A confusa cena do ROH World Championsip
No panorama actual, não há nada mais normal do que falar da cena do ROH World Title quando se está a falar da Ring of Honor. Competição? Concorrência? Tudo isso e muito mais! Confira na sequência minha análise em cima deste tema.
Quando se sagrou campeão mundial da ROH no dia 11 de Setembro do último ano no Glory by Honor IX, Roderick Strong não imaginava que teria tanta concorrência pelo título depois que ''pinasse'' o já contratado pela WWE Tyler Black. ''Concorrência'' é a palavra certa para ilustrar a atual cena do título mundial da Ring of Honor, que sempre foi associada ao termo ''competição''.
Mesmo com um roster pequeno e grande parte dele dividido entre a divisão de duplas e a cena do ROH TV Championship, a ROH se encontra com uma aglomeração de wrestlers vagos no roster e que, devido a importância destes lutadores, eles acabam sendo empurrados a elite do plantel e colocados como candidatos ao título. Estou falando de Homicide, Jay Briscoe, Davey Richards e El Generico. Logo, a palavra ''confusão'' também pode ser a palavra certa para descrever a cena do titulo.
Foi no desenrolar do ano de 2010 que as coisas começaram a ficar assim. Nele, Strong se tornou campeão, Homicide retornou a ROH, El Generico venceu sua grande rivalidade contra Kevin Steen, Jay Briscoe teve uma feud pelos títulos de duplas e acabou por receber um spot na divisão de singulares e Davey Richards teve uma imensa ascensão se tornando um dos competidores mais quentes da federação e do circuito independente. Ainda podemos citar Eddie Edwards, que foi o campeão televisivo da ROH durante grande parte do ano de 2010 e pouco a pouco vai chegando ao grupo de elite do roster, ainda mais depois de ter vencido o torneio Survival of the Fittest e garantido sua title shot pelo título de Strong em uma data ainda não confirmada. O outro nome que me vêem a cabeça é o de Christopher Daniels, mas este venceu o título televisivo e deve se manter nesta cena durante um longo tempo. No fim, inevitavelmente, todos estão na briga pelo título.
Agora, lembro-vos de dois outros factores que contribuíram para que chegássemos a este ponto.
--> A ausência do Pick 6 Series, que seleccionava os candidatos ao título através de um ranking de vitórias. Foi com este artifício que, em 2010, foram seleccionados os candidatos ao título de Tyler Black, entre eles, o actual campeão Roderick Strong. Sem dúvidas, esta é a maneira mais eficiente e organizada de se seleccionar um candidato ao título, basta ser lançado um novo Pick 6 Series com novos lutadores para que tenhamos uma selecção que faça sentido.
--> A ausência de grandes heels no roster. Talvez essa seja a maior causa de todos estes nomes a brigar pelo título. Já repararam que todos nomes citados são de faces, excluindo o do próprio campeão Roderick Strong? Não? Então me diga quem são os principais heels da ROH! Vale lembrar que Hero e Castagnoli estão na divisão de duplas como os Kings of Wrestling, Austin Aries e Kevin Steen não pertencem mais a federação. Logo, temos faces de sobra para combater os heels, e isso é perfeitamente ilustrado na cena do título.
Percebe-se então que o booking da ROH é o maior culpado por isso.
Na noite de hoje, dia 14, Strong se juntará aos Kings of Wrestling e a Chris Daniels em uma 8-Man Tag Team match a frente dos Briscoes, El Generico e Davey Richards. Vale lembrar que Daniels esteve feudando com com Strong e os Kings desde o segundo semestre do último ano e agora se junta a eles. Engraçado, não? Mais um erro de booking. Take notes, ROH.
Amanhã, 15 de Janeiro, teremos Jay Briscoe a receber uma oportunidade pelo título. Jay é sem dúvida, um atleta capacitado, mas mostrou-se muito anti-profissional ao longo de sua carreira e não deve ir longe no seu spot na divisão de singulares. Já no dia 28 deste mês, teremos El Generico a receber sua oportunidade contra o vencedor de Strong/Jay. A exemplo de Jay, Generico é um bom lutador mas alguns factores o impedem de crescer como competidor singular. No seu caso, é mais provável que ele receba um grande título como singles em uma federação como a PWG ou a CHIKARA, devido a sua gimmick e seu estilo de luta. E, finalmente, no dia 29 de Fevereiro, Homicide recebe sua title shot no 9th Anniversary Show, que será transmitido em PPV. Não sou muito fã de Homicide e discordo do fato de que ele recebe uma oportunidade pelo título pelo simples fato de que ele é o Homicide. Não o queria ver como campeão e aposto que Roderick Strong sobreviverá com o título até lá, já que reinados de transição são raros na ROH e pelo fato de que estão procurando dar credibilidade ao jovem campeão.
Confusa ou não, a cena do título pode ser interessante caso receba um bom booking. Por fim, minha aposta ainda é em Davey Richards, mas até que este receba uma nova oportunidade pelo título - o que deve demorar devido a suas tours no Japão e os outros concorrentes na fila -, talvez já tenha perdido seu momemtum e a ROH, mais uma vez, terá de correr atrás de alguém credível para substituir Roderick Strong.