Ultimas

12 especialistas analisam duelo entre Shogun e Jon Jones


Hoje á noite, New Jersey vai tremer, quando Mauricio Shogun colocar em jogo o seu titulo de meio-pesados perante Jon Jones no UFC 128. O PVT foi atrás de 12 especialistas para comentar o que esperam de uma das lutas mais aguardadas da história da categoria.....

André Pederneiras - Já ficou provado que esse negócio de bicho papão não existe no MMA. Todos têm altos e baixos, só vimos o Jon Jones em boas situações, vamos ver agora como ele se comporta em uma luta contra um cara do nível do Shogun.

Sérgio Cunha - O Mauricio Rua, o Shogun, é um homem, não é mais o garoto de 23 anos da época do Pride que as pessoas ainda acham que ele é. Ele melhorou muito. É muito inteligente, passou por uma grande cirurgia, mas com a melhor recuperação possível, tem uma boa equipa, um irmão que é a maior força dele, que faz tudo incondicionalmente por amor, pela família. Eu estava no UFC 126 quando foi decidido que o Jon Jones iria ser o desafiante do cinturão, e alguns dias depois eu tomei café com o Shogun e vi em suas palavras e seus olhos que ele já tinha absorvido essa missão, sem peso algum. Ele sabe que é o campeão, e que se o outro é bom, é novo, os americanos dizem que é melhor, vamos ver, terá a chance de provar o valor. As qualidades do Jones que se sobrepõem são apenas a envergadura muito grande e um wrestling de altíssimo nível, mas o Shogun é brasileiro, tem coração guerreiro, vai entrar concentrado para ganhar e manter o cinturão aqui.

André Dida - Ao contrário da maioria eu acho que o Jon Jones tem um jogo que casa bem com o do Shogun. Ele é agressivo e gosta da luta em pé. O Jones nunca pegou um trocador top vai pegar logo um representante do Muay Thai brasileiro que é o mais agressivo do mundo. Tenho certeza que o Serjão (Dida chama Shogun de Sérgio Reis) vai meter um nocautão nesse cara.

Rafael Cordeiro – Jon Jones tem um wrestling muito bom, mas agora ele será testado por um verdadeiro striker, e então poderemos avaliar o quanto ele se movimenta na tempestade

Antônio Pezão – Se o Shogun estiver bem fisicamente e com a cabeça boa vence, mas se não vier bem ai pode dar Jones.

Fabricio Werdum – Não acredito que o Jones vá aguentar o ritmo do Shogun. Acho que o Jones não está respeitando o campeão, tá muito Grandão. O Shogun tem que mostrar pra ele que ele é um guri. Sinceramente espero um nocautão do Shogun.

Jorge Santiago – Luta difícil. O Jon Jones tem muito talento, mas não tem a experiência do Shogun. Não aposto em ninguém, mas acho que a luta não chega ao quinto round.

Marlon Sandro – Acho que o Shogun finaliza. Ele é mais versátil no chão, tem mais armas, mesmo por baixo. Apesar de o Jones derrubar bem, acho que ele vai acabar finalizado pelo Shogun.

Jordan Breen (Sherdog) - Não sei se o Shogun já teve um teste mais duro do que o Jon Jones. Acho que ele nunca teve que enfrentar alguém com essa mistura de traços desportivos. Jon Jones não é só forte, explosivo e bem coordenado, as habilidades dele de Wrestling são uma coisa única no MMA, e o Wrestling nunca foi uma grande força de Shogun. As habilidades dele sempre foram a capacidade de raspar ou atacar as costas. Para vencer, Shogun terá que usar a mesma técnica de chão que mostrou anos atrás contra o Arona ou Randleman. Mesmo ele tendo sido capaz de fazer cinco rounds contra Lyoto, o ritmo daquela luta foi lento e arrastado. Contra Jones, ele não será capaz de fazer 25 minutos sendo derrubado, levando socos e cotoveladas. Além disso, ele estará vindo de sua terceira cirurgia no joelho... É uma batalha árdua para o Shogun, e, para ele vencer Jones, ele vai ter que ser até melhor do que quando venceu o Pride GP em 2005.

Luciano Andrade - Estando 100%, Shogun é o favorito. Porém, se ele lutar, digamos, com 85% de capacidade, eu acho que ele perde do Jones. A real é que eu não tenho ideia da forma actual do Shogun. Ele está há um tempo sem lutar, vem de contusão, enfim, acredito que vai ser uma luta difícil pro brasileiro; uma luta tensa e nervosa. Se este duelo acontecesse, por exemplo, em 2009, eu diria que o Shogun deveria usar o jiu-jitsu para ganhar. Todavia, Jones evoluiu consideravelmente na luta de solo, está bem mais esperto do que antes, então é um combate que pode rolar de tudo. De um jeito ou de outro, creio que Jones consiga derrubar Shogun, então, para mim, o brasileiro tem que arriscar tudo na luta em pé, na curta distância, tentando nocautear. Caso Jones aproveite a brecha para derrubar, aí sim será a vez de apostar no jiu-jitsu. O Shogun, caindo por baixo, tem que se enfiar por baixo do Jones, para não ser um alvo fácil para as cotoveladas, e tentar inverter ou finalizar num chave de perna, pé ou calcanhar. É o que eu acho, mas, ressalto, pode acontecer de tudo neste combate!"

Carlão Barreto - Vejo essa luta como uma das mais interessantes dos últimos tempos. De um lado teremos um dos mais talentosos lutadores da nova geração de gladiadores modernos e do outro um dos mais talentosos campeões da história actual do MMA. Enxergo o Jon Jones com todos os atributos para ser tornar um grande campeão, porém acho que ainda precisa evoluir, vejo o Shogun mais preparado, já passou por maiores obstáculos em sua carreira, enfrentou lutadores experientes e de bom calibre técnico, enquanto seu oponente , apesar de ser um lutador agressivo, criativo e excitante de se assistir ainda precisa de amadurecimento, de passar por mais testes, testes esses que darão a ele, o currículo necessário para se tornar um campeão legítimo. Agora, quis o destino que esse confronto fosse antecipado, desta forma, vejo o actual campeão mais preparado. O único ponto negativo para o Shogun seria o tempo parado, a falta de ritmo. Quanto as quedas do Jones, acho que o conhecimento de jiu-jitsu do Shogun é bom o suficiente para levar Jones ao erro na luta de solo. Acredito na vitória do Shogun, acho que hoje, ele é melhor que seu desafiante, mas sem dúvida será uma luta dura, um combate de alto nível.

Fernando Kallás - Acho que o Jon Jones é um atleta incrível, já pegou excelentes wrestlers, mas nunca um cara com trocação e chão realmente de ponta, como o Shogun. Jon Jones é um diamante em lapidação. Além de super talentoso, tem um biótipo parecido ao do Anderson, pernas e braços longos, mas com grande força física e explosão muscular. Como o Anderson, ele é muito mais forte do que parece. E como se não bastasse, ele tem uma cabeça excelente. É humilde, tranquilo, extremamente dedicado, disciplinado e pé no chão. Mas ainda é jovem e tem alguns buracos no seu jogo. O maior deles no chão. Apesar de termos visto ele massacrando adversários no ground and pound, ele deixa muito o braço e para um cara com a guarda do Shogun, isso pode ser mortal. Foram as circunstâncias que o levaram a disputar o cinturão, mas acho muito cedo para pegar um lutador tão completo como o Shogun. Para mim ele leva vantagem apenas no wrestling, que já mostrou que é espectacular, dominando atletas de ponta da luta olímpica como Ryan Bader, Vladimir Matyushenko e Matt Hamill. Mas em pé Shogun é muito mais técnico e no chão são anos-luz de diferença. E Shogun tem quase o dobro das lutas de Jones e seis anos mais de experiência em altíssimo nível, onde enfrentou praticamente todos os grandes lutadores do seu peso nesse período. Meu palpite é Shogun, por finalização.

Fonte: Portal do Vale Tudo
Com tecnologia do Blogger.