Foi o wrestling que mudou, ou foram os fãs?


Não importa que desporto tu acompanhas, não importa que equipa tu apoias, de certeza que testemunhaste uma “era dourada” onde os jogadores são os teus heróis, são pessoas que tu pensas que são a melhor coisa que esse desporto alguma vez viu.....

Vamos falar de futebol por uns momentos. Eu comecei a ver futebol em miúdo nos finais da década de 80, inícios da década de 90 onde jogadores como Diego Maradona, Marco Van Basten e Georghe Hagi punham-me perplexo, essa foi a minha “era dourada” no futebol. É isso que os miúdos fazem, eles admiram as pessoas que vêem na TV ou em qualquer lugar e olham para eles como os melhores de sempre. Os miúdos que crescem a ver futebol hoje em dia podem idolatrar Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi e esta para eles é a “era dourada” do futebol, mas não para mim. E quando os miúdos de hoje crescerem vão continuar a falar dos heróis que viam quando eram crianças exactamente na mesma maneira de como eu falo sobre os da minha geração e os da geração antes da minha falam dos da dela.

Mas o que é que isto tem a ver com wrestling?

Não importam as notícias de wrestling, pontos de vista, rumores ou opiniões que tu vais ver, ouvir, ou ler há sempre um tema comum que é: “EU QUERIA QUE ELES TROUXESSEM A ATTITUDE ERA DE VOLTA. E porquê é que tal sucede? Porque foi a “era dourada” deles.

O que os fãs de wrestling adultos não parecem reconhecer é que os miúdos nas arenas que aplaudem por John Cena, estão a fazer exactamente o mesmo que nós fazíamos quando aplaudíamos o The Rock. A única diferença é que as pessoas de hoje em dia podem ligar o computador e passar noites e noites a implicar e a lamentar-se. Vocês acham que durante a Attitude Era não haviam fãs a desejar de volta o tempo de Hogan e de Savage? Claro que havia, mas eles não tinham forma de expressar o seu descontentamento.


Eu acho que Jim Cornette disse o melhor quando ele usou uma analogia sobre artistas de trapézio e que foi algo como isto:

Primeiro, havia apenas um tipo a abanar-se num trapézio, e o público aplaudiu-o porque eles nunca tinham a possibilidade de ver aquilo ao vivo antes, mas depois de verem a mesma rotina vezes sem conta eles ficaram aborrecidos.

Então apareceu outro trapezista que conseguia fazer um mortal á retaguarda, e mais uma vez o público ficou espantado com esta novidade que se esqueceu completamente do primeiro tipo apesar de este ser muito talentoso, mas mais uma vez o público ficou aborrecido com os mortais á retaguarda e exigiu mais, então apareceu um tipo que disse que fazia um duplo mortal á retaguarda, então o público começou a apoia-lo, então ele foi para o topo do trapézio, tentou o duplo mortal e morreu.

Agora o público não tinha trapezistas para ver pois tinham ficado aborrecidos com os dois primeiros, eles viram a rotina um milhão de vezes que tinham de esperar até que outro tipo entrou na arena e disse ”Eu consigo fazer o duplo mortal á retaguarda”, fosse para o topo do trapézio e mais uma vez o público estava de tal forma que não saía dos seus lugares quando ele saltou, um, dois mortais á retaguarda e aterrou em segurança.

O público delirou, tinham acabado de ver a melhor coisa de sempre. Então esqueceram se do que tinham visto antes, o primeiro tipo que apenas se abanava, o segundo que fazia um mortal e o terceiro que morreu a tentar fazer o duplo mortal. Mas eventualmente ficaram fartos do tipo do duplo mortal, mas desta vez ninguém podia fazer mais do que dois mortais, ninguém conseguia melhor do que o que já tinha sido visto então o público desapareceu e ninguém quis voltar a ver trapezistas outra vez.

Nós fomos mimados pela Attitude Era, a excitação, o espectáculo era fenomenal, mas após termos visto tudo isso, claro que vais te sentir mudado pelo produto que o Wrestling tem hoje.

No entanto por muito que odeies a WWE em PG, e direccionado em grande parte para as crianças no público, deixem-os apreciá-la, deixem nos encontrar os seus heróis. Deixem nos apaixonarem-se pelo Wrestling como nos fazíamos, partilhando histórias e memórias mas

POR FAVOR NÃO DESRESPEITEM A ERA DOURADA DELES

Original de John Adams com tradução de Hawk
Com tecnologia do Blogger.
Enter chat