Ultimas

MMA: UFC 131: Dos Santos vs. Carwin - Antevisão + Pesagens


Irá ser o combate Shane Carwin vs. Junior Dos Santos um slughfest? Esta é uma das principais questões que se coloca ao UFC 131 que com o abandonar de Brock Lesnar do combate com Dos Santos mudou a sua dinâmica.

Com a doença de Brock, Shane Carwin (12-1 MMA, 4-1 UFC) foi promovido a cabeça de cartaz para enfrentar Dos Santos (12-1 MMA, 6-0 UFC), alterando um combate que seria previsto ser um wrestler de classe mundial contra o striker de classe mundial para um combate entre dois strikers de classe mundial e sendo que o vencedor receberá uma shot ao título na posse do heavyweight champion Cain Velasquez.....

Isto não é um problema, pois não? Toda a gente gosta de um bom slughfest, contudo este não é 100% garantido que aconteça pois o combate poderá tomar a forma que teria se não fosse a doença de Brock.

Carwin e Dos Santos não prometem outra coisa que não um explosivo fim para o combate. Os dois combinados têm 15 vitórias por knockout, por isso a chance do combate terminar com murros é elevada. Um murro certeiro e bem aplicado por qualquer um pode terminar a noite do outro e isto é bem capaz de acontecer logo no primeiro round.

“Irá ser um combate explosivo” disse Carwin “ Eu acredito no meu poder de knockout e acho que ele também o conhece”.

Se o combate não terminar logo ao primeiro round, temos de olhar ás diferenças que existem entre os lutadores. Enquadro Dos Santos só lhe interessa a luta em pé á espreita do knockout, já Carwin pode trazer um pouco de grappling para um combate e investir no ground and pound. Este poderá ser o segundo plano de Carwin se quiser evitar uma troca directa que será sempre forte com Dos Santos no centro do octógono.

Se Carwin quiser levar para o chão, será uma estratégia que se poderá considerar acertada pois estando fora do octógono cerca de 11 meses e vindo de uma lesão no pescoço, certamente que não deverá estar em condições plenas. Deverá ter aprendido com a derrota para Lesnar no UFC 116 onde após um round completamente dominado por si, entrou no segundo round totalmente exausto. A shot ao título de Cain Velasquez.

Não nos esqueçamos que Carwin também poderá meter Dos Santos na rede e ai castigar com murros o que praticamente teria o mesmo efeito que se tivesse no centro do octógono, foi assim que derrotou Frank Mir no UFC 111 para ganhar o título interino. Carwin mostrou interesse em jogar com o medo de Dos Santos em ser levado para o chão.

“Carwin irá meter o Dos Santos de costas e amassá-lo!" Disse o treinador de Carwin, Trevor Wittman. Esse jogo apesar de poder ser ameaça poderá ser bem real quando Carwin perceber que estar na troca em pé com Dos Santos poderá ser muito perigoso.

“ O Carwin veio do wrestling. Eu acho que sou mais rápido que ele e quando ele se aperceber da velocidade das minhas mãos, ele irá me tentar derrubar para o chão”, disse Dos Santos.

Os treinadores de Dos Santos estão confiantes que Carwin não irá conseguir o takedown, “Em antes de Carwin o derrubar já Dos Santos o derrubou com uma série de murros” dizia o treinador de Dos Santos, Luiz Dorea.

Dos Santos vem motivado para este combate e quer provar a sua superioridade perante Carwin, sendo que é mais novo dez anos que ele e vem de uma streak de vitórias de sete combates. No seu percurso na UFC o único ponto negro que o poderá intrigar é sua vitória por decisão sobre Roy Nelson há dez meses atrás onde Nelson provou que nem todos caem com os murros de Dos Santos, contudo Nelson e Carwin são dois animais de jaula muito diferentes.

Um dos grandes problemas de Dos Santos será encontrar o seu ritmo já que não combate há dez meses, “Eu estive muito tempo parado, mas não estou preocupado, estou contente que a UFC não tenha mudado a data do combate, pois eu estou pronto para ele” disse Dos Santos.

Com o UFC featherweight champion Jose Aldo fora de acção no que se crê até ao fim do ano, os featherweights fazem fila e Kenny Florian (14-5 MMA, 11-4 UFC) e Diego Nunes (16-1 MMA, 1-0 UFC) poderão ser o segundo ou terceiro contender ao título.

Florian já foi contender por duas ocasiões ao título de lightweight e em ambas esbarrou nos wrestlers maiores da divisão. Ele tenta se estabelecer na divisão 78 kg e ir ao título por uma terceira vez. É a sua primeira vez na divisão featherweight depois de ter começado a sua carreira no "The Ultimate Fighter 1” como middleweight

Nunes que na WEC já estava divisão, estreou-se na UFC da melhor maneira quando após a compra do WEC, derrotou Mike Brown e agora uma vitória sobre Florian iria colocá-lo nos trilhos para lutar pelo título.

“É um sonho tornado realidade” disse Nunes “Esperei isto a vida toda e agora não vou vacilar, pois é um presente de Deus e se ele me ajudar vou ter uma excelente prestação”

No card principal do UFC 131, Mark Munoz (10-2 MMA, 5-2 UFC) e Demian Maia (14-2 MMA, 8-2 UFC) enfrentam-se num combate da classe middleweight. Maia um ADCC champion tenta três vitórias consecutivas após a sua derrota perante Anderson Silva no UFC 112. As vitórias sobre Mario Miranda e Kendall Grove mostraram um bom jogo em pé, contudo contra Munoz que decerto irá querer levar o combate para o chão, devido a ser um wrestler condecorado, e ai a streak de Maia poderá estar ameaçada.

Desde a derrota por decisão dividida contra o agora #1 contender Yushin Okami, Munoz vem de um vitória por decisão sobre Aaron Simpson e recentemente uma vitória por knockout sobre B. Dollaway. Numa divisão dominada por Silva, uma vitória de Munoz e mais algumas vitórias até ao fim do ano e podia ser um contender credível.

A completar o card, Jon Olav Einemo (6-1 MMA, 0-0 UFC) enfrenta Dave Herman (20-2 MMA, 0-0 UFC) num combate heavyweight. Einemo regressa após uma ausência de cinco anos. Herman estava previsto enfrentar Joey Beltran mas agora enfrenta Einemo que é um veterano do circuito japonês bem como antigo lutador do Bellator.

Os lightweights Donald Cerrone (14-3 MMA, 1-0 UFC) e Vagner Rocha (6-1 MMA, 0-0 UFC) enfrentam-se a abrir o card. Cerrone, um bicampeão do WEC era previsto enfrentar Mac Danzig mas uma lesão deste deu a vaga a Rocha que é um grappler de categoria que faz a sua estreia após ter passagens pelo Bellator e Strikeforce.

O card completo do UFC 131 é o seguinte:

Card

Preliminar

(Facebook/Youtube)

Featherweight bout: Michihiro Omigawa vs. Darren Elkins
Heavyweight bout: Joey Beltran vs. Aaron Rosa
Featherweight bout: Dustin Poirier vs. Jason Young
Middleweight bout: Nick Ring vs. James Head
Light Heavyweight bout: Krzysztof Soszynski vs. Mike Massenzio

(Spike TV)

Middleweight bout: Jesse Bongfeldt vs. Chris Weidman
Lightweight bout: Sam Stout vs. Yves Edwards

Principal

Lightweight bout: Donald Cerrone vs. Vagner Rocha
Middleweight bout: Demian Maia vs. Mark Muñoz
Heavyweight bout: Jon Olav Einemo vs. Dave Herman
Featherweight bout: Kenny Florian vs. Diego Nunes
Heavyweight bout: Junior dos Santos vs. Shane Carwin

O evento tem transmissão em directo na SportTV 3 a partir das (02:00 PT & 22:00 BR) para quem não tiver o canal, disponibilizaremos links para assistirem ao vento, basta só passar aqui no blog a essa hora.

---+------+------------+----------+---PESAGENS---+------+------------+----------+---




Resultado das pesagens

Junior Dos Santos (239) vs. Shane Carwin (254)
Kenny Florian (146) vs. Diego Nunes (145)
Demian Maia (186) vs. Mark Munoz (186)
Jon Olav Einemo (261) vs. Dave Herman (233)
Donald Cerrone (155) vs. Vagner Rocha (155)

Yves Edwards (155) vs. Sam Stout (155)
Jesse Bongfeldt (185) vs. Chris Weidman (186)

Mike Massenzio (201) vs. Krzysztof Soszynski (205)
James Head (186) vs. Nick Ring (185)
Dustin Poirier (146) vs. Jason Young (145)
Joey Beltran (247) vs. Aaron Rosa (261)
Darren Elkins (145) vs. Michihiro Omigawa (145)









Com tecnologia do Blogger.