Stiff Words #33 - O olhar sobre 2010
Desapontamento, desilusão e estagnação. Se há palavras para descrever o ano de 2010 em termos de wrestling, para mim estes são os mais adequados. O ano de 2010 prometia muito mas no fim, recaiu num flop. Vou começar por falar pela Total NonStop Action Wrestling que era a companhia que á partida mais expectativas para 2010 tinha criado junto dos fãs. Depois do anúncio em Outubro de 2009 que Hulk Hogan e Eric Bischoff iriam integrar a companhia, o primeiro Impact de 2010 numa segunda-feira e competindo directamente com o Monday Night Raw foi testemunha não só da vinda dessa dupla mas também de nomes como Ric Flair, Jeff Hardy, Kevin Nash, Scott Hall, Sean Waltman e até mesmo Val Venis.
Apesar de á partida saberem que o Impact em termos de rating seria torcidado pelo Raw, o facto é que o programa teve um bom numero e as mentes dentro da TNA acharam que era tempo de espevitar as hostes e passar a competir numa base regular com o Raw ás segundas-feiras, criando uma espécie de Monday Night Wars V2. O facto é que nem dois meses passaram e a TNA regressava ao seu formato de quinta-feira, fruto de uma redonda derrota e assim dava-se razão àqueles velhos do Restelo que aquando da mudança apregoavam o passo em falso.

Somente nos últimos meses de 2010 é que a TNA tomou algum rumo em termos de rivalidade com a formação dos Fortune e com um heel turn de Jeff Hardy que adoptou a gimmick de anticristo do wrestling, uma gimmick actual que é uma recriação da gimmick que tornou Raven famoso, a divisão de equipas tomou novo rumo com a contracção da Ex-WWE Mickie James, Katie Lee agora sob o nome de Winter, a divisão de equipas está estabilizada mas neste ano de 2010 perdeu-se aquele que era um bastião da TNA, a sua X-Division e em 2011, deverá ser um dos objectivos da companhia, reerguer essa divisão que viu nestes últimos meses o cinto que tanto prestigio já deu á TNA ser usado como mero figurante no angle da Jersey Shore que se revelou num enorme flop.
O principal objectivo da TNA em 2011 não é competir com a WWE mas sim construir-se patamar a patamar. A vinda Hulk Hogan e Eric Bischoff apesar de acrescentar starpower á companhia, em termos de receitas, vendas e ratings revelou-se improdutivo. Quem não se lembra das promessas de Hulk no início do ano que iria por o rating do Impact em 2.0? O certo é que com mais ou menos oscilação semana após semana, PPV após PPV, o rating do Impact situa-se no 1.1 o que me leva a dizer que a TNA está direccionada para um nicho de fãs.
O plantel da TNA é bom, em certos aspectos melhor que o da WWE, quando quer apresenta shows de qualidade, tem alma, no entanto tem problemas gravíssimos de booking que tem á cabeça o odiado Vince Russo, em termos de agentes de backstage a companhia tem nomes como Al Snow e D`Lo Brown, pessoas que me questiono, se eles nunca foram grandes lutadores como podem ser grandes agentes de backstage e como podem montar grandes combates? Mas o principal problema da companhia é ter uma direcção que tem mais olhos que barriga que quer competir a todo custo com a WWE e não tirou as ilações devidas no falhanço das Monday Night Wars V2 que é que a WWE é um Golias e que a TNA ainda não é um David, por outro lado é uma companhia refém da Spike TV e do fundo de dinheiro da Panda Energy, pois duvido que a TNA consiga ter lucro na conjectura actual e vale-se da Panda, por outro lado quando dizem que a TNA usa PPV`s para vender Impacts, não descrimino a companhia pois a Spike TV é quem mantem a companhia viva pois ao rating que os Impacts apresentam, se a Spike porventura desistir do programa, a companhia ficará em sérios problemas, pois devido ao baixo rating dificilmente uma outra estação de TV lhe pega.
Olhemos agora á WWE. A companhia de Vince McMahon segue o seu penoso e longo percurso de criação de novas estrelas e assim se manterá por mais um par de anos. Este movimento jovem na WWE somente começou a criar-se no segundo semestre de 2010 já que o primeiro semestre viu uma WWE viver na sombra de wrestlers veteranos e em storylines passadas. Bret Hart regressou á WWE e enterrou os machados de guerra com Shawn Michaels. Este Michaels deu por terminada a sua carreira no combate do ano contra Undertaker na Wrestlemania. Batista abandonou a companhia após uma boa rivalidade com John Cena. Chris Jericho e Edge tiveram uma rivalidade de fraco nível depois de tanto ser hypada em 2010. Fora essa rivalidade, Jericho teimava sempre em ter bons combates até que no segundo semestre decidiu promover novo hiatus da companhia.

Jovens lutadores destacaram-se na companhia e que dão alento para o futuro, Alberto Del Rio, Sheamus, John Morrison, Dolph Ziggler, The Miz e Daniel Bryan, sendo que estes dois destacam-se, The Miz viu confirmada a evolução dos anos anteriores e é o campeão da WWE e Daniel Bryan, conhecido no mundo do wrestling como Bryan Danielson viu a sua qualidade ser reconhecida pela WWE e é campeão dos Estados Unidos e está com o estigma que qualquer combate que tem parece que o transforma em ouro, os melhores do Mundo tem essa predestinação.
Com os Nexus a assumirem-se como top heels foi tempo da WWE fazer um turn lento em Randy Orton e agora mostra-se como um lutador babyface mas que não convence de todo nesse papel e muitos fãs desejam o Orton heel. John Cena continuou igual a si próprio, o maior draw da companhia, apesar de andar arredado do palco dos títulos, não sai do main-event e é culpado pelo seu envolvimento com os Nexus, ter levado á perda de heat do grupo.
A WWE fruto da ausência de nomes credíveis, teve um ano difícil que fez com que tivessem uma baixa na compra de PPV`s e assim se manterá por alguns tempos. Mas será que essa baixa se deve somente á ausência de starpower? Com certeza que não pois a WWE tem casos problemáticos gritantes como por exemplo a ausência de uma divisão de equipas credível em que os títulos estão em Santino Marella e Vladimir Kozlov sendo que é maior a comédia eles serem campeões do que a própria comédia que apresentam nos ringues. A divisão feminina teve um ano totalmente entregue ás LayCool e somente agora com o regresso de Beth Phoenix e o push a Nathalia é que parece começar a subir. Por outro lado a WWE apresentou algumas storylines de fraco nível em que a rivalidade entre Kane e Undertaker foi um fracasso do ano a todos os níveis.
O ano de 2011 da WWE deverá ser complicado pois irá se manter na senda da formação de novas estrelas e aliada á estagnação dai vinda, tem de enfrentar a forte concorrência de uma outra companhia, não a TNA mas sim a UFC que vem subindo exponencialmente e quer rouba cada vez mais expectadores ao wrestling, principalmente aqueles de longa data. No entanto aquele fã convicto de wrestling mesmo que veja MMA, nunca perde aquele bichinho do wrestling.
Não falo das companhias independentes com a Ring of Honor á cabeça que se mantêm a trabalhar para nichos de fãs, mas sendo que a Ring of Honor fruto do seu programa na HDnet e das transmissões de iPPV`s apresentou alguma melhoria a todos os níveis, levando-me a perguntar o que faria a Ring of Honor se tivesse os meios que a TNA possui?

Tal como o Gandhy ontem já fez, resta-me uma palavra para o Wrestling Noticias e não há que estar com rodeios, este foi o melhor ano do Wrestling Noticias com uma subida nas visitas em todos os meses quando comparando a 2009. Esse aumento de visitas não se deve ao acaso mas sim ao trabalho por nós desenvolvido que olhando á globalidade dos dias somos o melhor blog nacional de wrestling e que mais conteúdo apresenta e que cobre maioritariamente todo o wrestling. Acho que este ano de 2010 a equipa do WN deve estar de parabéns. Falando em equipa, perdoem-me os restantes elementos do WN que nunca se recusam a nada que lhes é pedido, mas tenho de destacar um membro da equipa que é a pessoa que mais trabalha para o blog e não tenho dúvidas que é a pessoa que mais trabalha no conjunto da CWO que é o Johnmds, um miúdo muitas vezes criticado por ter um escrita não muito desenvolvida mas que compensa com uma grande carga de trabalho e gosto no que faz (continua assim miúdo com esse gosto nos projectos fora do wrestling que irás ter sucesso).
Bem, quando a 2011 o que vai acontecer no blog? Não vou adiantar nada em concreto, somente digo que vão acontecer mudanças, uma ou outra mudança na equipa, um ou outro conteúdo adicionado, uma ou outra mudança no visual, mas o que conta é o objectivo que é lutar para que o wrestling continue vivo em Portugal isto porque somos Wrestling Noticias e aqui escreve de tudo sobre wrestling!
Bom 2011 e cumprimentos!
Nota: Gostaríamos de receber no nosso email wrestlingnoticias@gmail.com as vossas sugestões para o que desejariam ver no blog em 2011, conteúdo que gostariam de ver, não se acanhem!