Ultimas

Tomos de Eternidade - John Cena vs. Shawn Michaels

Eis mais uma edição dos Tomos de Eternidade, que hoje não será coisa longa.


Nos últimos dias decidi ver alguns combates do John Cena, entre os quais alguns combates que ele teve nos seus primeiros anos da WWE antes de ser campeão (inclusivamente quando ele era heel), mas mais importante ainda foi rever o combate que ele teve contra Shawn Michaels na edição de 23 de Abril de 2007 do Monday Night Raw.....

Os com melhor memória, ou que sejam fãs dos dois lutadores certamente que se lembrarão que este foi uma desforra do main-event da Wrestlemania 23, o qual teve uma grande duração (chegando perto dos quarenta minutos!), e juntando este combate ao que já tinha visto dele antes eu cheguei a esta ideia.

"O John Cena é muito bom quando mostra agressividade e controla o combate."

O que eu pensei depois é que na maioria dos combates que o Cena teve nos últimos anos, ele raramente teve a oportunidade de mostrar essa agressividade, e controlar bons períodos do combate. Em geral ele tende a passar mais tempo a ser controlado pelo adversário, para depois poder fazer a comeback de babyface.

O que é uma boa fórmula não haja dúvida, mas vendo bem as coisas eu acho que, especialmente nos últimos anos, o Cena tem poucos adversários que justifiquem ele ser dominado pela maior parte do combate. Tanto pela dimensão física (o Cena não é nem de perto um tipo pequeno), quer pela dimensão de kayfabe, pois neste momento o Cena já tem vitórias limpas sobre todos os wrestler importantes que a WWE teve desde que ele se tornou o Campeão (com excepção do Undertaker), o que não justifica ele ser dominado por qualquer adversário que enfrente.

Neste aspecto eu acho que, dentro dos combates, o Cena é talvez o grande campeão que teve um booking mais vulnerável. O Hogan e o Austin dominavam os combates até que o adversário conseguisse ter sorte, ou fizesse batota, para poder passar á ofensiva, e raramente eram apresentados como verdadeiramente vulneráveis no ringue. O Bret Hart e o Shawn Michaels, embora pudessem ser algo mais pequenos que os adversários, também não eram mostrados como demasiado vulneráveis. O mesmo é válido para o The Rock, o Diesel, todos os campeões babyfaces são habitualmente apresentados como muito fortes no ringue por uma razão ou outra, mas só o Cena é mostrado como muito vulnerável.

Eu penso inclusive, que este booking demasiado fraco no ringue, será algo que mete muita gente contra o Cena, pois na nossa cabeça um campeão não deve ser apresentado como alguém fraco. Se é campeão é porque é alguém forte, porque sendo campeão ele será em teoria superior a todos os outros, e ver um campeão a ser constantemente mostrado como vulnerável por variadas razões é algo que de uma forma muito subtil mexe com a nossa cabeça.

Para isso basta ver a forma como muitos se queixam que o Cena "apanha o combate inteiro e no fim ganha com uns poucos golpes". Um Cena mais agressivo, com mais controlo acabaria com este problema e quem sabe alguns críticos até o pudessem ver sobre outros olhos.

Deixo um combate que exemplifica da melhor forma a minha opinião. O contra o Shawn Michaels de 23 de Abril.






Notem que no combate o Cena não faz nada de diferente no que toca a golpes, relativamente a outros combates que teve nesses tempos. O que é claramente diferente é a sua postura no combate, confiante, dominante, até algo arrogante em alguns momentos. Ele controla grande parte do combate e este foi o combate que em 2007 fez muita gente ver o John Cena duma maneira diferente.

Eu sei que o combate é longo, mas tentem vê-lo para perceber bem o que eu pretendo transmitir, e mesmo que não vejam reflictam sobre o assunto.

Para a semana vêmo-nos.

manjiimortal

“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.