no entanto aquela onda de derrotas em 2008 custou-lhe a carreira, mas vamos culpar quem? A culpa foi do próprio que teve comportamentos menos correctos, e ainda que uns sejam filhos e outros enteados, se a sua conduta fosse a melhor hoje poderia estar no topo do “business”.
Se é mais um para ir para a TNA? Fala-se numa ida para o Japão, mas não é de descartar, embora não veja onde possa acrescentar algo.
Bem, embora os nossos amigos Dudleyz tenham renovado contrato com a TNA, dá para ver que andam a assistir muito a WWE, e mais importante que isso, numa “feud” tão pessoal como esta e com tantos anos juntos, podiam fazer as suas “promos” com tanto material, mas decidiram inspirar-se na sua antiga companhia.
Eis alguns dos termos utilizados:
“Weakest Link” – Termo utilizado por John Cena para falar de Darren Young, como elo mais fraco dos Nexus agora utilizado por Ray para falar de Devon
“You’re a bully!” – Termo utilizado por John Morrison para falar de Sheamus, como brutamontes que é, agora utilizado por Devon para falar de Ray
“If you want some, come get some” – Uma das “catch phrases” de John Cena, citada por Brother Devon
“Marty Janetty of the team” – E se achavam que tudo isto é coincidência, eis que ambos se decidem inspirar na “feud” entre Miz e Morrison do ano passado
Se entretanto souberem de mais alguma é favor dizer…
Sei que tinha prometido falar sobre as principais componentes do pro wrestling mas devido ao “post” já ser suficientemente longo, vou adiar isso para uma das próximas edições ou então para um artigo à parte.
Por hoje fico-me por aqui, espero que continuem a comentar porque foi para desfrutar da interacção com os leitores que escolhi este blogue!
Peço para que coloquem em cima da mesa temas sobre os quais gostariam de ler a minha opinião, é algo que se pode tornar bem divertido e que pode acabar sempre num agradável debate.
Respostas aos comentários dos leitores
Anónimo (WN): Achas que a WWE vai acabar com o actual cinto personalizado da WWE e voltar ao original? Naquela altura percebia-se que era o primeiro do John Cena e tal, mas agora que qualquer um já pode ser campeão porque não voltar ao original?

Anónimo (WN): O cinto World Heavyweight da WWE é claramente o "menos" importante dos títulos mundiais na empresa. Achas que o cinto tem sido mal gerido desde o inicio? Tirando campeões com Triple H, Undertaker, Edge ou Batista etc. Vejo que o título tem tido campeões que não deram o prestígio ao título como Jack Swagger, Great Khali, King Booker e o primeiro do Rey Mysterio (Jack Swagger e o Great Khali agora nem parecem foram campeões, etc.) Achas que este título é um título experimental para ver como os wrestlers se batem no Main Event?
Essa ideia é errada, tanto que o primeiro reinado de Edge, Rob Van Dam, Sheamus, Jeff Hardy e do próprio The Miz foram com o Titulo da WWE. A questão é que nos últimos cinco anos o Titulo Mundial tem passado a maior parte do tempo na Smackdown, onde o “star power” é menor, daí essas situações. Com um “Draft” ou algo do género o cinto poderá ir para a Raw novamente e verás que não é assim.
Santino Amarela (PLL): Na sua opinião como a WWE poderia ter gerido melhor esse “angle” da demissão de John Cena sem ter posto tudo a perder com o “Juan Cena”?
GraveHeart (WN): Que achas desta história toda do John Cena ou "suposto" Juan Cena? No que achas que isto dará?
Bem, o Juan Cena está apenas a ser usado para “house shows” e não fará sentido aparecer assim na TV, e nem creio que será usado. Ele está a ser publicitado como o primo mexicano de John Cena, e de certa forma a WWE precisa disso, visto que é alguém que vende bilhetes, merchandising e dá muito dinheiro à companhia, a sua presença nos “house shows” é fundamental, e isto nem é nada de anormal. Em 2008, o Undertaker participou numa digressão da WWE à Austrália quando “on screen” estava anunciado que ele teria abandonado a promotora após perder um TLC com Edge no One Night Stand. Não é anormal nem mau a meu ver, o pior era se isso acontecesse em televisão.
Gu11Br (WN): Por que a WWE não coloca lutadores que já morreram no HOF não Chris Benoit (embora mereça e muito mais que muitos que estão nele) mas sim, Big Boss Man, Bam Bam Bigelow, Miss Elizabeth, Giant Gonzalez, Luna Vachon, Yokozuna e etc.
Anónimo (WN): Para ti que nomes fazem faltam no Hall of Fame e porquê? (Se possível dá-me pelo menos 5 nomes)
Como deves calcular, a WWE não pode colocar as suas maiores estrelas no Hall Of Fame num ano e no ano seguinte ter um “star power” muito inferior. Eles estão a gerar isto de forma a ter sempre um ou dois “Main-Eventers” e depois adicionar nomes não tão conhecidos para inserir, daí que alguns nomes ainda não tinham sido inseridos no HOF até à data.
Quanto à questão dos lutadores já falecidos, como podes pensar a “morte” é sempre um assunto delicado, e com certeza que a WWE limitará o número de lutadores que já não estão entre nós para ser homenageados todos os anos, havendo um ou dois no máximo por cada ano. Depois isto não se trata de uma homenagem, trata-se de algo que é suposto vender, o objectivo da WWE também é fazer dinheiro tanto a nível de bilheteira, como em DVD’s, como para ajudar a vender a própria Wrestlemania e muitas vezes os homenageados ou nasceram/vivem na zona, ou então têm alguma ligação com algo que se vai passar na Wrestlemania (ex: Flair em 2008, Stu Hart em 2010).
Quem merecer irá lá parar mais cedo ou mais tarde, não é preciso pressas.
Mr. Money in the Bank (WN): Acreditas num “roster split” na TNA?
Anónimo (WN): A TNA às quintas sozinha não passa da media dos 1.2 de rating e ultimamente tem baixado muito. Se decidirem mudar para segunda a empresa poderá ir à falência?

Quanto à segunda questão, eu acho que os dirigentes da TNA já aprenderam a lição e não voltarão às segundas. De qualquer forma, as audiências actuais não devem ser assim tão más para a Spike TV que os possa levar a romper o contrato. É de realçar que o “rating” nunca foi mais alto que isto (exceptuando uma ou outra semana) e que até se apostou recentemente no ReAction, isso é uma prova de que a Skipe de certa forma até está satisfeita com o Impact.
De qualquer forma as audiências não significam dinheiro para a companhia tão directamente. Há um contrato que se estabelece entre a TNA e o canal de televisão no qual a promotora de Orlando recebe uma quantia, e no final desse contrato ele poderá ser renovado, podendo essa quantia manter-se, baixar ou subir, ou então, pode-se dar um acordo com outro canal de televisão. As audiências também não dão dinheiro ao canal, o que dá é a publicidade que passa antes, nos intervalos e depois dos programas, e é claro, se as audiências forem grandes, a procura por segundos de publicidade aumentará, porque o reclame vai ser visto por mais pessoas.
De qualquer forma acho que a Spike não está insatisfeita com os números do Impact e portanto teremos esse programa na TV garantidamente durante os próximos anos.
Rildo Jr. (PLL): Você falou há algum tempo que os Fortune continuariam exactamente onde estavam e que essa “stable” de nada lhes adiantaria, já os Nexus você falou que teriam um futuro promissor. Isso quer dizer que você acha os wrestlers da Nexus superiores aos Fortune? Que futuro você espera para as duas stables? O que achou do “push” atribuído a Matt Morgan (que inicialmente estava planejado para AJ Styles)?
Não, os Fortune têm muito talento, são muito superiores aos Nexus, nem se comparam sequer.
Bem, só para termos uma ideia sólida de como os dois grupos funcionam, em meio-ano não tivemos nenhum “turn” dentro dos Nexus, tivemos o Daniel Bryan que foi despedido, o Darren Young que saiu porque não ganhou um combate e o Michael Tarver que foi arrumado pelo John Cena, de certa forma foi pacífica as suas saídas no seio do grupo porque se tratavam de “elos mais fracos”, não porque alguém não concordasse com o objectivo da “stable”mas sim porque estavam lá a mais e não faziam os Nexus parecerem fortes. Os únicos sinais de instabilidade foram dados por David Otunga que quer ter um papel mais importante no grupo, isto em meio-ano. Isto demonstra solidez e faz as pessoas acreditarem no que estão a ver.
Os Fortune que têm mais ou menos a mesma duração, já tiveram dois “turns” dentro da “stable”, de Matt Morgan e Douglas Williams, que surgiram muito “do nada”, sobretudo o primeiro. Quando há “turns” muito frequentes um fã não pode adorar uma personagem, não se criam laços.
Em termos de “antes” e “depois” temos nos Nexus uma série de lutadores que nunca foram nada e que actualmente já são alguma coisinha, enquanto nos Fortune temos lutadores que na sua carreira não vão fazer mais do que o que já fizeram até hoje: AJ Styles já foi um campeão mundial visto de uma forma muito sólida, os Beer Money já foram grandes campeões de tag team, e quanto a Morgan, Kazarian e Williams, não vejo até que ponto podem vir a conquistar um titulo mundial, no entanto, ainda deixo isso em aberto.
No futuro, acho que ambas se vão desmembrar, provavelmente dos Nexus poucos terão sucesso, mas ainda há lá material para apostar, acho que era uma estupidez pegarem em meia dúzia de atletas que nos últimos meses andaram a vencer lutadores com algum gabarito na Raw para virarem “jobbers”, é provável que mesmo havendo o desmembramento, ainda sobrem algumas alianças como Gabriel/Slater ou McGillicutty/Harris. Já os Fortune, prevejo que AJ Styles continue o mesmo até agora, os Beer Money continuem a ser uma tag team de topo, Matt Morgan continue a ser um “Big Man” de respeito na TNA, e talvez Douglas Williams e Kazarian mais populares, mas não prevejo voos muito grandes para os dois.
O que acho do “push” dado a Morgan? Já não é a primeira vez que o fazem. Acho que o devem manter muito tempo como “face” ou “heel”, o homem deve ser quem mais “turns” faz na TNA, assim não se pode estabelecer como uma estrela de topo, não é um “push” de uns dois meses que lhe vai redefinir a carreira.
Mr. Money in the Bank (WN): O que é para ti ser trapalhão em ringue?
É sobretudo não ter a noção do que está ali a fazer, muitas vezes aparecendo no local errado à hora errada, ou então alguém que aplica muitas vezes manobras “botchadas” (ex: Kofi Kingston e Matt Hardy) ou apresentar um “selling” que se revela estúpido.
Gu11Br (WN): Já que a WWE contratou Val Venis para ser treinador, por que não contratar Raven e Sabu, dois lutadores bem experientes e demais?
Bem, como deves calcular eu não estou por dentro dos bastidores da WWE, mas nestas coisas não me admirava nada que alguém influente lá dentro tenha arranjado este “tacho” a Val Venis. No entanto é alguém com um perfil adequado para o lugar, tem muitos anos de casa, é um lutador completamente modelado à WWE, tem uma excelente execução de manobras, já ajudou a elevar muitos talentos, é completamente normal.
Marques (PLL): Para você, qual é o “calcanhar de Aquiles” do professional wrestling?
Se bem percebi a tua pergunta estás-me a questionar sobre um dos pontos fracos da indústria.
Bem, terei de falar aqui dos esteróides e substâncias para aliviar a dor que muitas vezes têm de ser tomadas pelos lutadores para terem um bom “look” e para poderem lutar quase todos os dias, e que em alguns casos os conduz à morte.
Anónimo (WN): A WWE poderá sair do PG nos próximos tempos (2/3 anos), não por se sentirem ameaçados por outras empresas, mas para "atingirem" os mais velhos. Se não o que seria preciso acontecer para saírem do PG?
A WWE neste momento tem contratos valiosos com certas marcas que têm a restrição de se fazer apresentar um produto PG. Para sair de lá seria preciso haver um autêntico ciclone, com essas marcas a não quererem renovar contratos e as audiências e as vendas baixarem consideravelmente. Enquanto nada de mau acontecer pelo motivo PG, a companhia acreditará que está no rumo certo e não o alterará.
Quebratudo (PLL): Você deve ter visto a lista das piores vendas de PPV’s dos últimos anos, e se viu deve ter reparado que de dez da lista, 5 foram em 2010. Como vê a diminuição de popularidade do wrestling, a PG Era contribui para essa diminuição ou é apenas algo natural do negócio?
Cada vez mais temos pessoas a reunirem-se para assistirem a um PPV e em vez de serem três amigos a comprarem cada um o PPV e a verem cada um em sua casa, reúnem-se os três em casa de um e esse é um problema. Depois, na Internet não faltam “streams” para assistir aos eventos. A juntar a isso, a crise também não ajuda, e nem todos se podem dar ao luxo comprar um PPV que se calhar até nem consideram com muito interesse, e que vendo os resultados e acompanhar as consequências na Raw do dia a seguir chega perfeitamente.
Anónimo (WN): Qual a tua opinião acerca dos blogs Galáxia Wrestling, XBooker, AWP Wrestling e PTW?
Eu não gostaria muito de responder a questões “extra wrestling” mas enfim… Confesso que a esmagadora maioria das coisas que leio são relativas ao Wrestling Noticias, e a única coisa que vejo no Universo Wrestling (e não Galáxia) são estes espaços de questões a lutadores do WP e a tradução dos artigos do Jim Ross que antes lia no PTW, e gosto disso. Por ter fundado e ter estado lá três anos, e ter deixado algum trabalho ao qual estão a dar continuidade, também costumo participar em certos espaços do AWP, dos quais também gosto, mas sou suspeito por falar.
No sábado vi uma entrevista muito interessante que se fez no UW aos Generation Me, eu acho que isso deve ser publicitado, porque é algo grande e porque é nosso, é feito por portugueses, e quem se esforçou merece isso, portanto fica aqui o link: http://galaxiawrestling.net/2010/12/universo-wrestling-interviews-generation-me-pt/

Alguns leitores pediram-me para dar a minha opinião sobre a situação de alguns lutadores ou o que eu achava deles, em vez de colocar aqui todas as perguntas e tornar isto um “post”muito maior, decidi inovar e dar a minha opinião sobre cada um deles de uma só vez e por ordem alfabética.
Ezekiel Jackson/Tyler Reks: O que penso dos seus regressos? Penso que não deviam ter acontecido. Não que me estejam a desiludir até porque o Big Zeke especialmente tem tido uma boa interactividade com os fãs, mas porque há lá material melhor no qual deveriam apostar.
Kane: Se acho que durará muito mais tempo como campeão? Será o Edge a destrona-lo? Caso o Kane perca o titulo o que se seguirá para ele? Sim, estou convicto que o Edge vença o título no TLC. O que se seguirá para o Kane não terá que ser nada de especial, entraremos num período em que haverá poucas “feuds”, teremos o Rumble e o Elimination Chamber, depois as intrigas voltam em força para a Wrestlemania. Talvez qualquer coisa com Undertaker para o maior evento do ano, mas ainda falta muito tempo.
Skip Sheffield: se eu acho que a WWE pode dar um push a ele como um Anti-Nexus não só ele como Tarver e Young formando uma "Stable"? Eu creio é que quando já ninguém estiver a levar os Nexus a sério o Sheffield regressará para revitalizar um pouco a “stable”, ele estava a ser vendido como uma verdadeira força da natureza, e de uma forma mesmo muito credível.
Undertaker: Visto que já está a ficar velho e que fala se do regresso dele só para a WrestleMania, ele regressará e aumentará a “streak” e retira-se ou em 2011 será o fim da streak do "Phenom"? E já agora caso isso aconteça por quem seria? Ainda não o vejo a retirar-se já, infelizmente… Portanto é provável que aumente a “streak”, mas espero que esta seja quebrada na sua última Wrestlemania, e para alguém que irá beneficiar com isso.

---------------------------------------------------------

Rescaldo King Of The Ring
King Of The Ring, um torneio que foi promovido como um passo importante na carreira de um lutador, um bilhete para um futuro reinado como campeão mundial… e temos quem como vencedor? Um ex-campeão da WWE e que garantidamente voltaria a sê-lo no futuro próximo, alguém que até nem precisava desta vitória, que não tem aqui o pico da carreira em termos de conquistas e que faz parecer um pouco estúpida a sua vitória no torneio. À primeira vista, parecia ser mais óbvio dar a vitória a quem precisaria dela, não digo a um Morrison, mas talvez a um Alberto Del Rio ou a um Cody Rhodes. De facto, isto pareceu apenas o término da “feud” Sheamus/Morrison, e para terminar com isto, havia outras maneiras, que não prejudicassem tanto quem precisaria de um “push”.
Uma parte dos fãs desculpa-se que isto poderá servir para Sheamus adoptar uma postura de “King” para criar “hype” para o regresso do seu velho rival Triple H, o “King of Kings”. E porque é que toda a gente pensou isso? Porque não será a primeira vez que acontece, e dê por onde der, também não mostra capacidade de inovação do “booking”, e nem tão pouco de inteligência, já que o irlandês tem uma personagem que ainda é “pano para mangas”, que não está nada gasta, ainda dá para esticar bem, e que até estava a ser refrescada um pouco agora com estas interacções com o Santino. Dê por onde der, não foi a mais feliz das decisões, mas pode ser que me engane, os verdadeiros efeitos começarão a fazer-se sentir a partir da próxima semana.
E o nome mais sonante da mais recente “onda” de despedimentos da WWE chama-se MVP. Ainda que se trate mais de uma demissão do que propriamente de um despedimento, a promotora perde um dos seus maiores “flops” dos últimos anos, a par de Mr. Kennedy, The Great Khali, Carlito, Elijah Burke, Chris Masters, Mike Knox, Brian Kendrick e Vladimir Kozlov, tudo lutadores que se fartaram de prometer mas que acabaram nas ruas da armagura ou até mesmo no despedimento.
Era alguém com potencial, sobretudo como “heel”, no entanto aquela onda de derrotas em 2008 custou-lhe a carreira, mas vamos culpar quem? A culpa foi do próprio que teve comportamentos menos correctos, e ainda que uns sejam filhos e outros enteados, se a sua conduta fosse a melhor hoje poderia estar no topo do “business”.
Se é mais um para ir para a TNA? Fala-se numa ida para o Japão, mas não é de descartar, embora não veja onde possa acrescentar algo.
Algumas expressões usadas da “feud” entre Brother Ray e Brother Devon
Bem, embora os nossos amigos Dudleyz tenham renovado contrato com a TNA, dá para ver que andam a assistir muito a WWE, e mais importante que isso, numa “feud” tão pessoal como esta e com tantos anos juntos, podiam fazer as suas “promos” com tanto material, mas decidiram inspirar-se na sua antiga companhia.
Eis alguns dos termos utilizados:
“Weakest Link” – Termo utilizado por John Cena para falar de Darren Young, como elo mais fraco dos Nexus agora utilizado por Ray para falar de Devon
“You’re a bully!” – Termo utilizado por John Morrison para falar de Sheamus, como brutamontes que é, agora utilizado por Devon para falar de Ray
“If you want some, come get some” – Uma das “catch phrases” de John Cena, citada por Brother Devon
“Marty Janetty of the team” – E se achavam que tudo isto é coincidência, eis que ambos se decidem inspirar na “feud” entre Miz e Morrison do ano passado
Se entretanto souberem de mais alguma é favor dizer…
Sei que tinha prometido falar sobre as principais componentes do pro wrestling mas devido ao “post” já ser suficientemente longo, vou adiar isso para uma das próximas edições ou então para um artigo à parte.
---------------------------------------------------------
Por hoje fico-me por aqui, espero que continuem a comentar porque foi para desfrutar da interacção com os leitores que escolhi este blogue!
Peço para que coloquem em cima da mesa temas sobre os quais gostariam de ler a minha opinião, é algo que se pode tornar bem divertido e que pode acabar sempre num agradável debate.