Em noite de poucas emoções em Las Vegas, o UFC realizou sua 130ª edição em um card onde os ex-campeões Rampage Jackson e Frank Mir venceram, os brasileiros Jorge Santiago e Thiago Pitbull caíram, e a dupla potiguar Renan Barão e Gleison Tibau garantiu a festa no card preliminar.
Confira abaixo os grandes destaques da noite de Las Vegas com o report feito pela TATAME.com
Rampage e Mir vencem em lutas mornas
O duelo Rampage Jackson x Matt Hamill a luta principal da noite com as lesões de Frankie Edgar e Gray Maynard, que disputariam o cinturão dos leves, mas não levaram muita emoção ao público em Las Vegas. Em três rounds com muita defesa de queda e bons golpes em pé, como uppers e joelhadas, Rampage levou a melhor na decisão dos juízes. Ao final da luta, o ex-campeão revelou que fracturou a mão antes do combate, o que teria prejudicado seu desempenho.
Em combate ainda mais lento, os pesos pesados Frank Mir e Roy Nelson arrancaram algumas vaias dos fãs norte-americanos. Melhor em pé, acertando bons socos e joelhadas no clinche, Mir conseguiu uma série de quedas para pontuar contra Nelson, levando a luta com tranquilidade até o fim. Exaustos, Frank e Roy esperaram pelo anúncio oficial dos juízes, mas apenas Mir teve motivos para comemorar. Detalhe: Nelson chegou a comemorar durante o anúncio, mesmo com Bruce Buffer gritando o nome do seu adversário. Vai entender...
No duelo mais empolgante do card principal, Travis Browne e Stefan Struve precisaram de pouco mais de quatro minutos para decidir a peleja. Com apenas duas derrotas nas últimas 12 lutas, quando saiu nocauteado por Junior Cigano e Roy Nelson, o gigante Struve não resistiu na trocação contra Browne. Passados quatro minutos de luta, Travis acertou um lindíssimo superman punch, levando o atleta de 2,11m a nocaute e elevando a temperatura na “Cidade do Pecado”.
Pitbull tropeça diante de Rick Story
Thiago Pitbull avisou que iria em busca do nocaute contra Rick Story, mas não conseguiu render tão bem em Las Vegas. Apesar de acertar os melhores em pé, chegando a conectar boas joelhadas no clinche, o brasileiro teve que suar para defender as tentativas de queda do americano. Ele conseguiu impedir muitas tentativas de levar a luta para o chão, mas acabou saindo derrotado na opinião dos jurados, que deram a vitória de forma unânime para Story. Com o revés, Pitbull chega à terceira derrota nas últimas quatro lutas.
Santiago vai para a trocação e é nocauteado
Com três cinturões conquistados desde que foi demitido do UFC, em 2006, o brasileiro Jorge Santiago acabou caindo em sua reestreia no Ultimate. O ex-campeão do Sengoku foi para a trocação com Brian Stann desde o começo, mas o primeiro round já mostrou que isso não seria uma boa ideia. O brasileiro mudou de estratégia e buscou as quedas no assalto seguinte, mas o americano defendeu bem e manteve-se melhor em pé. No minuto final, porém, um cruzado certeiro derrubou Santiago, que foi salvo pelo árbitro.
Tibau finaliza Trator em duelo regional no UFC
Os nordestinos Gleison Tibau e Rafaello Trator bateram de frente em Las Vegas, e Tibau levou a melhor. Após um primeiro round mais equilibrado, Tibau trabalhou com as quedas no assalto seguinte e, após castigar no ground and pound, viu Trator oferecer as costas. Com a brecha aberta, Gleison aproveitou para encaixar o mata-leão e finalizar a luta, a 3min28s de combate no segundo assalto.
Barão vence por pontos na estreia
Após duas finalizações no WEC, Renan Barão estreou no UFC contra o experiente Cole Escovedo, primeiro campeão da história do WEC e apontado como favorito por grande parte da imprensa norte-americana. Com um eficiente jogo de quedas, Barão levou a luta para o chão nos dois primeiros rounds e manteve o americano com as costas no chão, mas não conseguiu impor um jogo agressivo. O peso pluma voltou mais agressivo no round final, com joelhadas voadoras e socos rodados, mas levou a luta novamente para o solo e seguiu pontuando. Na decisão final, vitória de Barão por unanimidade.
RESULTADOS COMPLETOS
Quinton "Rampage" Jackson venceu Matt Hamill via decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Frank Mir venceu Roy Nelson via decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26)
Travis Browne venceu Stefan Struve via knockout (superman punch) - Round 1, 4:11
Rick Story venceu Thiago Alves via decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Brian Stann venceu Jorge Santiago via TKO (strikes) - Round 2, 4:29
Demetrious Johnson venceu Miguel Torres via decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Tim Boetsch venceu Kendall Grove via decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Gleison Tibau venceu Rafaello Oliveira via submissão (rear-naked choke) - Round 2, 3:28
Michael McDonald venceu Chris Cariaso via decisão dividida (27-30, 29-28, 29-28)
Renan Barao venceu Cole Escovedo via decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)