Ultimas

O Wrestling em Revista (XLIII) | Parte 2


Na segunda parte desta edição falo sobre aquilo que cativa actualmente o público a ver wrestling, ideias para "gimmicks", quem deve vencer o Tough Enough, faço o rescaldo do Over The Limit e apresento o segredo de John Cena para sobreviver a tantos "beatdowns"....


Respostas aos comentários dos leitores


Anónimo (WN): O que achas que actualmente no wrestling cativa o publico a ver?

Depende da base de fãs de uma promotora, nem todos gostam do mesmo.

Acho que há quem veja wrestling, e aqui falo sobretudo das faixas etárias mais jovens, porque é como estar a ver um desenho animado com o corpo, e vive-se com o sucesso do “bom da fita” e deseja-se o insucesso do “mau da fita”. Eu quando comecei a ver wrestling, quando me comecei a aperceber das histórias e de tudo isso associei que fosse uma espécie de Dragon Ball com personagens de carne e osso, é claro que as dissemelhanças são imensas, mas em muitas partes há um conteúdo semelhante.

Há quem goste de ver wrestling porque gostam de ver dois humanos a fazerem ao vivo coisas que parecem ser impossíveis de ser feitas, e em que parece que não há qualquer truque ou magia, sobretudo se tivermos a falar de certos golpes acrobáticos ou de “spots” bem Hardcore.
Creio serem estes os principais motivos.


Anónimo (WN): Gostavas de dar ideias para uma gimmick?

Para WWE e TNA é mais complicado, são companhias sediadas nos EUA, um país com uma cultura diferente do meu e isso pode definir o sucesso ou não de uma “gimmick”, porque convém o público se identificar com uma personagem, tanto para criar empatia ou antipatia pela mesma, e não vivendo eu lá nem estando muito a par de como a cultura lá funciona, é difícil apresentar propostas, sobretudo porque parece que tudo já foi inventado. Acho que a existência de Kharma da WWE veio-me tirar uma ideia, e se calhar uma personagem na promotora ao estilo de Samoa Joe (gajo gordo, estilo “bad ass”, com uma agilidade e técnica fora do comum) fosse uma boa adição, já venho a dizer isto há algum tempo.

Mas seria no wrestling português que teria mais ideias para dar, e espero no futuro, poder dá-las aos próprios promotores.


PLLAnonimo (PLL):
Quem você acha que deve se aposentar primeiro, Kane, Big Show, Rey Mysterio ou Undertaker? Quantos anos os outros devem aguentar?

É difícil dizer, vejo o Big Show com vontade de fazer isto por mais uns tempos, mas em relação aos outros três, já se falou várias vezes das suas retiradas. Kane sem Undertaker não deve fazer muito sentido talvez, e tudo aponta para que o último combate do “Deadman” seja em 2012. No que diz respeito a Mysterio, muito se fala, e ao que parece, ele tem assumido ultimamente uma atitude algo chantagista no “backstage”, talvez também não demore mais que um ou dois anos.


PLLAnonimo (PLL):
Não sabendo se Christina terá condições de continuar, quem você que ganha Tough Enough, Andy, Jeremiah, AJ ou Luke?

Desde o primeiro dia que o Luke se destacou e acho que está uns degraus acima dos outros três. Foi pena o Martin se ter lesionado. A própria Christina mostrava um grande coração e acho que é melhor do que a maioria das Divas da WWE.


Bmptomas (WN):
Porque é que os faces repetem sempre a mesma sequência de manobras em todos os combates?

Bem, a resposta é simples, trata-se do seu “comeback”, uma fase dos seus combates. O público quando começa a ver tal sequência entusiasma-se. No entanto, acho que um bom lutador não deve tornar o seu “comeback” monótono e por vezes variar nos movimentos.


Bmptomas (WN): Beer Money ou America Most Wanted qual é a melhor tag team?

Creio que os Beer Money são uma melhor tag team, mas se ter os America Most Wanted significar que Robert Roode vai ter uma carreira a solo e prepara-se um “push” para ele, então eu assino por baixo.


Anónimo (WN):
Porque é que os WWE Tag Team titles mudaram, antes eram dois títulos e agora é um tipo guerreiro?

Bem, não podiam ser dois títulos para sempre, haveria de chegar uma altura em que aparecesse um título para substituir e simbolizar a união dos dois. Já com o Undisputed foi o mesmo.


Anónimo (WN): Quais são para ti os talentos mais desaproveitados pela WWE e TNA?

Bem, na WWE talvez CM Punk, Zack Ryder, Chavo Guerrero e Daniel Bryan. Na TNA tens o Eric Young, AJ Styles, Samoa Joe (se tivesse em melhor forma) e Douglas Williams.


PLLAnonimo (PLL):
Quem são as divas do roster da WWE que podem fazer um bom combate?

Kharma, Beth Phoenix e Natalya sobretudo, embora se bem carregadas algumas outras como Layla ou Kelly Kelly podem dar um ar de sua graça.


H-Raki (WN):
Se pudesses pedir ao Vince apenas um desejo relacionado com a WWE o que seria?

Bem, que viessem a Portugal mais vezes, colocaria isso acima de qualquer outro pormenor de “booking”.


PLLAnonimo (PLL): Quem tem mais heat, Michael Cole ou The Miz?

Michael Cole, sem sombra de dúvidas, o maior “heel” da WWE.


Alguns leitores pediram-me para dar a minha opinião sobre a situação de alguns lutadores ou o que eu achava deles, em vez de colocar aqui todas as perguntas e tornar isto um “post”muito maior, decidi inovar e dar a minha opinião sobre cada um deles de uma só vez e por ordem alfabética.

CM Punk/New Nexus: O que você acha de que, ao invés de CM Punk estar concorrendo pelo WWE Championship, estar competindo (com Mason Ryan) pelos Tag Team Championships? Quando achas que a New Nexus irá acabar?

Talvez Punk lute pelo Titulo da WWE brevemente, há rumores a indicar nesse sentido.
E acho que os Nexus irão acabar brevemente, porque pelo que vi no Over The Limit Mason Ryan estará prestes a fazer o “face turn” e Punk cagou em McGillicutty e em Otunga que estavam estendidos no chão.


John Cena: Nos anos 90 quando se falava em wrestling o primeiro nome que vinha a cabeça era a do Hulk Hogan. Hoje em dia se fosse como aquele tempo, em que os meios de comunicação fossem iguais aos anos 90, o nome John Cena viria logo a cabeça?

O John Cena já é o nome que nos vem à cabeça actualmente, sobretudo se estivermos a falar de Portugal, ou então, numa faixa etária mais jovem nos EUA.


Randy Orton: Achas que o reinado dele se deve ao facto de ele não querer ir para a Smackdown e assim ele ficar menos "amuado"?

Até pode ser por isso, mas ultimamente vejo-o feliz (alguém viu aquele salto depois do “RKO” em Mark Henry no último Smackdown) mas acima de tudo Randy Orton é Randy Orton e é um sério candidato a um título mundial em qualquer “brand” que esteja.


The Undertaker:
Quais são as chances do Undertaker se tornar um RAW? E se tornar com quem pode ser sua Feud?

Eu acho que neste momento é irrelevante a “brand” em que ele está porque em principio ele só deve voltar a combater na Wrestlemania contra um adversário que não tem necessariamente de ser da mesma “brand” que ele, e mesmo que volte no SummerSlam, o mesmo se aplica. Para o SS prevejo novo combate com HHH, para a Wrestlemania do ano que vem talvez Alberto Del Rio ou The Miz.


Sheamus: Gostaria de saber o que você acha do Sheamus. Eu particularmente o acho um excelente wrestler mas acho que ele não é aproveitado como deveria e que se melhorar seu carisma ele pode ser um vilão tão bom quanto foi Edge, mas você acha que ele tem carisma para tanto?!

Eu gosto muito dele, é um excelente “big man”, que tem conseguido alguns combates muito bons, tem uma boa personalidade e um bom “look”, que são diferentes daqueles que já vimos em outros lutadores, e acho que provavelmente quando Orton perder o cinto, será para ele.

---------------------------------------------------------


Rescaldo Over The Limit

R-Truth vs. Rey Mysterio: Começar um PPV com R-Truth a fazer uma “promo”, e sem música de entrada não me parece o modo acertado de dar o “kick off”, mas enfim, o combate foi mais ou menos, com Truth a mostrar que é melhor “heel” mas “you still suck!”. O combate foi algo parado para lutadores que costumam apostar na velocidade, apesar de uma fase final em que acelerou.

Nota: 5,5/10


Wade Barrett vs. Ezekiel Jackson: Combate melhor do que o que se esperava, mas como eu tinha dito na minha antevisão no dia do PPV no WN, não me surpreenderia se os dois oferecessem algo decente, porque Big Zeke trabalha bem como “face” e Barrett consegue fazer bons combates. Não foi nada do outro mundo, mas com certeza que superou as expectativas dos fãs.

Nota: 4,5/10


Sin Cara vs. Chavo Guerrero: Isto não foi um combate, foi um “highlight” do “move-set” de Sin Cara, se bem que pela semelhança de alguns golpes por instantes pensei que o vídeo estava com um erro qualquer e repetia o que se passava à minutos atrás. A psicologia não foi muita, pelo menos não ao estilo WWE, e se até estávamos a ver movimentos com um aspecto estético muito interessante, o “finisher” foi um autêntico “botch” que borrou a pintura.

Nota: 5,5/10


Kane/Big Show vs. CM Punk/Mason Ryan: O combate até foi bom, na medida em que os lutadores foram muito fortes a nível de psicologia de ringue a construírem muito bem o “hot tag” e a deixarem todos os lutadores credibilizados, e ao mesmo tempo, sendo um combate até entretido. O “face turn” de Mason Ryan ainda não foi desta.

Nota: 6/10


Brie Bella vs. Kelly Kelly: O combate até me parecia bem estruturado, para um “comeback” muito forte de Kelly Kelly, mas é que nem isso, ela nem teve tempo de brilhar e isto roçou o “squash”. Sem Kharma, porque não foi este o “popcorn match”?

Nota: 2/10


Randy Orton vs. Christian: Candidato a melhor combate do ano! Intensidade sempre muito elevada, história muito bem contada, grau de emoção e de impacto dos golpes sempre a crescer, excelentes expressões faciais, beleza em todos os movimentos, tudo o que é preciso para um combate perfeito. Não tem cinco estrelas porque já vi combates bem mais emotivos e porque se calhar o estilo WWE não permite um realismo total e absoluto nos combate, mas é certamente uma contenda para rever daqui a uns anos e para incluir em DVD’s. Isto ainda vende, venha daí mais um “rematch”!

Nota: 8,5/10


Jerry Lawler vs. Michael Cole: E parece que esta história finalmente acabou! O combate teve a duração adequada, foi algo que entreteve o público e em nada foi aborrecido. Os fãs estavam sedentos de ver Cole ser espancado e humilhado, e foi isso que aconteceu. Espero que continuem a usar o homem como GM ou “manager”, o “heat” que ele gera merece ser aproveitado.

Nota: 3/10


John Cena vs. The Miz: OK, pela primeira vez admito: Odiei a forma como o Cena ganhou e acho que queimaram o Miz à força toda. A forma como o combate foi conduzido deu a entender que se os dois tivessem tido um combate de um para um, Cena faria Miz dizer “I Quit” em pouquíssimo tempo, porque calculado bem o tempo, o “Champ” dominou apenas cerca de 2/3 minutos no máximo e isso bastou para vencer. Além disso venceu com a sua submissão normal que muitos já sobreviveram a ela durante muito tempo, e Cena para além de ter vencido com ela e não ter inovado como no Breaking Point 2009, venceu rapidamente. E pior, o combate não foi “singles”, foi praticamente um “Handicap”… e ainda assim, tal aconteceu, exagerado a meu ver. Acho que o Cena podia ter arrumado com o Riley num “hope spot”, e o The Miz ter continuado a dominar, isso fortaleceria a sua imagem. Eu não sou um “Cena hater”, antes pelo contrário, mas odiei este “booking”. Ainda assim, bom combate, apesar de seguir um pouco a monotonia de combates anteriores com a mesma “gimmick” que Cena tem tido nos últimos anos.

Nota: 7,5/10


---------------------------------------------------------

O segredo de John Cena

Depois de sofrer “beat downs” incríveis, nos quais destaco o mais recente, às mãos de The Miz e Alex Riley no Over The Limit, e de ter conseguido ter energia e força para dar a volta aos acontecimentos, o seu segredo só pode ser um: ele come feijões mágicos! Quem acompanhou a série Dragon Ball sabe do que falo.


---------------------------------------------------------

Por hoje fico-me por aqui, espero que continuem a comentar porque foi para desfrutar da interacção com os leitores que escolhi este blogue!

Peço para que coloquem em cima da mesa temas sobre os quais gostariam de ler a minha opinião, é algo que se pode tornar bem divertido e que pode acabar sempre num agradável debate.


**AVISO**

Devido ao tamanho excessivo que os meus artigos estavam a ter, decidi pôr neste post as perguntas que considerei mais interessantes/menos batidas e deixo aqui um link onde estão as restantes: http://wrestlingnoticias.blogspot.com/2010/05/extra-o-wrestling-em-revista-xliii.html


---------------------------------------------------------


Sigam e visitem o meu blogue pessoal por favor: http://davidjosepereira.blogspot.com/
Com tecnologia do Blogger.