Ultimas

As Escolhas do Deadman : Best of Edge


A WWE sofreu mais um rude golpe no seu panorama do «main-event» , visto que o seu até esta semana campeão mundial de pesos-pesados , a Rated R Superstar , Edge foi obrigado a retirar-se das lides do Wrestling profissional devido a lesão . Como tal as escolhas de hoje serão acerca dos melhores combates de Edge...

Menções Honrosas

Edge vs Kurt Angle (Backlash 2002) : Um dos primeiros grandes combates de Edge a nível de singulares , na altura Edge seria talvez a par de Rob Van Dam , um dos mais promissores lutadores da WWE e com este combate parecia cada vez mais lançado para se tornar num nome forte do main-event da WWE .

Edge vs The Undertaker (Wrestlemania XVIV) : Edge andava a merecer uma presença num main-event de uma Wrestlemania há já dois anos e o Undertaker merecia ter estado no main-event da Wrestlemania anterior com Batista e como tal este combate tinha algo de justiça para ambos os lutadores .

Edge vs Ric Flair (RAW ; 16/01/2006) : Quem ao ver um combate TLC entre Flair e Edge não ficou com a pulga atrás da orelha acerca da qualidade do combate ?? Contudo ao vermos este combate , ficámos todos por certo com duas certezas , a de nunca subestimar Ric Flair e a de que Edge merecia de facto ser Campeão da WWE . Edge carregou nas costas toda a acção do combate e Flair carregou o Drama , e várias vezes fez-nos acreditar que poderia vencer Edge no seu combate de eleição .

Edge vs Randy Orton (Raw ; 30/04/2007) : Um dos raros casos em que um combate entre dois «Heels» funcionou de maneira perfeita . Após a quebra dos Rated-RKO , Edge e Orton protagonizaram neste combate , uma espécie de jogo em que o objectivo parecia ser quem conseguia realizar mais «batotas» para conseguir a vitória .

TLC nº I ; III ; Triangle Ladder Match ( Summerslam 2000 ; Smackdown ; Wmania 2000) : Todos estes combates são uma parte significativa da carreira de Edge , contudo tendo em conta a quantidade de combates deste género presentes na carreira de Edge não os queria a povoar demasiado a lista .

Edge vs Chris Jericho (Smackdown ; 2002) :
Edge e o seu então parceiro de Tag-Team , Hulk Hogan perderam os Títulos de equipas para os Un-Americans devido a uma intervenção de Jericho e este combate surge envolvido na sua rivalidade com os Un-Americans de Jericho ,Test Lance Storm e Christian . Um tipíco combate Steel Cage com vários «spots» de relevo , lutadores a usarem a jaula como é suposto acontecer e são combates destes que me fazem abominar os combates de jaula dos dias de hoje . De realçar igualmente o espantoso cross-body de Rey Mysterio do cimo da jaula para cima dos Un-Americans .

Edge vs John Cena (Backlash 2009 ): Edge e John Cena são talvez os maiores rivais dos últimos tempos na WWE e desde 2006 que se têm visto envolvidos em alguns excelentes combates nas mais variadas estipulações , aqui num Last Man Standing , Cena e Edge voltaram a proporcionar um excelente combate ficando mais uma vez demonstrada a excelente química existente entre os dois .

Nº X
Edge vs Kurt Angle ( Steel Cage ; Smackdown ; 2002)

Após o combate Hair vs Hair no Backlash , Edge e Angle voltaram a encontrar-se desta vez num combate Steel Cage em pleno Smackdown . Um combate repleto de emoções fortes , bons «spots» , grande história e com Edge a acabar o combate totalmente ensanguentado . Durante o combate vimos algumas interferências nomeadamente de Hulk Hogan , então parceiro de Tag-Team de Edge e que estava em inícios de rivalidade com Kurt Angle . No plano singular , Kurt Angle deverá ser a par de John Cena e Eddie Guerrero , o lutador que mais combates de qualidade proporcionou a Edge ao longo da sua carreira .



Nº IX
Edge vs Shawn Michaels (Street Fight ; Raw ; 2005)

Corria o ano de 2005 quando , Edge forçado pela frustração e desapontamento de não conseguir ser Campeão Mundial decide efectuar um «Heel Turn» á custa de Shawn Michaels , a quem Edge considerava responsável pela sua miséria , visto ter sido Michaels a tomar o lugar que considerava seu no Main Event do PPV , Taboo Tuesday , onde o esperava o então Campeão Mundial , HHH . Edge custou o combate a Shawn Michaels e pouco depois seria Shawn Michaels que como árbitro convidado iria eliminar Edge da Elimination Chamber , custando-lhe assim mais uma oportunidade pelo Título Mundial .

Edge e Michaels iriam ter um combate na Royal Rumble desse mesmo ano mas o combate não atingiu os niveís de qualidade que poderia ter atingido , contudo algum tempo mais tarde , Edge e HBK tiveram a desforra num Raw e as suas divergências seriam definitivamente resolvidas numa Street Fight violenta e cheia de ódio de parte a parte .



Nº VIII
Edge vs Matt Hardy (Steel Cage ; Unforgiven 2005)

A «storyline» que marcou 2005 e que de certa maneira será a rivalidade da carreira de Edge . Poderemos sempre falar sobre o facto de Edge ser o polo oposto de John Cena e daí ter resultado uma excelente rivalidade , podemos sempre falar sobre a sua memorável «feud» com o Undertaker , mas Edge nunca se livrará da fama de ter sido o homem que «facturou» a namorada do Matt Hardy debaixo do bigode deste e foi este factor de realidade que transcendeu o Wrestling que tornou esta rivalidade memorável e este combate Steel Cage no Unforgiven é certamente o ponto alto desta rivalidade , isto após um combate algo estranho no Summerslam .




Nº VII
Edge vs John Cena (TLC ; Unforgiven 2006)

Após o excelente embate no Summerslam , Edge e Cena teriam ainda mais um confronto de qualidade acima da média , mas desta vez a história seria totalmente a inversa .

Se no Summerslam , Edge venceu Cena perante os conterrâneos deste , agora seria a vez de Cena enfrentar um público hostil á sua presença , e claro esse público só poderia ser o de Toronto , terra natal de Edge , contudo esta história teria uma enorme diferença daquela ocorrida em 2006 , que era o facto de este ser um combate TLC , o combate de eleição de Edge , o combate que o tornou famoso , o tipo de combate onde este nunca tinha perdido .

O combate em si foi marcado por uma imensidão de «spots» , onde tanto Cena como Edge estiveram muito bem ao inventarem «spots» inovadores , lembro-me por exemplo de Cena atacar Edge com um FU a um dos escadotes . Um combate bastante sólido , de qualidade e onde a imagem que fica será sempre a de Edge a levar um FU do cimo de um escadote para cima de uma série de mesas , abrindo caminho á vitória de Cena , isto perante um coro de apupos .




Nº VI
Edge & Christian vs Hardyz vs Dudleyz (TLC ; Wrestlemania X7)

Logo á partida sabia que iria ter que colocar algum dos combates TLC nesta lista e embora o combate na Wrestlemania 2000 tenha tido um melhor planeamento dos «spots» , isto para além da maior importância para a carreira de Edge , visto que esse foi o seu primeiro combate em Wrestlemanias , assim como a sua primeira coroação como Campeão de Equipas , escolhi o combate da Wrestlemania 17 por ser aquele que mais gosto pessoalmente e também por ser aquele onde acho que Edge deixou de maneira mais forte a sua impressão pessoal com o seu «spear» a um Jeff Hardy suspenso no ar .



Nº V
Edge vs The Undertaker (Hell in a Cell ; Summerslam 2008 )

Edge e o Undertaker trocaram ao longo do ano vários ataques vindos das mais variadas frentes . E foi exactamente esse o fio condutor que este combate precisava para desenrolar a sua história . De maneira perfeita , o Undertaker foi atacando Edge com tudo aquilo com que tinha sido atacado ao longo do ano , desde a câmara de filmar , ao característico «Conchairto» passando inclusive pelo próprio «finisher» de Edge , o Spear , tudo foi aqui mostrado de maneira perfeita .

Edge surgiu neste combate de maneira bem diferente daquela que possuía aquando dos seus anteriores combates com o «Deadman» . Edge era agora um homem possuído pela demência e pela insanidade , seguindo o conselho de Mick Foley , que lhe disse que só trazendo esse Edge para o combate poderia sair vencedor , e Edge mostrou essa personalidade de maneira bem imperativa , com vários «spots» de risco entre os quais um «Spear» através de uma das paredes da jaula .

Contudo no final , o «Deadman» venceu e colocou ponto final na rivalidade , e tanto o combate como o momento em que o Undertaker arremessa Edge «para o Inferno» são dos grandes highlights do ano de 2008 .





Nº IV
Edge vs Mick Foley (Hardcore Match ; Wrestlemania 22)

O primeiro sinal do que nos aguardava neste combate aconteceu quando Edge após um Spear a Foley de imediato se contorceu com dores , Foley tinha envolvido toda a sua região abdominal em arame farpado . Edge tinha ao longo da carreira sido arremessado através de mesas , saltado de escadotes mas nunca um combate exigiria tanto de Edge como este Hardcore Match com Mick Foley . Foley classifica este combate como o melhor combate Hardcore da sua carreira e poderá muito bem ser esse o caso . Violência a rodos , corpos perfurados por pióneses e chamuscados por chamas , este combate fez de Edge o verdadeiro main-eventer que alguns não queriam ainda ver .




Nº III
Edge & Christian vs Hardy Boyz (Ladder Match ; No Mercy 99)

Este foi o combate que colocou ambas as equipas no panorama WWF em definitivo . Ainda antes dos confrontos a três com os Dudleys , estas duas equipas inovaram o panorama do Wrestling com o primeiro combate de escadote entre duas equipas , o resultado foi um excelente Ladder Match . Sem títulos ainda em jogo , os quatro intervenientes neste combate aproveitaram esta oportunidade da melhor maneira e despontaram aqui verdadeiramente aos olhos do público e também da WWF , mudando aqui todo o panorama do Wrestling de equipas até então .




Nº II
Edge & Rey Mysterio vs Kurt Angle & Chris Benoit ( 2 out 3 Falls ; Smackdown 2002)

Após o combate de grande qualidade no No Mercy entre estas duas equipas de forma a coroar os primeiros Campeões de Equipas da WWE , Edge e Mysterio tiveram nova oportunidade no Smackdown após terem derrotado Benoit e Angle em combates de singulares respectivamente , desta vez seria um combate 2 out 3 falls e o resultado é um dos melhores combates de equipas por certo dos últimos anos não só na WWE . Como muitos outros combates desta lista , este é mais um a ter lugar na época de ouro do Smackdown , infelizmente não consegui arranjar vídeos do combate inteiro .




Nº I
Edge vs Eddie Guerrero (Street Fight ; Smackdown 2002)

Edge teve como a maioria dos chamados Smackdown Six , um ano de ouro quer a nível singular quer a nível de equipas e um dos pontos altos desse ano excelente para Edge foi a «feud» com Eddie Guerrero . Edge e Guerrero encontraram-se variadas vezes em PPV como o Summerslam ou o Unforgiven contudo seria no Smackdown num combate sem desqualificações que Edge e Guerrero conseguiriam o melhor combate entre ambos .

Como é de esperar quando existe um combate deste género , ambos os lutadores devem fazer parecer aos espectadores que entram para o ringue com vontade de terminar a rivalidade de uma vez por todas , estando dispostos a deitar o seu bem-estar físico pela janela apenas para destruir o seu oponente e foi isso exactamente que transpareceu com Edge e Eddie a executarem powerbombs e DDT do cimo de escadas e a praticamente matarem-se um ao outro , isto de tal forma que ambos receberam uma ovação do público no final do combate .




-------------------------------------



Vídeo Tributo a Edge


Até á próxima .
Com tecnologia do Blogger.