A Carreira de Shawn Michaels - 2005 & 2006

Shawn Michaels ficou fora do cenário do título da WWE quase todo o ano de 2005, apesar de este ter o sangue do Raw a correr-lhe nas veias, já que era um dos poucos lutadores que nunca trocou o Raw pelo Smackdown. Michaels era como que o talismã de Vince McMahon para que o Monday Night Raw continua-a se a ser o canal mais visto na TV por cabo.....
Então o que um lutador faz quando está fora da luta pelo titulo mundial? A reposta é enfrentar um dos melhores lutadores de sempre e com ele ter um dos melhores combates de sempre!
Isto foi o que Michaels fez após as acções de Kurt Angle na Royal Rumble. Michaels eliminou o campeão olímpico do Royal Rumble Match somente para minutos depois Angle entrar ilegalmente no ringue e eliminar o HBK e já fora do ringue aplicar-lhe um anckle lock.
Angle fazia parte do roster do Smackdown, mas nem isso impediu-o de aparecer no Raw e ser desafiado por Michaels para um combate na Wrestlemania 21. Angle aceita o desafia e promete adicionar um novo capítulo de grandeza ao seu curriculum.
Angle nas semanas que levaram á construção do combate promoveu uma verdadeira guerra psicologia a Michaels. Forçou o ex-parceiro de Michaels nos Rockers, Marty Jannetty desistir no anckle lock e não contente aplicou o mesmo tratamento á antiga manager de Michaels, Sensacional Sherri. Toda a gente tinha a certeza que o combate na Wrestlemania estaria no topo do atleticísmo, contudo Angle queria levar a contenda para os níveis altos do ódio.
Apesar de Michaels ter o momento da noite ao meter-se num leapfrog do ringue para cima de uma mesa de comentadores onde estava Angle, foi este último que disse a ultima palavra ao aplicar o anckle lock a Michaels e vencia o combate por submissão. Michaels desistir foi algo raro de se ver, mas o facto é que ambos tiveram em ringue 27 minutos e não deram azo a críticas.
Wrestlemania 21 - Kurt Angle vs. Shawn Michaels
Wrestlemania 21 - Kurt Angle vs. Shawn Michaels
O passo seguinte de Michaels seria como que numa missão patriótica ao confrontar Muhammad Hassan e Daivari num Raw. Michaels formaria uma aliança com Hulk Hogan contra os extremistas e acabariam por os derrotar no Backlash. A parceria acabaria em choque quando no dia 4 de Julho no episódio do Raw, Michaels surpreendeu toda a gente ao aplicar um superkick em Hogan.

Prémios PWI: Combate do ano (vs. Kurt Angle na Wrestlemania 21) e terceiro classificado (vs. Hulk Hogan no SummerSlam)
Classificação: B+
-----------------2006 -----------------
No dia 26 de Dezembro de 2005, numa edição do Raw, Michaels enfureceu Vince McMahon quando interrompeu o patrão da WWE na sua tirada contra Bret Hart, após o lançamento do DVD sobre a carreira do Hitman. McMahon esperava que Michaels se junta-se a ele depois do que ambos tinham feito em 1997 quando conspiraram para trair Bret no Survivor Series, mas o facto é que Michaels não foi nessa onda e disse a McMahon para esquecer o que se passou.
McMahon não pensava assim e pegando nos valores de Michaels como novo cristão, o CEO da WWE passou a fazer de Michaels o seu alvo principal. Com o intuito de humilhar Michaels e a sua fé, McMahon começou a criar estipulações pouco usuais para Michaels o que levou a que ambos tivessem de colidir na Wrestlemania 22.
A construção do combate, viu McMahon aliar-se ao seu filho Shane e a contratar os serviços dos Spirit Squad. Com tudo isto, fica decidido que Vince e Michaels combateriam numa street fight na Wrestlemania.
Num evento que teve combates como John Cena vs. Triple H pelo título da WWE, Rey Mysterio vs. Randy Orton vs. Kurt Angle pelo título Mundial, o combate da noite foi o quarentão Michaels contra o sexagenário Vince McMahon e mais uma vez Michaels vencia o combate do ano para a PWI.
Fica a frase que preencheu a revista na ambições dos prémios anuais "é habitual dizer que um grande lutador pode lutar com uma vassoura e mesmo assim ter o melhor combate da noite e ambos mostraram esta noite que esta frase não é um cliché mas sim verdadeira".
A rivalidade entre Michaels e McMahon não estava terminada pois ainda faltava vir a controvérsia. Fica a dúvida de como é que Michaels aceitou este angle mas o facto é que no Backlash, Michaels fez equipa com Deus contra Vince e Shane, num combate que levantou a questão de quais são limites morais do wrestling.
Triple h congratulou Michaels após a sua vitória na Wrestlemania, dando um teaser de uma reunião dos Degenaration-X X e esta tempos depois acabaria mesmo por acontecer e o resto do ano veria Michaels e Helmsley a combaterem com equipas como os Spirit Squad e a Rated RKO (Edge e Randy Orton) o que iria lançar Michaels para um novo capítulo de grandiosidade na carreira de Michaels.
Reunião dos DX em 2006
Reunião dos DX em 2006
Prémios PWI: Equipa do ano (com Triple H - terceiro classificado); Combate do ano (vs. Vince McMahon na Wrestlemania 22 (Vencedor); Feud do ano (com Triple H vs. McMahons (segundo classificado)
Classificação: A