Welcome to the Jungle #1 - Pilot
Olá pessoal, aqui é Jungleboy...
E esse é a edição "piloto" do Welcome to the Jungle.
Brevemente venho me apresentar a aqueles que não me conhecem...
Sou conhecido como Jungleboy, do antigo fórum Estação Wrestling, e mantivemos uma boa parceria com o Wrestling Notícias por um bom tempo.
Recentemente, pedi uma oportunidade ao Wolve, que me concedeu a chance de escrever aqui, no WN. E bom... aqui está o quadro novo, e sem mais delongas vamos ao que interessa....
Aqueles que me conhecem sabem que eu adoro inventar teorias da conspiração, independentemente do tema. Desde história, política, guerras; até futebol, pro-wrestling e filmes da Disney.
Ok, essa parte da Disney eu inventei. Não é verdade.
Enfim, além de conspirar eu também adoro discutir. É por isso que ao final de tudo isso, quero que todos vocês dêem suas opiniões acerca do assunto. Vamos debater... quero saber o que vocês pensam também, afinal aí que está a graça de tudo.
Certo?
Então vamos lá!
Andei pensando nesta semana em algumas coisas. Comecei a tentar projectar o futuro, ou pelo menos o possível futuro, da WWE. Para isso fiz uma revisão dos tempos mais antigos da companhia, até os dias de hoje.
Após algum tempo de análises e lembranças, consegui estabelecer uma linha de raciocínio que posso dizer que no mínimo pode ser interessante.
Acompanhem comigo...
Vamos voltar ao ano de 1991, ano inclusive do meu nascimento. Enquanto eu ainda estava na barriga da minha mãe, no mês de Março desse ano ocorreu a Wrestlemania VII na cidade de Los Angeles.
Sem maiores spoilers ou análises de lutas, vamos apenas nos centrar em alguns pequenos factos importantes ao raciocínio. Quem eram os main-eventers? Os sujeitos que todos queriam ver?
Bom, eram muitos com certeza... mas, podemos restringir à alguns que são mais relevantes.
Tivemos a primeira luta do Undertaker em Wrestlemanias, uma super luta entre The Ultimate Warrior e "Macho Man" Randy Savage, e no main-event pelo título Sgt. Slaughter contra Hulk Hogan.
Os fãs eram completamente alucinados por estes wrestlers, sendo Ultimate Warrior e Hogan os mais destacados. Quem não se lembra, ou não ouviu falar da Hulkamania e todos os Hulkmaniacs?
E depois a febre com o Ultimate Warrior, ou os fatos anteriores a esta data, caso da tag Mega-Powers, de Hogan e Savage?
Não é a toa que chamam essa era de Golden Era. Uma legião, uma geração de fãs marcada por esta época e estes wrestlers que escreveram suas histórias.
Muito bem, agora avancemos no tempo...
Vamos até 2001, dez anos depois, Wrestlemania X-Seven.
Façamos o mesmo raciocínio.
Aqueles que todos queriam ver, eram...
Um doce para quem acertar... Tá bem fácil não é?
Claro... Nada mais, nada menos que The Undertaker, Triple H, e especialmente The Rock e Stone Cold Steve Austin.
No ápice da Attitude Era, onde os fãs acompanharam completamente absortos a épica rivalidade entre o People's Champion e o Texas Rattlesnake. Uma feud lendária, e a segunda luta desta em Wrestlemanias de um total de três.
Essa época para muitos foi a época mais incrível de todo o pro-wrestling à nível mais mainstream, ou seja, aquele mais visível, de maior repercussão.
Eu estou inclinado a concordar com quem pensa dessa forma.
Avançando mais um pouco no tempo, chegamos ao ano em que estamos... 2011!
Meses atrás tivemos a Wrestlemania XXVII, e vamos ver mais uma vez quem são os main-eventers.
As lutas de maior repercussão tiveram The Undertaker, Triple H, The Miz, John Cena, sem esquecer também de Randy Orton, e da pequena participação de The Rock.
De todos estes participantes deste ano, aquele que vem sendo há muito tempo o homem de frente da WWE é John Cena, seguido por uma pequena distância de Orton. Os mais veteranos ainda mexem muito com o público, é verdade, mas esses dois são os principais por assim dizer hoje em dia.
Cena e Orton hoje tem suas importâncias equiparadas aos grandes do passado como Hogan, Warrior, Austin e The Rock. Serão futuramente lendas do pro-wrestling, assim como já são estes que os precederam.
A "era" que vivemos hoje em dia, é conhecida informalmente como PG Era. E é claro que vocês sabem o motivo dela ser chamada assim. Se o público da WWE hoje em dia é formado em sua grande parte por crianças, podemos dizer que houve uma mudança de público muito grande desde os tempos da Attitude Era. Em menos de uma década, todo o formato de transmissão da WWE mudou.
Muitos se perguntam se foi a melhor decisão ou não...
Prejudicou-se o wrestling em si? Eu sou obrigado a concordar que de certa forma, sim, prejudicou. Porém, de outro lado, o produto WWE ficou mais acessível as famílias, e no mundo capitalista que nós vivemos hoje em dia, isso se traduz em dólares. Então, quem está certo ou errado nessa história toda? Não se sabe ao certo, e para mim agora, isso pouco importa.
O que me interessa hoje, é analisar que rumos a WWE poderá, ou será obrigada a tomar daqui a uma década...
Percebeu o por quê das escolhas das Wrestlemanias?
1991, 2001, 2011, e a futura 2021.
cada Wrestlemania foi marcada por uma era, e em cada uma destas estávamos bem no ápice destas. Os anos dos meios das décadas, podemos chamar de anos de transição.
Veja, acompanhe comigo a ideia que vou começar a tentar esclarecer melhor.
Em 91, o jeito da WWE ser, era mais parecido com o de 2011 do que com o de 2001. Hogan era o ídolo das crianças, e o Warrior, bom, não ficava muito atrás. Tínhamos sangue, uma ou outra coisa mais adulta, mas no geral era um entretenimento familiar.
Com o passar dos anos, com a concorrência de outras companhias apertando, e novas federações mais radicais ganhando espaço, a WWE precisou mudar.
Sujeitos como The Undertaker, Shawn Michaels, Triple H, Bret Hart, foram responsáveis por boa parte dessa transição até chegarmos na Attitude Era propriamente dita.
E aí que está o ponto interessante da história. Aquela criança que idolatrava Hogan ao final da década de oitenta, cresceu e já era um jovem pela metade da década de noventa. Como ele cresceu, ele queria coisas novas na WWF/WWE. Queria se identificar mais com os wrestlers. Queria mais rebeldia, mais palavrões, mais sexualidade.
Foi o público quem mudou a WWF/WWE, e não o contrário. Por isso, e além das qualidades individuais é claro, que sujeitos como Austin e The Rock marcaram uma era.
Porém, já em meados dos anos 2000, esse outrora jovem, ou já esqueceu um pouco da WWE, deixando o pro-wrestling mais de lado, ou então, já até começou a ter filhos, formar família. Um pai, principalmente estes da época em que estamos, não acha exactamente correto o formato Attitude que a WWE possuía, enquanto ainda era WWF.
Então, como seu filho agora é quem assiste os shows, ele pensa que é mais razoável algo que esteja dentro de um padrão que uma criança possa ver. Mudanças culturais e sociais da actualidade, penso eu. Não havia tanta preocupação com o politicamente incorrecto, ou com palavrões e más atitudes no passado. Hoje em dia, tudo é mais controlado.
E por isso que temos o rating PG hoje na programação. Por obra do destino, são sujeitos como Cena e Orton que comandam a WWE, a nível de gimmick/personagem, ou seja, são os mais populares. Penso então que estes poderiam muito bem fazer sucesso com personagens não PG's, como havia na Attitude Era, pois acho que ambos são muito competentes quanto às habilidades no microfone, carisma e tudo mais.
Da mesma forma, The Rock pode se adaptar à este novo estilo de ser da WWE, de hoje em dia.
Bom, quanto à Steve Austin vamos deixar quieto, não é mesmo? (risos)
Não consigo imaginar muito Stone Cold sem os palavrões, as latas de cerveja, e os dedos do meio. O wrestler Steve Austin talvez pudesse ter sucesso com outra gimmick, afinal é extremamente talentoso, mas como Stone Cold é meio impossível.
Entretanto, estou divagando. O ponto central da ideia é...
A WWE está do jeito que está, ou é do jeito que é, porque o público consumidor mudou, e não os directores que fizeram por vontade própria. Com isso em mente, posso enfim tecer e apresentar o raciocínio a que eu queria chegar desde o começo.
Será que a WWE não está fadada a um ciclo vicioso? Veja... Este pequenino que assiste hoje à Raw, Smackdown e tudo mais, vai crescer, ficar jovem, e vai querer mudanças, então teremos que passar por mais um momento de transição, e...
Podemos concluir que o ano de 2021 prevê uma outra grande "era" para aqueles que se sentem órfãos da Attitude Era, que é meu caso, por exemplo.
Confesso que a programação atual da WWE me diverte, eu realmente aprecio, mas sinto falta de um pouco mais de atitude mesmo. Não digo somente das lutas hardcore, ou com sangue. Não!!! Isso as vezes é bem dispensável. Não sinto tanta falta disso hoje em dia, mas sinto falta das storylines mais adultas, mais elaboradas, sem restrições, com os wrestlers e bookers e escritores dando os seus máximos. É disso que sinto falta...
Porém, se minha previsão estiver certa, daqui uns cinco anos talvez as coisas comecem a voltar ao que eram...
E quem sabe tenhamos os The Rock, ou Stone Cold Steve Austin do futuro. Quem sabe...
Bem, por hoje é só. Espero que tenham gostado do Welcome to the Jungle.
Antes de me despedir gostaria de pedir que vocês sugerissem temas para as próximas crónicas semanais, e não se esqueçam de discutir, ok?
EM TEMPO: Lamenta-se profundamente a morte da grande lenda "Macho Man" Randy Savage, que nos deixou. Descanse em paz!
Abraços.
E esse é a edição "piloto" do Welcome to the Jungle.
Brevemente venho me apresentar a aqueles que não me conhecem...
Sou conhecido como Jungleboy, do antigo fórum Estação Wrestling, e mantivemos uma boa parceria com o Wrestling Notícias por um bom tempo.
Recentemente, pedi uma oportunidade ao Wolve, que me concedeu a chance de escrever aqui, no WN. E bom... aqui está o quadro novo, e sem mais delongas vamos ao que interessa....
Aqueles que me conhecem sabem que eu adoro inventar teorias da conspiração, independentemente do tema. Desde história, política, guerras; até futebol, pro-wrestling e filmes da Disney.
Ok, essa parte da Disney eu inventei. Não é verdade.
Enfim, além de conspirar eu também adoro discutir. É por isso que ao final de tudo isso, quero que todos vocês dêem suas opiniões acerca do assunto. Vamos debater... quero saber o que vocês pensam também, afinal aí que está a graça de tudo.
Certo?
Então vamos lá!
Andei pensando nesta semana em algumas coisas. Comecei a tentar projectar o futuro, ou pelo menos o possível futuro, da WWE. Para isso fiz uma revisão dos tempos mais antigos da companhia, até os dias de hoje.
Após algum tempo de análises e lembranças, consegui estabelecer uma linha de raciocínio que posso dizer que no mínimo pode ser interessante.
Acompanhem comigo...
Vamos voltar ao ano de 1991, ano inclusive do meu nascimento. Enquanto eu ainda estava na barriga da minha mãe, no mês de Março desse ano ocorreu a Wrestlemania VII na cidade de Los Angeles.
Sem maiores spoilers ou análises de lutas, vamos apenas nos centrar em alguns pequenos factos importantes ao raciocínio. Quem eram os main-eventers? Os sujeitos que todos queriam ver?
Bom, eram muitos com certeza... mas, podemos restringir à alguns que são mais relevantes.
Tivemos a primeira luta do Undertaker em Wrestlemanias, uma super luta entre The Ultimate Warrior e "Macho Man" Randy Savage, e no main-event pelo título Sgt. Slaughter contra Hulk Hogan.
Os fãs eram completamente alucinados por estes wrestlers, sendo Ultimate Warrior e Hogan os mais destacados. Quem não se lembra, ou não ouviu falar da Hulkamania e todos os Hulkmaniacs?
E depois a febre com o Ultimate Warrior, ou os fatos anteriores a esta data, caso da tag Mega-Powers, de Hogan e Savage?
Não é a toa que chamam essa era de Golden Era. Uma legião, uma geração de fãs marcada por esta época e estes wrestlers que escreveram suas histórias.
Muito bem, agora avancemos no tempo...
Vamos até 2001, dez anos depois, Wrestlemania X-Seven.
Façamos o mesmo raciocínio.
Aqueles que todos queriam ver, eram...
Um doce para quem acertar... Tá bem fácil não é?
Claro... Nada mais, nada menos que The Undertaker, Triple H, e especialmente The Rock e Stone Cold Steve Austin.
No ápice da Attitude Era, onde os fãs acompanharam completamente absortos a épica rivalidade entre o People's Champion e o Texas Rattlesnake. Uma feud lendária, e a segunda luta desta em Wrestlemanias de um total de três.
Essa época para muitos foi a época mais incrível de todo o pro-wrestling à nível mais mainstream, ou seja, aquele mais visível, de maior repercussão.
Eu estou inclinado a concordar com quem pensa dessa forma.
Avançando mais um pouco no tempo, chegamos ao ano em que estamos... 2011!
As lutas de maior repercussão tiveram The Undertaker, Triple H, The Miz, John Cena, sem esquecer também de Randy Orton, e da pequena participação de The Rock.
De todos estes participantes deste ano, aquele que vem sendo há muito tempo o homem de frente da WWE é John Cena, seguido por uma pequena distância de Orton. Os mais veteranos ainda mexem muito com o público, é verdade, mas esses dois são os principais por assim dizer hoje em dia.
Cena e Orton hoje tem suas importâncias equiparadas aos grandes do passado como Hogan, Warrior, Austin e The Rock. Serão futuramente lendas do pro-wrestling, assim como já são estes que os precederam.
A "era" que vivemos hoje em dia, é conhecida informalmente como PG Era. E é claro que vocês sabem o motivo dela ser chamada assim. Se o público da WWE hoje em dia é formado em sua grande parte por crianças, podemos dizer que houve uma mudança de público muito grande desde os tempos da Attitude Era. Em menos de uma década, todo o formato de transmissão da WWE mudou.
Muitos se perguntam se foi a melhor decisão ou não...
Prejudicou-se o wrestling em si? Eu sou obrigado a concordar que de certa forma, sim, prejudicou. Porém, de outro lado, o produto WWE ficou mais acessível as famílias, e no mundo capitalista que nós vivemos hoje em dia, isso se traduz em dólares. Então, quem está certo ou errado nessa história toda? Não se sabe ao certo, e para mim agora, isso pouco importa.
O que me interessa hoje, é analisar que rumos a WWE poderá, ou será obrigada a tomar daqui a uma década...
Percebeu o por quê das escolhas das Wrestlemanias?
1991, 2001, 2011, e a futura 2021.
cada Wrestlemania foi marcada por uma era, e em cada uma destas estávamos bem no ápice destas. Os anos dos meios das décadas, podemos chamar de anos de transição.
Veja, acompanhe comigo a ideia que vou começar a tentar esclarecer melhor.
Em 91, o jeito da WWE ser, era mais parecido com o de 2011 do que com o de 2001. Hogan era o ídolo das crianças, e o Warrior, bom, não ficava muito atrás. Tínhamos sangue, uma ou outra coisa mais adulta, mas no geral era um entretenimento familiar.
Com o passar dos anos, com a concorrência de outras companhias apertando, e novas federações mais radicais ganhando espaço, a WWE precisou mudar.
Sujeitos como The Undertaker, Shawn Michaels, Triple H, Bret Hart, foram responsáveis por boa parte dessa transição até chegarmos na Attitude Era propriamente dita.
E aí que está o ponto interessante da história. Aquela criança que idolatrava Hogan ao final da década de oitenta, cresceu e já era um jovem pela metade da década de noventa. Como ele cresceu, ele queria coisas novas na WWF/WWE. Queria se identificar mais com os wrestlers. Queria mais rebeldia, mais palavrões, mais sexualidade.
Foi o público quem mudou a WWF/WWE, e não o contrário. Por isso, e além das qualidades individuais é claro, que sujeitos como Austin e The Rock marcaram uma era.
Porém, já em meados dos anos 2000, esse outrora jovem, ou já esqueceu um pouco da WWE, deixando o pro-wrestling mais de lado, ou então, já até começou a ter filhos, formar família. Um pai, principalmente estes da época em que estamos, não acha exactamente correto o formato Attitude que a WWE possuía, enquanto ainda era WWF.
Então, como seu filho agora é quem assiste os shows, ele pensa que é mais razoável algo que esteja dentro de um padrão que uma criança possa ver. Mudanças culturais e sociais da actualidade, penso eu. Não havia tanta preocupação com o politicamente incorrecto, ou com palavrões e más atitudes no passado. Hoje em dia, tudo é mais controlado.
E por isso que temos o rating PG hoje na programação. Por obra do destino, são sujeitos como Cena e Orton que comandam a WWE, a nível de gimmick/personagem, ou seja, são os mais populares. Penso então que estes poderiam muito bem fazer sucesso com personagens não PG's, como havia na Attitude Era, pois acho que ambos são muito competentes quanto às habilidades no microfone, carisma e tudo mais.
Da mesma forma, The Rock pode se adaptar à este novo estilo de ser da WWE, de hoje em dia.
Bom, quanto à Steve Austin vamos deixar quieto, não é mesmo? (risos)
Não consigo imaginar muito Stone Cold sem os palavrões, as latas de cerveja, e os dedos do meio. O wrestler Steve Austin talvez pudesse ter sucesso com outra gimmick, afinal é extremamente talentoso, mas como Stone Cold é meio impossível.
Entretanto, estou divagando. O ponto central da ideia é...
A WWE está do jeito que está, ou é do jeito que é, porque o público consumidor mudou, e não os directores que fizeram por vontade própria. Com isso em mente, posso enfim tecer e apresentar o raciocínio a que eu queria chegar desde o começo.
Será que a WWE não está fadada a um ciclo vicioso? Veja... Este pequenino que assiste hoje à Raw, Smackdown e tudo mais, vai crescer, ficar jovem, e vai querer mudanças, então teremos que passar por mais um momento de transição, e...
Podemos concluir que o ano de 2021 prevê uma outra grande "era" para aqueles que se sentem órfãos da Attitude Era, que é meu caso, por exemplo.
Confesso que a programação atual da WWE me diverte, eu realmente aprecio, mas sinto falta de um pouco mais de atitude mesmo. Não digo somente das lutas hardcore, ou com sangue. Não!!! Isso as vezes é bem dispensável. Não sinto tanta falta disso hoje em dia, mas sinto falta das storylines mais adultas, mais elaboradas, sem restrições, com os wrestlers e bookers e escritores dando os seus máximos. É disso que sinto falta...
Porém, se minha previsão estiver certa, daqui uns cinco anos talvez as coisas comecem a voltar ao que eram...
E quem sabe tenhamos os The Rock, ou Stone Cold Steve Austin do futuro. Quem sabe...
Bem, por hoje é só. Espero que tenham gostado do Welcome to the Jungle.
Antes de me despedir gostaria de pedir que vocês sugerissem temas para as próximas crónicas semanais, e não se esqueçam de discutir, ok?
EM TEMPO: Lamenta-se profundamente a morte da grande lenda "Macho Man" Randy Savage, que nos deixou. Descanse em paz!
Abraços.