As Escolhas do Deadman : Best Wrestlemania Build-Ups

Num fim de semana em que já cheira a Wrestlemania e o ambiente já fervilha de opiniões e quase certezas acerca dos desfechos dos combates mais esperados , o tema não poderia ser algo que não a Wrestlemania e como tal irei rever aqueles que para mim foram os melhores «Build-ups» para combates a terem lugar na Wrestlemania . Aqueles combates que para mim tiveram uma excelente construção a nível de storyline e que por sua vez deram lugar combates memoráveis .....
Começemos então como é habitual pelas menções Honrosas:
Undertaker vs Ric Flair (Wmania 18) : O ponto alto do período do Undertaker como «Heel» durante o ano de 2002 . O Undertaker queria Flair na Wrestlemania , contudo Flair não estava para aí virado como tal , o «Deadman» estava disposto a fazer de tudo para que Flair mudasse de ideias , desde atacar o melhor amigo de Flair , Arn Anderson , ao atacar do filho mais velho de Flair, esta rivalidade trouxe de volta um pouco do antigo «Nature Boy» e só peca por não terem conseguido omitir desta história , a rivalidade entre Flair e McMahon , já que como é habitual sempre que há um McMahon metido ao barulho , o destaque tende a centrar-se neles .
Kane vs Undertaker (Wmania 14) : Esta rivalidade foi das que mais «buildup» gerou na WWF durante vários anos e é uma das minhas favoritas pessoais . Durante várias semanas ouvimos Paul Bearer afirmar que o irmão do Undertaker estaria vivo e que Bearer o tinha protegido e escondido até este decidir enfrentar o seu irmão mais velho e quando Kane se estreou e desafiou o irmão para lutar na Wrestlemania , aumentou a expectativa para um futuro confronto entre ambos e embora o combate não tenha sido extraordinário o buildup para o mesmo foi de qualidade .
Batista vs John Cena (Wmania 26) : Depois da sua rivalidade com HHH , esta foi a melhor «performance» de Batista na WWE . O seu «Heel Turn» feito á custa de Rey Mysterio não foi propriamente bem conseguido num primeiro momento mas assim que foi colocado no Raw e em rota de colisão com o herói da pequenada , John Cena , Batista mostrou-se um excelente «Heel» com «promos» excelentemente realizadas e foi jogado nesta rivalidade de maneira excelente o facto de Cena ter sido lesionado por Batista no Summerslam . O combate na Wrestlemania foi de relativa qualidade mas ficou na minha opinião claramente atrás do «build-up» que lhe precedeu .
Kurt Angle vs Shawn Michaels( Wmania 21) : Outrora combate de sonho , este combate assim que surgiram os primeiros rumores da sua possível realização , desde logo iniciou uma grande expectativa e após as acções de Kurt Angle na Rumble de 2005 ao atacar Michaels após ter sido eliminado por este deram a confirmação de que um combate entre aqueles que poderão muito bem os melhores dos últimos anos iria de facto acontecer . A partir daí vimos Angle parodizar Michaels e os seus feitos , com acções que vão desde vencer Marty Janetty a parodizar a entrada de Shawn Michaels , com direito a uma versão muito própria e hilariante da música de entrada de HBK . O «buildup» deste combate conseguiu brilhantemente passar a ideia de que este combate iria de facto decidir quem seria realmente digno do título de melhor lutador desta última geração .
Nº X
«Macho Man» Randy Savage vs Ricky «The Dragon» Steamboat (Wmania III)
«Macho Man» Randy Savage vs Ricky «The Dragon» Steamboat (Wmania III)
Esta rivalidade não podia ter sido mais simples , um «heel» «lesiona» um «babyface», este recupera da lesão e regressa para obter vingança sobre aquele que o lesionou num combate memorável . Uma das mais premissas mais simples e básicas do Wrestling mas que quando executada na perfeição como foi aqui o caso pouco mais é preciso .
Nº IX
Shawn Michaels vs Undertaker (Wrestlemania XXV)
Shawn Michaels vs Undertaker (Wrestlemania XXV)
Esta rivalidade foi das mais antecipadas dos últimos tempos , e muitos faziam deste combate o maior da carreira de ambos os lutadores e o build-up que o antecipou na maioria das vezes não desapontou com Shawn Michaels a inverter os papéis e a bater-se com o Undertaker na sua maior especialidade , nos chamados «mind games» . Semana após semana , Michaels levava a melhor sobre o Undertaker com ataques surpresa , e ao contrário do que era habitual , víamos frustração no rosto do «Deadman» e assim por certo muitos , mesmo que não o queiram admitir questionaram-se sobre se o resultado final do combate seria assim tão óbvio .
Esta rivalidade foi sempre assente no ponto de se tratar de um combate entre a luz e as trevas e através desse aspecto conseguiram construir um build-up capaz de puxar pelo público e pelo combate que como sabemos não desapontou .
Nº VIII
«Macho Man» Randy Savage vs Ric Flair (Wrestlemania VIII)
«Macho Man» Randy Savage vs Ric Flair (Wrestlemania VIII)
Logo á partida esta rivalidade carregava um enorme peso ás costas visto ter sido uma segunda opção áquela que era a «feud» que todos queriam ver capitalizada numa Wrestlemania , ou seja Ric Flair vs Hulk Hogan , contudo a possibilidade de colocar Randy Savage em duelos com Ric Flair a nível de promos foi na minha opinião a mais acertada .
Flair juntamente com os seus parceiros de crime , Bobby Heenan e Mr.Perfect , lançou por várias declarações acerca de um relacionamento entre Flair e a esposa de Savage , Miss Elizabeth . Ora isto não caiu do goto do «Macho Man» e a história estava feita e o combate que saiu deste Build-up é até hoje um combate por muitos visto como «Underrated» , mas por certo um dos meus main events de eleição em termos de Wrestlemanias e o melhor combate de Flair em toda a sua carreira na WWF/WWE .
Nº VII
Shawn Michaels vs Chris Jericho (Wrestlemania 19)
Shawn Michaels vs Chris Jericho (Wrestlemania 19)
A melhor maneira de descrever este combate seria , o duelo entre o outrora aprendiz contra o verdadeiro mestre . Jericho disse nesta rivalidade a seguinte frase «Toda a minha vida pensei em ser o próximo Shawn Michaels , mas decidi concentrar-me em ser o primeiro Chris Jericho» , isto resume esta rivalidade da melhor maneira .
A Jericho nada mais interessava a não ser ultrapassar o seu herói de infância , um objectivo brilhante a que só um «heel» poderia almejar .
O de não se contentar em ter um grande combate com uma lenda como HBK no maior palco de todos mas sim humilhar essa lenda e mostrar ao mundo quanto o tinha ultrapassado . Da parte de Michaels , é cativante ver a sua atitude de não recuar perante o desafio do lutador mais novo e arrogante , de não ser derrotado sem antes dar luta e o que cativa o público nesta rivalidade é a sua ambiguidade , visto que podemos identificar-nos com os pontos de vista de ambos os lutadores e é esse factor que nos faz querer ver o produto final e a resolução da contenda dentro do ringue .
Nº VI
Shawn Michaels vs Ric Flair (Wrestlemania XXIV)
Shawn Michaels vs Ric Flair (Wrestlemania XXIV)
Com a sua indução no HOF , Flair queria sair em beleza e pela porta grande e com a ameaça de á primeira derrota a sua carreira acabar Flair desafiou aquele que é talvez o lutador mais aclamado em Wrestlemanias , Shawn Michaels . Michaels hesitou de inicío mas acedeu ao pedido e num ápice transformou-se no «heel» pronto para ser odiado . A troca de palavras entre Flair e Michaels foi carregada de emoção e sentia-se ali na perfeição quer a admiração de Michaels por Flair e a vontade de Flair em conseguir ter um último grande combate e mais do que isso não era preciso para nos fazer querer ver o combate e esquecer qualquer tipo de contra que pudesse haver .
Nº V
Bret Hart vs «Stone Cold» Steve Austin (Wrestlemania XIII)
Bret Hart vs «Stone Cold» Steve Austin (Wrestlemania XIII)
Os opostos atraem-se , é o que se costuma dizer e aqui nada é mais verdadeiro . Bret Hart era o lutador visto como um super-herói , aquele que todos deveriam adorar e querer igualar , Austin por sua vez era o vilão rebelde que todos deveriam odiar , contudo na altura em que esta rivalidade tem lugar , a paisagem do mundo do Wrestling estava prestes a mudar para sempre . Os fãs da WWF não procuravam agora um modelo de boas maneiras e bons costumes , mas sim algo mais «cool» , mais rebelde com mais «Attitude».
Cada um defendia os seus ideais á sua maneira , Bret acreditava que a sua maneira «certinha» era a maneira certa de estar no ramo , enquanto Austin desafiava constantemente o sistema , acreditando que os dias do lutador bonzinho que mandava as crianças tomarem as suas vitaminas estava acabado .
Ambos acreditavam piamente que tinham algo a provar e essa deve ser sempre a força motora por detrás de uma rivalidade no Wrestling . O Build-up para este combate que começou quando Austin venceu o King of the Ring em 96 , serviu como ponto fulcral para aquilo em que o Wrestling se viria a tornar durante a muito aclamada Attitude Era .
Nº IV
HHH vs Batista (Wrestlemania XXI)
HHH vs Batista (Wrestlemania XXI)
Depois do falhanço clamoroso de «booking» que foi a saída de Orton dos Evolution , a WWE acertou desta vez o passo com o planear da saída de Batista . Durante longos meses foi sendo publicitada aqui e ali , a desunião nos Evolution e a vontade cada vez maior de Batista sair da sombra de HHH e tornar-se Campeão Mundial . Isto criou uma grande expectativa no público que ansiava em ver Batista desafiar HHH e roubar-lhe o lugar no topo , e quando finalmente essa oportunidade surgiu após a vitória de Batista na Rumble 2005 , foi capitalizada de maneira perfeita , correspondendo na totalidade ás expectativas geradas pelos fãs , proporcionando assim um «blowout» perfeito para o combate na Wmania .
Nº III
Bret Hart vs Owen Hart (Wrestlemania X)
Bret Hart vs Owen Hart (Wrestlemania X)
A rivalidade entre Bret e Owen Hart , conseguiu por várias vezes fazer o comum espectador que o que estava a ver era de facto real , muito obviamente pela altura em que ocorreu mas também pela intensidade e força dos segmentos realizados. Especialmente no que toca a Owen Hart , que parecia por vezes estar legitimamente angustiado pelo facto de não conseguir sair da sombra do irmão . Os seus constantes pedidos ao irmão para que o enfrentasse num combate de forma a que pudesse provar que ele era de facto o melhor de todos os Harts , o facto de não se importar com o bem -estar do seu semelhante ao atacar Bret quando este se encontrava lesionado , tudo isto fez o sempre gentil Owen Hart parecer mais ameaçador e dava mesmo a ideia de que o seu único objectivo na vida era ultrapassar o irmão Bret .
Mas há também que ser dada uma palavra de apreço a Bret Hart , que apenas com as suas expressões , acrescentou enorme dramatismo á rivalidade e foram a contraparte perfeita para as «promos» maníacas de Owen Hart .
Nº II
Hulk Hogan vs Andre The Giant (Wrestlemania III)
Hulk Hogan vs Andre The Giant (Wrestlemania III)
Poucas emoções caem tão bem numa rivalidade como a inveja e esta é um exemplo perfeito disso mesmo . Tudo começa com a entrega de um enorme troféu a Hulk Hogan pelo facto deste ter sido Campeão durante três anos consecutivos , mais tarde um outro troféu é dado a Andre , um prémio significativamente mais pequeno pela sua invencibilidade na WWF . Porque razão a WWE descrimina Andre em relação a Hogan ? Terá sido por Andre ter andado demasiado tempo a ser um bom gigante e não tanto a perseguir títulos ??
Com o desejo de emendar esse erro , Andre juntou-se ao eterno «hater» de Hogan , Bobby Heenan , e no primeiro confronto frente a frente com Hogan , Andre mostrou a sua nova disposição ao rasgar a habitual camisola amarela de Hogan juntamente com o seu tradicional crucifixo . Ver um maneirismo habitual de Hogan ser interpretado daquela maneira foi algo poderoso , de tal forma poderoso que foi o suficiente para arrastar 93.000 pessoas ao Pontiac Silverdome para finalmente ver o confronto entre a força imparável da Hulkamania contra o objecto inamovível que era Andre , The Giant .
Nº I
«Macho Man» Randy Savage vs Hulk Hogan (Wrestlemania V)
«Macho Man» Randy Savage vs Hulk Hogan (Wrestlemania V)
A implosão dos Mega-Powers , o tipo de «feud» que faz Vince Russo sonhar de noite . Dois amigos tornam-se parceiros de Tag-Team , Hulk Hogan e Randy Savage . Hogan adora Savage , Savage adora Hogan , Elizabeth adora Savage e o público adora tudo nesta história , mas a questão nesta equação seria se Elizabeth estaria secretamente a adorar Hogan . Tudo está bem até Hogan ser posto fora de acção num combate e Elizabeth decide ver se está tudo bem com o Hulkster , algo que não cai nada bem a Savage .
Algumas semanas mais tarde na Royal Rumble , Hogan elimina acidentalmente Savage , Savage já furioso fica ainda mais descontente e a gota que fez transbordar o copo ocorreu algumas semanas mais tarde num combate entre os Mega-Powers e Akeem e o Big Bossman , quando Savage é atirado para fora do ringue para cima de Elizabeth , ora Hogan lembrando-se do quão gentil Elizabeth foi consigo , decide abandonar o combate e deixar Savage sozinho no ringue contra os dois adversários , Hogan decide então reaparecer apenas para levar uma chapada de Savage que colocou finalmente o ponto final na história e acabou de vez com os Mega Powers e estabeleceu o combate a ocorrer na Wrestlemania V .
O conceito dos companheiros de equipa tornados adversários foi já feito vezes sem conta , sendo agora quase um padrão do ramo , contudo esta foi das melhores execuções deste conceito e tanto a rivalidade como o combate em si não recebem a consideração que deviam , visto serem duas pedras preciosas de certa forma esquecidas .